quinta-feira, 30 de junho de 2016

GRAVIDEZ E BICICLETA - SERÁ UMA BOA COMBINAÇÃO?

Engravidar é o sonho de nove entre dez mulheres e dentre as ciclistas do nosso grupo uma boa parte já realizou este sonho, algumas já a muitos anos e outras recentemente, mas uma polêmica circula entre as ciclistas. Afinal de contas pedalar durante a gravidez faz bem ou mal? Esta postagem vai tirar muitas dúvidas sobre este assunto, mas desde já alertamos que a principal orientação e a decisão final sobre a mulher poder ou não pedalar durante a sua gravidez deve ser do seu médico, mesmo que ela esteja muito a fim de fazer isso e se sinta preparada. 
Assim como no nosso grupo o número de mulheres que se afastam do pedal durante a gravidez e demoram a retornar ou simplesmente não retornam ao pedal é grande, mas muitas vezes isso se dá a falta de informação e também a pressão dos seus familiares. Não estamos aqui querendo forçar ninguém a tomar nenhuma atitude insensata, mas apenas mostrando uma oportunidade para aquelas mulheres que tem vontade de pedalar durante a sua gravidez, mas acabam por não o fazer por não saber se isso é bom ou ruim. Peço que leiam com bastante calma e atenção e antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto procurem o seu médico. Não façam nada por impulso, Isso pode ser muito perigoso. 

Foto: Believeinme / Depositphotos
Você ama andar de bicicleta, porém, a notícia da gravidez chegou com milhões de questionamentos e certamente um deles é: poderei continuar andando com a minha bike?
O dilema: Vou ficar nove meses sem fazer um pedal, sem fazer um treino ou passeio? Parece ser tão injusto ter que abdicar de algo que deveria ser tão saudável!
A boa notícia é que você não precisará abandonar o seu esporte preferido e, além disto, pode se beneficiar imensamente se continuar a pedalar durante a gravidez. Nem todas as grávidas poderão pedalar até o final da gravidez, mas muito provavelmente poderão pedalar por um bom tempo.
Como é o caso com a maioria dos exercícios durante a gravidez, o ciclismo deve ser feito com moderação. Se a saúde geral é boa e não está sofrendo de pressão alta, diabetes ou outras complicações consideradas de alto risco, então, não haverá muitas restrições para ficar longe de sua bici.
Andar de bicicleta enquanto grávida é uma maneira maravilhosa para manter-se em forma e ficar dentro do peso adequado. Converse com seu médico para certificar-se de que não há problemas a considerar e preste atenção aos sinais de seu corpo relacionados a possíveis exageros. Obviamente, há diversas questões que devem ser levadas em consideração.
 Em primeiro lugar, tenha em mente que seu corpo está completamente alterado. É mais do que necessário ser cautelosa e é imprescindível ter a liberação do médico para a prática.
Durante a gravidez, é necessário ter um adicional de 300 calorias em média, todos os dias. Com a prática do ciclismo, mesmo em uma curta distância, necessitará de pelo menos 500 calorias.
Andar de bicicleta é um exercício aeróbio de baixo impacto, mas precisará redobrar os cuidados, porque a partir do quarto mês de gestação, seu centro de gravidade vai começar a mudar, causando problemas de equilíbrio. Por conseguinte, desde o início, evite percursos com curvas e quando pedalar em grupo evite ficar muito perto de outros ciclistas. Cuidado para não cair! Mas se isto acontecer, consulte seu médico imediatamente.
Se você nunca andou de bicicleta, não é recomendado iniciar justo durante a gravidez, pois andar de bicicleta requer muito equilíbrio, fator que falta nas grávidas principalmente no período de gestação mais avançada.
Para continuar a pedalar durante a gravidez, seja precavida e inteligente. Dê preferência para pisos pavimentados, com pouca irregularidade. Prefira os terrenos planos sem subidas ou descidas íngremes. A sua prática deve prevalecer o giro constante, o trabalho aeróbico, e não de força ou destreza.
Mantenha-se hidratada sempre, mesmo em giro, pois o seu corpo demanda muito mais água durante o período de gestação. A hidratação é importante para manter o nível de oxitocina equilibrado, pois se ficar alto, pode causar contrações.
Outra recomendação é o uso do monitor de frequência cardíaca durante o pedal. Se sua taxa de pulso exceder 140 batidas por minuto, pare de pedalar imediatamente. Também interrompa o pedal se começar a sentir muita falta de ar, pois isso é sinal de cansaço. Não trabalhe aquém da capacidade respiratória.
O guidão e a altura do selim devem ser reposicionados para evitar pressão ou maior peso sobre a pélvis e também sobre as costas. Procure por roupas confortáveis e adequadas à sua nova silhueta. Fique atenta aos pés, que normalmente ficam inchados: use sapatilhas ou tênis mais confortáveis. 
Uma opção interessante é usar uma bicicleta reclinada que reduz muito a pressão sobre a pélvis. Mas caso não se sinta segura de sair por aí pedalando, há também a opção do uso da bicicleta no rolo fixo de treino ou então a prática do ciclismo indoor.

Treinamento de ciclismo indoor para mulheres grávidas
O ciclismo indoor é um treino cardiovascular intenso. Com algumas adaptações para as grávidas, esta prática irá ajudá-la muito durante o período de gestação.
Cardiovascular
No ciclismo indoor, seu coração e as taxas de respiração aumentam, oxigenando todo o seu organismo. O American Council on Exercise e o ACOG - American Congress of Obstetricians and Gynecologists, recomendam 30 minutos de exercício cardiovascular diário. Para quem nunca praticou exercícios, recomendam iniciar com 5 ou 10 minutos e ir aumentando o tempo gradativamente.
O ganho de peso durante a gravidez demanda de seu coração um maior trabalho. O ciclismo indoor é benéfico porque é um exercício de não-incidência, aliviando a sensação de peso durante o treino. Exercite-se em uma intensidade moderada. A medida certa é conseguir pedalar e conversar ao mesmo tempo sem ficar ofegante ou cansada.
Refrigeração
Durante a gravidez, a temperatura do corpo fica ligeiramente elevada. Ao exercitar-se, a temperatura aumentará. As salas de ciclismo indoor não climatizadas podem gerar desconforto, portanto, escolha uma bicicleta mais próxima possível do ventilador. Além disto, hidrate-se, beba água durante todo o período de exercício. A água ajuda a arrefecer o seu corpo e manterá seus músculos hidratados. Se começar a ficar super aquecida, diminua o ritmo da pedalada.
Benefícios
Além de melhorar o seu sistema cardiovascular, o ciclismo indoor pode ajudar a reduzir o risco de diabetes gestacional e hipertensão arterial. De acordo com a "Medicina esportiva", praticando o ciclismo, em média, cinco horas por semana em um ritmo moderado, poderá reduzir o risco de  complicações durante o período de gestação.
Consulte o Médico
A primeira providência é ter a liberação médica para a prática e, se possível, que o seu médico defina um programa de treino sob medida para a sua necessidade e condicionamento.


NOTA DE AGRADECIMENTO
A poucos dias atrás realizamos um grande encontro de ciclistas aqui em Belo Jardim contando com a participação de 150 ciclistas de toda a região e para que este evento acontecesse além de muito trabalho foi necessário a ajuda de muita gente e a colaboração de pessoas amigas e por descuido acabei esquecendo de sitar alguns colaboradores que nos ajudaram a realizar este evento, então segue abaixo a relação destes colaboradores juntamente com o meu pedido de desculpas a todos pelo esquecimento, mas isso foi devido ao corre corre. 
  

 


ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. Ana Paula dos Reis - Bezerros PE5 de julho de 2016 às 22:33

    Gostei bastante da postagem e gostei mais ainda do destaque que não só o texto, mas também vocês ai do blog deram a um detalhe de fundamental importância que foi o de antes de resolver sair por ai pedalando sabendo que está gravida nós devemos consultar antes o nosso médico e só depois da avaliação e da sua aprovação e orientação iniciarmos o nosso pedal, caso contrário nunca. parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir