sexta-feira, 31 de março de 2017

BICICLETA SEM PEDAL VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

Elas ainda são novidade por aqui, mas nos Estados Unidos e em outros países elas já são bastante popular e segundo os pais que compraram este tipo de bicicleta para seus filhos as mesmas apresentam várias vantagens em relação as tradicionais. As mesmas são indicadas para crianças a partir dos dois anos de idade até os cinco anos. Nesta postagem você irão saber mais sobre este tipo de bicicleta tão interessante. 
Aproveitamos a oportunidade para convidar a você que reside aqui na cidade de Belo jardim e tem crianças pequenas em casa para participar de algum dos nossos passeios noturnos realizados todas as quartas-feiras, sando as 19:30 de frente da prefeitura.

Em um passeio no parque, é difícil não pegar uma criança correndo em uma delas. Com os pés no chão, as crianças “dirigem” suas bicicletas sem depender de pedais, freios e muito menos de rodinhas. No mercado norte-americano há dez anos, as balance bikes ainda são novidades no Brasil e acendem olhares de curiosidade. Confira algumas informações sobre elas:
Pra que servem?
As balance bikes colaboram no desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio, aprendizados inconscientes necessários para andar na bicicleta comum. “Existem recomendações da Academia Americana de Pediatra de que ela poderia ser utilizada como ponte entre o triciclo e a bicicleta”, diz o pediatra Marcelo Grotti Lobo, do Hospital Pequeno Príncipe. Segundo ele, ainda não há estudos comparando a bicicleta sem pedais com a de rodinhas.
Para Vinicius Concatto, representante de balance bikes no Brasil, além do equilíbrio e da coordenação, outro ponto positivo é o desenvolvimento da autoconfiança. “Se a criança sente que vai cair, ela retoma os pés no chão e impede essa queda. Ela tem autonomia para usar os pés como freios, com base no embalo em que está”.
Em que idade usar?
Como cada criança se desenvolve em seu tempo, é difícil definir um marco. “Seria a idade em que a criança começa a ter um bom domínio de pé. Há crianças de três anos que já têm essa capacidade”, afirma Lobo. Fabricantes recomendam o uso a partir de um ano e meio ou dois. Alguns modelos são reguláveis, podendo ser usados até por volta dos cinco anos.
Como elas são?
Entre as balance bikes à venda no país, estão os da Runna, feitas de madeira com design lúdico, e as da Strider, que se parecem com as bicicletas comuns, mas são feitas de um aço muito leve.
Uma nova modalidade esportiva conhecida como 'balance bike' ou traduzida para o português, bicicleta de equilíbrio, é voltada a crianças de dois a cinco anos. As bicicletas não têm pedais e a ideia é desenvolver a coordenação motora da criançada. O primeiro campeonato de "balance bike" foi realizado no ano 2012 em Manchester, no Reino Unido e de lá para cá outras tantas aconteceram. E ai que tal organizar um evento deste tipo na sua cidade. Confiram no vídeo abaixo um pouco mais sobre este assunto.


Como vocês poderão conferir nas imagens abaixo existem muitas opções de bicicletas sem pedal hoje no mercado brasileiro, então se você gostou desta postagem e decidiu comprar uma bicicleta deste tipo escolha um destes modelos e vá até a loja mais perto da sua casa. Lembre-se que bicicleta ainda é um presentes mais desejados pelas crianças em todo o mundo. Nós aqui do blog fizemos uma pesquisa rápida de preços e descobrimos que dependendo do modelo os preços variam entre R$ 136,90 e R$ 569,00.

 

 

 

 

 


CONVITE
O mês de abril está iniciando e com ele novas aventuras dos Amigos do Pedal lhes aguardam. Todas as semanas nossos ciclistas estão a sua disposição, todas as quartas as 19:30 é realizado o tradicional passeio ciclístico, todas as sextas também as 19:30 realizamos as nossas trilhas noturnas de MTB e todos os domingos e feriados o grupo realiza as tradicionais trilhas matinais de MTB, escolha uma destas opções e junte-se a nós porque pedalar é tudo de bom. Confiram abaixo os principais pedais programados pra o mês de abril. 

Sábado 01/04/17
1ª Trilha da Mentira
Pedreira do Ipojuca


Sexta-feira 14/04/17
6ª Trilha da Paixão
Belo jardim/Fazenda Nova

Domingo 16/04/16
2ª Trilha de Páscoa
Engenho Cantinho do Céu

Sexta-feira 21/04/17
5ª Trilha de Tiradentes
Antenas
Belo Jardim/São Bento do Una

Terça-feira 25/04/17
Passeio Ciclístico de Aniversário do Grupo
Pedal Noturno 

NOTA - Lembramos a todos que quando postamos aqui alguma matéria relativa as aventuras dos Amigos do Pedal postamos apenas algumas fotos, quem desejar conferir todas as fotos basta acessar o nosso grupo no Facebook que chama-se Grupo Amigos do Pedal Belo Jardim, lá existem vários álbuns com as fotos de todas as nossas aventuras desde o ano de 2011. Fica aqui renovado o convite a todos para participar de algum dos nossos pedais. Para fazer parte do nosso grupo não se paga nenhuma taxa de inscrição e nem mensalidade, basta ter uma bicicleta, gostar de pedalar e seguir as regras.

Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. Rafael de São Bento do Una PE10 de abril de 2017 às 00:49

    Boa noite galera do pedal, quero dizer que adoro conferir as fotos das aventuras de vocês e com certeza para encarar tantos pedais num calor destes tem de gostar do que fazem e vocês fazem isso muito bem e em relação a postagem eu já tinha ouvido falar neste tipo de bicicleta, mas confesso que não acreditava bem que as mesmas existissem. Olha achei a postagem e as bicicletas bem legal, mas andei pesquisando também e achei os preços bem salgados.

    ResponderExcluir