quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O ASSUNTO É... MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Resultado de imagem para DESENHOS DE MATERIAIS PARA MECÂNICA DE BICICLETAS
Fonte: Imagens do Google

Olá amigos ciclistas, ei ai tudo bem com vocês? 
E com a sua bicicleta tudo certo? 

Assim como nós ciclistas temos de cuidar da nossa saúde, fazer um checape anual ou na impossibilidade de se fazer isso realizar ao menos alguns exames básicos para avaliar a nossa condição física, as nossas companheiras de pedal ou seja, as nossas bicicletas também necessitam de um checape anual, mas antes disso acontecer é necessário se fazer a famosa manutenção preventiva, que nada mais é que uma vistoria geral que todos nós devemos fazer em nossas bicicletas antes de sair para os nossos pedais e juntamente com esta vistoria realizarmos os devidos ajustes necessários e ao término dos pedais devemos realizar uma limpeza nas nossas máquinas, mas é importante que além disso levemos as nossas companheiras de pedal para sere avaliadas por um mecânico capacitado, isso porque as vezes existem problemas que nós na nossas vistoria não detectamos e só um profissional da área conseguirá identificar e sanar e uma bicicleta com a mecânica em dia é outra coisa. 

Nesta postagem vocês entenderão a importância de se fazer a manutenção preventiva e vai aprender o que deve se checado na sua bicicleta antes de um pedal.

Quem usa a bicicleta como meio de transporte ou apenas por lazer aos finais de semana não se preocupa muito com a manutenção preventiva dos componentes da bike. Pois saiba que não é preciso ser um mecânico profissional para cuidar corretamente da sua magrela – e, de quebra, diminuir consideravelmente as chances de ter problemas no pedal e aumentar a vida útil da bicicleta.
Para dar algumas dicas pra você, convidamos Júlio César Doná, que é auxiliar aqui da Escola Park Tool. Primeiro de tudo, ele listou 6 pontos importantes que devem ser checados antes do pedal. São eles:
1- limpeza da bicicleta
2- medição e lubrificação da corrente
3- verificação e correção da pressão dos pneus
4- verificação de cortes ou avarias nos pneus
5- observação de barulhos estranhos e diferentes do normal
6- verificação e correção dos sistemas de freios, especialmente as pastilhas e sapatas
Para fazer esta manutenção preventiva, ter conhecimento sobre os componentes da bicicleta é muito importante. Se você não tem muita experiência, talvez um curso básico de mecânica pode te ajudar – dê uma olhada neste link que tem informações importantes para você.
Equipamentos
Para uma boa limpeza da sua bicicleta, é importante ter alguns itens em casa. De acordo com Júlio César, luvas de borracha, óculos de proteção, balde, sabão neutro e um desengraxante apropriado são importantes. E não se esqueça: NUNCA use desengraxantes à base de derivados de petróleo.
Na limpeza, que é parte importantíssima da manutenção preventiva da bicicleta, também é aconselhável utilizar uma escova dura e apropriada para a corrente e o cassete. Para o quadro, o ideal é usar uma escova macia.
Dica bônus do especialista: na lubrificação da corrente, use SEMPRE lubrificantes próprios para bicicleta. Nem pense em querosene ou óleo não apropriado.
Estes são os conselhos do especialista para manter o equipamento em ordem e funcional com uma ótima manutenção preventiva.
Resultado de imagem para limpeza de bicicleta
Fonte: Imagens do Google


A grande importância de uma manutenção preventiva é manter o equipamento em dia, além de evitar quebras durante o percurso, diminuir os desgastes das peças que passam a funcionar melhor e por muito mais tempo.

Uma das coisas mais comuns que arruínam uma pedalada são problemas mecânicos durante o trajeto. A importância de uma manutenção preventiva é manter o equipamento em dia, além de evitar quebras durante o percurso, diminuir os desgastes das peças que passam a funcionar melhor e por muito mais tempo.

"No entanto, grande parte dos ciclistas ou não fazem a manutenção preventiva ou a realizam em frequência muito menor que a indicada, esperando que a sua bike quebre para visitar o mecânico".

Como estas manutenções devem ser realizadas antes das pedaladas, é altamente recomendado que, além dos mecânicos, os próprios ciclistas saibam realizá-las, uma vez que são manutenções bastante simples e rápidas.
Resultado de imagem para kit de ferramentas para manutenção preventiva de bicicletas Maleta Kit Ferramenta K7 Pedivela C/ 32peças Bike Profission
Fonte: Imagens do Google
Para realizar as manutenções, inclusive a preventiva e corretiva, é necessário o uso de ferramentas específicas que devem ser sempre de boa qualidade para não danificarem as peças. Existe uma grande variedade de ferramentas que podem ser necessárias. São elas:
 - Kit de chave de fenda e chave phillips;
- Kit de chave de boca, pelo menos nos tamanhos de 8 a 17 mL;
- Kit de chave Allen, pelo menos de 1,5 a 8 mL;
- Kit de chave Torx, Chave inglesa grande;
- Chave de pedal – quanto maior o cabo, mais fácil será a remoção dos pedais;
- Saca-corrente, para abrir elos da corrente;
- Chave de raios, para trocar e apertar raios;
- Extrator de cassete e disco central;
- Chave imobilizadora de cassete;
- Extrator de pedivela – Para fazer a limpeza e lubrificação dos eixos;
- Medidor de desgasta da corrente, fundamental para avaliar o desgaste da corrente;
- Cavalete – Indispensável para fazer a manutenção com conforto e segurança.
- Existem modelos com pedestal (tripé) ou para fixação na parede; 
- Sangrador de Freio – Custa relativamente caro. Deve-se adquirir o modelo certo para os freios de sua bike; 
- Saca-rolamento e Espátula para retirada de pneus.

É importante também que as ferramentas estejam sempre arrumadas em um quadro fixado em um local de fácil acesso na oficina para que todas as ferramentas fiquem à vista e à mão do mecânico. Essa forma de organização também facilita a verificação, para não faltar alguma ferramenta.

Pessoal esperamos que esta postagem com estas dicas e orientações tenham ajudado você a se conscientizar sobre este assunto, mas caso você ainda tenha alguma dúvida vamos postar abaixo alguns links com vídeos onde vocês irão conferir na prática como realizar uma limpeza na sua bicicleta de maneira correta e também a manutenção preventiva. 

Como fazer a manutenção preventiva e limpeza da sua bicicleta.

Pedaleria - Lavando a bike em casa.


Pedaleria. 5 dicas pra cuidar bem da bike. 



Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. João mendes de Melo - São Bento do Una PE8 de agosto de 2019 às 18:35

    Olá pessoal. Olha adorei esta postagem porque realmente cuidar preventivamente das nossas bicicletas é tudo de bom e é claro que quem não faz isso paga caro como eu que sempre deixei de lado os cuidados básicos e acabei por danificar a minha bicicleta por várias vezes.

    ResponderExcluir