terça-feira, 20 de agosto de 2019

DIA NÃO AS FAKE NEWS

Resultado de imagem para FAKE NEWS
Este é o assunto do momento, mas antes de qualquer coisa vamos traduzir e entender o significado de Fake News.

Depois de ter lido a definição de fake dada por Agenor Soares dos Santos e das diversas sugestões de tradução da Profa. Isa Mara Lando neste post, vai ficar bem mais fácil entender o que fake news quer dizer. Você já sabe que news significa “notícia”, não sabe? O significado de fake news é, portanto, “notícia falsa”. Há, é claro, outras opções de tradução, tais como “notícia mentirosa”, “mentira (publicada na imprensa e/ou nas redes sociais)”, “invenção”, “falácia”, “calúnia” etc.
Tenha especial atenção ao fato de a palavra news estar no singular apesar de terminar em “S”. Você conhece a expressão No news is good news? Ela quer dizer que se não há notícias, é sinal de que tudo vai bem. Mais sobre o tema em “Gramática: Notícia“.
Observe como a expressão é usada em um texto jornalístico, extraído do site da CNN:
  • One of the lessons of the 2016 election should be that as citizens, we need all the help we can get to differentiate truth from fake news. (CNN)
  • Uma das lições que todos nós cidadãos podemos extrair da eleição de 2016 é a necessidade de usarmos todos os recursos disponíveis para diferenciarmos a verdade das notícias falsas.
Outra expressão que também ganhou bastante destaque na imprensa por conta da eleição presidencial americana em 2016 é post-truth, ou ainda, post-truth politics, cujas traduções são simples e diretas: “pós-verdade” e “política da pós-verdade”. 



Resultado de imagem para FAKE NEWS
Caros internautas, como vocês sabem este é um blog voltado a divulgação de atividades na área do ciclismo, mas vez por outra nós abrimos aqui um espaço para abordar um assunto de interesse público e que alguma forma venha a influenciar de maneira direta ou indireta a toda a população e neste caso hoje vamos abordar a importância de se combater as Fake News ou as Notícias Falsas.

A algum tempo atrás as notícias falas aconteciam na forma de fofoca, em bem pouco tempo começaram a se difundir na forma escrita e em pouco espaço de tempo este tipo de notícia se difundiu mundialmente devido as novas tecnologias que chegaram unto com as redes sociais e assim qualquer tipo de assunto hoje requer uma análise cuidadosa por parte de cada um de nós antes de ser repassado, porque sem esta análise nós poderemos estar contribuindo para a disseminação de uma notícia falsa. Ai você pergunta. E o em que isso vai me prejudicar?

Vamos agora em poucas linhas lhes mostrar o quanto as Fake News prejudicam. 
Como é de conhecimento de todos ou da maioria o número de pessoas imunizadas através da vacinação aqui em nosso país está caindo ano a ano e isso tem haver diretamente com as Fake News, isso porque a cada dia surgem notícias falas que as vacinas estão amando, estão dando reações fortes e dai por diante e desta forma muitas pessoas (mesmo pessoas com um bom grau de conhecimento) acabam por acreditar neste tipo de notícia e deixam de se vacinas e dai o que acontece?
Acontece o que estamos vendo todos os dias nos noticiários que é a volta de várias doenças que estavam controladas e que estão voltando com força como é o caso agora do Sarampo, que já tem 05 (cinco) casos confirmados aqui no Estado de Pernambuco.
Em se tratando da Dengue a coisa também é muito séria porque se espalham pelas redes sociais boatos que este ou aquele produto vai fazer milagre no combate ao mosquito transmissor e assim boa parte da população acaba por relaxar dos cuidados básicos a assim contribuem mesmo que de forma indireta para o aumento dos casos. Sempre, mas sempre mesmo desconfie daquele tipo de notícia bombástica e vale ainda esclarecer que muitos sites maliciosos ainda espalham vírus que podem roubar os seus dados pessoais ou simplesmente danificar o seu computador ou seu celular. 

Pessoal quando falamos em Fake News não é só na área da saúde que este tipo de notícia faz estragos, mas em todas as áreas. Na área da segurança pública a cada dia surge uma notícia falsa a respeito disso ou daquilo e assim as providências a serem adotadas acabam por não surtir om efeito desejado, faz-se necessário lembrar a quem por acaso ainda não saiba que espalhar Notícias Falas ou Fake News é Crime e portanto quem agir desta forma estará sujeito a responder judicialmente, portanto se você tem este costume reflita bem e pare já, se você é administrador de algum Grupo de WhatsApp, de alguma Página ou Grupo do Facebook ou de algum Site ou Blog fique bem atendo ao que está divulgando para não está cometendo um crime (mesmo que sem querer.
Sempre que for postar algo de sua autoria leia e releia o texto antes de o publicar e se for repassar alguma notícia de terceiros procure verificar a veracidade desta notícia e sempre que necessário solicite a devida autorização dos autores para as difundir.

Bem pessoal este é um assunto delicado e que requer uma avaliação diária por parte de cada um, o nosso intuito aqui não é de maneira alguma criticar ou fazer nenhum tipo de juízo a respeito, é apenas o de alertar a todos e deixar bem claro que Fake News é Crime e que Prejudica Sim a Todos, agora cada um é dono de si e sabe muito bem o que é cero ou errado e faz da sua vida o que bem entender, mas também sabe que para toda assão terá uma reação. Fica aqui estes esclarecimentos e esperamos ter de alguma maneira ajudado.

Alô Belo Jardim
Vem Novidade Por Ai
Atenção população de Belo Jardim e região. Em breve a Loja Vida Light estará funcionando em novo endereço e com um espaço maior para oferecer um melhor serviço a todos. As novas instalações ficam bem ao lado do endereço atual, mas com um espaço bem maior e com uma variedade ainda maior de produtos com aquele qualidade e preços que todos já conhecem. Inauguração em breve, aguardem.

Está Chegando a Hora
Vem Ai
Você é o Nosso Convidado Especial

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Ana Clara - Belo Jardim PE9 de novembro de 2019 às 21:59

    Pensei bastante antes de postar este comentário, mas resolvi expressar a minha opinião mesmo assim e desde já peço desculpas se por algum motivo desagradei alguém. Olha a cada dia novas tecnologias surgem e com elas novos aparelhos e cada vez com valores bem ao alcance da maioria das pessoas e é cada vez mais comum que pessoas se exponham nas redes sociais e muitas vezes de modo exagerado e isso sem perceber, também é comum que pessoas que alcançaram alguma fama ou que ganharam algum destaque na sua área de atuação por vezes sejam assediadas de várias formas e com isso se iniciam diariamente comentários muitas vezes maldosos e sem fundamentos sobre a atividade que a pessoa desenvolve ou sobre a vida particular desta pessoa ou de algum familiar e isso é uma coisa horrível e além de prejudicar que é vítima destes comentários, destas notícias falsas ou como está na moda falar destas Fake News, quem as inventa e compartilha está cometendo um crime e quem as repassa adiante também, então fica aqui uma dica. Pessoal vamos cuidar mais das nossas vidas que já da muito trabalho e deixar a vida do outro ou dos outros mas se você é daqueles que não vive sem falar do seu vizinho, então por favor faça isso a moda antiga, nas rodas de fofoca e não exponha a sua opinião para o mundo, mas lembre-se de que tudo o que fazemos de bem ou de mal seja lá para quem for tem retorno mais cedo ou mais tarde.

    ResponderExcluir