quinta-feira, 10 de setembro de 2020

PEDALANDO DE INVERNO A VERÃO

Estações do Ano no Brasil em 2020 

(Fonte: Imagens do Google)

Pedalar é tudo de bom e está provado cientificamente que faz bem para o corpo, a mente e até para a alma, mas como toda e qualquer pratica desportiva ou pratica de atividade física é necessário uma atenção especial para cada estação do ano para que assim quem esteja praticando possa desfrutar disso de forma saudável sem prejudicar a sua saúde e é isto que vamos abordar nesta postagem. Como pedalar  durante os 365 dias do ano de maneira saudável. Leiam atentamente e procurem colocar em prática, sempre respeitando os seus limites e adaptando as dicas as condições climáticas de onde você reside ou pratica o MTB. 


PEDALANDO NO INVERNO

Como pedalar nas 4 estações principalmente no (Inverno): Persistência e Foco, seus objetivos não devem ser esquecidos por causa do frio!

Como pedalar nas 4 Estações. O Frio chegou e você já matou quantos Treinos ? Qual tem sido a sua desculpa para não pedalar no Inverno? Será que algum dia você deixou de treinar e quando saiu de carro viu o pelote moendo?

Bom, se você quer se manter em forma o ano inteiro, no inverno você também deve sair de casa, pegar a bike e continuar seus treinamentos!

Sabemos que não é fácil pedalar o ano todo! Em alguns momentos não queremos encostar na Bike. As vezes é um feriado prolongado que iremos viajar em família, ou o próprio cansaço do trabalho para quem treina a noite ou até de madrugada, enfim; sempre teremos motivos para deixar a bike e o treinamento de lado.

Por isso, o grande desafio é descobrir como manter a forma durante os 365 dias do ano! Vamos passar  05 DICAS PRIMORDIAIS para você continuar seus treinamentos mesmo no Inverno. Vamos lá:

  1. A primeira delas é se estiver chovendo não corra para a cama, e opte por um treino indoor. Troque o treino externo por 1h de rolo, pois a sua saúde é mais importante e isso evitará desgaste físico.
  2. Aquecimento e Alongamento: É fundamental alongamento de aproximadamente 10 minutos antes do aquecimento em cima da Bike. Alongue pernas, braços, movimento de pescoço, e saia rodando devagar!
  3. Alimentação: Com o frio, a necessidade calórica aumenta para manter a temperatura do corpo e por isto uma alimentação saudável é extremamente importante.
  4. Hidratação: Mantenha-se bem hidratado nesta época, isso o ajudará a evitar gripes e resfriados.
  5. Vestuário: Cada situação exige um tipo de roupa diferente e a dica é não colocar muita roupa, por mais que esteja frio, na hora do pedal você vai se aquecer. No decorrer do dia a temperatura tende a aumentar e você vai ter terá que tirar parte da roupa que vestiu. Se quiser um vestuário versátil use manguito e pernito, você pode retirar facilmente quando esquentar e colocar nos bolsos da camisa. Por baixo da camisa de ciclismo use uma outra camiseta dry fit, para que o suor passe e não fique em contato com o corpo. Acima da camisa, use uma jaqueta corta vento que possui orifícios pequenos o suficiente para não deixar água entrar em caso de chuva, mas com tamanho suficiente para deixar o suor evaporado sair.


PEDALANDO NA PRIMAVERA

Hora de correr atrás do prejuízo deixado por causa do Inverno

Você que perdeu dias de treino por causa do frio, é hora de arregaçar as mangas e pedalar, porque as provas vão chegar e você está ai…ou se você busca perder aquele “pneuzinho” que ganhou comendo e vendo filmes no inverno e hora de deixara a desculpa de lado e focar em seus objetivos e pedalar!

Para a maioria das pessoas, a primavera é o período de reverter aqueles quilinhos extras, adquiridos no inverno. Gastar mais tempo na bicicleta ajuda, mas de nada adianta se você não fizer alguns ajustes alimentares.

Se você treinou pouco no inverno, o ideal é entrar em forma rapidamente. Para isso, aproveite os dias mais agradáveis que a primavera proporciona. “Se você aumentar a intensidade no treino, então diminua o tempo. Não tenha pressa de chegar ao topo de sua forma física. Ganhar uma boa forma é como construir uma casa – você não pode colocar o telhado sem terminar de construir as paredes. Planeje sua temporada, trabalhe novamente as estratégias chaves e lembre-se de nunca treinar pesado por mais de 3 ou 4 semanas consecutivas”.

Fica aqui nossa dica: Independentemente da estação do ano é preciso ingerir Isotônicos e muita água antes, durante após o exercício! 


PEDALANDO NO VERÃO

Férias? Nãoooooo…época do Treinamento de base.


Chegou o Verão, mas nem por isso, vamos correr para a praia e esquecer da Bike. Lembre-se você tem objetivos e metas para seu ano. Com certeza um deles é aquela prova, a perda de peso, ou seu condicionamento físico.

O Verão é sinônimo de férias e muita agitação, mas para os atletas de plantão é hora de conciliar os treinamentos com a diversão, praia, cinema, shoppings, etc! Não perca o foco com tantas atividades, deixando e lado os treinamentos. E no verão que iniciamos com um ótimo trabalho de base que nos conduzira durante o ano todo em nossos objetivos.

“Quando o sol está brilhando, é tentador ignorar os planos e apenas passear. Por isso, é importante manter-se firme em seu programa de treinamento. Além disso, lembre-se de descansar o suficiente e não exagerar”

Se estiver em férias com a família sem a sua bike, não se estresse. Pense em outras opções de treinos como corrida, natação, levantamento de peso e exercícios de alongamento. E, claro, não exagere na comida e na bebida. Com estes cuidados, dificilmente você perderá a totalmente forma, e assim quando voltar ao pedal será mais fácil recupera-la.

Aproveite esta época para pedalar com menos intensidade mas por mais tempo, construindo assim a sua base de treinamento.

Nossa mega dica é abusar do protetor solar, ingerir muita água, sempre em doses durante o treino não deixando faltar na carmanhola.


PEDALANDO NO OUTONO

Quando o outono se inicia, os dias novamente voltam a ter a mesma duração das noites, equilibrando um pouco as temperaturas. Com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez menores. É nessa estação que as árvores costumam trocar suas folhas.

Com a temporada esportiva terminando e os quilômetros mensais diminuindo, é inevitável que os níveis de boa forma também siga o mesmo ritmo. “Se você competiu por todo verão ou participou de muitas atividades esportivas, no outono é tempo de diminuir a intensidade e a quantidade de atividades físicas e dar ao seu corpo um descanso merecido”, explica Nikolast Isso, claro, não significa que você deve parar de pedalar, mas sim que você deve moderar.

Com a redução de treino, sua alimentação também deve ser reduzida, senão, todos os seus esforços do verão serão colocados por água abaixo.


CUIDADOS AO PEDALAR NA PANDEMIA

Coronavírus - Máscaras para pedalar são necessárias afinal ? - Pedal

(Fonte: Imagens do Google)

A prática do ciclismo sofreu restrições, com parques, praças e complexos de trilhas sendo fechados. A indicação atual em muitas cidades é que quem puder deve permanecer em casa.

Mas com a reabertura gradual da economia, a bicicleta entrou na discussão como uma das melhores formas de garantir a locomoção urbana sem a necessidade de aglomerações em espaços fechados.

Para quem vai voltar, ou mesmo não deixou de sair de casa para trabalhar, a bicicleta passa a ser uma opção que deve ser considerada.

Veículo individual e que transita ao ar livre, bicicletas garantem distanciamento entre o ciclista e outras pessoas que usam as vias públicas.

Por esses motivos, a OMS, Organização Mundial da Saúde, indicou que usar bikes na locomoção deve ser considerado sempre que possível.

Bem galera esperamos que esta postagem lhes tenha sido útil e que vocês continuem a usar as suas bicicletas como meio de transporte e também como um meio de lazer saudável e ecologicamente correto e que assim posam desfrutar de bons momentos ao lado de boas companhias e ajudar o nosso planeta de forma segura. Encerramos esta postagem desejando bons pedais para todos. 

Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário