segunda-feira, 21 de setembro de 2020

POSSO PEDALAR COM BAIXA UMIDADE DO AR ?

Você é praticante ativo de atividades físicas?

Você é daquele tipo de pessoa que não perde uma oportunidade para sair por ai pedalando?

Se a sua resposta as estas duas perguntas tiver sido sim então leia com bastante atenção esta matéria e saiba porque a temperatura e umidade altas são prejudiciais para a pratica de exercícios físicos ou atividades desportivas que exijam esforço físico a exemplo dos praticantes do Mountain Bike. 

Fonte: Imagens do Google

Os dias mais frios do ano provavelmente já se foram na maioria das cidades brasileiras. E algumas, inclusive, já experimentaram dias bem quentes nessa última semana. É um fato fisiológico: temperatura elevada não combina com performance. E não é só o calor que atrapalha as suas corridas nesses dias, a umidade alta também é um problema. É importante você saber quantos graus estará fazendo na hora do seu treino, mas a umidade relativa (UR) do ar que vai influenciar em como você vai se sentir. Algo entre 70 e 80% já pode elevar bastante a sensação térmica.

Corredores de elite têm o cuidado de observar a temperatura e a umidade do local no dia da prova. De uma maneira geral, algo em torno dos 14 graus com uma UR na casa dos 50% se torna um palco interessante para quebra de recordes. Por outro lado, uma temperatura perto dos 30 graus com UR de 70% já pode fazer com que esses mesmos atletas tenham uma queda de desempenho de 10, às vezes 20%..

Quando você corre, a temperatura do seu corpo sobe naturalmente, e o organismo produz gotas de suor para levar o calor gerado pela atividade para a superfície da pele, e lá elas evaporam (e elas precisam evaporar para que o processo seja completado). Entretanto, em uma situação de UR elevada, esse processo de evaporação é prejudicado, por isso você tem aquela sensação de que está encharcado de suor. Logo, mais calor permanece em você, e isso pode atrapalhar a sua performance se você não ajustar o seu esforço durante a corrida.

Talvez os iniciantes estejam mais vulneráveis a essa condição de estresse térmico, pela pouca experiência mesmo. Os mais experientes já erraram a dosagem do ritmo nessas situações e agora já entenderam que a melhor saída é reduzir a intensidade mesmo. Vale lembrar que quanto maior for a massa corporal do corredor, mais calor o seu corpo gera. E, com o passar dos anos, seu corpo tende a se tornar menos adaptável ao calor.

Agora já que o assunto é a baixa umidade do ar nós lhe perguntamos. Você sabe o que é umidade do ar?

De uma forma simples, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) explica que a umidade relativa do ar é o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. Os níveis de umidade são mais baixos principalmente no fim do inverno, início da primavera e durante a tarde, entre 12h e 16h, segundo o centro. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Você que pratica o ciclismo, em especial o Mountain Bike deve redobrar os cuidados ao pedalar neste período de final de Inverno e início de Primavera, nunca saia de casa sem usar o protetor solar, alimentação adequada e um bom alongamento antes dos pedais é essencial e durante seus passeios, treinos ou trilhas a hidratação deve ser constante, beber água constantemente (não uma grande quantidade de uma só vez, mas sim um pouco continuado), mas a depender do esforço a ser desenvolvido pode ser necessário também o uso de algum isotônico e vale lembrar que ´ideal é não estar pedalando no horário que vai das 1O horas da manhã até as 15 horas da tarde, só que sabemos que quem gosta de uma boa trilha dificilmente segue estas recomendações assim fique ligado aos sinais que seu corpo pode lhes dar e se alguma coisa estranha acontecer o melhor é abortar o pedal ou no caso dos atletas as corridas ou treinos.

Para ajudar vocês a entender melhor o porque de estarmos aqui tratando deste tema e o porque que ele deve ser levado a sério vamos descriminar abaixo os principais problemas causados pela baixa umidade do ar.

A baixa umidade relativa do ar tem várias consequências, entre elas o possível surgimento de problemas causados pelo tempo seco. Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:

  • Rinite
  • Asma
  • Outros problemas respiratórios
  • Irritação nos olhos
  • Irritação no nariz
  • Garganta seca e sensível
  • Ressecamento da pele
  • Problemas cardíacos
  • Aumento nos casos de acidentes vasculares cerebrais

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sangue fica mais denso com a baixa umidade do ar, facilitando um possível "entupimento" dos vasos sanguíneos. Além dos problemas de saúde, há transtornos domésticos: a poeira se acumula muito mais rápido e móveis e pisos de madeira ficam mais desgastados, com rachaduras.

UTILIDADE PÚBLICA

Pessoal a preocupação com a Pandemia do COVID-19 é algo inevitável e que merece a atenção de todos, mas vamos aqui fazer um apelo a todos no sentido de que é necessário também ficarmos atentos a outras doenças endêmicas aqui no nosso país como a Dengue, a Zica e a Chikungunya. Estas doenças matam todos os anos centenas de brasileiros e outros tantos sofrem com as sequelas destas e infelizmente tem muita gente focando só no corona vírus e esquecendo destas e de outras doenças como a Cólera e o Sarampo que já fizeram e ainda fazem grandes estragos  em nosso país, por isso pedimos a cada um que está lendo esta postagem que não relaxem e não descuidem nunca porque se um parente ou amigo seu por ventura tiver sido contaminado pelo novo corna vírus e ao mesmo tempo venha a ser acometido pela Dengue por exemplo, as chances deste ir a óbito aumenta consideravelmente e quem diz isso são as autoridades da área de saúde, então é obrigação de cada um de nós fazer a nossa parte. Tudo de bom a todos e bons pedais ou bons treinos, mas tomando todos os cuidados. 

Por Geovane Bezerra



Um comentário:

  1. Olá tudo bem com vocês
    Olha adorei a matéria, realmente muito útil este conteúdo, para mim foi de grande ajuda, valeu mesmo.

    ResponderExcluir