segunda-feira, 15 de março de 2021

COMO ESTOU PEDALANDO?

Olá meus amigos e amigas internautas, aqui quem voz escreve é o Geovane, eu sou o idealizador e atual líder de três dos inúmeros grupos e equipes que existem aqui no município de Belo Jardim. Quero iniciar esta matéria falando um pouco da minha experiência como ciclista e depois irei dissertar sobre como eu estou pedalando e talvez, quem sabe, você se identifique com o meu modo de pedalar, ou não.

Bem, meu nome completo é Geovane Bezerra, sou natural de Recife PE, aprendi a andar de bicicleta aos sete anos de idade quando morava na cidade de São Paulo Capital. A minha primeira bicicleta foi uma Monareta Dobrável de cor azul de segunda mão, foi amor a primeira vista, foi o melhor presente que eu havia ganhado até então, isso aconteceu no ano de 1977 e de lá para cá nunca mais deixei de pedalar, na década de 80, mais precisamente no ano de 1985 eu já praticava o Bicicross, mas não me dei muito bem nesta categoria, depois de uns dois anos praticando esta modalidade eu fiz uma pausa nos pedais para servir o Exército Brasileiro, eu servi no 4º BPE em Casa Caiada - Olinda PE. Ao deixar o exército já estava noive, dai em pouco tempo casei e então já estava trabalhando bastante e pouco tempo sobrava para eu pedalar, mesmo assim tinha uma Monark Barra Circular em casa e de vez em quando eu a usava para ir comprar alguma coisa ou para dar umas voltas pelas ruas vizinhas, até então eu estava morando em Recife, mas no ano de 1990 eu fui morar no interior mas precisamente na cidade de Belo Jardim, onde estou até hoje. No ano de 1995 iniciei no Mountain Bike e me apaixonei e de lá para cá tenho me esforçado para melhorar a minha técnica, a minha resistência e me tornar a cada dia um ciclista melhor, então posso garantir que sim eu sou um ciclista experiente, afirmo isso não só pelo tempo que pratico o Mountain Bike, mas sim pelo fato de durante todo este tempo de 1995 até os dias de hoje eu ter experimentado todos tipo de pedal, dos mais leves aos mais radicais com subidas infinitas e bastante íngremes e também com descidas radicais e com trechos bastante técnicos a pedais muito longos com mais de 150 km, e eu pedalo bem tanto no sol como na chuva, tanto em estradas de terra bem conservadas ou rodovias como por caminhos estreitos e com todo tipo de terreno.

Agora que fiz um breve resumo da minha vida no pedal quero aqui deixar uma coisa bem clara a todos que estão lendo esta matéria e que gostam de pedalar ou que usam a bicicleta como meio de transporte ou mesmo para dar umas pedaladas em algum parque ou no seu quarteirão num final de semana qualquer. Galera a frase de ordem é SEGURANÇA SEMPRE. Vocês devem estar se perguntando o que esta frase tem haver com o texto acima e eu lhes explicarei em detalhes que, tem tudo haver.

 

Quando falamos em pedalar com segurança o que nos vem primeiro a mente é, pedalar obedecendo as Leis de Trânsito e isso é verdade, mas segurança no pedal vai muito mais além, estou me referindo a pequenos detalhes que que fazem toda a diferença, então vamos a ales.

1 - Usar capacete sempre, mesmo que seja para ir até a esquina comprar um pão, um remédio ou qualquer outra coisa. O capacete é o item de proteção mais importante para o ciclista e por vezes só costuma ser usado quando o ciclista está participando de trilhas, passeios em grupo, provas ou competições, mas ao contrário do se imagina a maioria dos acidentes e incidentes envolvendo ciclistas não acontecem nas provas, competições, trilhas e etc. A verdade é que a grande maioria dos acidentes e incidentes envolvendo ciclistas acontecem nos deslocamentos diários no perímetro urbano ou rural e por isso o uso do capacete é fundamental para se evitar danos físicos maiores em caso de algum tombo ou atropelamento. 

2 - Luvas, óculos e sapatos também fazem parte do EPI de um ciclista, mas para quem usa a bicicleta apenas para se deslocar por pequeno trechos onde vai comprar algo estes itens até podem ser deixados de lado, mas lembrando que todos, são para a proteção do ciclistas e portanto fazendo uso dos mesmos você estará pedalando mãos seguro.

3 - Farol, sinaleira traseira e sirene, estes são equipamentos que devem ser instalados na bicicleta e que irão aumentar a segurança do ciclista, principalmente em cidades de médio ou grande porte onde o trânsito seja mais intenso onde o ciclista deve se fazer notar o máximo possível em uma via. 

4 - Sempre que possível use roupas coloridas ao pedalar, isso vai lhe dar destaque e assim vai ficar mais fácil dos motoristas o identificar a uma distância mais longa, mas além disso é importante não pedalar de maneira displicente. Esteja você equipado ou não, sempre pedale atento a tudo ao seu redor, outros ciclistas, motos, carros, animais e pedestres.

5 - De nada importa ter experiência no pedal, estar usando os equipamentos de proteção e a sua bike está devidamente sinalizada e você também se você estiver pedalando de maneira irresponsável, então respeite as leis de trânsito sempre.   

6 - A última coisa a ser dita em relação a segurança tem haver com as nossas bicicletas. Para que possamos pedalar de maneira segura é essencial fazer manutenção periódica na sua bicicleta e sempre que uma peça estiver desgastada a substituir o quanto antes possível e seja você um ciclista urbano ou um praticante do Mountain Bike, principalmente neste segundo caso, é de suma importância antes de sair de casa para um pedal fazer uma breve revisão na sua bicicleta, principalmente nos freios.

7 - A última coisa a ser posta aqui em relação a segurança tem haver com quem pratica o Mountain Bike, principalmente se costuma pedalar só. Por mais experiente que um ciclista seja, ele vai estar sempre sujeito a sofrer uma queda mais forte, se envolver em algum acidente ou incidente ou até se perder em algum trajeto pouco explorado por ele e assim para sua segurança ao participar de algum evento fora de sua cidade procure conhecer bem o percurso e nos seus pedais rotineiros deixe um breve roteiro escrito em casa, assim em caso de algum problema fica mais fácil de a ajuda chegar até você e por fim mantenha sempre com você um pedaço de papel ou um cartão de visitas com o nome de um parente e o telefone do mesmo para que possa ser contactado em caso de necessidade.

ATÉ OS MAIS EXPERIENTES CAEM
Ao longos deste meus 26 anos no Mountain Bike eu já me envolvi em alguns acidentes e também tive alguns incidentes durante meus pedais e é claro, sofri várias quedas, das mais leves até algumas bem sérias, Graças a Deus nunca quebrei nenhum osso, mas já cheguei a desmaiar e a quebrar alguns dentes e também uma prótese dentária além de levar alguns pontos, mas nada disso me desanima a continuar pedalando, só que o objetivo desta matéria é fazer uma reflexão de, como estou pedalando. Eu sempre incentivo o uso de capacete em todo e qualquer pedal, por menor que este seja e procuro dar o exemplo, mas não sou perfeito e por mais que tenha experiência e que tenha inclusive "aprendido a cair", na tarde da quinta-feira dia 11 deste mês de março eu estava pedalando pelas ruas aqui de minha cidade em uma velocidade razoável e sem estar usando nenhum tipo de equipamento de proteção e por volta das 15h30 eu levei uma queda muito forte onde me machuquei bastante e por sorte mais uma vez não tive nenhum osso quebrado, mas tive várias escoriações e fiquei com as duas mãos inchadas e com os punhos e os ossos das mãos bastante doloridos e isso me custou dois dias de ausência no trabalho, muita dor e uma semana sem pedalar e dai eu passei a me perguntar. Como estou pedalando? E a minha resposta interior é. Eu estou pedalando de maneira acomodada, pelo fato de não está usando ao menos o  capacete, item que em todas as quedas anteriores eu estava usando, então tenho de dobrar a atenção e evitar ao máximo de pedalar sem capacete, afinal a sorte pode não estar ao meu lado numa próxima queda. Para efeito de ilustração segue abaixo algumas fotos do ocorrido. Vale registrar que a bike não teve culpa, pois eu havia acabado de retirar a mesma do mecânico que havia realizado a manutenção preventiva geral na mesma e ela estava em perfeitas condições técnicas, a culpa da queda foi toda minha dei um vacilo e fui ao chão.

 
 
 
  

Bem pessoal espero que esta matéria tenha de alguma maneira sido útil para você que está lendo e que esta minha queda venha a servir de exemplo para outros ciclistas experientes que por um descuido ou acomodação acabam por sair para pedalar sem se proteger, e por fim um último toque para todos. Neste tempo de pandemia é questão de segurança sim se cuidar, portanto vamos evitar pedalar em grupo e quando assim fizer que sejam poucas pessoas e que todas estejam usando máscara e mantendo uma certa distância entre si. Desejo a todos ótimos pedais e que vocês continuem pedalando com saúde por muitos anos e com a devida segurança. 

UTILIDADE PÚBLICA
Diante do crescente número de pessoas contaminadas e que estão perdendo a vida para o Covid-19 e Governador de Pernambuco Paulo Câmara fez um anúncio onde declarou que a partir da próxima quinta-feira dia 18 de março medidas mais duras e restritivas serão tomadas para tentar amenizar a situação dos pernambucanos em relação ao Covid-19. Para que vocês fiquem atentos as novas determinações vou disponibilizar aqui o vídeo que foi amplamente divulgados na TV Aberta e nas Redes Sociais agora a tarde. Quem desejar acompanhar  de perto todos os Decretos Estaduais que foram emitidos desde o começo desta pandemia até o dia de hoje basta clicar neste link https://legis.alepe.pe.gov.br/covid-19, até o fechamento desta matéria o último decreto emitido e que está disponível é o de nº 50.377 de 006/03/21, mas levando em conta as declarações do governador neste pronunciamento de amanhã até no máximo a próxima quarta-feira deve ser emitido um novo decreto com as novas determinações e é sempre bom lembrar, mesmo que você não goste e/ou não concorde, lei é lei e lei é pra ser cumprida. 


LEMBRETE
Atenção ciclistas que fazem parte dos Amigos do Pedal ou convidados. Diante da situação do nosso país, do nosso estado e é claro do nosso município em relação a Pandemia do Covid-19, eu Geovane quero aqui mais uma vez lembrar a todos que, nosso grupo só irá realizar os pedais dominicais, realizados pela manhã e com o número máximo de dez (10) participantes e estes devem estar usando máscara durante todo o tempo em que estiver na concentração e no percurso urbano, já na área rural o uso da máscara fica a critério de cada um, mas é necessário manter uma distância de no mínimo uma roda entre uma bicicleta e outra e aquele ou aqueles ciclistas que quiserem parara em algum estabelecimento para comprar algum lanche deve colocar a máscara de imediato. Em relação aos pedais noturnos estão todos cancelados por tempo indeterminado, sejam os passeios ou as trilhas e ficam também cancelados por tempo indeterminado todos os pedais festivos ou comemorativos e intermunicipais. Como nosso grupo não é um grupo formalmente constituído não tenho como tomar alguma medida punitiva sozinho em relação a quem descumprir estas determinações, mas se necessário irei propor reuniões onde o ocorrido será levado ao conhecimento de todos e assim a maioria ira decidir se o ciclista ou ciclistas poderão continuar a fazer parte do grupo ou qual será a sua punição, Conto com a compressão de todos, mas principalmente com a colaboração de cada um. 

Por: Geovane Bezerra

8 comentários:

  1. João Dias - Jaboatão dos Guararapes PE17 de março de 2021 às 21:08

    Olá meu nome é João e estou escrevendo daqui da cidade de Jaboatão dos Guararapes aqui em Pernambuco. Pessoal eu não faço parte de nenhum grupo ou equipe de pedal, mas sempre que posso, normalmente a cada quinze dias eu me reúno com alguns amigos e vamos dar uma pedaladas, hora pela orla, ora pelas ciclovias e outras vezes lá na Reserva do Paiva, mas com o agravamento desta pandemia eu vi de perto amigos sumirem, quando digo sumir é porque eles se foram vitimas do Covid-19, perdi dez amigos em menos de seis meses e neste momento tem outros quatro internados, dois deles entubados e com poucas chances de voltar para casa e é por isso que eu estou aqui parabenizando o líder do grupo de vocês e espero do fundo do meu coração que cada um de vocês acatem as determinações que lhes passadas porque só quem perde alguém de sua família ou que é importante para si é que vai entender o valor da prevenção. Eu amo pedalar e pretendo fazer isso enquanto deus assim me permitir, não importa a idade, hoje eu estou com cinquenta e oito anos e a trinta e dois eu sou praticante do ciclismo e enquanto eu puder, eu vou pedalar, mas meus amigos, neste momento não é hora de aglomerar, já bastam as aglomerações que infelizmente por irresponsabilidade dos governantes acontecem diariamente que são as que acontecem nos transportes públicos, nas casas lotéricas ou nos bancos, mas isso não pode servir de desculpa para nós que zelamos pela saúde e que passamos a imagem de pessoas que se cuidam de nos aglomerar, pelo contrário, agora mais do que nunca nós temos de dar o bom exemplo procurando pedalar de maneira segura e respeitando a lei, se onde você mora está permitido a prática de atividades desportivas coletivas tudo bem, mas hoje no Estado de Pernambuco isso está proibido e qualquer pessoa que esteja exercendo um cargo de liderança seja num grupo de ciclismo ou de atletismo e não entenda isso e não respeite os decretos esta pessoa não é um bom líder e está pondo em risco os seus amigos e os familiares dos mesmo e os dele também. Para finalizar deixo os meus parabéns para todos vocês e um pedido especial, por favor se cuidem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ18 de março de 2021 às 19:12

      Obrigado João por valorizar o meu trabalho acessando o blog e também pelos elogios e em relação aos cuidados, todos temos de fazer a nossa parte, infelizmente tem pessoas que se acham acima de tudo, inclusive deste vírus o que é uma pena, mas eu só posso falar por mim e pelos grupos os quais eu sou o líder, em realção aos demais só posso orientar e torcer que eles acordem, se não acharem que o que estou repassando é útil tudo bem, nem por isso vou me intrigar de nenhum amigo, mas vou sim ficar mais atento.

      Excluir
  2. Ana Clara - Guarulhos SP17 de março de 2021 às 21:38

    Caramba parceiro foi realmente um tombo feio, mas ainda bem que foi apenas escoriações que você sofreu, isso faz parte e eu gostei muito d sua sinceridade ao admitir que por vezes a culpa foi sua. Olha na minha opinião, mesmo sem o conhecer você pedala bem e o que ouve foi apenas uma falha de sua parte, mas isso não o desqualifica em nada e em relação a situação que vocês estão passando ai em relação as restrições impostas pelo governo eu aconselho a vocês cumprirem porque aqui no estado de São Paulo quem está indo de encontro as determinações do Dória está se dando mal e creio que por ai não vai ser diferente, vocês podem até não concordar com a decisão do vosso líder, mas ele está certo. Não parem de pedalar porque isso faz muito bem, em todos os sentidos, mas não desrespeitem a lei ou poderão se complicar mais adiante. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ18 de março de 2021 às 19:22

      Minha amiga Ana muito obrigado por acessar este blog e por compartilhar aqui a sua opinião conosco. Olha já estou recebendo muitas críticas de algumas pessoas de dentro e do fora do grupo pelo meu posicionamento, mas estou com a consciência limpa, estou fazendo o melhor para todos e mais adiante quem hoje critica vai no mínimo reonhecer que estou certo, não vivo de elogios, sou falho igualmente a qualquer um ou mas, só que tenho plena ciência da minha responsabilidade enquanto líder e nunca eu irei apoiar nenhum ato que coloque em risco a saúde dos ciclistas que pedalam ao meus lado, o ego muitas vezes faz com que as pessoas deixem de lado a razão e isso é perigoso, eu digo sinceramente que não concordo em parte com as determinações do nosso governador, mas vou cumprir sim a lei e quem for do meu grupo também, gostando ou não agora em relação aos outros grupos e aqueies, cabe a cada líder mostrar o seu ponto de vista e que a maioria decida se acata ou não. Valeu mesmo pelo apoio e continue acessando o blog. Um abraço.

      Excluir
  3. Eu admiro a galera do Bicicross e do Mountain Bike, mas a minha praia é o Motocross, só que tenho muitos amigos que gostam de pedalar e que estão muito putos com este governador ladrão que está proibindo tudo, eu particularmente sou totalmente contra tudo isso, porque não se pode correr, pedalar oi caminhar nas praias e parques, mas se pode amontoar nas casas lotéricas por exemplo. Vocês podem até não concordar com a minha opinião, mas para mim vocês deveriam continuar pedalando normalmente seja de dia ou a noite e em grupo sim e dai. Não se deixem manipular pelo governo, sejam fortes e ao amigo ai desejo melhoras e tome mais cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ18 de março de 2021 às 19:31

      Caro amigo ou amiga, respeito a opinião de todos, mas peço que por gentileza ao fazer o seu comentário evite usar de palavras que denigram a imagem seja lá de quem for, isso é uma questão de ética aqui no blog. Olha eu sei que assim como você tem muita gente arretada com o governador e com razão, ele faz muita besteira mesmo porém , neste caso do combate ao Covid-19 está todo mundo perdido, então o que eu sugiro aos meus amigos e aos seus também é bom censo, não é preciso nenum decreto, nenhuma intervenção policial para que eu faça o que é certo, sendo assim não vamos nos aglomerar sem necessidade, vamos nos cuidar e sim vamos pedalar, andar de moto, corre ou caminhar sim, mas olha é realmente necessário uma atenção por parte d todos. Obrigado mesmo por expor aqui seu ponto de vista e fique a vontade para postar outros.

      Excluir
  4. Nunca estamos acima dos tombos, não i porta o quanto temos de experiência, temos sempre de estar preparados para o pior, o importante e levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima. melhoras coroa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ1 de abril de 2021 às 18:27

      É isso ai meu amigo ou amiga, por mais experiência que tenhamos mais cedo ou mais tarde iremos cair e o importante é estar sempre protegidos. Valeu pelo seu comentário.

      Excluir