domingo, 28 de março de 2021

PEDALAR SOZINHO OU EM GRUPO?

E ai pedalar sozinho, ou com um grupo de amigos?

Esta é uma pergunta muito comum entre ciclistas iniciantes no pedal, principalmente aqueles que optam por praticar o Mountain Bike. Para você que está neste momento lendo este texto quero lhes dizer uma coisa que aprendi ao longo dos meus 36 anos de pedal, não importa pedalar só ou na companhia de outras pessoas, o que importa de verdade é pedalar na maneira que lhe proporcione mais prazer e que lhe faça bem, agora quem pedala em grupo tem uma maior segurança em vários sentidos, mas também é comum dentre os grupos que aqui ou ali você deixe de gostar de algo ou de alguém e isso tira um pouco do brilho de um pedal, por outro lado quem pedala só programa o seu pedal da maneira que achar melhor sem se preocupar com tempo de término do pedal ou com número de paradas e dai por diante.

Pessoal pedalar é bom de todo jeito, sozinho ou em grupo, mas em qualquer uma das opções a segurança do ciclista deve vir sempre em primeiro lugar e quando falo aqui de segurança no pedal eu falo em todos os sentidos, usar os equipamentos e acessórios de proteção e segurança, conhecer os riscos do trajeto ou de uma localidade e dai por diante, só que quem pedala muito sozinho ainda deve dobrar estes cuidados, inclusive evitando de pedalar em alta velocidade porque em caso de um tombo forte e dependendo de onde o mesmo aconteça o socorro pode demorar a chegar até você e isso pode ser a diferença entre a vida e a morte e é isso que quero destacar nesta postagem mostrando aqui o exemplo de um tombo feio que um dos ciclistas do grupo Amigos do Pedal aqui de Belo Jardim sofreu na semana passada quando estava pedalando sozinho e a situação poderia ter se complicado bastante, mas antes prestem atenção nestas dicas que irei passar para vocês que curtem assim como eu pedalar só. Vale deixar registrado que eu Geovane sou o idealizador e atual líder do grupo Amigos do Pedal. 

1. PESQUISE SOBRE O TRAJETO 

Isso é fundamental, especialmente se você não conhece muito bem a região por onde vai pedalar.

Verifique se o trajeto é seguro, se você não estará próximo de áreas com maior risco de roubos ou assaltos, ou mesmo se há comércio e outros estabelecimentos próximos. Além da segurança, é importante checar as condições do terreno. 

2. MANTENHA OS SEUS AMIGOS E PARENTES INFORMADOS

Antes de sair para pedalar sozinho, avise algum parente ou familiar próximo. Informe o horário que você pretende voltar e também o destino. 

Se costuma variar bastante de trajeto, procure levar o celular com você.

3. USE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Ao pedalar em grupo, você acaba se preocupando menos com os equipamentos de segurança porque é mais fácil conseguir ajuda caso precise.

Quando você pedala sozinho, é importante estar bem equipado. Leve capacete, joelheiras e o que mais você precisar para se manter em segurança.

4. LEVE SEMPRE OS SEUS DOCUMENTOS

Pode parecer algo básico, mas muita gente esquece de levar os documentos para uma volta de bike. É fundamental tê-los sempre à mão, em caso de algum acidente ou outra necessidade menos grave.

Lembre-se de que os imprevistos acontecem. Quanto mais preparado você estiver, melhor.

5. FIQUE ATENTO AO TRÂNSITO

Ao pedalar sozinho, o cuidado com o trânsito deve ser redobrado porque você estará mais vulnerável.

Isso, é claro, não é motivo nenhum para deixar de pedalar! Apenas serve de dica para você ficar mais alerta e evitar manobras ou trajetos que possam colocar a sua segurança em risco.

6. FAÇA VISTORIAS NA BIKE PARA PEDALAR SOZINHO COM SEGURANÇA

Imagine que você esteja em um trajeto a quilômetros de casa e, de repente, sua bike tem algum problema.

Para se livrar desses apertos, faça a manutenção com frequência na bicicleta e revise todas as peças antes de sair de casa: pneus, guidão, freios e equipamentos de segurança.

7. LEVE UM LANCHE E GARRAFA DE ÁGUA

É fundamental manter-se sempre hidratado e bem alimentado. Algumas pessoas esquecem de levar alimentos e água achando que vão encontrar algo para comprar pelo caminho.

Leve um biscoito, fruta ou barra de cereal e ande sempre com uma garrafinha de água durante as pedaladas de bike.

8. PARE APENAS EM LOCAIS MOVIMENTADOS

O ideal é não parar de pedalar, mas os imprevistos acontecem. Se, por qualquer motivo, você tiver de fazer uma parada, procure um local movimentado. Nunca fique parado por muito tempo em locais escuros (se você pedala à noite) e desertos.

Pedalar sozinho com segurança é possível, mas exige mais cuidado. Com estas dicas, você pode pedalar tranquilo e curtir o passeio sem se preocupar. Pessoal para encerrar eu quero lembrar a vocês que a cada dia as bikes estão mais modernas e portanto mais caras e isso está chamando a atenção dos ladrões e a cada dia cresce o número de bikes furtadas ou de ciclistas assaltados durante um passeio ou uma trilha então tomem bastante cuidado, principalmente quando estiverem pedalando só, e se você tiver condições faça um seguro para sua bike, hoje aqui no Brasil já existem várias empresas que atuam nesta área, eu quero aqui indicar a empresa Bike Registrada que é uma das pioneiras aqui no nosso país., cliquem no link aqui ao lado SEGURO BIKE REGISTRADA e conheçam melhor como este seguro funciona. 


PODE ACONTECER COM QUALQUER UM

Bem pessoal depois de todas as dicas que foram aqui repassadas agora é hora de passar para vocês como aconteceu o tombo do do ciclista NEZON. O amigo Nezon é um ciclista experiente e bem cuidadoso com muitos anos de pedal seja em grupo ou sozinho, ele assim como eu Geovane ama pedalar e não importa se em grupo ou sozinho, para ele bateu a vontade é só pegar a bike e cair na estrada, mas na manhã da quinta-feira dia 25 deste mês de março ele estava fazendo um dos seus pedais solitários e aconteceu que o guidão da bike dele quebrou e como ele vinha pedalando rápido acabou indo ao chão.

Segundo o mesmo me relatou quando o guidão quebrou ele perdeu o equilíbrio ao cair uma parte do guidão fez um corte muito profundo em sua perna, por pouco não atingiu a veia femoral, este corte foi bem próximo da virilha dele e como estava só a coisa se complicou, pois ele estava muito nervoso e no trecho onde ele caiu o movimento de pessoas é bem pouco e para piorar o sinal de celular estava fraco e oscilando muito e assim ele não estava conseguindo pedir ajuda a ninguém.

O Nezon me disse que foi ao chão exatamente as 06h15 e somente as 07h foi que passou um leiteiro e foi ao seu encontro ai ele forneceu alguns números de celular de alguns amigos e somente as 07h30 foi que este homem conseguiu falar com o Deives que é o mecânico oficial dos Amigos do Pedal, então as 08h30 o Deives juntamente com o seu ajudante o Neidson e também o ciclista Ezequiel chegaram finalmente no local onde o Nezon se encontrava, eles foram num Fiat Strada e pretendiam fazer o socorro, mas alguns minutos depois os ciclistas Amaro Neto e Eweton também chegaram no local já acompanhados do SAMU e ai os socorristas assumiram o resgate.

O amigo Nezon disse que mesmo estado muito contente com a chegada dos amigos Deives, Neidson e Ezequiel ele só relachou com a chegada do SAMU. Ele me disse que estava tão nervoso que a socorrista não conseguiu aferir a sua pressão arterial corretamente. Ao ser colocado na viatura o médico  fez uma coleta de sangue e o colocou no soro e dai ele só lembra de escutar a voz da enfermeira bem de longe mandando diminuir o ar e parar o veículo porque o paciente estava sem pressão, dai ele escutou um forte zumbido no ouvido e apagou só acordando quando estava sendo retirado da viatura já na emergência da UPA 24h. Neste momento ele estava sentindo muito frio e ele lembra de uma enfermeira aferindo a sua pressão, dai ele perguntou se a sua PA estava 12/08 e ela lhe disse que estava 21/15, depois disso ele ficou a espera do médico para o mesmo realizar a sutura do seu ferimento, segundo ele o médico disse que ele teve muita sorte porque por pouco o corte não atingiu a veia femoral o que poderia ter sido fatal.

Nesta altura o que estava incomodando o Nezon era a demora em ser liberado porque a sua preocupação era com o grande número de pessoas com Covid-19 que se encontravam ali próximo de onde ele estava, já estava batendo um certo desespero no mesmo. Finalmente as 13h30 lhe deram alta e ele foi para casa. Hoje ao voltar do meu pedal dominical voltei a falar com ele e o mesmo me disse que está bem, está sendo medicado e tomando todos os cuidados, mas sempre que fica de pé e precisa fazer força além da dor as vezes o corte quer abrir, mesmo estando costurado então vai ter de ficar de molho por um bom tempo. Em nome de todos os seus amigos aqui do grupo Amigos do Pedal e dos demais grupos e equipes aqui de Belo jardim eu Geovane quero lhe desejar uma rápida recuperação e que volte logo para os nossos pedais e para o seu trabalho. Força e fé meu amigo Nezon.  

Bem pessoal isto foi o que aconteceu com o meu amigo Nezon, um ciclista como já falei bem experiente e que a muito tempo pedala sozinho e pode acontecer comigo, com você ou com qualquer pessoa, então vamos seguir as dicas aqui passadas e tomar bastante cuidado, lembrem-se de o nosso esporte é considerado um esporte de risco. Segue abaixo algumas fotos do ocorrido. 

 
 
 

Meus amigos e amigas internautas, eu não poderia encerrar esta postagem sem falar do assunto do momento que é a Pandemia do Covid-19. Gente apesar de todas as dificuldades o nosso Brasil aos poucos vai avançando na vacinação e assim a esperança por dias melhores a cada dia cresce. No decorrer da semana passada o Governo federal através do Ministro Marcos Pontes (Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações) que o Instituto Butantã está na fase final da fabricação da vacina ButanVac contra o Covid-19, 100% brasileira. Confiram todas as informações a este respeito aao vídeo abaixo.

Agora confiram como está a situação da Pandemia do Covid-19 aqui no Estado de Pernambuco. Vale deixar registrado que estas informações são referentes aos dados colhidos até o dia 27 deste mês de março. Cliquem neste link e confiram a reportagem completa, agora lembre-se que a reportagem é da Rede Globo, então respire fundo antes de assistir e de conferir os números porque são repassados sem dó. https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/03/27/pe-confirma-2157-casos-da-covid-19-e-bate-recorde-pelo-4o-dia-seguido-estado-tem-maior-media-movel-de-infectados-desde-inicio-da-pandemia.ghtml

Por último vou passar para vocês as informações a respeito do Calendário de Vacinação Contra o Covid-19 aqui na cidade de Belo Jardim e mais uma vez a fonte é o G1 da Rede Globo, mas desta vez a notícia é boa. Cliquem neste link e confiram a reportagem na íntegra. https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2021/03/27/belo-jardim-amplia-vacinacao-contra-covid-19-para-idosos-entre-65-e-69-anos.ghtml

Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Ana Clara - Guarulhos SP29 de março de 2021 às 14:34

    Olá amigos ciclistas ai de Belo Jardim, primeiramente melhoras ao guerreiro. Olha pessoal eu também pratico o Mountain Bike já a um bom tempo e dou preferência a pedalar em grupo, mas confesso que sou fã de um pedal solo, mas tenho plena convicção dos riscos que isto tem para mim. Na postagem foi dito tudo, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar, a vontade de pedalar está dentro de cada um de nós, mas é bom lembrar a todos que além dos riscos de acidentes e tombos hoje a preocupação maior é com os assaltos que estão aumentando a cada dia, então vamos pedalar do jeito que gostamos, mas com cuidado dobrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ1 de abril de 2021 às 18:01

      Olá Ana aqui é o Geovane.
      Olha eu sou pra lá de suspeito ao falar deste tema que é pedalar sozinho isso porque por vezes eu pedalo mais sozinho do que os meus companheiros de grupo, mas realmente os riscos são grandes e os cuidados devem ser redobrados, só que para quem ama pedalar só fica difícil parar. Um abraço e obrigado pelo acesso e pelo seu comentário.

      Excluir
  2. Nadiel de São Bento do Una29 de março de 2021 às 22:27

    Achei a matéria muito oportuna, realmente é muito legal pedalar sozinho, mas é bom lembrar que em grupo estamos sempre mais seguros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ1 de abril de 2021 às 18:04

      Concordo com você Nadiel, mas entenda que para quem é adepto dos pedais solos é difícil parar, mas sim temos de tomar cuidados e seguir em frente. Obrigado por valorizar meu trabalho acessando o blog e comentando.

      Excluir
  3. Wanderley Mattos - Natal RN1 de abril de 2021 às 17:57

    Oi tudo bem?
    Olha quero aqui parabenizar esta pessoa a qual não conheço, mas que tem um senso de responsabilidade incrível que é o Geovane. Faz algum tempo que acompanho este blog, mas nunca fiz nenhum comentário, mas hoje fiz questão de escrever aqui algumas linhas.
    Primeiramente parabéns a vocês ai do município de Belo Jardim, porque pelo que li em muitas matérias vocês são bem unidos, independente de qual grupo façam parte sempre estão juntos e isso é algo a ser copiado. Em relação a pandemia eu assim como o Geovane sou otimista, eu acredito sim em dias melhores e confesso que não gosto nada de ter de usar máscara, mas infelizmente é necessário e sim, na maioria das cidades e estados do Brasil é obrigatório então vamos respeitar. Pessoal apesar de ser um grande admirador do ciclismo de um modo geral só uso a minha bicicleta para ir até a padaria ou o supermercado, mas acho muito massa estas aventuras de todos vocês, se cuidem e continuem assim, ativos e unidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Amigos do Pedal BJ1 de abril de 2021 às 18:12

      Wanderley obrigado por acessar o blog e por deixar aqui o seu comentário.
      Olha assim como em qualquer grupo ou equipe de qualquer modalidade desportiva ou grupos sociais há sim divergências e momentos de turbulência, mas aqui procuramos ao máximo zelar pela amizade e assim fica mais fácil manter a união. E agradeço por compartilhar do meu otimismo em relação a pandemia, estamos passando por dias terríveis em todos os lugares do mundo, mas isso vai passar e temos sim de ser otimistas porque o pensamento negativo por si só já é um veneno. Continue comentando porque é com a opinião de todos vocês que acessam o blog que posso avaliar se o mesmo está cumprindo bem a sua missão de difundir o Mountain Bike e o ciclismo de um modo geral e também est bela cidade denominada de Belo jardim que eu tanto amo.

      Excluir