quarta-feira, 28 de abril de 2021

COMO RESOLVER IMPREVISTOS NO PEDAL

 Olá galera tudo bem com vocês?

Alguém ai já ficou na mão no meio de um belo pedal?

Quem ai não teve um pneu furado, uma gancheira quebrada, um cabo de freio ou de marcha quebrado durante um passeio ou de uma trilha?

Pedalar é uma arte e faz bem ao corpo, a mente e a alma, só que por mais experiente que o ciclista seja, por mais cuidadosos e por melhor que seja a sua bicicleta, uma hora ou outra ele vai se deparar com algumas das situações acima descritas e ai saber o mínimo de mecânica e ter o mínimo de ferramentas a disposição vai fazer toda a diferença e é sobre isso que vou falar com vocês.

Vou iniciar com o principal imprevisto que acontece com todo e qualquer ciclista que é o pneu furado. As vezes você participa de três, quatro ou mais pedais e nenhum pneu furado, no entanto pode acontecer de em um único pedal você furar duas, três ou mais vezes um pneu ou até mesmo os dois pneus de sua bicicleta. Bem pessoal para quem tem condições uma opção para se evitar esta situação é colocar o selante o popular Tubeless, mas se por ventura você não possa ou não queira colocar o selante é essencial que você saiba fazer o reparo da câmara de ar tapando o furo com um remendo. Então vamos lá. Você pode fazer este serviço sem retirar a roda da bicicleta, mas isso vai te atrapalhar então o primeiro passo é retirar a roda, depois com o auxílio de espátulas faça a retirada da câmara de ar (caso não tenha espátula use uma chave de fenda ou algum objeto que facilite a retirada do pneu da roda, em seguida bombeie ar na câmara e procure o furo ou os furos e ao encontrar marque ele ou eles com algum palito de dente ou algo similar, depois limpe e lixe bem ao redor do furo e passe uma fina camada de cola, em seguida espere um pouso e depois solte o plástico protetor do remendo e cole o mesmo na câmara de ar fazendo força para que ele fique bem colado e pronto. Bem pessoal é impossível evitar que um pneu venha a furar, mas alguns cuidados podem ajudar a fazer com que isto aconteça menos vezes. O primeiro cuidados tem haver com a calibragem do pneu que deve seguir as determinações de cada fabricante, o segundo cuidado tem haver com a vida útil do pneu, se o mesmo já está bem rodado ou desgastado é bem mais fácil furar que um pneu em bom estado, uma outra coisa que vai ajudar na preservação da câmara de ar é o uso de uma fita isolante no interior da roda e o uso de uma fita protetora ou coro de boda como muitos chamam, colocada entre o pneu e a câmara de ar, mas atenção, é necessário observar o desgaste desta fita porque se a mesma estiver avariada ela mesmo vai favorecer que a câmara de ar se fure. Bem uma outra coisa que pode acontecer é que devido ao pneu estar com pouco ar você venha a bater em alguma pedra e assim promover um rasgo na câmara de ar de sua bicicleta e ai a depender do tamanho você pode perder a mesma, então procure sempre levar uma câmara de ar de reserva e compre remendos de vários tamanhos. 

Galera uma coisa que acontece e muito é o cabo de freio quebrar e você ficar na mão em pleno pedal, o que para muitos não é algo que deva ser levado a sério para mim é sim algo muito importante. Apesar de o fato de você ter um cabo de freio quebrado não te impedir necessariamente de continuar o seu pedal, já que você pode continuar a pedalar apenas com um dos freios, é preciso lembrar que se este cabo quebrar quando o ciclista estiver pedalando em linha reta beleza, não vai fazer muita diferença, porém se o cabo do freio vir a se quebrar quando o ciclista estiver numa decida ai a coisa pode se complicar para o mesmo, já que isto implica diretamente na sua segurança e não faz muita diferença se o cabo em questão seja do freio dianteiro ou do traseiro. Bem primeiramente o que todo ciclista deve observar é o estado de conservação dos cabos de freio. E como fazer isso? Bem você pode fazer isso de várias maneiras, mas o modo mais fácil de fazer isso e observar se os cabos não estão oxidados (enferrujados), principalmente no seu início ali junto ao cabeçote e também ali na junção  do cabo com o parafuso e no caso dos freios a disco na parte das pinças. O ideal é que você aplique sempre um pouco de óleo lubrificante nestes locais, principalmente após a lavagem da bicicleta. É importante sempre levar ao menos um cabo de freio de reserva, mas atenção, não compre cabos de baixa qualidade pois além de enferrujar mais rápido os mesmos quebram com maior facilidade compromete a qualidade da segurança na frenagem. Dito isto é necessário lembrar a você que nem sempre você terá ao seu lado uma pessoa para executar a troca destes cabos, então ao levar a sua bicicleta em algum mecânico para uma manutenção peça para ele lhe mostrar como trocar os cabos ou então pesquise na Internet como fazer isso, existem muitos tutoriais disponíveis, mas aprenda a fazer isso para não ficar na mão. O que posso lhe garantir é que não é uma coisa difícil de fazer, mesmo nas bicicletas mais modernas. 


Pessoal ter o cabo de marcha quebrado durante um passeio ou de uma trilha é algo muito comum e a depender do momento em que isto ocorra pode trazer grande prejuízo para o ciclista, isto porque a depender da velocidade em que o ciclista esteja pedalando o cabo de marcha quebrando pode ocasionar de tabela a quebra o câmbio e até mesmo da gancheira e ai o gasto vai ser grande. Bem, ao contrário dos cabos de freio, a substituição dos cabos de marcha é algo um pouco complicado, principalmente porque a cada dia as bicicletas ficam mais modernas, mas não é coisa de outro mundo, vai aqui mais uma vez a dica anterior, procure um mecânico de sua confiança e peça para ele lhe ensinar na prática como proceder a troca dos cabos de marcha de sua bicicleta, é importante que você leve a sua bicicleta e não uma de outro modelo, assim fica mais fácil o aprendizado. Assim como os cabos de freios, os cabos de marcha devem ser de boa qualidade e é necessário que você observe sempre o estado de conservação dos mesmos. Quase sempre após a substituição de algum dos cabos de marcha aconteça uma pequena variação na passagem das marchas e isso se dá devido a calibragem dos câmbios serem alteradas, então caso você saiba fazer esta calibragem faça imediatamente, caso contrário lev a sua bicicleta numa oficina mecânica e peça para o profissional fazer isso. 

Este é um verdadeiro pesadelo para qualquer ciclista. Meu amigo só quem passou por isso vai entender a frase anterior. Olha ter uma gancheira quebrada é uma das piores coisas que pode acontecer com um ciclista em qualquer pedal, isso porque na grande maioria das vezes esta gancheira quebrada pode causar o empeno do câmbio ou mesmo a quebra do mesmo, mas o pior é que quando você tem uma gancheira quebrada acabou o pedal meu amigo, já era, tudo o que você pode fazer é levar a sua magrela andando e torcer que passe alguém de carro ou de moto que tenha a boa vontade de o rebocar. Ai você me pergunta. Diante do que foi aqui exposto, o que eu posso fazer para evitar que a gancheira quebre? Bem uma das coisas que você pode e deve fazer é levar a sua bicicleta regularmente a uma oficina mecânica para uma manutenção preventiva e no dia a dia procure fazer a troca de marchas da maneira correta, pois ao realizar esta troca de maneira errada você força a gancheira e isso pode lhe custar caro, em todos os sentidos. O que muitos ciclistas expertos estão levando uma gancheira de reserva e isto é algo que eu Geovane recomendo, inclusive eu já comprei as minhas.

As causas das quebras de corrente e como evitar | Vizion Bikes
Durante um pedal pode acontecer qualquer coisa, e em relação a problemas com a bicicleta um dos mais comuns é ter a corrente quebrada, e olha que não importa se ela é de uma marca top de linha ou se ela é uma corrente de marca desconhecida, uma hora ela vai quebrar e ai se você é daquele tipo de ciclista que sai para pedalar sem levar nenhuma ferramenta você vai ficar na mão. Consertar uma corrente é algo relativamente fácil, basta que você esteja de posse de uma chave apropriada para este fim, mas hoje com a evolução tecnológica já existe uma opção mais prática que são os Power Links, que são usando uma linguagem popular, um elo extra, mas mesmo fazendo uso de um Power Link é necessário o uso da Chave de Corrente para fazer a retirada do pino e do elo quebrado. Para que a corrente de sua bicicleta tenha uma vida útil maior procure manter a mesma limpa e lubrificada. 


Identificando folgas no movimento central da bike! - YouTube
O último assunto a ser abordado nesta matéria é uma coisa que acontece sempre e que muitos ciclistas não dão a devida atenção, estou me referindo a folgas em algumas peças no decorrer do pedal. Isso ode acontecer na caixa de direção, no guidão, nas manetas de freio e principalmente no movimento central. Pessoal o que pode parecer uma coisa simples pode lhe dar uma grande dor de cabeça, isso porque vai depender muito de que peça folgou, da velocidade desenvolvida no momento e do tipo de terreno que você está pedalando. Vamos começar pelo movimento central que é o tipo de folga mais comum. A grande maioria dos ciclistas não leva no seu kit de ferramenta uma chave para realizar o aperto desta peça e ai o que pode acontecer é que o pé de vela venha a cair e se esta folga está acontecendo já a algum tempo e você não percebeu isso vai danificar o pé de vela e assim você terá de comprar um par novo, sem contar que caso você não tenha esteja de posse de uma chave vai ter de voltar de carona ou empurrando a sua bicicleta. Falga nas manetas de freio raramente acontece e quando vem a acontecer normalmente é culpa de uma manutenção mal feita ou feita as pressas, mas neste caso é fácil de resolver, basta apertar os parafusos e o riso para o ciclista é mínimo. A folga no guidão também acontece devido ao aperto dos parafusos não ter sido realizada adequadamente e também não oferece muto risco ao ciclista e para resolver é só apertar os parafusos. Agora a folga na caixa de direção, esta sim é perigosa porque pode fazer com que o ciclista perda completamente o controle de sua bicicleta e venha a sofrer um tombo que pode ser simples ou muito sério a depender dos fatores citados no início deste texto como velocidade, terreno e etc. Então galera para evitar surpresas procurem sempre fazer uma rápida revisão na sua bicicleta antes de qualquer pedal, isso pode fazer toda a diferença entre um pedal legal e um pedal trágico. Por fim resta dizer que qualquer folga em qualquer peça além de alterar o nível de segurança vai ocasionar o esgaste antecipado das peças, então o segredo é cuidar de sua bicicleta sempre.

DICAS ÚTEIS
Pessoal para encerrar esta matéria vou deixar aqui algumas dicas bem simples para que você tenha um pedal tranquilo dentro da medida do possível. Lembrando que são apenas dicas, que na minha opinião irão lhe ajudar, mas cada um é livre para as seguir ou não e é sempre bom buscar novas informações, mas cuidados com as Fake News. 

1 - Nunca saia para pedalar sem levar no mínimo, uma câmara de ar de reserva, cola e remendos.
2 - Providencie um kit de ferramentas com no mínimo uma Chave Philips, uma Chave de Fenda, Chave de Corrente, Chaves de Boca e Alicate. 
3 - Procure levar um pedaço de corrente ou alguns Power Links para o caso de uma necessidade. 
4 - Além de dar uma boa vistoriada na sua bicicleta antes de sair para pedalar calibre os pneus de acordo com a indicação do fabricante.
5 - Independente de onde você resida, sempre que for sair para pedalar, principalmente quando for pedalar pela zona rural, deixe um bilhete em casa indicando o destino de sua trilha e se possível um breve roteiro e no caso de passeio descreva o local onde vai acontecer o passeio. É importante também levar com você um cartão ou um pedaço de papel onde esteja anotado no mínimo um número de celular de algum parente seu com o devido nome da pessoa, o número do seu Cartão do SUS e caso você saiba, anote também o seu Tipo Sanguíneo. 
6 - Caso você pedale a noite, é fundamental equipar a sua bicicleta com farol dianteiro e sinaleira traseira e a depender do local onde você more e do trânsito, é recomendável o uso de colete refletivo. Lembre-se que o ciclista deve estar o mais visível possível nas vias e também deve pedalar no mesmo sentido dos veículos, isso de acordo com a lei. 
7 - Independente de você pedalar de dia ou a noite, procure sempre colocar na sua mochila um Kit de Primeiros Socorros.

Siga estas dicas simples e tenha certeza que você vai pedalar de maneira mais segura e com certeza quando algum imprevisto acontecer você vai saber resolver de maneira muito mais fácil. Segue abaixo alguns exemplos de algumas coisas que você deve estar sempre de posse num pedal.

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Por: Geovane Bezerra 

3 comentários:

  1. Ronaldo Campos de Pesqueira PE28 de abril de 2021 às 12:44

    Excelente postagem, realmente tudo o que foi dito é verdade, seja um simples pneu furado a uma gancheira quebrada se não soubermos como resolver iremos ficar na mão.

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  2. Jhonas Freitas Barros - Recife PE28 de abril de 2021 às 12:52

    Gostei bastante do conteúdo desta postagem e quero aqui dar a minha humilde contribuição. Olha tem um canal que eu sempre acompanho lá no YouTube que é o Pedalaria, lá vocês poderão curtir vídeos maneiros tipo tutoriais que vão lhes ajudar em um tudo quando o assunto é ciclismo. Vou deixar aqui um link para vocês. https://www.youtube.com/results?search_query=pedaleria+montando+bike

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  3. Maria Nazaré de São Bento do Una PE10 de maio de 2021 às 09:49

    Me ajudou bastante esta postagem. Muitas vezes durante um passeio é comum acontecer algo e ter de depender sempre dos outros é algo chato e tenho certeza de que a gelara também não gosta de ter de estar dando assistência o tempo todo a alguém por isso achei muito importante tudo o que aqui foi colocado, parabéns ao redator.

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