terça-feira, 21 de outubro de 2014

TRILHA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 19/10/14

Ficha Técnica
Equipe: Arielson - Clécio - Geovane - Mário - Armando - Amaro - Felipe - Jurandir - Elaine - Ivan e Henrique = 11 Ciclistas
Guia: Amaro
Municípios Percorridos: Belo Jardim - Sanharó - Poção e Pesqueira
Percurso Total: 90,96 km

INFORMAÇÕES INICIAIS
Inicialmente o percurso desta trilha seria indo por Divisão e voltando por Lagoa da Chave o que dava um percurso total de no máximo 80 km e com grau de dificuldade intermediário, mas por escolha da maioria ficou acertado da ida ser pela Serra dos Patos, seguindo depois por Mutuca e Gravatá dos Gomes o que fez aumentar a quilometragem e também o grau de dificuldade.

O ponto de encontro e concentração se deu como de costume na frente do prédio da prefeitura e para a nossa alegria contou com a presença do ciclistas Henrique Elias, ele que é de Recife e que esteve conosco por ocasião da Trilha das Duas Bicas. Após decidido o trajeto a ser seguido pousamos para a foto oficial e com um pouco de atraso demos início ao pedal num clima de muita descontração.

Fotos da Concentração

Fotos da Saída

Fotos no Sítio Patos

Sítio Água Branca
Ao chegarmos no Sítio Água Branca que pertence ao município de Sanharó, deste ponto seguimos pelo estradão de Jenipapo alguns metros adiante adentramos a esquerda e passamos a pedalar pelo estradão de Mutuca, neste trecho existe uma casinha simples onde é vendido dudu e cocada e que serve de ponto de apoio e de referência para que por aqui passa.

Fotos no Estradão Para Mutuca

1ª Parada
Nossa primeira parada foi na Vila de Mutuca que pertence ao município de Pesqueira, lá fizemos um lanche e decidimos se seguiríamos pela rodovia ou continuaríamos por estardas de terra rumo a Gravatá dos Gomes. Ainda em Mutuca a Minha tive de fazer uma rápida manutenção nas pastilhas de freio da minha bike que apresentou problemas há alguns quilômetros atrás.

Fotos na Vila de Mutuca/Pesqueira - PE

2ª Parada
A segunda parada para foi bem rápida e aconteceu no distrito de Gravatá dos Gomes que faz parte do município de Poção PE, lá a parada durou apenas o tempo de juntar todos os ciclistas e de reabastecer os reservatórios de água e logo em seguida retomamos o pedal, a esta altura a temperatura já estava bem elevada.

Fotos em Gravatá dos Gomes - PE

Rodovia PE 219
Pouco depois de sairmos de Gravatá dos Gomes eu Geovane, comecei a sentir fortes cãibras nas duas pernas, mas precisamente nas cochas o que fez com que o pedal se tornasse muito mais difícil para mim. É bem verdade que eu já senti que não estava bem logo no início da trilha, mas a vontade de pedalar falou mais alto e mesmo não estando em plena forma física resolvi seguir adiante, mesmo sabendo que teria de me poupar bastante para conseguir fazer todo o percurso. Foi realmente uma trilha de superação para mim, mas devido a este fato eu acabei por atrasar o restante do grupo e por isso peço desculpas a todos.

Pesqueira - PE
Ao chegar no município de Pesqueira eu tive que fazer uma parada para trocar a câmara de ar traseira que furou, nesta altura a maioria dos ciclistas já haviam chegado, restavam apenas eu (Geovane) o Amaro e o Clécio. Apesar das câimbras cheguei bem e disposto a encarar a subida rumo ao santuário.

Santuário de Nossa Senhora das Graças
Finalmente depois de muito calor e de muito esforço finalmente chegamos ao nosso destino. Este santuário é um dos pontos turísticos mais visitados e conhecidos do município de \pesqueira e está incluso no calendário de turismo religioso do estado de Pernambuco. Quem chegar até o santuário não pode sair de lá sem subir até o topo do mirante que ali existe e contemplar uma visão panorâmica que abrange todo o município de |Pesqueira como vocês verão nas fotos abaixo.

Hora do Rango
Depois da visita ao santuário nos dirigimos a té o Restaurante O Bodão situado as margens da rodovia BR 232, lá desfrutamos de uma boa refeição com um precinho camarada, higiene e bom atendimento. Nós recomendamos este estabelecimento a todos. Depois de termos saciado a fome e com uma preguiça danada sob um sol forte iniciamos a volta.

Iniciando a Volta
Iniciamos a volta pedalando pela rodovia BR 232 até o município de Sanharó, onde fizemos uma breve parada para reabastecer os nossos reservatórios de água e também para desfrutar de uma suculenta melancia que ajudou a refrescar a todos, depois atravessamos um pequeno trecho urbano de Sanharó e voltamos a pedalar pelas estradas de terra. Devido a alta temperatura o desgaste físico e mental aumentava a cada quilômetro pedalado e vontade de chegar em casa também.

Última Parada
Nossa última parada antes do encerramento da trilha se deu no Povoado de Divisão que faz parte do município de Sanharó, lá passamos algum tempo descansando e aproveitamos para nos refrescar com muito picolé, depois seguimos rumo a reta final do pedal, devido a alguns ciclistas terem compromisso ao chegar no perímetro urbano de Belo jardim a equipe se espalhou e sendo assim não foi possível registrar a chegada, mas fica qui o registro que que esta trilha transcorreu num clima de muita descontração e quase não foram registrados incidentes, Fica aqui os meus agradecimentos a todos os ciclistas presentes e em especial ao ciclistas Henrique Elias lá da capital que mais uma vez veio nos prestigiar. Sintam-se todos convidados para o próximo pedal.

Mapa do Percurso Total da Trilha

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

1. trilha muito boa, aproveito a oportunidade para agradecer a presença do ciclista Henrique Elias do Recife.