quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PAN-AMERICANO DE CICLISMO DE PISTA 2014 - BRASIL É PRATA NO KEIRIN FEMININO

Considerado o maior Pan da história, reunindo 400 ciclistas de 27 países, a edição 2014, realizada em Aguascalientes, no México, terminou neste domingo (14) com a disputa das provas de Madison masculino, Keirin feminino e Velocidade Masculino. A competição foi o primeiro evento classificatório para Rio 2016, além de distribuir vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. O Brasil encerrou a competição com duas medalhas e onze vagas garantidas para Toronto 2015.

Além da medalha de bronze conquistada pelos atletas Kacio Freitas, Flávio Cipriano e Diefferson Borges, na prova de Velocidade por Equipes, o Brasil voltou a subir ao pódio neste domingo, com a ciclista Gabriela Yumi, que conquistou a prata na prova Keirin. Em 2012, ainda tinha 17 anos, Gabriela já se destacava na prova ao conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano Junior da Guatemala.

Agora, com 19, a brasileira voltou a estar entre as melhores das Américas, desta vez na categoria Elite, conquistando a medalha de prata no Pan de Aguascalientes. A medalha de ouro da prova de Keirin ficou com a ciclista canadense Monique Sullivan, enquanto o bronze foi conquistado pela venezuelana Daniela Larreal.

A Keirin é uma das provas do ciclismo olímpico que consiste em oito voltas na pista. Nas primeiras cinco voltas e meia (1.375m), os atletas pedalam atrás de uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo até que os atletas cheguem a aproximadamente 45km/h. Após esse momento, a "pace bike" sai da pista e os ciclistas disputam a medalha nas últimas duas voltas e meia (625m).

Em outra disputa que agitou a torcida, o brasileiro Flávio Cipriano por muito pouco não terminou com o bronze na prova de Velocidade Individual. O brasileiro terminou na quarta colocação, após uma disputa acirradissima contra o colombiano Santiago Ramirez, medalha de bronze. O ouro foi para o venezuelano Hersony Canelon e a prata para o colombiano Fabian Puerta.

A seleção ainda disputou a prova Madison com os atletas Joel Candido e Thiago Nardin. A dupla brasileira terminou a disputa na oitava colocação. Os Estados Unidos terminou na primeira colocação, seguido pela Colômbia e Argentina. Segundo o técnico da seleção, Emerson Silva, os resultados foram positivos e mostraram a evolução do Ciclismo de Pista brasileiro.

“O Pan foi muito disputado e por ser a primeira competição classificatória para Rio 2016, causou uma grande expectativa em todas as seleções, o que aumentou bastante o nível das provas. Finalizamos com duas medalhas, vários recordes brasileiros quebrados e onze vagas conquistadas para os Jogos de Toronto em 2015. Estamos satisfeitos e contentes por ver essa evolução acontecer”, destacou o técnico.

“É preciso destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBC, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, que esta proporcionando uma preparação adequada com toda a estrutura necessária para os nossos atletas. Essa dedicação da confederação vem fazendo a diferença e os resultados já começam a aparecer. O próximo passo será dar continuidade nos treinamentos para encarar as etapas da Copa do Mundo”, finalizou Emerson

A equipe brasileira de Ciclismo de Pista que participou do Campeonato Pan-Americano 2014 foi formada por: Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Diefferson Borges, Thiago Nardin, Gideoni Monteiro, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Prado no masculino. Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues formam a equipe feminina. A comissão técnica é formada pelo técnico Emerson Silva, o supervisor técnico Miguel Torres (membro do Centro Mundial de Ciclismo da UCI), o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Evandro Oliveira.


NOTA
Tendo em vista o tempo  estável, se por ventura estiver chovendo logo mais a noite, não haverá este pedal, da mesma forma caso venha a estar chovendo na próxima sexta-feira também não haverá a trilha noturna..


VENHA PRESTIGIAR ESTE EVENTO
Neste final de semana você terá a oportunidade de prestigiar um evento de esporte radical de primeira qualidade, para você que gosta de aventura e adrenalina este evento é ideal para você. Compareça e vamos prestigiar os ciclistas do nosso município.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Alexsandro Monteiro - Tacaimbó PE10 de outubro de 2014 às 08:17

    Além de ciclistas elas são também muito gatas, valeu pela postagem.

    ResponderExcluir