quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A ARTE DE PEDALAR COM SEGURANÇA

Saímos de nossas casas para fazer tantas e tantas coisas, dia após dia. Ir ao supermercado, encontrar um amigo, resolver burocracias e, claro, trabalhar. Esses trajetos podem ser feitos de diversas formas: a pé, de bike, usando o transporte público ou veículo privado.
Independente do meio de locomoção eleito, é indispensável respeitar para ser respeitado. Abrir os olhos e enxergar, com uma visão panorâmica, os pontos de vista de todos que cruzam o nosso caminho.
A bicicleta ainda é um dos presentes mais desejados pela garotada mas ao longo do tempo a mesma passou a ter um grande valor para a mobilidade urbana sendo um dos meios de transportes mais utilizados em vários países, neste período as nossas "magrelas" evoluíram bastante e hoje fazem parte do dia a dia de muita gente, mas é preciso lembrar que o ciclista faz parte do trânsito e como tal tem responsabilidades, por isso é de fundamental importância observarmos alguns pontos como os que seguem abaixo.

Pedale nas vias, à direita
É sério, o ciclista pode usar as ruas. Bicicleta é meio de transporte e o Código Brasileiro de Trânsito prevê que você ocupe as vias – mas NUNCA as calçadas, ok? Ali é lugar de pedestre e, no próximo post da série, vamos falar sobre os que caminham. ;-)


É importante que você fique à direita. Assim como os automóveis permanecem à esquerda quando a velocidade é maior, o ciclista, que segue mais devagar, está seguro e correto quando se posiciona na última pista, à direita.

Sinalize tudo o que vai fazer
A ideia é virar a próxima rua para chegar até aquela pizzaria maravilhosa na sexta-feira? Pois estenda o seu braço e avise ao motorista que vem atrás de você. Ele fica feliz e você garante a sua segurança.

Ruim de guidão? Pode treinar, que você chega lá. Todo ciclista experiente já foi atrapalhado um dia.

Cuide da manutenção da bicicleta
Isso é básico e não tem desculpas. Afinal, você não quer correr o risco de uma ferrugem na parte interna do garfo da sua bike praticamente desmontá-la enquanto você alegremente faz o seu percurso e… cataploft! Não queremos nem pensar nas consequências. Então, bicicletaria e atenção, sempre, ok?

Se essa rua, se essa rua fosse minha…
Embora o mundo ideal seja o respeito mútuo nas vias e calçadas, temos que contar com alguns percalços – sejam eles as distrações ou pessoas desinformadas que não sabem, por exemplo, que é preciso manter 1,5 metro de distância do ciclista.
Uma dica básica é ocupar a faixa. Ocupe mesmo. Nada de pedalar perto da guia. Essa atitude é simples e te ajuda, para o caso de algum susto, você poder simplesmente (e ainda com calma) ter espaço para “fugir”.
Acredite: às vezes você vai se assustar até com uma buzinada amiga de um ciclista que está de carro ou um daqueles buracos inesperados. Faz parte – basta estar preparado.

Viva a luz
Se vai pedalar à noite, se esforce para ser visto. Vestir roupas claras até ajuda, mas indispensáveis mesmo são boas luzes. Procure e teste em lojas próximas a você. Ah,  mantenha as pilhas ou baterias em dia!


Revolights, kit de luzes de LED instalados nos pneus.

Não use fones de ouvido
Infelizmente, é muito mais seguro ir sem música do que cantarolando o que toca na sua playlist. Se você está surdo no trânsito, não ouvirá buzinas ou alertas, participando pouco ou nada dessa orquestra urbana.
Ah, saiba que se você assobiar, perderá o fôlego. Mas cantar um pouquinho, vale – desde que você esteja atento ao que acontece no seu entorno. 

Evite peripécias
Seguinte: pedalar pode ser lúdico, mas é uma grande responsabilidade compartilhar as vias com veículos motorizados. Tenha bom senso e não faça nada que um automóvel não faria.
Exemplos? Jamais pedale na contramão; nunca, nunquinha mesmo pare inesperadamente, interrompendo o fluxo; não mude de faixa sem sinalizar; não ultrapasse faróis vermelhos; e assim vai.

Divirta-se!
É seguro dizer que optar por ir de bicicleta é garantia de um trajeto mais descontraído. Então, aproveite estas dicas e saia entre em ação.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL




ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK



Por: Geovane Bezerra

2 comentários: