segunda-feira, 1 de abril de 2013

2ª TRILHA DA PAIXÃO - BELO JARDIM / FAZENDA NOVA 29/03/13

Na última sexta-feira foi realizada com sucesso a nossa 2ª Trilha da Paixão que contou com a participação de 29 ciclistas. Olha juntar uma quantidade desta de ciclistas em plena Sexta-feira Santa não é para qualquer um, isto só demonstra a força de vontade e a dedicação que os nossos ciclistas tem para com os dois principais grupos de ciclismo daqui de Belo Jardim. Foi um pedal puxado mais muito proveitoso. Após deixarmos a zona urbana seguimos pela PE 166 na direção do Distrito de Serra dos Ventos e de lá pela parte da rodovia que ainda não está pavimentada até o Povoado de Barra de Farias e de lá para a PE 145 para então chegarmos ao nosso destino. Confiram alguns fatos e fotos deste belo pedal abençoado por Deus. No total percorremos 89Km.

FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Até que uma boa parte dos ciclistas chegaram no horário marcado, mas como de costume sempre existem aqueles atrasados o que resultou em atraso na saída, mas nada que atrapalhasse o clima de descontração e amizade.

FOTOS DA SAÍDA
Após a devida contagem dos participantes ainda na frente da D.R. Bike, nos deslocamos até a frente do prédio da prefeitura onde pousamos para fotos e foi proferida uma oração coletiva pedindo a Proteção Divina para que todos chegassem e voltassem sem maiores problemas.

FOTOS NA PE166 / BELO JARDIM
Por um pequeno descuido acabamos nos encontrando com as pessoas que estavam participando a Caminhada do Vinho que era puxada pelo Padre Geraldo Magéla e tinha como destino o Distrito de Serra dos Ventos o que acabou causando transtornos a todos; ciclistas e peregrinos mas com calma e paciência conseguimos  passar pela multidão e aproveito aqui a oportunidade para nos desculpar publicamente pelo ocorrido e diser que não era a nossa intenção atrapalhar o cortejo. Este fato nos rendeu um atraso da uns 40 minutos, mas por sorte o tempo se encontrava nublado e a temperatura agradável o que  facilitou a nossa vida. Na Serra da Piaca demos uma pequena pausa para aguardar os retardatários e depois retomamos o pedal.

FOTOS NO DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS
Ao chegarmos em Serra dos Ventos fomos informados que de lá saiu um grupo formados por 22 ciclistas tendo Fazenda Nova como destino. Aproveitamos para fazer um belo lanche e reforçar as energias para o que vinha pela frente. Vai aqui um merecido agradecimento ao ciclistas e amigo Manoel ele que está um pouco ausente do pedal mas que sempre nos apoia e desta vez não foi diferente, o mesmo providenciou um carro de apoio que sempre está próximo de nós durante o percurso e devidamente equipado com muitas frutas e água. Em nome de todos os participantes segue aqui o meu obrigado. Depois, de volta ao pedal.

FOTOS NO TRECHO RODOVIA DA PE166 QUE AINDA ESTÁ EM OBRAS
A partir de Serra dos Ventos até Barra de farias, já em terras de Brejo da Madre de Deus existe uma boa parte da rodovia que ainda não é pavimentada mas como já foi realizada a terra-planagem deu para pedalar legal. Até chegarmos a PE145 paramos por duas vezes para lanchar, sendo que em uma delas foi possível até nos refrescarmos com um belo banho de chuveiro.

FOTOS NA RODOVIA PE145 / BREJO DA MADRE DE DEUS
Há esta altura já estávamos bem próximos do nosso destino, resolvemos então dar uma última parada para novamente recarregarmos as energias antes de prosseguir o pedal.

CHEGANDO A FAZENDA NOVA
Ainda não havíamos adentrado em na localidade, mas ainda as margens da rodovia já se tinha a dimensão da quantidade de ciclistas que ali se encontravam, era bicicleta pata todos os lados que se olhasse, algo realmente lindo e que mostra a força do ciclismo amador da nossa região.

FAZENDO UM TOUR POR FAZENDA NOVA
O lugar é pequeno mas muito bonito e também limpo, mas faz-se necessário melhorar a estrutura física ṕara atender melhor os turistas.
(Praça Central)

(Pátio de Eventos)

(Cidade Teatro de Nova Jerusalém)

HORA DO RANGO
Após fazermos o devido reconhecimento do lugar paramos para um merecido almoço. Olha não posso aqui falar em nome dos demais ciclistas mas para mim mais uma vez nota-se a falta de estrutura adequada para receber bem os turistas. Tudo por lá estava custando os olhos da cara como por exemplo uma garrafinha de água mineral de 500ml por R$ 3,00 ou um almoço por R$ 23,50 o quilo. Tenho consciência que em eventos deste porte os preços praticados são acima da média diária porém agindo desta forma ao invés de estarem explorando o turismo a maioria dos comerciantes estão mesmo é explorando o turista e isso (na minha opinião é uma vergonha). Quanto a qualidade da comida e o atendimento não tive do que reclamar e creio que os demais ciclistas que foram comigo também não.

(Churrascaria Sem Nome)

HORA DA SONECA
Após o almoço nada melhor do que uma merecida soneca para harmonizar o corpo e a mente (é pena que faltam lugares adequados para isto) e na falta de lugares apropriados qualquer árvore ou calçada com sombra servis para este fim. A temperatura estava muito alta e até que o preço do banho não estava lá tão alto, R$ 3,00 por pessoa. Como a sede era grande e já nos encontrávamos com os nossos recipientes de água vazios compramos um garrafão de 20 litros e duas bolsas de gelo, que custou bem menos do que se fôssemos comprar as garrafas de 01 litro. Após algum tempo resolvemos antecipar a volta que inicialmente estava programada para as 16h00, mas que devido a não ter mais o que se fazer por lá foi devidamente antecipada para as 14h00. É verdade que não conhecemos a cidade teatro por dentro mas isto se deu ao fato de custar R$ 10,00 por pessoa para adentrar o recinto. Pode até não está tão caro mais não deixa de ser um custo a mais,

INICIANDO A VOLTA
Iniciamos a nossa jornada de volta para casa com 43º de temperatura e uma sensação térmica de aproximadamente 50º o que tornou esta segunda etapa do pedal muito mais pesada do que a primeira, apesar de ser mais curta, já voltamos pelo município de Tacaimbó.
(Ao fundo a famosa Pedra do Caboclo)

(A partir daqui nãose vê mais nada verde.)

FOTOS NO MUNICÍPIO DE TACAIMBÓ
Ao chegarmos em Tacaimbó todos nos encontrávamos  exaustos e a maioria já com os reservatórios de água vazios. Bem que tentamos mas não achamos onde comprar garrafas de ǵua de 01 litro e o jeito foi comprar das pequenas mesmo. Passamos algum tepo por ali e logo voltamos ao pedal.

(Fim do verde.)

A NOITE CHEGA
A tarde  aos poucos se foi e lá logo chegou a noite com sua temperatura amena e uma belíssima lua. Nesta altura já nos encontrávamos em terras de Belo Jardim e bem próximos do fim desta aventura.

FOTOS DA CHEGADA
Apesar do cansaço todos chegamos bem e quero aqui registrar que durante todo o percurso os únicos incidentes ocorridos foram três pneus furados o que é muito pouco levando em conta as condições do terreno de parte do percurso. Faltou a oração de agradecimento ao final, mas creio que Deus entendeu o nosso esquecimento. Quero aqui parabenizar a cada amigo e ciclista que participo deste evento e ao mesmo tempo parabenizar a todos pelo comportamento. Mas não seria justo terminar esta postagem sem homenagear uma pessoa em especial e é sobre esta pessoa que escreverei mais adiante. Quem desejar conferir todas as fotos desta trilha é só da uma olhadinha no face da Turma do Pedal, dos Amigos do Pedal ou de alguns dos ciclistas participantes.

DESTAQUE DA TRILHA
Para cada um de nós que participamos deste evento ficou uma lição de garra, de determinação e um exemplo de perseverança e isto veio por parte da ciclista Elaine que vem a ser a minha cunhada e esposa do ciclista Jurandir. Ela foi a única representante do sexo feminino neste pedal e mesmo com quase nenhuma experiência em trilhas ela fez todo o percurso sem atrasar o grupo, ao contrário, por muitas vezes ela estava a frente de muitos ciclistas, inclusive eu e o seu esposo. Quero aqui em nome de todos os demais ciclista lhes dar os nossos parabéns e dizer que um grande orgulho para nós tê-la em nosso grupo. Aproveitando a performance da Elaine quero aqui dedicar esta trilha a uma outra ciclista muito querida e que por motivo de força maior infelizmente não pode participar desta trilha. Mirian através da Elaine queremos dedicar esta trilha a você e desde já fazer-lhe ciente que agora você tem uma companheira de pedal que não deixa nada a desejar a nenhum marmanjo.
(Parabéns Guerreira)

CONVITE
Quer fazer parte do nosso grupo? Amanhã tem Pedal Noturno/Passeio pelas ruas da nossa cidade. A concentração e a saída será na frente da D.R. Bike a partir das 19h00. Este pedal tem um percurso de 22Km e não é ideal para ciclistas iniciantes, mas todos são bem vindos. Para você que ainda é iniciante no ciclismo ou mesmo que deseja iniciar o ideal é que você participe dos nossos pedais noturnos das terças-feras e das quintas-feiras. Estes passeios  tem concentração e saída da RMS Moda Esportiva a partir das 19h30m e tem percurso variado e curto além de ser desenvolvido em ritmo suave.

FIQUE POR DENTRO
Sempre que possível estamos aqui  postando cartazes de ventos de ciclismo que estão para acontecer em breve, desta forma se alguém se interessar em participar basta fazer uma busca mais detalhada na Net. Confiram alguns eventos que irão  acontecer neste mês de abril.

FRASE DO DIA
Talvez o certo para você é o errado para mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual, é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.
Raul Seixas

1. elainepsc@gmail.com1 de abril de 2013 às 23:02

Fiquei muito feliz de ser representante das mulheres, por isso mais um motivo de todo meu esfoço, obrigada.

2. Realmente, a Elaine mostrou muita garra, força e determinção. Já estou com pena de Jurandir nos próximos pedais. Parabéns Elaine

3. Parabéns Elaine, vc foi uma guerreira! Traga mais Juranbdir pra pedalar tbém heheh Abs..

4. Sandro dos Santos - São Caetano PE2 de abril de 2013 às 15:32

Não faço parte de nenhum grupo ou associação de ciclismo mas já fui por duas vezes a Fazenda Nova. Moro em são Caetano e sei que pedalar até lá não é para qualquer um por isso parabenizo esta bela jovem pela sua força de vontade e parabenizo também os ciclistas de Belo Jardim que sempre se fazem presentes em Fazenda Nova.

5. Geovane - Amigos do Pedal2 de abril de 2013 às 15:58

Quero aqui lembrar ao nosso amigo Mário Júnior lá de Santa Cruz do Capibaribe que me lembrei dele lá no face e postei uma foto sua. Infelizmente as que eu bati não prestaram. Caso surjam outras postarei depois.

6. Wilson Campos - COHAB I BJ4 de abril de 2013 às 18:01

Parabéns ciclistas de Belo Jardim. Muitas vezes deixamos de fazer algo por puro medo ou receio de não conseguir concretizar. No ciclismo não é diferente, são muitos os casos de pessoas que tem até uma boa condição física ou mesmo que pedala com uma certa regularidade mas que ao se verem diante de algum desafio maior como por exemplo uma trilha destas que vocês fizeram, apesar de toda sua vontade de participar acabam desistindo sem ao menos tentar, desta forma quero aqui parabenizar esta linda jovem por representar tão bem as mulheres neste evento,que ela tenha certeza que o seu exemplo vai dar frutos mais adiante. Mais uma vez parabéns ao grupo pela trilha e palas belas fotos aqui postadas e a jovem fica aqui a minha admiração e um recado. Participe mais, a presença de vocês mulheres é muito importante em qualquer evento de qualquer natureza e serve como incentivo para que outras venham a se juntar a vocês.

7. Geraldo Brito de Carvalho - Recife PE4 de abril de 2013 às 21:12

Vocês de Belo Jardim estão de parabéns pela demonstração de união, de garra e de determinação por terem conseguido juntar tantos ciclistas que foram e voltaram até Fazenda Nova pedalando. Parabéns e procurem aos poucos aumentar as distâncias percorridas, pois só assim vocês terão o prazer de conhecer lugares lindos. Parabéns mais uma vez a todos os participantes desta trilha, sendo eles membros ou não do vosso grupo.

8. Olá guerreiros do pedal ! Mais uma vez parabeniso essa galera pra lá de vencedora. Fiquei muito impressionado com o percusso. E também com a ciclista feminina. Isso aí não é pra qualquer um não. As fotos ficaram arretadas! Belo jardinese é porreta! Meu amigos Geovane e Amaro, quero agradecer essa parceria entre a galera do pedal e do nortefica. Desde já deixo aqui a disposição todo o meu apoio a essa prática desportiva muito importante para nossa cidade. Muito bom! (Renato Silva)

1. Geovane - Amigos do Pedal11 de abril de 2013 às 20:27

Caro Renato por mim e creio que posso falar em nome dos demais ciclistas dos Amigos do Pedal esta nossa parceria vai durar muito, pois além de gostarmos de aventura (cada um do seu jeito) também amamos a natureza e gostamos de valorizar o que é nosso. Obrigado pelos elogios e conte sempre conosco.

9. kleber Líns - Natal RN11 de abril de 2013 às 22:32

Já tive o prazer de conhecer este belo lugar e graças as fotos que vocês postaram me bateu uma saudade danada. Quem sabe no ano que vem eu não vá assistir a Paixão de Cristo e assim quem sabe tenha o prazer de cruzar com algum de vocês por lá. uma braço e continuem assim com esta disposição.

10. Nossa amei vcs,os detalhes em que vcs falam sobre todo o percuso,meu esposo foi para fazenda nova tbm e confeso que inveja me bateu sim,e quando vejo alguem do sexo feminino que felicidade parabéns Elaine, um dia quero fazer uma trilha tbm se Deus quiser beijos a todos.

1. Geovane - Amigos do Pedal14 de abril de 2013 às 13:11

Cara Alexandra é sempre um prazer ler comentários de pessoas que admiram este blog e principalmente o ciclismo que é o nosso foco. espero que dentro em breve voçê venha a se juntar as demais ciclistas do nosso grupo que assim como a Elaine abrilhantam com sua s belezas os nossos pedais. Aqui você vai encontrar respeito e companheirismo, então quando for possível junte-se ao seu esposo e venha pedalar conosco, será um prazer tê-la no nosso grupo.