segunda-feira, 8 de abril de 2013

TRILHA DO BAOBÁ - 07/04/13

Neste último domingo foi realizada com sucesso mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino uma árvore bicentenária denominada Baobá que está situada em terras do Sítio Capivara na zona rural do município de Sanharó - PE. Confiram nas fotos e narrativas abaixo um pouco desta nossa aventura.

DADOS INICIAIS
Ponto de Encontro: D.R, Bike
Concentração: 06h00m
Saída: 06h30m
Equipe: 16 ciclistas
Distância Percorrida: 48Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro assim como a concentração e a saída estava marcado inicialmente para ser na Praça Dom Luiz (Pç. dos CORREIOS), já que a galera da Turma do Pedal estava com outra trilha programada no mesmo horário, porém como todos decidiram participar desta trilha ficou resolvido que nos concentraríamos e sairíamos de frente da D.R. como de costume.

GALERA DO DH
Olha ai a galera da Turma do Pedal se preparando para mais um treino de Down Hill na cidade de Gravatá - PE. O pessoal é altamente preparado e está representando bem Bel Jardim em diversas competições.

FOTOS NA RODOVIA BR 232
Ao chegarmos nos proximidades do Posto Ipiranga as margens da BR 232 nos encontramos com o ciclista Regiclécio que foi o nosso guia nesta trilha, ele que já havia ido por algumas vezes até este belíssimo Pé de Baobá o qual nós iríamos ter agora o prazer de também apreciar. Olha o Regiclécio ai em destaque na primeira foto abaixo.
(2º Acesso a Belo Jardim / Alto Limpo)

(Margens da BR 232 / Alto Limpo)

(Margens da BR 232 / Sítio Batinga de Baixo)

PEGANDO O ESTRADÃO
Deixando a rodovia seguimos por longo estradão que tem início no Sítio lagoa da Chave em terras de Belo Jardim e segue até as margens da BR 232 já nas proximidades do acesso a Sanharó. A partir deste ponto o que nos alegrou foi o fato de nos depararmos com várias poças d`água ao longo de todo o trajeto, assim como com vários barreiros com água, fruto de uma boa chuva que ocorreu no sábado. É a esperança voltando.
(Sítio Lagoa da Chave / Belo Jardim)

(Pé de Umbu no Sítio Lagoa da Chave / Belo Jardim)

(Barreiro cheio com água da chuva do sábado. / Sanharó)

(Parada para descanso em terras de Sanharó.)

PARADA PARA REABASTECIMENTO DE ÁGUA
Neste ponto do trajeto fizemos uma pequena parada para reabastecer os nossos reservatórios de água e também para outras necessidades, depois voltamos ao pedal.
(Posto de gasolina as margens da BR 232 em Sanharó.)

CHEGANDO EM SANHARÓ - PE
Após uma pequena pausa para fotos na bela praça que existe no acesso principal ao município  de Sanharó, seguimos um pouco mais adiante e paramos em uma lanchonete as margens da BR 232 para um belo lanche regado a base de suco e frutas.

SEGUINDO RUMO AO SÍTIO CAPIVARA
Após o lanche seguimos em direção ao Sítio Capivara onde está localizada a propriedade onde fica o Pé de Baobá. Agora faltam poucos quilômetros até o nosso destino.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Ao chegarmos ao nosso destino vimos o porque de tantos comentários a respeito desta árvore. O Pé de Baobá é realmente  uma árvore extraordinária. Quando lá chegamos fomos recepcionados pelos senhor Naelson que o administrador da propriedade e cuida com muito carinho de tudo por lá. Ele nos informou que a árvore em questão tem mais de 200 anos de idade e que as sementes foram trazidas da África por escravos que trabalhavam para os tataravós dos atuais proprietários do lugar. Antes existiam dois Pés de Baobá mas a alguns anos o outro morreu. este que restou mede 13,32 metros de circunferência, são necessárias 10 pessoas adultas para abraçar o seu tronco.  Apesar de não ser uma árvore alta é realmente um belo exemplar e que vale a pena ser admirado por qualquer pessoa. O lugar é aneto a visitação e não é necessário se pagar nada, também é permitido se fazer piquenique e levar excursões  portanto está ao alcance de todos. O Sr. Naelson está preocupado com a saúde da árvore que segundo ele este ano pela primeira vez não segurou os frutos. Ele teme que ela esteja morrendo devido a forte estiagem, mas cremos que o velho Baobá irá sobreviver a mais esta prova de resistência  afinal de contas não é toda árvore que vive por mais de dois séculos e ainda por cima fora das suas terras de origem. Infelizmente nem todos os ciclistas que participaram da trilha pararam para admirar a árvore. Como alguns seguiram em um ritmo um pouco mais forte adiante e não conheciam a localização correta da árvore, acabaram por passar do ponto de parada e quando foram encontrados pelo nosso guia não quiseram voltar.

(A esquerda sem camisas o Sr. Naelson, administrador do lugar.)

(Ao fundo um pequeno Pé de Baobá com quatro anos de idade, plantado pelo  Sr. Naelson.)

(Casa onde os proprietários ficam quando vem visitar o lugar.)

INICIANDO A VOLTA
Depois de nos deliciarmos com está bela árvore e de um bom papo com o Sr. Naelson iniciamos a volta seguindo na direção do Povoado de Santa Luzia (Belo Jardim).
 (Lama, muita lama. Que beleza.)

FOTOS NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA / BELO JARDIM
Ao chegarmos em Água Fria paramos por alguns instantes para recuperar as energias e fazer um lanche leve.

DESTAQUE DA TRILHA
Quero aqui em nome de todos os ciclistas homens dar os parabéns as nossas três ciclistas representantes do sexo feminino que abrilhantaram e embelezaram esta trilha, estou falando das ciclistas: Vanda, Roberta e Yelma, sendo que as duas últimas estavam estreando no mountain bike e apesar das dificuldades fizeram todo o trajeto de maneira exemplar, parabéns as nossas três guerreiras e que o exemplo de vocês sirva de inspiração para as demais.

(Sentadas, Roberta e Yelma, Em pé, Vanda. Nossas três guerreiras.)
RESUMO DA TRILHA
A trilha foi realizada em quase sua totalidade sob temperatura amena, porém nos quilômetros finais a temperatura aumentou e o desgaste também. Durante o trajeto tivemos cinco pneus furados, mas estes foram os únicos incidentes, no mais tudo ok. Foi uma trilha onde os participantes puderam desfrutar um pouco e tudo; pedalar por rodovia, pedalar por estradão, pedalar por terrenos acidentados e por terrenos com muita lama, além de umas boas ladeiras. Por fim gostaria aqui de deixar registrado que qualquer mulher é bem vinda a pedalar conosco, seja nos pedais noturnos ou nas trilhas, sejam solteiras ou casadas, dentro do nosso grupo elas encontrarão respeito e amizade e os seus maridos e demais familiares também são bem vindos. Quero aqui também parabenizar os demais ciclistas pelo comportamento e pelo espírito de corpo demonstrado durante todo o percurso, é assim que devemos agir sempre, uns esperando e apoiando os  outros.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE A ÁRVORE BAOBÁ
Baobá vive de três a seis mil anos. Originou-se na África, é árvore sagrada. O Baobá representa também preservação e é objeto de culto, com velas, fitas, ex-votos como se fosse santo. Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansônia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro. São árvores seculares, testemunhas vivas da história, que chegam até aos 6.000 anos de Baobá é uma das árvores mais antigas da terra. Modernos métodos de avaliação, tal como o do carbono radioativo, revelam que uma árvore de 5 metros de diâmetro (a média é de 10 metros) tem 1.010 anos de idade.
Antes da utilização de técnicas avançadas, a idade dessas árvores era avaliada pela leitura de datas inscritas no tronco pelos primeiros exploradores alguns deles do século XV. Poderemos apreciar o sistema de polinização dessa planta, onde os "espíritos mágicos", os macacos que se escondem no oco e gigantesco tronco, durante o dia, e seus vizinhos, os morcegos, que percorrem longas distâncias, á noite, vêm sugar o doce néctar das flores. Essas flores têm 20 cm de diâmetro e parecem estar penduradas de cabeça para baixo, em forma de sino. Elas têm apenas 24 horas de vida O odor forte de almíscar atrai moscas varejeiras e outras agentes polinizadoras. O odor parece de carniça devido à presença de escatol, e sai rapidamente qualquer sentimento romântico em relação à árvore. Os animais sugam o néctar, e assim atuam como vetores para o pólen que adere aos seus pelos faciais.
Essa árvore é um hotel para lagartas, muitas espécies de pássaros e insetos, tais como o louva-a-deus gigante capaz de devorar uma lagartixa viva. A mariposa fecha as asas e parece um espinho de acácia. Parece que o galho esta coberto de espinhos. Na base do tronco no chão vivem o bicho-pau. A maior parte do ano o baobá esta sempre desfolhado.
O baobá é lugar de caça. O poeta Diógenes da Cunha Lima, comprou um terreno em Natal, Rio Grande do Norte para salvar uma árvore, um gigantesco baobá. São conhecidas apenas 20 árvores no país. Em Pernambuco estão dezesseis, três no Rio Grande do Norte um no Ceará e um no Rio de Janeiro. O Baobá se transformou num dos principais personagens do livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, editado pela primeira vez, em Nova York, em 1943. Diógenes da Cunha Lima garante que antes de ser famoso na década de 30, Saint-Exupéry pousou seu avião em Natal , e foi na cidade do Sol que ele conheceu o baobá."O solo do planeta estava infestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele Atravanca todo o planeta, é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. Meninos! Cuidado com os baobás!" (Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe.

JUNTE-SE A NÓS VOCÊ TAMBÉM
Ponto de Encontro: RMS Moda Esportiva - Concentração: 19h30m - Saída: 19h40m - Percurso a decidir no local. Pedal leve, ideal para iniciantes.

Ponto de Encontro: D.R. Bike -  Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m - Percurso: 22Km - Pedal desenvolvido em boa velocidade e com algum grau de dificuldade. Não é indicado para iniciantes.

SEXTA-FEIRA TEM
PEDAL NOTURNO / TRILHA
Ponto de Encontro: RMS Moda Esportiva - Concentração: 19h30m - Saída: 19h40m - Destino a decidir no local. Pedal leve, ideal para iniciantes.

FRASE DO DIA
Desde que eu fui uma criança tenho tido esse impulso instintivo por expansão e crescimento. Para mim, a função e dever de um ser humano de qualidade é o honesto e sincero desenvolvimento de seu potencial.
Bruce Lee

1. Sandro dos Santos - São Caetano PE9 de abril de 2013 às 17:22

Olha as garotas estão de parabéns, em se tratando de uma primeira participação elas foram demais, quanto ao Baobá é realmente uma árvore muito bonita e que guarda muita história.

2. E pensar que ainda existe quem duvide da força da NATUREZA. Parabéns pela postagem , pelas fotos e parabéns a as mulheres que participaram, elas são um exemplo para todos.

3. Muito legal, pena eu não ter ido nessa...mas deixa para proxima.

4. Geovane, a resina que este baobá está soltando e que preocupa o Sr. Naelson, na realidade é uma defesa da árvore devido a estiagem e que também serve de alimento para alguns insetos e vertebrados. Portanto não se preocupem, essa árvore vai ficar ali por muitos séculos.

RMS MODA ESPORTIVA
    Amaro Neto

1. Geovane - Amigos do Pedal11 de abril de 2013 às 20:23

Muito bom saber disto pois algumas pessoas que viras as fotos neste blog e que me conhecem estão dispostas a participar de uma nova trilha até este belo Baobá. Para elas e para quem mais possa interessar gostaria de dizer que pretendo em breve marcar uma nova trilha para este destino.

5. kleber Líns - Natal RN11 de abril de 2013 às 22:28

Já fazia um bom tempo que eu não via lama nas bikes de vocês. Espero que isto seja sinal de que as chuvas estejam chegando ai na região de vocês. Quanto a árvore não há outra coisa a se falar a não ser dizer que ela é linda e imponente.

6. Rosângela - Garanhuns PE12 de abril de 2013 às 22:37

Caras amigas ciclistas, não as conheço pessoalmente porém quem encara uma trilha com esta quilometragem logo de início no pedal merece todo o meu respeito e admiração. Olha ai homens estas mulheres estão mostrando para vocês de sexo frágil nós só temos o nome, no mais estamos em igualdade condições com os homens. Parabéns a todos os participantes e parabéns ao responsável por este blog que sempre se preocupa em postar matérias interessantes e sempre focadas no ciclismo sem nenhum tipo de discriminação. Espero ter o prazer de ver novas fotos com vocês no pedal e tenho certeza de que os homens deste grupo gostaram muito de ter companhia feminina nesta aventura.

7. Vilma Medeiros - Gravatá PE12 de abril de 2013 às 22:39

Infelizmente ainda existem mulheres que não acreditam na sua capacidade de se superar, mas ainda bem que existem outras iguais a vocês que vão a luta e mostram que não devem nada aos homens. Achei as fotos muito boas e a árvore um espetáculo a parte. Gostaria aqui de parabenizar os rapazes pela acolhida as três jovens e desejo que continuem assim.

8. Sargento Medeiros - Pombos - PE13 de abril de 2013 às 07:15

Bom dia rapaziada do pedal. Estou comentando pela primeira vez neste blog primeiro porque descobri o mesmo a pouco tempo e segundo porque só costumo de expressar quando realmente gosto de algo ou quando tenho alguma crítica a fazer sobre algo, mas sempre analisando bem cada caso. Quero aqui de início parabenizar o responsável pelo blog e editor das postagens pela ética que sempre noto nos seus conteúdos e pela organização deste blog e como não poderia deixar de ser quero parabenizar a todos os ciclistas deste belo grupo que estão demonstrando para os jovens e para os ociosos que é possível sim se divertir sem drogas e ainda praticar um esporte que faz bem ao corpo, a mente e ao planeta. Por fim meus parabéns especiais para as três jovens que deixaram de lado a rivalidade e o preconceito e se juntaram aos homens nesta empreitada. Havendo respeito uns pelos outros a tendência do grupo de vocês é crescer cada vez mais, zelem por isso e aguardem novos comentários.

9. Tamara Marinho - Lajedo PE13 de abril de 2013 às 07:25

Pessoal este tipo de árvore é para ser realmente conhecido e principalmente protegido.Talvez os donos da propriedade nem tenham noção do valor de uma árvore deste porte. Parabéns a toda galera pelas belas fotos,pela trilha e pela divulgação e para as garotas fica aqui o meu desejo de que elas persistam, pois estão sendo exemplos.

10. Olha ai as mulheres aos poucos criando coragem de pedalar. Acho que isto se deve em muito a Mirian e a Vanda que sempre vejo nas fotos. É isto ai, parabéns a todas e que o exemplo de vocês continue a dar frutos.

11. Milton Alves da Silva - São Bento do Una / PE14 de abril de 2013 às 21:35

Olha pessoal aqui também choveu e foi um prazer ver esta bike toda suja de lama. Gostei muito das fotos e da árvore a qual pretendo conhecer, é incrível como temos tanta coisa boa bem próximo de nós e ninguém divulga. Para encerrar quero parabenizar as três garotas, elas são bonitas e bem dispostas.

12. Nunca tinha visto uma árvore com um tronco tão grosso, se me falassem eu não acreditaria mas as fotos não mentem. Parabéns a todos e principalmente as mulheres.