segunda-feira, 7 de julho de 2014

TRILHA CACHOEIRA DA BOA SORTE 06/07/14

Equipe Masculina: Geovane - Estrela - Arielson - Valdemir -  Gaudi - Bodocó - Murilo - Rafael - Thiago - Robson - George - Armando - Baiano - Jurandir - Amaro - Guilherme - Régis - Samarone - Ismael e Leonardo
Equipe Feminina: Elaine - Vanda - Hortência e Eliana
Equipe Infanto-juvenil: Lucas - Rai - Pedro e João
Total: 28 ciclistas
Distância Percorrida 35 km


Mais uma ótima trilha com um maiores número de ciclistas do ano, só perdendo para a Trilha da Paixão. Saindo um pouco da rotina os horários de concentração foram programados para um pouco mais tarde do que de costume levando-se em consideração que devido ao fato dos dias ultimamente amanhecerem com temperaturas baixas e como o nosso destino era relativamente perto iríamos chegar na cachoeira muito cedo se saíssemos no horário tradicional. Para minha surpresa muitos amigos atenderam ao convite feito pelas redes sociais e se fizeram presentes e num clima de muita descontração sob uma temperatura bem agradável desfrutamos de uma trilha bastante agradável, sem contar que a equipe feminina desta vez estava muito bem representada.

CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro e também de concentração foi na frente da prefeitura como de costume, enquanto traçamos os detalhes da trilha os ciclistas aproveitavam para se alongar e também para trocar umas ideias enquanto aguardavam os retardatários. Fomos informados pelo ciclista Amaro que o ciclista Guilherme já havia partido na frente com outros quatro e que ficaria a nossa espera na Vila de Taboquinha.


 SAÍDA
Saímos pontualmente no horário marcado. Assim que íamos dar início a trilha as ciclistas Elliana e Hortência se juntaram a nós e sendo assim a equipe feminina que já contava com as ciclistas Elaine e Vanda recebeu mais dois reforços.


PERÍMETRO URBANO
O trajeto pelo perímetro urbano foi relativamente curto e bastante tranquilo porque quase não havia veículos circulando pela cidade naquele momento.










 BARRAGEM DO BITURY
Graças as últimas chuvas  o volume de água da Barragem do Bitury aumentou um pouco, é bem verdade que falta ainda muita água para que ela chegue até a sua capacidade total mas em relação a poucos meses atrás onde ele se encontrava próximo ao colapso a situação jé melhorou, vamos orar pedindo a Deus que ele continue a nos enviar estas chuvas pois estamos precisando muito das mesmas. Fica aqui um apelo a toda a população, vamos economizar e evitar o desperdício de água para ela não sumir das nossas torneiras. 



VILA DE TABOQUINHA
Ao chegarmos em Taboquinha os ciclistas Guilherme, Régis, Samarone, João, Ismael e Leonardo já estavam a nossa espera como combinado, lá paramos para um breve lanche e depois seguimos rumo ao nosso destino. Como o clima estava frio ninguém quis encarar o refresco geladinho de coco, mas a melancia foi bem vinda.
Olha só como a nossa equipe feminina estava bem representada. É pena que isto não acontece sempre.







  SÍTIO BITURY
Agora já estávamos bem próximo do nosso destino. Aqui neste sítio temos várias opções de estabelecimentos para ponto de apoio onde podemos lanchar e até mesmo almoçar como no caso do bar de Chico de Santa onde é servida uma boa comida a um precinho bem camarada. O bar que aparece ao fundo nas cores branco com azul é novo e apesar de não termos adentrado nos parece bem organizado. Fica aqui os nosso agradecimentos ao proprietário que nos deixou tomar banho no chuveirão que existe na frente do bar.
 





 SÍTIO BOA SORTE
Este trecho é composto de uma ladeira bastante íngreme e como havia chovido a pouco tempos a mesma estava bastante lisa e apresentando várias deformações no terreno o que dificultou bastante a vida dos ciclistas que tiveram de subir empurrando as bikes, mas isso faz parte da aventura.
Quero aqui aproveitar para parabenizar o ciclista Pedro, ele que é filho do Valdemir e mostrou uma disposição de dá inveja e também parabenizar as ciclistas da equipe feminina que encararam a subida numa boa, mesmo com todas as dificuldades.




 PROPRIEDADE DO SR. PEDRO
É nesta propriedade que fica localizada a cachoeira da Boa Sorte que é composta por duas quedas d`água  muito bonitas mas que devido as chuvas ainda não terem sido fortes encontra-se com pouco volume de água nas suas corredeiras, mesmo assim é um lugar muito bonito e tranquilo, vale a pena conhecer e tomar aquele banho geladinho.
Para quem achava que o pior já havia passado ainda restou um pequeno trecho por caminhos estreito, muitos tocos de madeira, mato e bastante lama, sendo assim lá fomos nós carregar as nossas bikes novamente até chegarmos na cachoeira. 




CACHOEIRA DA BOA SORTE
Ao chegarmos ano nosso destino todos puderam constatar a beleza do lugar e ainda colhemos goiabas e laranja cravo, é claro que eu já havia pedido permissão ao Gugu que é o filho do Sr. Pedro e meu colega de trabalho. Só para deixar registrado que nunca adentramos em nenhuma propriedade sem autorização e muito menos colhemos frutas ou plantas sem ordem. Desde já fica aqui os meus agradecimentos ao Sr. pedro e ao meu amigo Gugu em nome de todos os ciclistas presentes.












 APRECIANDO A NATUREZA
Não é só a cachoeira que é bonita mas todo o entorno, por aqui o que não falta são belas paisagens e muito ar puro. Mesmo em períodos de escarces de chuvas este local mantém sua beleza porque o verde resiste, isto se deve em parte por uma boa quantidade de mata ainda bem preservada que existe aqui por perto nas terras que pertencem ao Sr. Pedro e ao seu irmão que todos conhecem como Tio Nocha que por sinal encontra-se bem doente e por isso o Gugu não se fez presente para nos recepcionar. Em nome de todos os participantes desejo ao mesmo melhoras e que ele se recupere o quanto antes. O Tio Nocha é um senhor bastante simpático e brincalhão e foi realmente uma pena ele também não estar por aqui.




BAR DA MARIA
Depois de muito banho nada melhor do que um pré almoço regado a xerém com galinha e mocotó e para isto o lugar escolhido foi o Bar da Maria que na verdade é uma tradicional bodega que oferece uma ótima comida com bom atendimento e higiene sem contar com o precinho camarada. Nós recomendamos esta bar para todos que forem tomar banho ou apenas visitar a cachoeira da Boa sorte. O mesmo fica bem próximo da cachoeira e por trás da casa ainda tem um poço com água de primeira qualidade para um bom banho.




 A VOLTA
O trajeto da volta foi o seguinte: Saindo do Sítio Boa Sorte seguimos pelos sítios; Bitury, Cacheado, Mariola, Muquém e Travessão. Este último sítio em breve deixará de existir poque fica bem próximo da área urbana e com o crescimento da cidade parte deste sítio já se tornou uma vila. Assim que iríamos iniciar o pedal pelo Sítio Cacheado a ciclista Elliana sofreu um tombo, mas graças a deus não foi nada grave, a mesma teve apenas uma leve torção do pulso esquerdo e ficou um pouco suja de lama. Como eu estava de posse do meu Kit S.O.S  passeio um pouco de pomada para massagem e a mesma continuou a trilha sem problemas.







ENCERRAMENTO
Como sobrou dinheiro do pagamento do lanche resolvemos convidar os ciclistas que desejassem par tomarmos umas cervejinhas e refrigerante para os que não bebem acompanhado de um gostoso peixe frito e bistecas de porco. O local escolhido foi o Bar do Geovani lá no bairro Maria Cristina. O Geovani já trabalhou comigo  e hoje é dono do seu próprio negócio. Neste bar vocês tem uma boa variedade de petiscos e tira gosto além de bom atendimento, higiene e um precinho camarada. Nós recomendamos este estabelecimento. Fica aqui os meus agradecimentos a todos que atenderam o convite feito aqui no blog e também pelo face e pelo wats app. Sei que para nós que gostamos de aventuras não importa se a trilha conte apenas com dois ou três ciclistas porque o que vale é o pedal em si mas, quando a galera comparece em bom número é claro que é bem mais gostoso.





DESTAQUE DA TRILHA
O destaque desta trilha foi a ciclista Hortência que chegou a pouco tempo no grupo e que ainda está pegando o jeito na prática do Mountain Bike, a mesma apesar das dificuldades enfrentou numa boa a trilha e em momento algum falou em desistir. Quero também destacar a boa atuação da garotada que estão com tudo. A Hortência e aos garotos os meus parabéns em nome do grupo.

DOMINGO TEM MAIS
E VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO

NOTA - Nesta data estava programada a trilha para o Santuário de Nossa Senhora das Graças no município de Pesqueira mas devido a final da Copa do Mundo do Brasil que esperamos que a nossa seleção se sagre campeã resolvemos adiar esta trilha para uma outra data a ser ainda determinada. A trilha acima é curta e bem legal de ser feita. Venha e traga mais um com você. Lá no nosso grupo no face já está disponível um álbum com todas as fotos desta trilha.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE9 de julho de 2014 às 06:56

    Pessoal mesmo com o Brasil jogando no sábado a trilha para Nossa Senhora das Cabeças está mantida porque não há clima para irmos até Pesqueira, então você que gosta de um pedal curto e está mais do que convidado. Atenção garotas vamos marcar presença mais um a vez.

    ResponderExcluir
  2. Daniele do Bairro de Santo Antônio12 de julho de 2014 às 08:31

    Lindo lugar é uma pena que quase ninguém conhece. bem que a Secretaria Municipal de Turismo poderia fazer algo para facilitar a vinda de turistas para este local assim como para os demais pontos turísticos que temos aqui em Belo Jardim, infelizmente a politicagem estraga tudo, mas vocês estão de parabéns pela disposição, pela alegria e por mostrar ao mundo o que temos de bonito.

    ResponderExcluir