sábado, 22 de novembro de 2014

5 DICAS IMPORTANTES PARA PEDALAR NO CALOR

Ciclista que se preze não escolhe tempo ou distância para pedalar, apenas sabe reconhecer os seus limites e encara numa boa qualquer tipo de terreno e temperaturas mas, pedalar no calor sob sol forte exige alguns cuidados que se não observados podem fazer do pedal algo de muito ruim para a sua saúde, então fiquem bem atentos as dicas abaixo.

Dica nº 1 - USE SEMPRE PROTETOR SOLAR
Muitos ciclistas não costumam fazer uso de protetor solar durante os seus treinos e trilhas mas isso é um grande erro, principalmente quando se pedala em dias de sol forte. lembre-se de que o protetor solar não vai te impedir de ficar com aquela belíssima marca de camiseta e de bermuda, mas obviamente vai te proteger do sol forte. Alguns se incomodam, mas já estou acostumado com o look “zebra”, causado pelas várias marcas diferentes de bermudas, shorts e camisas. Utilizo protetor solar durante todo o ano, não importa se o tempo parece meio nublado ou não. Em pedaladas longas, aplico várias vezes, geralmente a cada 40 minutos ou quando sinto necessidade. O único incômodo que me ocorre vez por outra é quando o suor da testa escorre e acaba por levar junto  com  ele parte do protetor que acaba caindo nos olhos causando um ardor momentâneo, mas isso pode ser contornado. No mercado existe hoje uma grande quantidade de marcas de protetor solar, escolha a sua e bom pedal. Para o uso no rosto eu recomendo os de fator de proteção 50 e para o restante do corpo o de fator 30.

Dica nº 2 - HIDRATE-SE BASTANTE DURANTE O PEDAL

Outro fator fundamental para um pedal saudável é a hidratação. Ando sempre abastecido, não pode faltar água de jeito nenhum. Mais uma vez, as pedaladas longas exigem preparação especial. Nessas (acima de 2 horas), costumo levar além de água, bebidas isotônicas, geralmente Gatorade ou um preparado feito a base de extrato de guaraná e acai. A dica é conhecida: beber um gole d’água a cada 10 ou 15 minutos, mesmo não estando com sede. Quando nosso corpo sente sede é sinal que já estamos sofrendo por alguns processos de desidratação.

Dica nº 3 - USE BEM A SUA CARAMANHOLA
Esta dica tem haver com o uso das caramanholas, as populares garrafinhas. Procure usar preferencialmente as térmicas porque assim você poderá contar por mais tempo com o liquido gelado mas, procure deixar a mesma apenas para o transporte de bebidas isotônicas  e deixe a água por conta das mochilas de hidratação que podem transportar até três litros de água.

Dica nº 4 - ATENÇÃO AO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
 
Não é preciso dizer que você só deve pedalar usando roupas apropriadas, confeccionadas com material adequado que vão te dar conforto e proteção durante o pedal, mas em se tratando de pedalar em dias quentes procure fazer uso de roupas de cor clara e não se esqueça também de alguns acessórios importantes como usar capacetes que tenham viseiras óculos, estes devem ser de material resistente e apropriado para o ciclismo para não causarem problemas para você..

Fica aqui as minhas dicas para você aproveitar com conforto e segurança   os seus pedais em tempos de alta temperatura mas por fim quero ainda lembrar a todos da importância de ao menos uma vez por ano fazermos um checape médico para sabermos como está a nossa saúde e que este deve ser feito de preferência exatamente agora quando se aproxima o Verão e onde o nosso corpo sofre bastante e se desgasta muito mais. Espero que estas dicas tenham de alguma maneira lhe ajudado, agora é a sua  vez de nos ajudar. deixe seu comentário aqui no  blog e ajude outros ciclistas assim como você a pedalar legal em dias quentes.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário