terça-feira, 11 de novembro de 2014

TRILHA ENGENHO CANTINHO DO CÉU 09/11/14

Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h00
Saída: 07h00
Equipe: Geovane - Anderson - André - Amaro e  Vanda
Guia: Geovane
Distância Percorrida: 25 km







FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Inicialmente o ponto de encontro e concentração seria na Praça do Cassiano mas acabou sendo na frente da prefeitura como de costume. Devido a alguns dos nossos ciclistas terem curtido o 6º Belo Jardim Motofest e também a alguns eventos de ciclismo que aconteceram no decorrer da semana apenas cinco ciclistas se fizeram presentes nesta trilha. Tivemos nesta trilha a volta do ciclista Anderson ao pedal,  ele que é irmão do ciclista André e que estava afastado do pedal já há algum tempo..
 

FOTOS DA SAÍDA
 

FOTOS DO PERCURSO URBANO
(Rua Benjamin Constant - Bairro de São Pedro)
 


 BARRAGEM DO BITURY
Apesar de ter entrado um bom volume de água na barragem devido as últimas chuvas e situação da Barragem do Bitury é preocupante e por isso é dever de cara cidadão belojardinense e também das demais  cidades que são abastecidas pelo Sistema Bitury economizar água e evitar todo tipo de desperdício deste líquido tão precioso.


 

 

 LADEIRA DA JACINTA
Esta ladeira é longa e íngreme o que torna a sua subida bem difícil para qualquer ciclistas, contudo é um prazer muito grande quando finalmente chegamos ao cume e podemos desfrutar e uma paisagem linda e depois desfrutar da descida da Ladeira do Araçá, já que a divisa dos sítios Jacinta e Araçá se dá no  cume destas duas ladeiras..

 

 

 SÍTIO ARAÇÁ
Ao descer a Ladeira do Araçá chegamos a bodega do senhor Inácio do Araçá, esta bodega serve tanto como ponto de referência para quem passa por aqui como  também serve de ponto de apoio. Aqui tanto nós ciclistas como os motociclistas e outros trilheiros podem desfrutar de uma boa conversa e de um bom atendimento, mesmo sendo um estabelecimento simples todos são muito bem recebidos pelos proprietários.


 

SÍTIO FLEXEIRAS
 

 

ADUTORA DE TABOCAS
(Sítio Engenho Piaca)
 

LOTEAMENTO VALE DO TABOCAS
Este é o mais novo empreendimento imobiliário em execução na zona rural do nosso município,  só espero que  o mesmo esteja sendo feito de acordo  com as leis ambientais e com a devida autorização do IBAMA para não  vir a prejudicar o Riacho Tabocas que  corta boa parte  das terras onde está sendo construído este loteamento.

 


BAR DO IRINEU
Este bar está localizado em um dos mais conhecidos pontos turísticos de Belo jardim que é a Bica Espalhadeira, o mesmo serve de ponto de referência e também de apoio aos trilheiros mas, apesar do bom atendimento e de ter uma boa variedade de pratos não costumamos o indicar aos nossos amigos ciclistas devido aos preços exorbitantes que são praticados pelo Sr. Irineu o que é uma pena, já que  este bar é muito bem localizado e é um lugar realmente gostoso de se ficar.


BAR DO TOTA
Esta pequena bodega fica bem próxima da propriedade do nosso amigo Vantuir que é onde está localizado o Engenho Cantinho do Céu que foi o destino desta trilha. Nesta pequena bodega podemos  contar com higiene, bom atendimento e o principal, um precinho camarada. A mesma também serve de ponto de referência e de apoio para os  trilheiros e nós a recomendamos com louvor.


CACHOEIRA  DO ENGENHO CANTINHO DO CÉU
Apesar da pouca quantidade de água esta cachoeira continua a ser umas das mais  bonitas do nosso município, é impossível chegar até a mesma e não se banhar nas suas águas geladinhas. Não é só a cachoeira em si que é bonita mas, todo o entorno já que a vegetação por aqui está bem preservada o  que é muito importante e é um exemplo a ser seguido.

 

 

 

 

 

 

SÓ A CACHOEIIRA

 

 

 

 

 

 

FOTOS DA VOLTA
Depois de muito banho infelizmente tivemos de voltar para casa mas, ainda nos restava apreciar a bela paisagem e também desfrutar de muito ar puro. 

 

 

PARADA PARA O LANCHE
Antes de dar seguimento ao pedal resolvemos fazer uma breve pausa para um lanche no Bar do Tota que como já falei anteriormente é um estabelecimento simples mas de muito bom gosto.
 

 

FLAGRANTES DE DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Sempre que posso faço questão de registrar com fotos os mais  diversos tipos de agressão a natureza e ao meio ambiente. Infelizmente em pleno século 21 e com toda a tecnologia e também informação ainda é grande o número de pessoas que insistem em fazer das estradas e terrenos verdadeiros lixões e esquecem que tudo o que fazemmos contra a natureza volta para n nós.

(Barragem do Bitury)

(Sítio Muquém)

(Sítio Araçá)

(Sítio Engenho Piaca)

(Margens da Rodovia PE 166/Sítio Olho D`Água do Tatu)


RODOVIA PE 166
Para encerrar esta postagem com chave de ouro fica aqui o registro do péssimo estado em  que se encontra esta rodovia que liga Belo Jardim ao distrito de Serra dos  Ventos e que deveria chegar até o distrito de barra de Farias que pertence a Brejo da Madre de deus mas que se encontra com as obras paradas a vários meses.

 

 

 

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL





ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Joelma dos Santos do Bairro do Santo Antônio12 de novembro de 2014 às 09:06

    Que beleza de lugar é realmente um lugar lindo e eu nem sabia que Belo Jardim tinha outras cachoeiras além da da Moura e a do Bitury.

    ResponderExcluir
  2. Juvenal - Serra dos Ventos12 de novembro de 2014 às 09:15

    Para mim quem joga lixo em terrenos baldios ou em via pública deveria pagar multa e em caso de reincidência deveria ir para a cadeia. Parabéns pelas belas fotos e pelas denúncias, tanto do lixo como da buraqueira.

    ResponderExcluir
  3. Laudenice Maria - Juazeiro do Norte CE17 de novembro de 2014 às 07:26

    O município de vocês é mesmo privilegiado porque mesmo num tempo deste em que a grande maioria das cidades passam por dificuldades no abastecimento de água incluindo a de vocês mesmo assim vocês ainda podem se dar ao luxo de desfrutar de momentos como estes numa bela cachoeira. Parabéns por defender a natureza e pela disposição de pedalar num calor deste.

    ResponderExcluir
  4. Hugo Santos - Gravatá PE22 de novembro de 2014 às 06:50

    Procurem sempre manter a união entre vocês e continuem a divulgar as coisas belas de sua cidade porque é assim que faz o bem mesmo sem perceber.

    ResponderExcluir