domingo, 7 de junho de 2015

A ARTE DE PEDALAR NA LAMA E NA CHUVA

Para muitos a palavra lama significa sujeira, tombos e desgastes de equipamentos, porém para outros isto é diversão, espírito de aventura ou ciclo-cross.
Com as chuvas frequentes do verão brasileiro os lugares para a pratica do biking ficam completamente enlameado. Isto significa que a pilotagem da bike tem que ser um pouco diferente do que andar completamente no seco.

O primeiro passo é se vestir adequadamente ao tempo, por exemplo se estiver chovendo procure vestir uma capa de chuva, usar lente do óculos transparentes ou amarelas e lembrar que na chuva o comportamento da bicicleta será diferente.
Pedalar na lama é um ato de sensibilidade pois você não pode se desequilibrar da bicicleta porque sua roda estará cortando a lama com seu pneu. Mudando de direção, a tendência é da roda aglomerar mais lama no pneu, dificultando cada vez mais a tração dos pneus.

Ao frear na lama procure lembrar de que esse é o acessório que mais sofre na lama, pois ela exige o dobro do seu funcionamento devido a lama ou água que correm sobre eles. Procure estabelecer uma velocidade continua durante uma pedalada na lama, já que exige menos dos freios e aglomera menos barro nos arcos do quadro e suspensão.
Não importa o tipo de sistema de freio, por mais eficiente que ele seja é necessário tomar muito cuidado na frenagem. 


Gente é importante frisar que não é apenas o ciclista praticante do Mountain Bike que tem de tomar um maior cuidado ao pedalar na chuva e que sofre com as consequências de pedalar nestas condições, o ciclista urbano ou aquele que faz uso da bicicleta para se deslocar para o trabalho também sofre e necessita redobrar os cuidados ao pedalar na chuva porque buracos e galerias encobertas pela água representam um risco iminente para os ciclistas e estão por todos os lados, já os ciclistas praticantes do Mountain Bike devem se preocupar com valas, com poças de água que escondem a real profundidade e coisas desta natureza e é claro que em ambos os casos as bikes também sofrem um desgasto maior em algumas peças que devem ser limpas o mais rápido possível após o uso da mesma. Sendo assim pensando em ajudar você que faz uso da bicicleta como meio de transporte ou se diverte em cima de duas rodas segue abaixo 10 dicas simples mas de grande valia para todos nós.

1ª Dica: Perca o medo da água.
Quem vive na cidade aprende desde cedo a se esconder da água que cai do céu, seja debaixo de um guarda-chuva, dentro de uma casa ou dentro de um carro. Aliás, o carro é usado muitas vezes como um guarda-chuva caro e espaçoso: fechou o tempo e pronto, lá vamos nós dirigindo até a esquina de baixo… O primeiro passo para conseguir encarar a chuva é compreender que ela é parte da vida. É fundamental para a produção de alimentos, para a sobrevivência de animais e plantas, para regular a temperatura do ar e até para limpar um pouco a poluição de nossas cidades. Aceite-a como um presente da natureza, como parte essencial do que somos e de quanto caminhamos como espécie para chegar aqui. Chuva é vida. O ideal é que na estação chuvosa você saia de casa prevenido(a) mas caso a chuva o pegue no meio do caminho nada de desespero. Caso você esteja de bike, pedale até algum local onde você possa aguardar a chuva passar, caso você tenha horário a cumprir então relaxe e aproveite a chuva, seu patrão vai entender. Nada de praguejar ou de se estressar, isso não vai te ajudar em nada.
2ª Dica: Tenha uma boa capa.
Ao pensar em usar a bicicleta na chuva, muita gente pensa logo nas roupas que os motociclistas usam. Entretanto, apesar de eficientes para impedir a entrada da água e do frio, são bastante inadequadas para o uso com bicicleta, pois bloqueiam a saída do calor do corpo e da transpiração. Pra piorar, limitam os movimentos.
A melhor solução é usar uma capa de chuva mesmo, de preferência do tipo poncho, que cobrirá todo seu tronco, cabeça e boa parte das pernas. Existem capas específicas para o uso com bicicleta, com tecido leve e aberturas estratégicas para permitir que o calor do corpo escape e a transpiração evapore.
3ª Dica: Instale para-lamas.
Paralamas são importantíssimos. A chuva que cai do céu é limpa, mas a água que o pneu tira do chão e joga para cima é bastante suja, seja por terra e poeira ou por causa do óleo que cai do motor dos carros. Sem paralamas, essa água vai direto no seu rosto e nas suas costas.
Quanto mais “envolvente” for o para-lama, melhor. Mas como as bicicletas nacionais raramente têm suporte adequado para a instalação, é preciso recorrer a modelos que prendam no canote e embaixo do garfo. Se você tem bagageiro, é altamente recomendável colocar um para-lama por baixo dele, senão é a sua bagagem que vai conter a sujeira do asfalto… os praticantes de MTB costumam montar as suas bikes sem para-lamas ou quando compram uma bike que vem com este equipamento costumam o retirar.
4º Dica: Ensaque tudo dentro da bolsa ou mochila.
Coloque tudo dentro de sacos plásticos, sempre. Depois que uma chuva forte te pegar de surpresa, você vai passar a guardar tudo dentro de sacos plásticos, mesmo que esteja fazendo o maior sol. Nada mais frustrante que chegar ao destino esperando vestir a roupa seca da mochila e ela estar toda molhada.
Não corra o risco de estragar seu celular, smartphone, tablet, etc. com a água da chuva: guarde os eletrônicos numa sacola plástica e coloque dentro da mochila ou alforje.
Se você tem um bagageiro, coloque a mochila toda dentro de uma sacola plástica grande antes de prendê-la.
5ª Dica: Mantenha os pés secos.
Uma alternativa barata e bastante eficiente (ainda que tenha um visual nada elegante) é envolver os pés com sacolinhas plásticas, daquelas de supermercado. Mas atenção: é importante manter as meias dentro da proteção da sacola também, para que a água da chuva não infiltre por elas! É recomendável o uso de duas sacolas em cada pé, uma por cima da outra.
Há um acessório vendido em outros países com o nome de overshoes, uma cobertura impermeável para cobrir o calçado. Funciona muito bem, mas é quase impossível de se encontrar no Brasil. Há também a opção de usar um calçado que você não se importe em molhar, levando outro protegido na mochila, para trocar quando chegar ao destino.
Também é possível pedalar com um chinelo, papete ou sandália. Mas tome cuidado para que o pé não escorregue do pedal durante a pedalada, ou ao apoiá-lo no chão quando você parar a bicicleta.
Se ainda assim seu sapato ou tênis molhar no caminho, forre-o com papel toalha quando chegar ao destino e calce com o pé sobre essa camada. Troque o papel absorvente a cada meia hora no máximo e logo estará seco, sem você precisar ficar descalço.
6ª Dica:Use luvas.
Luvas já são recomendáveis em situações normais, por protegerem as mãos em caso de queda e por evitar irritação na pele, que fica em atrito constante com a manopla. Em dias de chuva, tornam-se ainda mais úteis, para que suas mãos não escorreguem no guidão.
Quanto ao tipo de luva, depende se está frio ou calor: no frio, é melhor usar as de dedo fechado, para que a mão não enrijeça. O importante é que seja um modelo em que a mão não escorregue na manopla, por isso é bom comprar luvas próprias para ciclismo.
7ª Dica:Controle a transpiração.
Debaixo da capa de chuva, a transpiração vai evaporar bem menos e tornar-se mais visível. Para não ficar mais molhado por dentro da capa do que por fora, pedale mais devagar, respire com calma e faça mais paradas. E não esqueça de tomar água, que se estiver gelada ajudará a resfriar seu “motor”.



 8ª Dica:Leve uma roupa extra.
Por mais que você se proteja, pode ser que sua roupa molhe um pouco. Principalmente a calça, que pode até sujar com a água da rua. Por isso é importante levar uma muda de roupa, mesmo que apenas para uma eventualidade.
Se você tem uma gaveta no escritório, deixe nela calça, camiseta ou camisa e um par de meias. Senão, leve tudo numa sacola, dentro da mochila.
Uma opção é usar uma roupa mais leve para pedalar, que possa molhar e até mesmo sujar, e levar a roupa limpa na mochila ou alforje, protegida dentro de um saco plástico. Se você colocar as roupas dentro de uma pasta de plástico, daquelas mais altas, não irão amassar.
9ª Dica: Troque-se ao chegar.
Quando chegar ao destino, é importante trocar logo todas as peças de roupa que ficaram molhadas (ou improvisar um jeito de secá-las, usando por exemplo o papel toalha do banheiro).
Vale lembrar que não é tomar chuva que pode te deixar doente: é ficar com o corpo gelado por causa da roupa molhada, depois que passar o calor da pedalada. Principalmente se você estiver em um ambiente com ar condicionado.

10ª Dica: Redobre a atenção nas ruas.
Tome cuidado para não escorregar, principalmente logo que começa a chover. O óleo que cai dos carros se mistura com a água e o chão fica escorregadio. Atenção extra nas descidas, não deixe a bicicleta pegar muita velocidade para não precisar frear bruscamente.
As faixas de pedestres e outras sinalizações de solo também ficam escorregadias na chuva. Evite frear em cima delas. Grelhas e tampas de bueiro também podem escorregar. E aquelas chapas lisas de metal, usadas para cobrir reformas e buracos no asfalto, viram um sabão quando chove, muito cuidado!
Se não tiver como desviar de algum desses pontos de risco, mantenha a bicicleta “imóvel” enquanto estiver passando por cima, seguindo em linha reta sem virar o guidão nem mudar o centro de gravidade. E em hipótese nenhuma freie, deixe para depois que os pneus voltarem ao asfalto.
Evite passar por locais onde há acumulo de água que não lhe permita ver o que há no asfalto. Pode haver um buraco ou uma tampa de bueiro aberta!
Não se arrisque a pedalar em áreas alagadas, você pode se machucar e contrair doenças.
Durante chuvas fortes, a visibilidade dos motoristas cai muito e você vai enxergar muito melhor que eles. Parta sempre do princípio de que o motorista não o viu e pode entrar na sua frente sem aviso. Acenda as luzes da bicicleta, mesmo de dia, e evite avenidas movimentadas.

O PRIMEIRO PEDAL NA CHUVA

Geovane Bezerra & Leonardo Cavalcante
  

A primeiro pedal na chuva a gente nunca esquece, principalmente quando ele nos pega de surpresa. E a primeira tempestade vencida é uma libertação. Você percebe que as condições do tempo não mais lhe impedem de escolher a bicicleta, mesmo em dias improváveis.
Pedalar na chuva tem gosto de molecagem que a mãe não deixa fazer, de transgressão lúdica de uma regra boba dos adultos, de ser dono do próprio nariz e fazer o que bem entende. É a última barreira vencida.
Em se tratando de Mountain Bike vencer as dificuldades oriundas provocadas pela chuva é algo que dá um prazer indescritível ao biker, só quem teve o prazer de pedalar nestas condições é que sabe o que estou falando. meu lema pessoal é... Deixa a chuva me levar, chuva leva eu.
Espero que esta postagem tenha servido para ajudar você perder um pouco o medo de pedalar em dias de chuva e também a aprender como desfrutar das oportunidades que este tipo de pedal pode te oferecer. Bom pedal com muita chuva e muita lama pata todos.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

 UTILIDADE PÚBLICA
Pessoal venho mais uma vez aqui de público pedir a colaboração de todos no sentido de respeitar a natureza evitando jogar lixo e entulhos as margens de estradas e próximos a rios ou nas vias públicas de um modo geral porque isso além de ser uma tremenda falta de educação é uma agressão ao meio ambiente e para quem não sabe é crime, sem contar que o lixo que você deixa jogado a céu aberto serve de criatório para roedores, animais peçonhentos (escorpiões, cobras, etc.) e também para insetos como baratas e também para o mosquito transmissor da Dengue, sem contar que entope ao bueiros e causando muito transtorno e também transmitindo doenças. Se você faz este tipo de coisa por favor pare com isso porque todos saímos perdendo com a sua atitude irresponsável, se você não faz meus parabéns mas por favor não seja omisso, denuncie as autoridades competentes quem age desta forma. Lembre-se que o planeta pertence a todos nós e é dever de cada um cuidar dele da melhor maneira possível. Os Amigos do Pedal são totalmente a favor da punição a todos que agridem a natureza e depredam o patrimônio público. vamos ajudar a banir do nosso município este tipo de imagem.

 


Por: GeovaneBezerra

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem e em relação ao lixo isso é uma questão cultural e uma tremenda falta de respeito, mas como tudo em nosso país termina em pizza vamos ter que continuar a ver coisas como esta durante muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Severino Santos Silva - Agrestina PE15 de junho de 2015 às 21:50

    Gostei da matéria e espero que alguém que esteja lendo a mesma e tenha alguma influência possa fazer algo por sua linda cidade que pelo que vi nesta matéria anda meio abandonada pelo Poder Público. E só mais uma coisa, cade a galera deste grupo que não comentam nada?

    ResponderExcluir