sábado, 20 de junho de 2015

PORQUE É IMPORTANTE USAR ÓCULOS PARA PEDALAR?

Bom dia galerinha que se amarra num bom pedal, como todos sabem o nosso esporte é considerado como um esporte radical ou esporte de risco e como tal deve ser praticado com responsabilidade e com toda a proteção possível e para isto além de manter a sua bike em boas condições e de se manter em boa forma física também é necessário usar roupas adequadas e todos os equipamentos e acessórios de segurança disponíveis e é ai que entra em cena os óculos. O que para muitos não passa de um simples enfeite é na realidade um acessório de proteção de fundamental importância para a segurança do ciclista e nesta postagem vamos detalhar o porque é importante fazer uso de óculos em todos os seus pedais. Para efeito de exemplo vamos utilizar modelos de óculos da linha Shimano.
 imagem 
Óculos Shimano - Modelo S40R

Diz um ditado que óculos bom é aquele que você esquece que está usando! Mas para que isto aconteça, depende do ciclista fazer a escolha certa, pois fabricantes como a Shimano desenvolvem diversos modelos e configurações, onde um modelo perfeito para um, não é necessariamente a melhor opção para outro, mas o importante é que o ciclista use sempre óculos. É claro que o ideal é que você utilize sempre um produto de qualidade desenvolvido especialmente para aquela atividade a qual você está praticando contudo, caso o seu poder aquisitivo não lhe permita isso no momento compre um óculos de uma qualidade intermediária mas não pedale sem óculos. Saiba agora o porque usar sempre óculos nos seus pedais.
SEGURANÇA
imagem
Além do conforto visual, os óculos também trazem segurança.

Antes de abordar os aspectos que levam a uma boa escolha dos óculos de ciclismo, falaremos do quesito SEGURANÇA, um dos mais importantes para o ciclista, pois a visão em plenas condições garante uma ótima visibilidade do trajeto e dos obstáculos pelo caminho. Os óculos conferem diversos tipos de proteção e as principais, podemos citar, são: proteção contra o vento gerado pela velocidade; intempéries como poeira e chuva; além de fatores como insetos, galhos de árvores e até mesmo pedriscos que podem prejudicar seriamente nossa visão. Para exemplificar, vou citar uma situação em que minha visão foi salva pelos óculos em uma competição de MTB XC do Open Shimano que participei na Argentina, na província de Unquillo. Em um trecho estreito e técnico de single track, perdi um pouco o controle da pista, por cansaço, desviando da trilha e dando de cara num galho de árvore. Como resultado uma das lentes dos óculos ficou inutilizada devido a um risco grande, porém, minha visão foi protegida e meus olhos nada sofreram, ufa! Aproveito e ressalto o fato de que os óculos Shimano tem proteção anti risco no lado externo da lente, contra riscos pequenos de manuseio e até mesmo no momento de limpeza das lentes, que devem ser feitas com a parte "interna" do saquinho de pano que acompanha os óculos.



ERGONOMIA
 imagem
 Alguns modelos da Shimano contam com ajustes da narigueira e também do ângulo da lente.

Como segundo fator em importância está o formato ou design do óculos a ser escolhido, que deve estar de acordo com o formato do seu rosto e a interface do óculos com o capacete. Primeiramente, os óculos tem que cobrir a área dos olhos, trazendo proteção desde a sobrancelha até a parte inferior dos olhos, e para um perfeito ajuste, não pode tocar as bochechas. Para achar o modelo ideal, prove diversos formatos de lente, mais arredondadas, ovais ou quadradas e prefira um modelo que deixe uma leve abertura nas partes inferiores e superiores para entrada e saída de ar. A abertura não deve ser grande a ponto de permitir a entrada dos agentes externos que citamos no início deste artigo. As lentes dos óculos Shimano possuem um tratamento interno antiembassamento, devido a vapores gerados pelo aumento da temperatura facial e evaporação do suor. Para complementar este recurso, existem lentes que possuem pequenas aberturas ou rasgos nas partes inferior, superior ou lateral, para uma extra ventilação quando a intensidade do exercício exigir.

Para um melhor ajuste da distancia e altura entre os óculos e o rosto, pode-se fazer a regulagem através das narigueiras ou apoio do nariz. Em alguns modelos Shimano existe esta opção de ajuste e regulagem para uma perfeita sintonia entre os óculos e o rosto.
Bem, você provavelmente não usará seus óculos somente com um modelo de capacete. Portanto, é necessário considerar que as hastes da armação não devem entrar em contato e tocar a parte inferior do capacete, tirando os óculos do lugar e causando desajuste (é um risco ter que ficar ajustando-o durante a pedalada). Para isto os óculos da nossa marca oferecem além de designs de hastes curvas, evitando este contato, também o ajuste de ângulo da lente/haste, trazendo diversas opções para quando se pedala mais reto na bike e em posições aero com a cabeça abaixada, mais próxima ao guidão.


LENTES
 
Lentes e Óculos de Ciclismo Shimano CE-S21X
 
Outro ponto a ser abordado é a interface entre o óculos e a mente! Cada ciclista tem suas preferências: estamos falando da cor da lente, ou cor de fundo dos óculos. Podemos citar como exemplo os óculos Ray Ban® com as clássicas lentes verdes G15, que filtram a luz azul do sol e conferem uma visão mais natural e tranquila, sendo mais voltado para o lazer.


CORES DAS LENTES
 
Óculos Shimano - Diferentes cores de lentes para diferentes situações .
Da mesma maneira, os óculos para ciclismo tem que proporcionar uma ótima sensação ao pilotar, e o ciclista deve provar os diversos tipos de cores e acabamento de lentes para poder sentir com qual se sentirá mais confortável. Eu particularmente gosto de óculos de deixam a visão clara, com fundo amarelo, que deixa a cabeça muito ativa (adoro sol) e a visão bem ativa e com os objetos detalhados. Já com as lentes de fundo marrom, que também detalha bastantes os objetos e conferem uma boa visão de profundidade, não me sinto muito confortável; parecem me entristecer. Acho que é a sensação de falta luz mesmo num ambiente aberto. Já lentes azuis tendem a filtrar outras cores e proporcionar uma visão parecida com a visão preto e branca, que são mais recomendados para ambientes internos e a lente verde, que mais filtra os raios do sol, é recomendada para o uso prolongado no dia a dia.
Enquanto a cor de fundo da lente faz uma relação com sua cognição interior, a parte externa da lente se relaciona com o meio ambiente e recomenda-se que faça uma combinação de acordo com o local que esteja pedalando. As lentes espelhadas, aquelas que chamam bastante atenção, muito usadas na moda, vão muito bem em lugares que não tenham tanta claridade, pois o espelho ajuda na nitidez do caminho, enquanto que lentes apenas escuras vão ajudar em lugares com sol bem forte e alto reflexo, até mesmo no meio da cidade repleta de carros que refletem o sol na lataria.
Lentes Fotocromáticas
Existem também categorias de lentes especiais e com maior tecnologia além das cores. As fotocromáticas ou "fotossensíveis" são lentes que variam de tonalidade de acordo com a intensidade da luz do ambiente e/ou exposição aos raios UV. Ou seja, onde está claro, a lente escurece e num ambiente escuro, a lente clareia. Os óculos tradicionais deste modelo são os conhecidos Transitions ®, porém estes focados para uso urbano/diário. A Shimano também domina esta tecnologia e oferece os óculos do tipo fotocromático que são uma grande vantagem quando se pedala em um percurso com sol e com sombra de trilhas fechadas, oferecendo proteção aos raios solares ao ar livre e concedendo o nível de visão necessário quando na sombra. Uma ocasião muito propícia ao uso destes óculos é quando se sai pela manhãzinha, quando o sol está fraco e seguimos pedalando até a hora do sol mais intenso: a lente gradualmente irá escurecer de acordo com a necessidade. Da mesma maneira no período da tarde até horários próximos ao por do sol, a lente irá clareando gradualmente, oferecendo maior visibilidade.
Lentes Polarizadas
Um segundo tipo de lente especial é a Polarizada, que consiste em ter um filtro de luminosidade agregado a lente, camada esta que filtra os reflexos emitidos pelo sol. Esta tecnologia é muito utilizada para uso em frente a água, principalmente em pescarias. Mas também no ciclismo, é um tipo de lente que costuma refrescar a vista, principalmente no uso em rodovias e estradas onde permanecemos muitas horas com a visão exposta ao reflexo e ao brilho do asfalto, que ofuscam a visão. Com este recurso, que remove os reflexos, aumenta-se a nitidez e a visão em profundidade, evitando até mesmo cansaço ocular!
Filtros UVA e UVB
Independente da cor ou tipo da lente escolhida, um dos requisitos mais importantes para a saúde do ciclista é que utilize óculos que tenham filtros às radiações UVA e UVB. Estes trarão proteção aos olhos do ciclista, evitando futuras complicações oculares.
Complementando os modelos de lentes disponíveis, há ainda lentes transparentes, que podem ser usadas na chuva protegendo dos respingos de água, bem como as lentes amarelas e âmbar que tem a função de aumentar o ganho de luz da visão, altamente recomendado para noite e também em trilhas fechadas e escuras. Estas lentes tem cor única e não são espelhadas.
 Lentes Intercambiáveis
Para encerrar nosso bate papo, enfatizamos que uma das grandes versatilidades dos óculos esportivos e principalmente os modelos da Shimano, é a troca das lentes, ou seja, lentes intercambiáveis. Há modelos de óculos que vem com 2, 3 e até 4 lentes, para o ciclista poder não só escolher qual a lente ideal para sair de casa, bem como trocar as lentes no meio do percurso, de acordo com sua necessidade.



ÓCULOS PARA TODOS OS GOSTOS
    
 Óculos da Marca Arcus      Óculos da Marca Shimano        Óculos da Marca Kuota
Como vocês puderam conferir nesta postagem o uso de óculos nas nossas aventuras é de fundamental importância mas alguém ainda pode dizer, mas eu não gostei dos modelos de óculos que vi na postagem. Não tem problema, como você também pode conferir nas imagens acima existe hoje no mercado várias marcas de óculos que oferecem produtos de ótima qualidade e durabilidade e com um número infinito de modelos, agora cabe a você fazer a sua parte. Lembre-se de que no Mountain Bike a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. 


CONFIRA GORA UM RESUMO DOS PEDAIS NOTURNOS DESTA SEMANA
REALIZADOS PELO NOSSO GRUPO

  Quarta-feira 17/06/15 - Passeio Noturno Tradicional
Apesar do frio e de uma fina garoa 17 ciclistas compareceram a este passeio que foi desenvolvido num clima de muita descontração. Segundo relatos nenhum incidente aconteceu durante o mesmo e o percurso total foi de 17km.
Para ver as fotos em tamanho grande de dois cliques seguidos em cima de qualquer uma delas.

Sexta-feira 19/06/15 - Trilha Noturna Belo jardim/Sanharó
Quem acha que o tempo frio esfriou a vontade de pedalar da gelara dos Amigos do Pedal  se enganou completamente. Como acontece todas as sextas ontem foi realizada com sucesso mais uma trilha noturna tendo como destino o município de Sanharó. A equipe foi composta pelos ciclistas; Amaro Neto, Alex "Chuck", Alex Oliveira, Laércio, José Carlos, Fernando, Monga, Sinval, André, Leonardo Alves, Jurandir e a nossa guerreira Elaine, num total de 14 ciclistas. O percurso total foi de 39 km e nenhum incidente foi registrado. este pedal também é conhecido como Trilha do Açaí, Trilha da Tapioca ou trilha do Espetinho, a depender de onde a galera se reúne para lanchar ao chegar lá em Sanharó.
 

 UTILIDADE PÚBLICA 
 
Gente, só sabe o valor que tem uma doação de sangue quem se envolveu em algum acidente ou precisou fazer alguma cirurgia e teve a sorte de ter o seu tipo de sangue ali a disposição, mas para que isso aconteça é necessário que os estoques de sangue estejam devidamente abastecidos e não é isso que está acontecendo no momento. Então fica aqui o nosso apelo em nome do bem comum, doe sangue, seja um doador e ajude a salvar vidas. 
Boa parte dos ciclistas dos Amigos do Pedal são doadores de sangue e estamos trabalhando pera que este número aumente porque nós mãos do que ninguém sabemos que estamos sempre expostos a situações de risco e tanto nós como qualquer outra pessoa, inclusive você que está neste momento lendo este apelo, pode vir a precisar de uma doação, então faça a sua parte, doe sangue.
Para maiores informações clique neste link. http://www.hemope.pe.gov.br/

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Quero aqui aproveitar a oportunidade para convidar você internauta de Belo Jardim a se juntar aos nossos ciclistas e a você internauta de outras cidades, estados e até de outros países. Que tal deixar um pouco de lado a sua rotina e iniciar uma prática desportiva saudável? Para você que mora aqui em Belo jardim segue abaixo os dias e horários dos nossos pedais semanais. Temos pedais para pessoas de todas as idades.

CONVITE
Os integrantes da Igreja Católica de Belo Jardim estão convidando os ciclistas do nosso grupo que assim desejarem a participar deste evento a ser realizado no próximo domingo dia 21, então se você não for participar do evento em Brejo da Madre de Deus e não estiver com nenhum pedal programado fica aqui o convite a fazer um pedal de apoio a este evento.
  Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Quero aqui agradecer a cada um ciclista deste grupo que participou junto com a nossa Comunidade Católica da recepção a Nossa Senhora. Que Deus e a Virgem Maria cubram todos de bençãos todos os dias e em todas as suas andanças, amém.

    ResponderExcluir
  2. Tânia Maria de Oliveira - Bonito PE30 de junho de 2015 às 11:41

    Nunca levei muito a sério este negócio de usar óculos para pedalar mas depois de ler esta matéria com certeza vou passar a fazer isso.parabéns pela excelente matéria;

    ResponderExcluir
  3. Everton B. Santos - Pombos PE11 de julho de 2015 às 16:31

    Sempre gostei de usar óculos para pedalar primeiro por achar bonito e segundo para não cair nenhum inseto nos meus olhos durante o pedal, mas esta matéria me mostrou o real valor do uso dos óculos sempre. Muito obrigado.

    ResponderExcluir