sábado, 7 de novembro de 2015

TRAGÉDIA EM MINAS GERAIS

TODOS PODEM AJUDAR
Pessoal como todos tomaram conhecimento através dos vários meios de comunicação, o município de Mariana em Minas Gerais foi destruído por uma avalanche de água e lama provocada pelo rompimento de duas barragem na última quinta-feira. Normalmente não abordamos este tipo de assunto aqui no blog, mas diante de uma tragédia como esta resolvi abrir aqui um espaço para mostrar a situação lá em Minas Gerais e também quero fazer um apelo a todos os ciclistas do nosso grupo que dentro das suas possibilidades, procurem ajudar as pessoas daquela região porque elas perderam tudo e toda ajuda para elas será bem vinda. A cada momento aumenta o número de pessoas desaparecidas ou que perderam a vida nesta tragédia. Os que sobreviveram perderam tudo, então se você que está lendo esta postagem puder ajudar, seja lá com o que for ajude. Ainda não sei ao certo como isso pode ser feito de maneira organizada, mas sei que quem desejar pode enviar sua ajuda via CORREIOS. Maiores detalhes sobre o ocorrido vocês irão conferir no final desta postagem.

CONFIRAM ABAIXO ALGUMAS FOTOS DESTA TRAGÉDIA

Resultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas gerais

Resultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas gerais

Resultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas geraisResultado de imagem para tragédia em minas gerais

CONFIRAM ABAIXO ALGUNS VÍDEOS QUE MOSTRAM COMO TUDO ACONTECEU

Vídeo - 01

Vídeo - 02

Vídeo - 03

SAIBAM COMO AJUDAR
Movimentação de pessoas na Arena Mariana, complexo esportivo em Mariana (MG), para onde estão sendo levados os desalojados após rompimento da barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)
Movimentação de pessoas na Arena Mariana, complexo esportivo em Mariana (MG), para onde estão sendo levados os desalojados após rompimento da barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de Mariana divulgou locais que estão recebendo doações para ajudar os atingidos pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, na Região Central de Minas Gerais. Os interessados devem se dirigir ao centro de convenções do município, na Avenida Getúlio Vargas, e à Câmara Municipal de Ouro Preto, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade histórica.
Os desabrigados das áreas atingidas pela lama após o rompimento de duas barragens nesta quinta-feira (5) estão sendo levados para o ginásio Arena Mariana, complexo esportivo do município localizado no Bairro Vila Aparecida.
A prefeitura está pedindo doações de água mineral, produtos de higiene pessoal, roupas íntimas, toalhas, pratos, copos e talheres descartáveis. Para mais informações sobre as doações, acesse o site da Prefeitura de Mariana.

A Cruz Vermelha e a Arquidiocese da capital também anunciaram locais para recebimento de doações. O primeiro órgão informou que vai receber donativos na Alameda Ezequiel Dias, 427, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a Arquidiocese, a entrega pode ser feita na Rua Além Paraíba, 208, no bairro Lagoinha, na Região Noroeste da capital.

O Bolão Santa Tereza também está recolhendo donativos para as vítimas. O local de entrega dos donativos é Praça Duque de Caxias, 288, no bairro Santa Tereza.
O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.

O desastre
O rompimento de duas barragens na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, causou uma enxurrada de lama, que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues. Uma pessoa morreu no hospital.

Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado. No comunicado, publicado por volta das 23h, Vescovi explica que a barragem de Santarém também se rompeu. O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.
Até as 23h desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem uma equipe trabalhando nas buscas, havia confirmado uma morte e 15 desaparecidos. A vítima seria um homem que teve um mal súbito no momento que as barragens romperam – a identidade dele ainda não foi divulgada.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há um balanço oficial de vítimas.
Fonte: G1 - Globo.com
VAMOS AJUDAR
Pessoal quero aqui mais uma vez reforçar o pedido para que todos que puderem ajudem com o for possível, hoje aconteceu lá em Minas, amanhã quem sabe pode acontecer aqui em nosso município e só quem está lá passando por esta situação é que sabe as dificuldades que está passando. Toda ajuda será de grande importância, então vamos ajudar. para encerrar esta postagem quero deixar aqui um apelo também aos nossos colaboradores no sentido dos mesmo também se mobilizarem e ajudar.
 
   
   
 

Por: Geovane Bezerra  

4 comentários:

  1. Parabéns Geovane pela matéria e pela iniciativa, eu fiz a minha parte, mesmo que de forma discreta e espero que muitos outros façam o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Blog. Mountain Bike BJ30 de novembro de 2015 às 07:13

      Agradeço o elogio mas apenas fiz a minha parte e espero poder fazer mais um pouco.

      Excluir
  2. Adeilza Monteiro - Patos PB11 de novembro de 2015 às 08:08

    Meu amigo li a sua postagem e quero aqui elogiar a sua atitude, espero que realmente os seus companheiros tenham entendido o valor deste apelo e que procurem ajudar estas pessoas que estão realmente necessitando de um tudo. Eu estou tendo uma certa dificuldade de fazer a minha ajuda chegar até eles porque consegui juntar uma boa quantidade de doações, mas agora o problema é financeiro, porque o valor para os CORREIOS enviar estas doações não cabe no meu bolso e ainda não achei quem me ajudasse a completar este valor, mas não vou desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Blog. Mountain Bike BJ30 de novembro de 2015 às 07:17

      Adeilza desculpe a demora em responder o seu comentário e desde já parabéns pelo seu esforço em ajudar estas pessoas. Olha consegui também uma boa quantidade de roupas junto aos amigos e familiares e também alguns outros donativos mas graças a Deus um amigo que é caminhoneiro ia viajar apara aquela região e levou tudo sem nenhum custo e é assim que vamos fazendo a nossa parte, espero que você já tenha conseguido enviar a sua ajuda, mas se isso não aconteceu fiue tranquila que vai aparacer alguém para te ajudar. Um abraço.

      Excluir