segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES PARA VOCÊ PEDALAR COM SAÚDE NO CALOR

Quero dedicar esta postagem a todos que assim como eu adoram pedalar, independente da modalidade, como sabemos pedalar é um ótimo exercício físico e faz muito bem a saúde sem contar que o contato com a natureza que o Mountain Bike nos proporciona também faz um bem danada para a nossa mente e a nossa alma, contudo para que possamos pedalar com saúde neste tempo de altas temperaturas alguns cuidados se fazem necessários e é isto que você vai curtir nesta postagem.
Ao final desta postagem estou colocando um alerta a respeito do aumentos de casos das várias doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, leiam com atenção e façam a sua parte.

O primeiro cuidado que devemos ter é com uso diário de protetor solar.

Ele não vai te impedir de ficar com aquela belíssima marca de camiseta e de bermuda, mas obviamente vai te proteger do sol forte. Alguns se incomodam, mas já estou acostumado com o look “zebra”, causado pelas várias marcas diferentes de bermudas, shorts e camisas. Utilizo protetor solar durante todo o ano, não importa se o tempo parece meio nublado ou não. Em pedaladas longas, aplico várias vezes, geralmente a cada 40 minutos ou quando sinto necessidade.

Outro cuidado de fundamental importância é se hidratar bem durante e após os pedais. 

Costumo andar sempre abastecido, não pode faltar água de jeito nenhum. Mais uma vez, as pedaladas longas exigem preparação especial. Nessas (acima de 2 horas), costumo levar além de água, bebidas isotônicas, geralmente Gatorade ou água de coco. Certa vez pedalando para Caeté sob sol forte, tomei cerca de 4 litros e meio de líquidos durante todo o percurso, e foi o que me salvou de uma insolação. A dica é conhecida: beber um gole d’água a cada 10 ou 15 minutos, mesmo não estando com sede. Quando nosso corpo sente sede é sinal que já estamos sofrendo por alguns processos de desidratação.
Também devemos ter cuidado com os recipientes no qual vamos levar água ou isotônicos.

Vamos destacar as caramanholas, as famosas garrafinhas. Já tive modelos térmicos ou de alumínio, que conservam a temperatura por mais tempo. Atualmente pedalo com as de plástico, daquelas que você não precisa nem mais comprar, pois em tudo que é lugar que vai ganha uma de brinde. Sejam de melhor qualidade ou as de brinde, uma hora ou outra o calorão vai fazer você pensar que está tomando chá, e não água. Já me acostumei com isso, e realmente não me incomodo. Quando quero tomar água mais gelada, deixo a garrafinha no congelador ou coloco gelo. Mas não dura muito tempo não. Agora quando vou participar de pedais longo ai apelo para a mochila de hidratação e mesmo assim coloco o recipiente no congelador para assim ter mais tempo com água gelada. O importante seja lá qual for o seu recipiente manter o mesmo sempre higienizado.
Em relação as mochilas de hidratação é importante saber o seguinte.
O ponto positivo é a água que mantém sua temperatura por mais tempo, além do fácil acesso (canudinho) podendo beber água sem tirar as mãos do guidom (o que também não é nenhum fim do mundo, no caso de se utilizar caramanholas). Além disso tem a capacidade, variando entre 1 até 3 litros, a depender do modelo. O ponto negativo fica por conta da vida útil do recipiente plástico onde é armazenada a água que costuma se fara com facilidade e é é bem chato de ser lavado, porém vale a pena usar.
Devemos ter um cuidado especial para com a nossa vestimenta.
A roupa a ser usada deve ser sempre aquela apropriada a prática do ciclismo e em tempos de temperaturas altas como agora, de preferência as roupas de cor clara, porque se você tomar todos os cuidados anteriores e se descuidar da roupa não vai ter feito muita coisa, principalmente se você é adepto do Mountain Bike como eu.
Um último cuidado mas não mais importante é em relação ao horário dos pedais.
Em dias quentes ou se inicia um pedal cedinho (por volta das cinco horas da manhã) ou então deixa-se de fazer o pedal pela manhã e inicia-se o mesmo por volta das cinco horas da tarde. Isso é muito importante porque quem optar por pedalar pela manhã tem de levar em conta que mesmo iniciando o pedal cedinho vai terminar ele sob temperatura alta, já quem optar por pedalar a tarde não deve esquecer de equipar a sua bike com sinalização noturna porque com certeza o pedal irá terminar a noite
UTILIDADE PÚBLICA

Aumenta número de casos de chikungunya em Pernambuco:

Vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti  / Foto: Rodrigo Lôbo/Arquivo JC Imagem
Subiu para 13 o número de casos de chikungunya registrados em Pernambuco. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (16). Os seis novos casos da doença foram comprovados a partir de exames laboratoriais, segundo o órgão. Até agora, já foram notificados 216 casos suspeitos de chicungunha em todo o Estado este ano. Deste total, 172 já foram descartados.
Dos casos confirmados, em pelo menos dois pacientes o vírus foi importado da da Bahia. As ocorrências foram notificados em Iguaraci. Outros nove casos com transmissão autóctone (vírus transmitido dentro do Estado). As ocorrências foram notificados em Iati (8) e Recife (1). A secretaria ainda investiga a linha de transmissão de outros 2 casos registrados em Olinda (1) e Itaíba (1). 
“A SES já está, junto às secretarias de saúde municipais, realizando ações de bloqueios nos municípios que têm casos confirmados, assim como nas cidades vizinhas, ampliando o nosso raio de atuação. As ações consistem tanto no tratamento casa a casa, ou seja, intensificando as visitas às residências, como os bloqueios com uso de bombas motorizadas costais e carros de fumacê”, comentou a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e Chikungunya da SES, Claudenice Pontes.

TRANSMISSÃO - Assim como o vírus da dengue, a chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As pessoas que contraem o vírus tendem a apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Além disso, pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.  A Secretaria de Saúde alerta que o controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.


Independente do conteúdo desta matéria do JC é importante lembrar a todos, em especial a população de Belo Jardim que além da Chikungunya por aqui os casos de Dengue também estouraram e ainda existe a preocupação com o Zica Virús que também é transmitido pelo mosquito da Debgue, sabendo que hoje a nossa cidade encontra-se sem hospital contando apenas com a Policlínica para dar conta da alta demanda cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte, além dos cuidados tradicionais com as nossas caixas d`água, cirtenas e outros reservatórios de água e muito importante deixar de se jogar lixo em terrenos baldios transformando estes locais em verdadeiros berçários para os mosquitos. Pessoal sei que a maioria da nossa população é educada, mas infelizmente existe uma parte dela que insiste em colocar os sacos de lixo somente depois que o carro coletor passa, ou então coloca os sacos de lixo dias antes do carro passar, desta forma os animais de rua e alguns catadores abrem estes sacos e depois o lixo fica exposto, ai é muito fácil colocar a culpa na prefeitura, não estou aqui defendo o prefeito ou quem quer que seja, estou sendo realista, se você quer ser respeitado deve respeitar e se voc~e não quer ser a próxima vítima de algumas destas pragas que estão assolando o nosso país e a nossa cidade é der seu tomar todos os cuidados para evitar isso.Lembre de uma coisa muito importante, o lixo que você joga hoje por ai sem cuidado pode lhe transformar na próxima vítima do mosquito da Dengue.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


COLABORADORES DO BLOG
  
  
  
 

Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário