terça-feira, 3 de julho de 2018

TRILHA DE EXPLORAÇÃO SERRA DA SOLIDÃO

Antes de iniciar os relatos deste pedal gostaria aqui de explicar de forma simples e direta a diferença entre PEDAL DE EXPLORAÇÃO e PEDAL DE RECONHECIMENTO, isso se faz necessário porque muitas pessoas ainda acham que são a mesma coisa, mas não é. Analisando o significado de exploração e de reconhecimento a luz do dicionário iremos encontrar o seguinte: 

exploração
substantivo feminino
1.    ato ou efeito de explorar.
o    estudo, pesquisa ou levantamento de região, território etc. ou seu aproveitamento para a produção de alguma riqueza.
"e. de novas terras"
o    extração (de minérios etc.).

reconhecimento

substantivo masculino
1.    1.
ação ou efeito de averiguar; exame, verificação.
2.    2.
confissão de erro, crime, pecado etc.

Em se tratando de linguagem de ciclismo dizemos que; pedal de exploração é aquele em que nós vamos pedalar por um lugar por onde nunca pedalamos e este pedal pode ou não ter um guia, já no pedal de reconhecimento nós iremos pedalar por um roteiro que fizemos apenas uma vez e que não foi possível observar bem os cruzamentos, os pontos críticos e coisas deste tipo. Normalmente num pedal de exploração nós costumamos nos ligar na paisagem, nas montanhas, lagos ou lagos e coisas deste tipo e pouco nos ligamos em determinar pontos estratégicos de referência e por isso se num segundo pedal não houver um guia que conheça bem o trajeto é bem provável que alguém ou mesmo que todos venham a se perder ou se desviar da rota em alguma parte do roteiro, por isso a importância de sempre após um pedal de exploração, se fazer em pouco tempo um pedal de reconhecimento porque é neste pedal que cada um deve observar com atenção todos os trechos do roteiro e assim identificar os pontos críticos, as subidas, os pontos de referência e ao final determinar o grau de dificuldade e classificar em fim o pedal. Agora que está bem explicado a diferença entre estes dois tipos de pedal vamos aos relatos do que aconteceu neste belo pedal. 

COLABORADOR


  
 
Galera na Concentração
O ponto de encontro e também de concentração deste pedal foi em frente da sede da Prefeitura de Belo Jardim. Desta vez atendendo ao meu apelo (Geovane) os companheiros chegaram todos no horário pré determinado e assim pela primeira vez neste ano conseguimos sair realmente no horário. Antes de mais nada quero deixar aqui registrado que fizemos todo o pedal sem saber o nome da serra por onde pedalamos, mas ao chegar em casa eu Geovane comecei a pesquisar na Internet e depois de muita pesquisa descobri que tratava-se da Serra da Solidão. Quem desejar ver todas as fotos deste e dos demais pedais do nosso grupo basta acessar o nosso grupo virtual no Facebook clicando neste link https://www.facebook.com/groups/411493418927001/?ref=bookmarks 

COLABORADOR


 
  
Saída e Início da Trilha
Após pousar para a fotos oficial de saída demos início ao nosso pedal. Iniciamos o pedal contando com a participação de 15 ciclistas. saindo da Avenida deputado Jose Mendonça Bezerra, seguimos pelo Centro e depois pelos bairros do Santo Antônio e COHAB II e de lá iniciamos o percurso pela zona rural.

COLABORADOR

  
 
Povoado de Cavalo Morto
Chegamos em Cavalo Morto precisamente as 07:00 da manhã, lá fizemos uma breve parada para reagrupar e tomar água e depois seguimos rumo ao município de Sanharó. 

COLABORADOR

  
 
Vila de Divisão
O dia estava frio e com muita névoa o que facilitou as coisas para nós e sendo assim as 07:15 nós já nos encontrávamos na Vila de Divisão. Esta localidade faz realmente a divisa entre os municípios de Belo Jardim e Sanharó. A para aqui foi de apenas alguns minutos, apenas o tempo de reagrupar e logo em seguida retomamos o nosso pedal. 

COLABORADOR

 
Vila de Maniçoba 
Chegamos na Vila de maniçoba as 07:30 e até aqui nenhum incidente foi registrado, todos os ciclistas estavam em boas condições físicas e nenhuma bicicleta apresentou nenhum problema mecânico. Ao chegamos aqui o ciclista Léo do Sport teve de nos deixar porque recebeu uma ligação e teve de ir resolver um problema no trabalho e nós seguimos na direção do "Vale da Morte. Ao terminamos este trecho e chegarmos a rodovia o ciclista kaká e mais 02 amigos dele lá de Sanharó se uniram a nós. 

COLABORADOR


  
    
Rodovia PE 213/Rodovia Eduardo campos
Depois de pedalar por um bom trecho por estradas de terra pedalamos por um pequeno trecho da rodovia estadual que liga o município de Sanharó ao Distrito de Xucuru em Belo Jardim e ao nos aproximarmos do Distrito de Janipapo de Sanharó (bem onde foram tiradas as fotos acima) o amigo e ciclista Fuba estava a nossa espera, ele foi o nosso guia nesta aventura. A partir daqui é que realmente iria ter início a exploração, pois dentre todos os ciclistas presentes apenas o Fuba conhecia o roteiro, então sem muita demora iniciamos a nossa aventura.

COLABORADOR

  
 
 
Início da Exploração
Já ao iniciarmos a nossa exploração nos deparamos logo com uma ladeira com um trecho curto, mas bem íngreme e dai por diante foi subir, subir e subir, sempre tendo como companhia além das árvores, uma neblina densa e um friosinho da hora, mas ninguém estava reclamando porque mesmo sem poder ver toda a beleza daquele lugar devido a serração o que nós conseguíamos ver já compensava o esforço e só foi o início. Iniciamos esta parte do pedal as 08:10.

COLABORADOR


  
 
  
A Exploração Continua
Após um longo trecho de subida finalmente as 08:50 atingimos o pico e chegamos a uma linda chapada onde apesar da névoa a paisagem era muito linda, muita pastagem e muitás árvores de todos os tamanhos, um lugar realmente muito lindo e que recompensou o esforço da subida. A partir daqui pedalamos alguns metros por um terreno um tanto plano e ainda subimos mais um pequeno trecho, depois foi que realmente começamos a descer.

COLABORADOR

 
Exemplo de Natureza Preservada
Quando estávamos lá no alto nos deparamos com várias árvores de várias espécies, mas esta aqui em particular nos chamou atenção pela cor do seu tronco e pelo seu tamanho, aparentemente esta é uma árvore talvez centenária e existem outras assim espalhadas na mata. Nosso desejo é que os habitantes das localidades próximas preservam não só estas, mas todas as demais árvores e a floresta daqui de um modo geral para que no futuro outras pessoas possam ter este prazer que nós tivemos neste dia abençoado. 

COLABORADOR

 

 
  
  
Parada Para Descanso
Ao chegar neste ponto paramos para reagrupar, mas principalmente para descansar um pouco porque apesar da beleza do lugar e do ar puro o desgaste da subida se fez presente, mas ninguém reclamou, aproveitamos esta parada para curtir bem a paisagem e o clima. 

COLABORADOR

 
 
Hora da Jaca
Quando íamos iniciar o trecho de descida passamos por uma propriedade com vários pés de jaca bem carregados e nos deparamos com o proprietário, então o abordamos e perguntamos se ele tinha alguma jaca madura para nos vender e ele nos deu esta que esta nas fotos acima. Pense numa jaca doce como mel e ainda parecia ter saído da geladeira, apesar de ter sido colhida do pé naquele instante. Deixo aqui em nome de todos os meus agradecimentos ao mesmo pela gentileza. Esta jaca renovou a nossa energia e assim estávamos mais do que preparados para a segunda etapa.

COLABORADOR

  
 
 
Mirante da Serra da Solidão
Ao iniciarmos a descida em pouco tempo chegamos a este mirante de onde é possível enxergar todo o Distrito de Jenipapo e da para ver toda a beleza da paisagem ao redor. A esta altura o tempo havia melhorado e aquela névoa já não mãos se fazia presente então dava para ver bem a paisagem ao redor. 

COLABORADOR

 
 
  
Adrenalina a Mil
Depois das surpresas da subida, da jaca e de tudo o mais agora estávamos desfrutando das emoções da descida. O trecho de descida foi longo e com belas paisagens, mas exigiu muita habilidade de todos nós pois existiam vários obstáculos no caminho como troncos caídos, raízes de árvore, valetas e muito mais o que tornou esta parte do pedal muito emocionante. 

COLABORADOR

  
 
  
  
Hora da Despedida
Após deixar as terras do município de Sanharó já nos encontrávamos em terras do Sítio Queimadas de Belo Jardim, neste ponto nos despedimos dos 03 ciclistas do grupo Pedala sanharó, liderados pelo ciclista kaká e também do ciclista e nosso guia o Fuba, ele que reside no Distrito de Jenipapo. A maioria dos ciclistas dos Amigos do Pedal voltaram por Serrinha, mas alguns optaram por voltar por Sanharó junto com os ciclistas de lá e assim a partir daqui cada um tomou o seu rumo. Até aqui nenhum  incidente foi registrado, nem ao menos um único pneu furado. 

COLABORADOR



  
 
Momentos Finais da Trilha
Graças a Deus por volta das 11:40 nós estávamos pedalando ao lado da Barragem Engenheiro Severino Guerra ou como é popularmente conhecida, Barragem do Bitury. Ao chegar na Paraça de São Pedro  o grupo se dispersou ficando apenas eu Geovane e os ciclistas Beck`s e Bodocó juntos. Nós resolvemos ir até o Bar do Jailson comer alguma coisa e beber algo para descontrair e também assistir o final do jogo da Espanha. Quando estávamos lá o ciclista Amaro Neto se juntou a nós. Pessoal quero qui deixar um alerta a todos. O Jailson é uma excelente pessoa, o bar é muito animado, a comida é boa, mas o preço é muito salgado, um absurdo e por isso eu Geovane não o recomendo e creio que os meus amigos também, mas não posso falar por eles. 

COLABORADOR

    
Imprevisto na Volta
Meus amigos as fotos acima são do ciclista Everton do nosso grupo (Amigos do pedal), ele é um ciclista experiente e não faz uso de nenhum tipo de bebida alcoólica, ele também é bastante cauteloso, mas nem mesmo toda a sua experiência e cautela e nem mesmo o fato de ser um ciclista da Equipe Mutantes MTB onde só tem ciclistas de elite o livraram de ser vítima de um motorista irresponsável que segundo relatos do Everton estava dirigindo pela PE 231 nas proximidades de Água Branca quando de repente sem dar seta e nem avio nenhum puxou o carro para o acostamento e parou de vez o que fez com que o amigo ai batesse forte na traseira do veículo voando por sobre a bicicleta batendo forte no para briza traseiro do veículo vindo a quebrar o mesmo com a força do impacto. 
Graças a estar usando todo o equipamento de proteção (principalmente o capacete) o nosso amigo saiu desta situação apenas com escoriações. Segundo relatos do mesmo o motorista ao ver a gravidade e perceber o seu erro não foi omisso, parou e o ajudou querendo inclusive o levar ao hospital. O prejuízo maior ficou por conta do quadro da sua bike que empenou com a pancada e que não vai prestar mais, no mais eu conversei com ele ontem a note e ele me disse que está bem. Já para o motorista o prejuízo foi o para briza e uma das lanternas traseiras que quebrou, mas ele saiu no lucro porue se a polícia tivesse sido acionada ele iria levar uma multa pesada, mas como ele prestou socorro ao nosso amigo que siga sua vida em paz, mas que preste mais atenção para não voltar apor a vida de terceiros em risco e em relação ao nosso amigo Everton deixo aqui em nome de todos do grupo e dos demais amigos seus os nossos votos de uma rápida recuperação. Este foi o único problema registrado, o que reforça o que eu sempre digo. Mesmo os ciclistas mais experientes estão sujeitos a cair ou a sofrer um acidente, então cuidado sempre. 

VEM AI!
UM DOS PEDAIS MAIS ESPERADOS DO ANO
Você é o Nosso Convidado Especial
Se você aprecia um pedal de longa distância e se encontra em boa forma física, então faça aquela revisão na sua bike e no seu EPI e junta-se a nós nesta aventura. Só quem já esteve lá no parque da Pedra Furada sabe o quanto o lugar é bonito e o quanto é gostoso este pedal. Estejam todos convidados. Obs. A participação é gratuita, mas quem for participar deve levar dinheiro para lanche, almoço e para algum imprevisto pois não contamos com veículo de apoio. 

 Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Olá tudo bem? Olha primeiramente eu desejo uma melhora rápida ao ciclista ai e depois quero dizer que achei este pedal de vocês tudo de bom. Não sou ciclistas, mas faço minhas trilhas de pé e assim que possível quero ir até este belo lugar e gostaria de saber se posso contar com o apoio de algum de vocês nesta empreitada. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. kaio Resende - Limoeiro PE11 de julho de 2018 às 20:42

    Um jaca dessa recarrega as baterias de qualquer um. Parabéns pessoal, vocês são todos um exemplo. As vezes queremos fazer algo e colocamos todos os tipos de obstáculos para adiar isto por pura insegurança e vocês nos mostram de forma prática que as vezes as coisas são simples de serem realizadas, nós é que as complicamos.

    ResponderExcluir