quarta-feira, 1 de agosto de 2018

6ª TRILHA PARQUE DA PEDRA FURADA

Este pedal para o parque da Pedra furada com direito a uma rápida visita a cidade de Venturosa é um mais tradicionais do nosso grupo a exemplo dos pedais de fazenda Nova, Alto do Moura, Poção e também o da Independência. Neste ano de 2018 participaram deste pedal 07 ciclistas, sendo 05 de Belo Jardim e 02 da cidade de Olinda, 03 ciclistas da cidade de Sanharó também iriam conosco, mas por motivo de força maior estes desistiram de participar. Apesar de ser um ótimo pedal é sempre bom lembrar que este não é um pedal para ciclistas iniciantes devido ao esforço físico que o mesmo exige de cada um.

Concentração e Início da Trilha
O ponto de encontro e também de concentração e saída foi como de costume em frente ao edifício sede da Prefeitura de Belo Jardim, como também já é de costume houve um certo atraso por parte de alguns ciclistas, mas nada fora do comum. Participaram deste pedal os seguintes ciclistas; eu Geovane, Rosinaldo, Everton, Samarone e Ayrton Jr. (Gago)/Belo Jardim e também os ciclistas Henrique Elias e Alex/Olinda PE.

Sanharó - PE
Saímos de Belo Jardim as 05:50 e chegamos em Sanharó as 07:00 da manhã, lá a parada foi bem rápida apenas para tirar fotos e depois seguimos rumo a Pesqueira.

Pesqueira - PE
Chegamos na cidade de Pesqueira as 08:00 e lá fizemos a primeira parada programada onde uma parte dos ciclistas foi tomar o seu café da manhã. Até aqui nós estávamos pedalando pela Rodovia BR 232 e daqui por diante passamos a pedalar pela Rodovia PE 217.

Alagoinha - PE
Ao chegarmos na cidade de Alagoinha optamos por seguir em frente sem parar devido a temperatura, só lembrando que o dia amanheceu com temperatura baixa e uma forte névoa encobria a paisagem lá em Belo Jardim, mas ao longo do pedal a temperatura foi se elevando e o sol abril, mesmo assim até este ponto todos estavam bem fisicamente e nenhum problema técnico foi registrado.

Venturosa - PE
Apenas eu Geovane e o ciclista Henrique Elias seguimos até a cidade de Venturosa, os demais optaram por seguir direto para o Parque da Pedra Furada. deixando registrado que a cidade de venturosa fica a poucos quilômetros da Pedra Furada. para quem nunca encarou uma pedalada até aqui é bom ficar sabendo que desde de Pesqueira até chegar aqui são várias subidas consecutivas o que exige bastante do ciclista, então só encare um pedal deste se estiver em boa forma física.

Parque da Pedra Furada/Venturosa PE
Ao chegar ao nosso destino tratamos de nos hidratar e encarar a subida dos 365 degraus que levam os visitantes até a base da Pedra Furada e depois de alguns instantes de parada para recuperar o fôlego iniciamos a escalada da mesma. Antes de postar as fotos referentes a nossa visita confira um pouco da história deste belíssimo lugar.

Mais do que uma formação rochosa peculiar, a Pedra Furada, localizada no Parque Municipal da Pedra Furada em Venturosa (PE), é quase um monumento, uma escultura feita pela natureza que impressiona pelo seu porte e suas formas, em frente do qual é impossível permanecer indiferente.
Com o objetivo de preservar e divulgar tal patrimônio, o Parque foi constituído pela prefeitura de Venturosa em torno da Pedra em 1985. Como resultado, o local oferece estacionamento para visitantes, uma modesta lanchonete e um local para camping. Uma trilha formada por 365 degraus conduz o visitante da entrada do Parque até a base da pedra. A partir dali, já é possível apreciar a belíssima vista do entorno, uma das mais bonitas da região do Vale do Ipojuca. Os aventureiros, no entanto, podem querer subir ao topo da pedra (são cerca de 50 m da base até o topo) e apreciar, com ainda mais intensidade, a vista da região. A subida, no entanto, requer cuidados e deve ser feita com cautela, pois não há itens de segurança disponíveis no lugar. Lá em cima, é possível caminhar pelos cerca de 500 m de extensão da parte superior do arco.
O local é também visitado por adeptos de esportes radicais que praticam, entre outros, o rapel com cordas afixadas no topo da Pedra. Devido à sua proximidade com o Vale do Catimbau, vale a pena considerar incluir também este destino no mesmo passeio. Juntos, a Pedra Furada e o Vale do Catimbau constituem um roteiro com grande apelo para os amantes da natureza no interior de Pernambuco.
Para chegar na Pedra Furada vindo de Petrolina (PE), deve-se seguir pela BR-232 até a cidade de Arcoverde (PE) e depois continuar pela BR-424 até Venturosa (PE). Uma outra opção é continuar pela BR-232 até Pesqueira (PE) e depois seguir pela PE-217 até Venturosa (PE). A estrada de terra que leva até o parque tem cerca de 3 km de extensão e inicia na própria PE-217, entre Venturosa e Pesqueira (distante cerca de 4 km de Venturosa).

Hora do Almoço
Depois de tanto esforço nada melhor do que recarregar as energias com uma bela refeição e para isso hoje logo na entrada do parque existe um restaurante que oferece aos visitantes um bom cardápio de comida regional a R$ 13,00 o almoço Self Service sem balança podendo até mesmo repetir. A comida é de boa qualidade e o atendimento também é muito bom, e dentro das condições a higiene também foi aprovada por nós, portanto nós aprovamos este estabelecimento e o recomendamos a todos que vierem visitar o parque.

Iniciando a Volta Para casa
Depois de apreciar bem a beleza do Parque da Pedra Furada e de ter renovado a força chegou a hora de nos despedir e inciarmos a volta para casa. Apesar das dificuldades da vinda até aqui nenhum dos participantes estava se queixando de dor muscular. Queremos deixar aqui um abraço para a galera de Arco Verde que também se encontrava lá e nos recepcionou muito bem, eles que irão realizar um evento de ciclismo em breve la naquela cidade e alguns ciclistas dos Amigos do pedal lá estarão prestigiando este evento. Obs. Esta pedra que aparece na foto a direita do seu monitor nós a apelidamos de Pedra da Regada ela serve de ponto de referência para quem vem pela primeira vez ao Parque da pedra Furada porque a estrada de terra do lado esquerdo da rodovia é a que segue até o parque e como a placa indicativa é bem discreta e improvisada basta o visitante olhar para esta pedra em forma de "nádega" e seguir pela estrada de terra que fica ao seu lado.

Alagoinha - PE
Devido a temperatura ao chegarmos novamente em Alagoinha o desgaste físico já se fazia presente e foi necessário uma pausa um pouco mais longa antes de prosseguirmos. galera para quem não conhece ainda queremos dizer que apesar de ser um município pequeno é uma cidade muito bonita e queremos aqui elogiar a beleza e o bom estado de conservação da praça da matriz e parabenizar os moradores que ajudam a preservar a mesma, vale também registrar que a cidade estava muito bem limpa sem nenhum sinal de lixo nas vias públicas. Um verdadeiro exemplo.

Pesqueira - PE
A partir daqui o pedal ficou bem difícil para alguns ciclistas porque além do desgaste físico agora iríamos encarar vento contra o que requer esforço dobrado por parte de cada um ciclista. Neste momento eram apenas eu Geovane, Henrique Elias e Samarone pedalando juntos, os demais já haviam seguido. O ciclista Samarone começou a sentir câimbras e assim tivemos de diminuir bastante o ritmo do nosso pedal. Ao chegarmos em frente do Motel Prelúdio a bike do Samarone teve um pneu furado e assim perdemos mais um pouco de tempo em relação ao outros ciclistas. dando continuidade ao nosso pedal ao chegarmos na cidade de Sanharó encontramos o ciclista Everton que estava a nossa espera e de lá seguimos juntos para Belo Jardim, os demais já haviam seguido. A volta a partir de sanharó foi por Divisão. Apesar do desgaste físico e do cansaço terminamos o pedal todos bem.

Relatos Finais
Apesar de todas as dificuldades este oi mais um pedal onde o que prevaleceu foi o espírito de corpo, a garra e determinação de cada um, a vontade de superar os seus limites e a alegria de mais um pedal concluído com sucesso. A quilometragem oficial desta trilha foi de 135,2 km, mas a quilometragem minha Geovane e do ciclista Henrique Elias foi de 141,63 km (porque omos até a cidade de Venturosa). A altimetria oi de 725 metros de elevação máxima.

1. Nelson do Carmo Santos - Arcoverde PE8 de agosto de 2018 às 08:25

Lugar muito bonito realmente, já fui lá a cerca de oito anos atrás, mas noto que agora existe uma melhor infraestrutura para receber os visitantes. parabéns para vocês pela garra e por divulgar as belezas da nossa região.