segunda-feira, 3 de setembro de 2018

PRIMEIROS PEDAIS DE SETEMBRO

Mantendo a tradição dos pedais pré programados assim como os pedais comemorativos e festivos este ano mais uma vez os ciclistas de Belo Jardim, em especial dos Amigos do Pedal e da Equipe Mutantes MTB foram até a cidade de Poção num belo pedal que contou com a participação de 07 ciclistas. Os ciclistas que participaram deste pedal foram; eu Geovane, Everton, Laércio, Antônio Oxis, Anderson, Jurandir e a ciclista Elaine (a única representante feminina). O percurso total foi de 102,8 km. Nesta postagem vocês poderão conferir em detalhes como foi mais esta aventura dos Amigos do Pedal com a participação dos Mutantes. Dedicamos esta trilha ao nosso amigo e ciclista do nosso grupo o Bodocó.

O ponto de encontro e também de concentração e de saída foi como de costume em frente ao edifício da Prefeitura de Belo Jardim. Neste mesmo domingo os ciclistas do Projeto Social Pedal na Estrada também estavam se reunindo em frente a prefeitura para depois dar início ao seu pedal. Vale deixar aqui registrado que o Pedal na estrada é o mais novo grupo da nossa cidade e está sendo apadrinhado por nós dos Amigos do Pedal e até aqui a parceria tem dado muito certo, tanto é assim que em quase todos os pedais do pedal na Estrada tem ciclistas dos Amigos do Pedal presente, dando aquele apoio moral e as vezes técnico.

Devido a um problema antigo o início da trilha se deu as 06:30 e não as 06:00 como estava planejado, mas como o tempo estava nublado e a temperatura amena resolvemos em comum acordo fazer um pedal com poucas paradas para compensar o tempo perdido e assim foi feito. Nas fotos abaixo nós estávamos já próximo de Mutuca. Os demais ciclistas estavam mais atrás porque estavam fazendo alguns ajustes na bicicleta na Elaine.

Nossa primeira parada foi em Mutuca que pertence ao município de Pesqueira. Normalmente costumamos fazer um lanche aqui antes de prosseguir no pedal, mas este ano resolvemos apenas agrupar e já retomar o pedal rapidamente.

A segunda parada programada aconteceu lá na localidade de Gravatá dos Gomes que faz parte do município de Poção. Assim como em Mutuca, normalmente fazemos aqui um lanche antes de prosseguir, mas neste ano apenas paramos rapidamente para tirar umas fotos e já retomamos o pedal.

Deixando Gravatá dos Gomes também deixamos as estradas de terra e passamos a pedalar pela rodovia estadual PE 219. Este trecho do pedal é o mais difícil devido as subidas longas e íngremes e também é o trecho com maior perigo devido a estarmos pedalando por uma rodovia estadual onde o acostamento é estreito e as vezes não mais existe, sem contar com os veículos, mas neste dia em particular o trânsito estava bem calmo e como a temperatura continuava amena encaramos este trecho numa boa e ainda tivemos a companhia de uma fina garoa por algum tempo.

Graças a estratégia que traçamos e também ao clima chegamos ao nosso destino ainda cedo da manhã, mas precisamente por volta das 10:30. Ao chegarmos em Poção após tirarmos algumas fotos a equipe se dividiu. O Antônio Oxis nos comunicou que iria retornar sozinho porque iria até a casa de um amigo e que não precisava que nós o esperasse. Já o Jurandir juntamente com a Elaine e o Laércio optaram por fazer um lanche reforçado e iniciarem a volta para casa logo em seguida para estar de volta em Belo Jardim logo no início da tarde, e assim foi feito. Já eu Geovane juntamente com os ciclistas Everton e Anderson resolvemos que iríamos fazer um pedal até o Estado da Paraíba que faz divisa com Poção (a divisa fica a apenas 3,5 km). Tiramos algumas fotos e depois cada um seguiu o seu rumo.

02/09/18 Domingo
Trilha de Exploração
Poção PE - Nogueira PB
Este foi um pedal sugerido pelo ciclista Everton no decorrer da semana e como eu Geovane estava a fim de fazer um pedal diferente resolvi encarar e o ciclista Anderson também resolveu testar os seus limites e também encarou este pedal. O percurso foi de apenas 22,2 km, mas é bom deixar aqui registrado que desde a nossa saída de Poção até chegarmos em Nogueira foi só subidas e maus subidas. Para chegar ao nosso destino nós seguimos pedalando pela Rodovia Estadual PB 224, que neste trecho não é pavimentada, mas que está em bom estado. As duas primeiras fotos foram tiradas na divisa de Pernambuco com a Paraíba.

Chegamos em Nogueira demos uma rápida olhada no entorno e ao invés de fazermos um tour pela localidade resolvemos voltar rapidinho porque a esta altura já batia uma certa fome e as energias estavam indo embora. Quando estávamos retornando para Pernambuco paramos num pequeno boteco localizado as margens da PB 224 e lá conhecemos a Dona Lindalva que é a proprietária do estabelecimento. A mesma foi muito atenciosa conosco e ainda nos passou o seu contato para que numa outra ocasião possamos encomendar aquele xerém com galinha naquele precinho. Além deste boteco existem algumas outras casas ao lado do mesmo e segundo a Dona Lindalva estas são as últimas casas do Estado de Pernambuco e que elas fazem parte do município de Jataúba. Já em Poção passamos por um bar com um nome que nos chamou atenção por ser bastante sugestivo como vocês poderão conferir na foto abaixo.

Ao chegarmos ao centro da cidade de Poção resolvemos ir logo almoçar ao invés de tirar fotos, afinal de contas saco vazio não fica em pé. O estabelecimento escolhido foi o mesmo que almoçamos no ano passado o Bar e Lanchonete Cruzeiro. O motivo de termos escolhido este estabelecimento é porque aqui a comida é boa, assim como o atendimento e a higiene e o precinho é camarada e por isso nós frequentamos e recomendamos o mesmo.

Após o almoço bateu aquela moleza, mas para não nos entregar resolvemos tirar algumas fotos para deixar bem registrado a nossa passagem por Poção e depois apos fazer uma rápida vistoria nas nossas bikes e reabastecer os nossos reservatórios de água iniciamos a volta para casa.

Por volta das 15:30 nós nos encontrávamos pedalando nas proximidades de Mutuca e como já é tradição fizemos uma breve parada para saborear as cocadas da Dona Maria, mas famosas Cocadas BBB (boas, bem feitas e baratas). As cocadas da Dona maria são as melhores dos arredores e custam apenas R$ 0,50. Nos despedimos da Dona Maria e resolvemos apertar o ritmo para não chegar tarde em Belo Jardim.

A nossa última parada foi já em terras de Belo Jardim, mas precisamente na localidade de Cavalo Morto. Esta parada não estava programada, mas como forçamos um pouco o ritmo do pedal e estávamos com a musculatura um tanto maltratada resolvemos dar um alívio para as nossas pernas para evitar câimbras. esta foi uma parada de cerca de dez minutos e depois finamente seguimos para a parte final da nossa aventura, que graças a Proteção Divina terminou sem nenhum incidente registrado e sem nenhum problema mecânico. Eu Geovane, o Anderson e o Everton dedicamos esta trilha ao nosso amigo e ciclista dos Amigos do Pedal o Bodocó que encontra-se se recuperando de um tombo forte que sofreu quando participava de um evento na cidade de Arcoverde a poucos dias e que se estivesse um pouco melhor estaria junto conosco nesta aventura. Bodocó, este pedal é para você meu amigo.

02/09/18 Domingo
Trilha Chácara de Alvanir/Bica do Bitury
Este foi um pedal do Projeto Social Pedal na Estrada com o apoio e a parceria dos ciclistas dos Amigos do Pedal. Para quem ainda não sabe o Pedal na estrada foi criado a pouco tempo e tem como líder o ciclista e atleta o Rubinho e a pedido do mesmo os ciclistas dos Amigos do Pedal sempre que possível estão dando suporte técnico e participando ativamente das atividades deles. esta é uma parceria que até aqui vem dando certo e que esperamos que assim continue por muito tempo. O destaque do Pedal na Estrada é o grande número de mulheres e olha que elas chegaram com muita vontade de pedalar e de superar os seus limites. Eu Geovane em nome dos Amigos do Pedal e dos demais grupos que eu faço parte deixo aqui os meus parabéns a todas. esta trilha contou com a participação de 15 ciclistas e o percurso foi de 25,3 km.

A garela que participou desta trilha arrecadaram um determinado valor e assim conseguiram fazer uma bela recepção regada a muita fruta lá na chácara do Alvanir e assim todos se divertiram bastante e ainda se hidratara de maneira saudável e ainda por cima fizeram um por pela Pista de DH que ali existe.

Depois de uma boa subida com direito a muita adrenalina a galera resolveu seguir até a Bica do Bitury para tomar um banho nas águas geladinhas de lá, mas para as meninas o pedal encerrou ali mesmo na chácara, seguir iria exigir muito delas. Segundo relatos foi um ótimo pedal onde todos se divertiram e onde ficou aquela vontade de quero mais.

Este é o pedal mais tradicional do nosso grupo e é sempre um prazer receber ciclistas de outros grupos ou que são de Belo Jardim, mas que não participam de nenhum grupo ou equipe e também ciclistas amigos de outras cidades. Você que está lendo esta postagem está convidado a se reunir a nós neste belo pedal onde comemoramos a Independência do Brasil de uma forma saudável e amiga. Atenção todos! Para não haver problemas de logística e outros semelhantes estamos encerrando hoje as inscrições para este pedal, agradecendo desde de já a todos. Só lembrando que para participar desta trilha o ciclista bastava acessar o nosso grupo no WhatsApp e manifestar a sua vontade de participar sem pagar nada por isso.