quarta-feira, 17 de julho de 2019

17 DE JULHO - DIA DA PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Dia de Proteção às Florestas é comemorado anualmente em 17 de julho.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas - lar de inúmeras espécies de animais e plantas - para a qualidade de vida da humanidade.
O Brasil abriga uma das mais importantes florestas do mundo: a Floresta Amazônica, conhecida como o “pulmão do mundo”.
 Floresta Amazônica
Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas má intencionadas.
Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”.
Organizações não-governamentais e entidades, como o Greenpeace, por exemplo, aproveitam esta data para realizar ações práticas que possam mostrar para a população os perigos que aguardam a humanidade, caso não seja feito algo para proteger as florestas.

Ações para Ajudar a Proteger as Florestas

Conheça algumas ações simples que podem ajudar cada indivíduo a colaborar para a proteção das florestas e do meio ambiente:
  • Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;
  • Não colocar fogo em matas;
  • Não jogar lixo no meio ambiente;
  • Dar sempre prioridade aos papéis recicláveis;
  • Não jogar cigarros ou objetos em combustão em florestas, por exemplo.

Frases sobre a Importância das Florestas

  • Onde havia peixes, há mercúrio. Onde havia florestas, há cinzas. Roberto Burle Marx
  • Não quero flores no meu enterro, pois sei que vão arrancá-las da floresta. Chico Mendes
  • Se o verde realmente fosse esperança, as florestas não estariam acabando. Projota


Mata da Rita - Belo Jardim PE 
Resultado de imagem para mata da rita em belo jardim pe Resultado de imagem para mata da rita em belo jardim pe
Imagem: Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal  - Belo Jardim PE 
Meus amigos a cada dia as cidades avançam sobre áreas que deveriam ser preservadas e o pior é que na maioria dos casos isso acontece de forma ilegal e desordenada o que agrava a situação.
Aqui em Belo Jardim nós que costumamos pedalar sempre por toda a nossa zona rural já flagramos inúmeras situações de desrespeito ao meio ambiente, isso de várias maneiras, desde lixo e outros tipos de poluição a desmatamento e queimadas criminosas e pouco se sabe sobre punições aos responsáveis.
É de suma importância que cada um de nós façamos a nossa parte, mas também é fundamental que as autoridades façam a sua punindo aquelas pessoas ou instituições que estejam agredindo a nossa fauna e flora porque não só o nosso município, mas todos os municípios brasileiros e de qualquer outra parte do mundo dependem sim de forma direta da preservação da sua fauna e flora, dos rios e das florestas para continuar a crescer de forma saudável. 
Peço a odos que leiam com atenção o texto abaixo e que sejam cada um de vocês um agente a serviço do meio ambiente. Ao pedalar se por acaso se deparar com alguma situação de agressão a natureza tente registrar isso de forma discreta e depois procure alguma autoridade e faça a sua denúncia para que as providências sejam tomadas, não se omita. No fim todos somos prejudicados ou todos saímos ganhando.  

Por que é importante preservar o meio ambiente?
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Consequências da degradação ambiental

Ao longo da existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por meio da queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas; etc. O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.

Medidas para reduzir o impacto ambiental

Desde a década de 1960, o impacto ambiental passou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais. Nos anos de 1970, a ONU também passou a desenvolver conferências e estabelecer metas para os países membros com relação à preservação do meio ambiente. Esses objetivos devem ser cumpridos de forma sustentável. Assim sendo, pesquisadores de áreas como Biologia, Biotecnologia, Química, Geografia, Engenharia, Arquitetura e Tecnologia têm desenvolvido e pesquisado soluções para a preservação ambiental. Entre elas destacam-se:
  1. Uso de biomassa para gerar bioenergia e biocombustíveis.
  2. Sustentabilidade na produção e desenvolvimento de produtos.
  3. Reciclagem ou reutilização de materiais.
  4. Energia alternativa, como a solar e eólica.
  5. Uso de biocombustíveis e automóveis elétricos.
  6. Uso de soluções biológicas no lugar de substâncias químicas.
  7. Planejamento urbano adequado.
Além dessas soluções, é necessário que o cidadão, indústrias e governos façam a sua parte. Isso pode ser atingido por meio do descarte correto do lixo, substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, saneamento básico, economia de água, etc. Dessa forma, o meio ambiente será preservado. Assim, será possível ter mais saúde e acesso aos recursos necessários para a sobrevivência de todos os seres do planeta.

CONVITE ESPECIAL
Atenção ciclistas de Belo Jardim e cidades vizinhas. Estamos neste momento convidando você que é adepto do Mountain Bike a se juntar aos nossos ciclistas para participar desta trilha que já está na sua sétima edição e neste ano iremos fazer um percurso diferenciado. Ao contrário dos anos anteriores onde íamos pedalando pela pista, neste ano o percurso será quase que totalmente pela zona rural. Então foca aqui o convite, mas foca também um alerta a todos. Este não é um pedal para iniciantes devido ao grau de dificuldade e de ser um pedal longo, sem contar que normalmente saímos de casa bem cedinho ao amanhecer e só chegamos de volta no finalzinho da tarde.

Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. É uma pena que o governo o qual eu colaborei para chegar ao poder não esteja dando a devida atenção ao completo desrespeito ao meio ambiente e principalmente ao desmatamento que cresce em proporções gigantescas a cada dia. parabéns pela bela postagem.

    ResponderExcluir