segunda-feira, 11 de outubro de 2021

11 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DE PRVENÇÃO DA OBESIDADE

 

Fonte: Imagens do Google

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, doença essa de alcance mundial e que segundo alguns especialistas á se tornou uma pandemia, mas que apesar da gravidade da situação e dos esforços por parte dos cientistas, na prática as nações ainda não encontraram uma fórmula definitiva que venha a ajudar de forma rápida e segura aquelas pessoas que sofrem com este mal, mas muito já foi feito e muito ainda estar por vir e uma coisa muito importante é que, qualquer um pode e deve fazer a sua parte para melhorar a sua condição física e assim contribuir de forma direta para melhorara a sua vida e neste sentido a prática de atividades físicas tem um enorme contribuição positiva, mas atenção! 
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física consulte um médico, ele vai lhe passar uma bateria de exames e depois de avaliar a sua situação, ele é quem vai lhe indicar qual atividade será a mais indicada para o seu caso, de qualquer maneira o que você que está sofrendo de Obesidade tem de fazer é sem dúvida evitar o sedentarismo.
Em caso de seu médico o autorize a fazer alguma atividade física e se ele o liberar para pedalar seja muito bem vindo ao nosso time. Hoje em qualquer cidade do nosso Brasil e em quase todos os lugares do mundo existem pessoas que se reúnem para pedalar e assim além de fazer novas amizades e desfrutar de momentos agradáveis estão cuidado da sua saúde e sim, estão combatendo de forma saudável esta doença que mata milhões de pessoas todos os anos em todo o planeta e você pode fazer parte deste time. 
A situação é. Eu devo ficar em casa sentado no sofá ou deitado(a) na minha cama, ou devo levantar a cabeça e tomar uma atitude de mudar a minha situação? Pare, pense e entre em ação.

Tornou-se oficial. Segundo consta na Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.

Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Márcio Mancini, responsável pelo Departamento de Obesidade da SBEM.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.


A  parte deste texto a qual se refere a Lei Que Criou o Dia nacional de Prevenção da Obesidade, assim como alguns dados a respeito do tema foi extraído deste site https://www.endocrino.org.br/. Neste site você irá encontrar excelentes matérias sobre vários temas importantes. Acesse e confira, vale a pena.

Agora que você já está a para da gravidade da situação mundial em relação a Obesidade, então crie coragem e faça algo a respeito. Se você é portador desta doença, procure um médico peça ajuda a ele e entre em ação, se você não é um portador desta doença mas tem algum familiar, algum colega de trabalho ou conhecido que é, então vá até esta pessoa e dê uma força a ele ou ela, mostre para esta pessoa que ela pode ter uma vida mais saudável e mais alegre e incentive a mesma a praticar alguma atividade física, mas sempre lembrando que a mesma deve procurar uma orientação médica antes de qualquer coisa. Caso você assim como eu seja um ciclista, convide esta pessoa para pedalar junto com você e caso ela opte por fazer isso em pouco tempo ela vai se surpreender com os resultados positivos.

Pedalar é uma arte, é algo que dá tanto prazer a quem pratica que apesar dos sofrimentos referentes as ladeiras longas e íngremes que encaramos, apesar do cansaço, apesar das altas temperaturas e apesar dos tombos, a grande maioria das pessoas que iniciam no ciclismo, continuam firmes e depois de pouco tempo nunca mais abandonam o ato de pedalar com frequência e você que está lendo esta postagem pode ser uma destas pessoas. 

Aqui na cidade de Belo Jardim PE nós temos hoje 22 entidades entre grupos e equipes que praticam o ciclismo e dentre os seus membros temos pessoas das mais variadas idades, desde crianças na faixa etária dos 10 anos a pessoas na faixa da chamada terceira idade. Hoje o ciclista com a idade mais avançada aqui na nossa cidade faz parte do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal, trata-se do Dr. Bispo (médico veterinário), ele que iniciou na prática rotineira do ciclismo a pouco tempo, a cerca de um ano, mas fala abertamente para quem quiser ouvir dos benefícios que isso lhe trouxe e é hoje dentro do grupo um exemplo. Temos dentre os ciclistas aqui da cidade ao menos uns cinco ciclistas que tem problema de obesidade, todos eles estão na casa dos três dígito em relação ao peso e com uma grande massa corporal, no entanto, ao decidirem pedalar eles tiveram uma grande melhora nas suas vidas em vários sentidos, mesmo não vindo necessariamente a perder peso, aliás para todos eles este não é o objetivo principal e sim melhorar a qualidade de vida. 

Está comprovado cientificamente que, pedalar faz bem ao corpo, a mente e  alma, então não fique apenas na leitura desta postagem, levante a cabeça, acredite em você, no seu potencial, procure um médico, faça uma avaliação e sim, comece a pedalar porque se devidamente autorizado pelo seu médico, em pouco tempo na prática do ciclismo, mesmo com todas as dificuldades, você vai ver que você está se tornando uma outra pessoa em termo de qualidade de vida. Sejam todos bem vindos ao pedal. 

Estamos fora do peso e dai?
Estamos pedalando, estamos caminhando, estamos nos mexendo para melhorar.
E você que, o que está fazendo para mudar a sua situação?
 
 


 
 


VOCÊ MORA EM BELO JARDIM?
Então Venha Pedalar Conosco


Por: Geovane Bezerra 

Um comentário: