sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ISSO TEM DE MUDAR

 

Inicio esta matéria deixando aqui os meus mais sinceros votos de pesar a todos os familiares dos inúmeros ciclistas que perderam a vida neste ano de 2021 vítimas de condutores irresponsáveis ou em alguns casos vítimas de sua imprudência e também quero aqui desejar que aqueles que sobreviveram a algum acidente que possa se recuperar rapidamente e que de preferência sem sequelas.

É muito triste saber que em pleno período pandêmico onde o número de veículos em circulação em todos os lugares do mundo diminuiu, ao mesmo tempo o número de acidentes envolvendo ciclistas cresceu e em se tratando do Brasil este número chegou aos 30%, por isso desde já é importante reforçar aqui a importância de sempre pedalar fazendo uso dos equipamentos de proteção, principalmente o capacete e também a importância de manter a sua bicicleta sempre em boas condições, dando uma atenção maior aos freios e aos pneus.

Como todos já devem ter percebido o uso da bicicleta como meio de transporte que já vinha crescendo ano a ano cresceu ainda mais entre o ano passado e este ano de 2021 devido a Pandemia do Covid-19 e com isso o número de pessoas pedalando e dividindo as vias com os automóveis e com as motocicletas cresceu na mesma proporção assim como o número de pessoas que passaram a praticar o Mountain Bike ou aderiram aos passeios de bicicleta aos fins de semana usando a mesma para o seu lazer ou para uma prática desportiva.

O Código Brasileiro de Trânsito CBT foi atualizado e os DETRANS e CIRETRANS de todo o país são sabedores destas mudanças e estão fiscalizando e cobrando das auto escolas e também dos condutores respeito a legislação, da mesma forma o Governo federal através do Ministério das Cidades criou a cartilha do Ciclista onde está exposto de forma bem clara os direitos e deveres do ciclistas diante do que determina a lei, mas apesar de todo o progresso o fato é que o número de pessoas que perdem a vida ou que ficam paraplégicos devido a irresponsabilidade de algumas pessoas que transformam o automóvel em uma verdadeira arma de guerra ou pela imprudência de alguns ciclistas que pedalam de forma irresponsável o trânsito brasileiro continua a figurar como um dos mais perigosos do mundo.

Meus amigos, sou um ciclista experiente, aprendi a andar de bicicleta aos 08 anos de idade quando residia na cidade de São Paulo (Capital), depois quando na minha adolescência por volta dos 14 anos já praticava o Bicicross e aos 25 anos eu optei por praticar o Mountain Bike e hoje com 51 anos tendo residido em uma metrópole como São Paulo, em uma grande capital como o Recife e hoje residindo numa cidade de médio porte como Belo Jardim posso afirmar que sou sim um ciclista experiente, pois estou em plena atividade na prática do Mountain Bike e também participo de passeios ciclísticos e por vezes faço uso da minha bicicleta como meio de transporte assim falo com experiência do assunto. 

Dito isso quero aqui pedir a cada um que está lendo este texto que não se descuidem, não importa se você mora numa grande cidade ou em uma pequena e pacata cidade do interior, o fato é que devemos pedalar sempre com atenção. É importante ao pedalar pela zona urbana ou por rodovias que o ciclista pedale no mesmo sentido dos veículos e nunca na contra mão, também é muito importante que o ciclista respeite a sinalização e os demais usuários das vias e é claro, que seja devidamente respeitado.

Quando falo em respeito me refiro a respeitar o pedestre (não pedalando nas calçadas ou nas faixas de pedestres), respeito para com os colegas (evitando frear bruscamente na frente do outro ciclista ou fechar a passagem do mesmo de forma brusca ao o ultrapassar), respeitar os demais usuários das vias (motoristas, motociclistas, etc.), só que da mesma forma é necessário que o ciclista seja respeitado também, que os condutores se lembrem que em cima de uma bicicleta vai um pai de família, um irmão, um filho ou um amigo de alguém e que assim como ele, aquele ciclista merece voltar para sua família.

Para finalizar gostaria de lembrara aqui algumas coisas bem simples, mas que ajudam a diminuir o número de acidentes com certeza. São coisas simples, mas que irão ajudar você a se cuidar.

1 - Ao pedalar pelas ruas da sua cidade sempre obedeça as determinações das autoridades de trânsito e evitem ruas desertas por questão de segurança devido a assaltos.

2 - Ao pedalar pela zona rural assim como na zona urbana pedale sempre no sentido dos veículos, procure fazer uso de roupas coloridas que facilitem a sua visualização por parte dos demais usuários das vias por onde você está pedalando.

3 - Sempre use capacete, luvas, óculos e demais equipamentos e acessórios de proteção (mesmo em pequenos deslocamentos) e lembre-se de sempre sinalizar a direção que vai tomar quando estiver pedalando em via pública. É importante além da manutenção de rotina, equipar a sua bicicleta com farol e sinaleiras e se pretende pedalar por rodovias faz-se necessário colocar também um retrovisor do seu lado esquerdo e uma sirene.

4 - Se você pratica o Mountain Bike por questão de segurança procure deixar em casa um roteiro com o trajeto por onde você irá pedalar, isso será muito útil em caso de você se envolver em algum acidente ou sofrer um tombo um pouco mais sério.

5 - É importante deixar bem claro que mesmo fazendo tudo certo, mesmo pedalando de acordo com o que determina a lei não significa que estamos a salvo ou que não seremos vítimas de outras pessoas no trânsito, mas com certeza irá ajudar a diminuir e muito o risco de isso acontecer. Para finalizar vou disponibilizar aqui abaixo alguns links com matérias bem interessantes que vocês devem ler para ter um melhor entendimento do que eu quis expor aqui nesta matéria e sendo assim eu quero encerrar desejando bons pedais a todos e se cuidem.


https://noticias.r7.com/brasil/acidentes-graves-com-ciclistas-aumentam-30-na-pandemia-19082021

https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2020/09/mais-de-13-mil-ciclistas-morreram-no-brasil-nos-ultimos-10-anos-falta-de-estrutura-explica-o-indice-de-acidentes.ghtml

https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/por-que-o-atropelamento-de-ciclistas-disparou-no-brasil/


Espero que esta postagem tenha de alguma maneira ajudado a você que a leu a entender melhor o que está se passando no nosso trânsito e qual o seu papel no contexto e também que fique bem gravado na sua mente que, isso tem de mudar. Faça a sua parte. 

Por: Geovane Bezerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário