sexta-feira, 29 de outubro de 2021

CICLISTAS NÃO SE DESCUIDEM A PANDEMIA NÃO ACABOU

  
Fonte: Imagens do Google


Meus amigos e amigas que seguem ou acompanham este blog, em particular você que assim como eu é um ciclista esportista, ou você que faz uso da bicicleta como meio de transporte.
É de conhecimento de todos que assim que a situação da Pandemia do Covid-19 aqui no nosso país atingiu números alarmantes assim como em todo os países do mundo várias atividades econômicas, sociais e também desportivas tiveram de ser suspensas, inclusive com a possibilidade do praticante vir a ser preso por desobedecer o que foi determinado pelas Autoridades Sanitárias.
Hoje graças ao empenho do Governo Federal em conjunto com os Governos Estaduais e Municipais e principalmente com o avanço da vacinação e testagem da nossa população, aos poucos a situação em relação ao Corona vírus está sob controle e assim aos poucos as atividades econômicas, sociais e desportivas estão voltando a acontecer e também os eventos, mas infelizmente é ai que está o perigo.
Senhores e senhoras, nós que tanto esperamos por este momento, momento de podermos voltar aos poucos a frequentar aquele bar ou aquele restaurante, ir naquele show ou naquele clube de piscina, cinema, etc. Em particular nós ciclistas podermos voltar a fazer os nossos pedais em grupos, sejam passeios ou trilha e agora também estamos podendo participar de provas e competições e demais eventos de ciclismo, só que muitos ciclistas estão extrapolando, estão se descuidado completamente em relação a prevenção do Covid-19 e é ai que mora o perigo.
Gente a pandemia ainda não acabou e nem sabemos quando isso vai acontecer e vale aqui lembrar que existem as variantes do vírus que ainda desafia os cientistas e nível mundial, então acordem pelo Amor de Deus. Não é hora de descuidar, não é hora de abandonar a máscara, de se aglomerar sem medo, se quisermos ter o prazer de continuar a ver a coisa melhorar é mais que necessário que cada um continue a fazer a sua parte ou em pouco tempo poderemos pagar um preço muito alto pelo nosso descuido. 


Antes de prosseguir dissertando a respeito do tema desta matéria, quero aqui deixar o link oficial da Prefeitura de Belo Jardim, do Governo do Estado de Pernambuco e do Ministérios da Saúde onde você  pode acessar as informações a respeito do Covid-19 aqui na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país de forma oficial, pessoal isso é muito importante porque informações obtidas de fontes não oficiais geralmente não são fidedignas e assim pode vir a causar um grande mal estar entre a população e levar as pessoas a terem uma falsa imagem a respeito do que acontece no dia a dia. Para ter todas as informações a respeito da Pandemia do Covid-19 bem como da vacinação aqui em Belo Jardim, cliquem no link abaixo da logomarca da prefeitura.



Agora que vocês já sabem onde conseguir informações seguras em relação ao Covid-19 em Belo Jardim vou disponibilizar para vocês o link do site do Governo de Pernambuco para que assim vocês possam também se informar de maneira segura a respeito da situação do nosso estado perante a Pandemia do Covid-19. Para ter acesso ao site basta clicar no link abaixo da logomarca.


Agora que vocês já tem a disposição as informações detalhadas sobre a Pandemia do Covid-19 em Belo Jardim e em Pernambuco chegou a hora de saber como está a situação no nosso pais como um todo e para isso basta clicar no link localizado abaixo da logomarca. 



 
Fonte: Imagens do Google

Agora que você teve acesso as informações oficiais sobre o Covid-19 aqui em nosso Brasil, em Pernambuco e em Belo jardim, vamos falar do que cada um de nós temos de fazer para continuar a pedalar ao lado dos amigos e familiares e a continuar a participar de eventos esportivos, sociais, e demais evento assim como frequentar os cultos religiosos de modo a diminuir ao máximo as chances de virmos a trazer este vírus para dentro das nossas casas e assim contaminar algum parente ou amigo. 
Eu sei que fazer uso da máscara enquanto pedalamos é algo desconfortável, mas ainda não é hora de abandonar a mesma. 

Após a chegada da pandemia de Corona vírus no Brasil, poucas foram as pessoas que não tiveram suas rotinas alteradas. Home Office, distanciamento social e cuidados preventivos no geral se tornaram parte do dia a dia de milhões de brasileiros.

Nesse cenário, o pedal se tornou uma alternativa de transporte mais segura e conveniente que os transportes públicos, diminuindo aglomerações e possibilidades de contágio, além de promover uma atividade física individual, como indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, pedalar permite um contato com a natureza que, em tempos de confinamento, se torna essencial para a saúde mental.

Esses atrativos aumentaram significativamente o interesse pelas bicicletas durante a pandemia. As vendas de bicicletas cresceram 54,4% no ano de 2020, segundo a pesquisa sobre o comportamento do consumidor divulgada pelo Itaú Unibanco.

Cuidados na pandemia

Mesmo a bicicleta sendo indicada como um dos meios de transporte mais seguros durante esse momento, a pandemia ainda não acabou, e algumas medidas devem ser tomadas pelos ciclistas para diminuir a chance de se contaminar com o vírus, como:

1. Pedale sozinho, ou com uma rede segura de poucas pessoas que também tomem os cuidados necessários;
2. Utilize máscara;
3. Higienize as mãos com álcool gel e lave com água e sabão sempre que possível;
4. Mantenha distância física de outros ciclistas e pedestres;
5. Escolha rotas menos movimentadas e pedale em horários alternativos sempre que possível;
6. Não compartilhe itens pessoais com outros ciclistas;
7. Evite tocar no rosto sem higienizar as mãos;
8. Opte por trilhas de pouco risco para evitar acidentes, já que os hospitais são locais de fácil contaminação;
9. Cuide da sua saúde o tempo todo, mantendo uma dieta rica em nutrientes e mantendo-se hidratado;
10. Ao sinal de sintomas como febre, tosse e dor de garganta, isole-se e procure cuidado médico, para não colocar a vida de outras pessoas em risco.


Pessoal gostaram da matéria? E ai ficaram com vontade de pedalar? Se a sua resposta foi sim seja muito bem vindo ou bem vinda ao mundo do ciclismo, esteja você onde estiver. Como a maioria de vocês já tem conhecimento o ato de pedalar faz bem ao corpo, a alma e a mente e isso quem diz e a Ciência não sou eu Geovane. Neste período de pandemia com as restrições impostas pelas autoridades da Área da Saúde muitas pessoas tiveram de deixar os seus automóveis na garagem ou mesmo deixar de utilizar o transporte público em algumas situações e com isso o uso da bicicleta disparou, só que das milhares de pessoas que passaram a usar a sua bicicleta como meio de transporte, uma grande e considerável parcela passou a utilizar a mesma para fins de lazer e esporte e isso é muito positivo. 

Aqui no município de Belo Jardim hoje o número de pessoas pedalando é um número significativo, apesar de não ter um número exato eu Geovane e os demais líderes dos principais grupos aqui do nosso município fizemos um levantamento que nos apontou que a nossa cidade conta hoje com 23 grupos ou equipes de ciclismo e que juntas as mesmas contam com algo na casa dos 600 ciclistas. vale aqui lembrar que estes dados não representam a realidade, já que existem muitas pessoas que se reúnem aos finais de semana ou ao cair da tarde diariamente para pedalar sem fazer parte de nenhum grupo ou equipe, desta forma o Ciclismo Belo Jardim vai muito bem obrigado. 

VENHA PEDALAR CONOSCO
Agora chegou a hora de convidar você que mora aqui em Belo Jardim a deixar de lado o sedentarismo e se juntar aos nossos ciclistas em alguns dos nossos pedais, mas se por acaso a sua opção for a de caminhar ou correr, procure o amigo Rubinho e junte-se a galera do Pá na Estrada, seja qual for a sua escolha você será muito bem vindo.
Eu Geovane na qualidade de líder deste grupo quero aqui informar as pessoas que por ventura desejem fazer parte do nosso grupo que a primeira coisa que eles tem de colocar em mente é que, nos somos um grupo de ciclistas amadores e não somos um grupo formalmente constituído já que ainda não somos um grupo registrado com CNPJ e tudo o mais, desta forma todos devem seguir as determinações dos ciclistas mais experientes e dos orientadores para evitar ao máximo algum incidente ou acidente porque quando isso ocorrer cada um envolvido irá responder pelos seus atos já que não existe formalmente a instituição Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal.
Em relação aos cuidados com a prevenção do Corona vírus, aqui no nosso grupo optamos por flexibilizar o uso da máscara deixando a critério de cada um usar ou não, mas sempre incentivamos o uso da mesma e que todos façam um esforço para estar com ela ao menos na concentração, mas como a maioria já está vacinada está um pouco complicado convencer o pessoal a usar a máscara.
bem para encerrar quero aqui convidar você que está lendo esta matéria seja onde for a deixar de lado o sedentarismo e iniciar na prática d alguma atividade física, seja ela qual for, mas atenção! Independente de qual atividade você irá praticar é muito importante primeiro você fazer uma consulta com um médico e pedir a ele os exames devidos para que ele o avalie e diga qual o tipo de atividade você pode praticar e até onde você pode se esforçar. O ciclismo é indicado para pessoas de todas as idades, desde crianças na faia etária dos 05 anos até pessoas da terceira idade mas, saber respeitar os limites do seu corpo e as determinações de quem já tem experiência é de fundamental importância. 


CONFIRAM AQUI O NOSSO CRONOGRAMA SEMANAL DE PEDAIS

Domingos e Feriados
Trilha Matinal de MTB
Ponto de Encontro: Praça da Bíblia/Pç. dos CORREIOS
Horário: As 06h30 ou a Combinar


Terças e Quintas
Passeio Ciclístico Noturno
Ponto de Encontro: Praça da Bíblia/Pç. dos CORREIOS
Horário: AS 19h

Sextas-feiras
Trilha Noturna de MTB
Ponto de Encontro: Praça da Bíblia/Pç. dos CORREIOS
Horário: As 19h

Obs. Uma noite a cada mês fazemos um pedalada e caminhada em conjunto com o pessoal do Pé na estrada, sempre em alusão a uma das campanhas com as cores de cada mês. O horário é as 19h e o ponto de encontro é na Praça do Padre Cícero. 


Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Gabriel Ciclista - Barreiros PE30 de outubro de 2021 às 21:32

    Olá sei que não moro ai na cidade de vocês e nem tenho nenhum conhecido por ai, mas me atrevo a comentar aqui porque faz algum tempo que acompanho este blog e sei que aqui podemos nos expressar a vontade, desde de que não desrespeitemos ninguém.
    Olha eu sou um dos que não gostam de usar a máscara, mas quando estou trabalhando, quando vou em algum estabelecimento, uso transporte público ou me reúno com meus amigos para dar umas voltas nas nossas magrelas eu prefiro ir com a máscara e fico com ela durante todo o tempo que estamos ali juntos, mas quando chegamos na zona rural ai eu deixo de usar e acho que assim não vou fazer mal aos meus amigos.
    Quero aqui parabenizar a vocês pela prudência e também ao editor desta matéria porque realmente bastou a governo liberar um pouco mais as coisas e muitos já acham que voltamos a normalidade e isso não é verdade, temos sim de continuar a nos cuidar e cuidar dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Joseane Bezerra - BJPE30 de outubro de 2021 às 21:34

    Gostei bastante deste post, principalmente quando alerta para o fato de não nos deixar levar por notícias vindas de qualquer lugar. É claro que estamos ainda preocupados com tudo o que está acontecendo, mas temos de tentar voltar a normalidade, mas seguindo as regras. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir