quarta-feira, 20 de abril de 2022

EDIÇÃO ESPECIAL 9ª TRILHA DA PAIXÃO

Antes de iniciar os relatos a respeito desta nossa trilha quero aqui expor para vocês um breve resumo em números desde a primeira edição até esta nona, e ai diante destes números apresentados vocês poderão concluir que esta foi a segunda melhor Trilha da Paixão de todos os tempos realizada pelo nosso grupo. Bem vamos logo ao que interessa.
Ano 2012 - 1ª Trilha da Paixão - 98km de Percurso - 22 Ciclistas.
Ano 2013 - 2ª Trilha da Paixão - 98 km de Percurso - 29 Ciclistas.
Ano 2014 - 3ª Trilha da Paixão - 1104 km de Percurso - 43 Ciclistas.
Ano 2015 - 4ª Trilha da Paixão - 87,5 km de Percurso - 18 Ciclistas.
Ano 2016 - 5ª Trilha da Paixão - 92 km de Percurso - 29 Ciclistas.
Ano 2017 - 6ª Trilha da Paixão - 83,7 km de Percurso - 27 Ciclistas.
Ano 2018 - 7ª Trilha da Paixão - 92,8 km de Percurso - 29 Ciclistas.
Ano 2019 - 8ª Trilha da Paixão - 94 km de Percurso - 25 Ciclistas.
Ano 2020 - 9ª Trilha da Paixão - CANCELADA/PANDEMIA DO COVID-19
Ano 2021 - 9ª Trilha da Paixão - CANCELADA/PANDEMIA DO COVID-19
Ano 2022 - 9ª Trilha da Paixão -  84,32 km de Percurso - 40 Ciclistas.
Bem meus amigos os números estão ai e é com muita alegria que eu Geovane na qualidade de líder deste grupo me orgulho de estar presente em todas as nove edições deste que é um dos pedais mais tradicionais dos Amigos do Pedal, e antes de qualquer coisa eu quero aqui em nome de todos os ciclistas do grupo Agradecer a Deus por estarmos com saúde e assim estar em condições de realizar este pedal tão esperado por todos nós e que neste ano "teve um Q a Mais" já que a data coincidiu com as comemorações do Dia Internacional do Ciclista e sendo assim aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os ciclistas pelo nosso dia. Quem desejar saber mais sobre assunto clique aqui neste link http://orlario.com.vc/2021/04/15/hoje-e-o-dia-internacional-do-ciclista/

Relatos Iniciais
Para iniciar os relatos deixo aqui registrado que pela primeira vez neste ano de 2022 iniciamos um pedal religiosamente no horário pré determinado. Assim coimo está acontecendo nos demais grupos e equies de ciclismo daqui de Belo Jardim, nos Amigos do Pedal também estamos passando por um período de certa rebeldi onde os tarasos para se iniciar os nossos pedais se tornou uma rotina, mas como já foi dito nesta trilha isto não aconteceu.
Apesar do bom número de ciclistas inscritos, todos que se comprometeram chegaram ao ponto de encontro dentro do horário e isso é algo a ser comemorado e deve servir de exemplo e de inspiração para os demais. Participaram desta 9ª Trilha da Paixão os seguintes ciclistas:
01Eu Geovane - 02 Danilo China - 03 Rômulo - 04 Luedna - 05 Thiago de Lói - 06 Thiago II - 07 Givaldo - 08 Ana Paula - 09 Luciano Araújo - 10 Cláudio Esposo de Gésssica - 11 Géssica - 12 Ivanilda - 13 Edvania - 14 Léo Motos - 15 Breno - 16 Daniele - 17 Regivaldo - 18 Adriano Baiano - 19 Parazim - 20 Andréia - 21 Roberto Cabeça - 22 Joel Vaqueiro - 23 Walter da Dengue - 24 Regiclécio - 25 Neidson Mecânico - 25 Renato Esposo de Carla - 26 Carla - 27 Ricardo Barbeiro - 28 Felipe M. - 29 Arielson - 30 Cláudio Esposo de Niziane + Outros Dez Ciclistas os quais não me recordo os nomes.
Além destes ciclistas acima descritos também colocaram os nomes na lista, mas por motivos diversos não puderam comparecer e participar os seguintes ciclistas:
01 Clécio Fofão - 02 Jorginho - 03 Josias e 04 Sargento Tony.
Na concentração tudo transcorreu como planejado e assim tiramos algumas poucas fotos e depois finalmente demos início a nossa trilha rumo a fazenda Nova.

Deslocamento Urbano
O percurso pela área urbana foi bem curto com cerca de 05 km apenas, saindo do Centro e segundo pelos bairros Edson Mororó, Floresta e COHAB I até chegar na Vila Planalto onde teve o início do percurso rural.

Início do Percurso Rural
O percurso rural teve início as margens da Rodovia BR 232 na ao lado da Cerâmica Cintra e de lá seguimos rumo a Vila Raiz para depois seguirmos rumo ao município de Tacaimbó.

De Tacaimbó a Fazenda Velha
Ao chegar na cidade de Tacaimbó fizemos uma breve parada para reagrupar e nos hidratar e logo em seguida retomamos o nosso pedal, nosso objetivo foi o de fazer outra parada apenas ao chegar lá na, localidade de |Fazenda Velha e assim foi feito, mas pouco depois de deixarmos Tacaimbó, quando estávamos pedalando pelas imediações do Açude da Onça, eu Geovane estava como guia dos retardatários e as ciclistas Ivanilda e Edvânia esqueceram as regras de segurança e dispararam na frente sem ter conhecimento do caminho o que as levou a se perder.

De Fazenda Velha a Fazenda Nova
Chegamos até Fazenda Velha sem nenhum problema, sem falar que nos deparamos com um belo Pé. de Umbu as margens da estrada e fizemos uma parada estratégica para colher e saborear este fruto tão típico do Nordeste e depois seguimos pelo último trecho para chegar a Fazenda Nova. Este deslocamento foi bem curto, mas ao longo do mesmo nos deparam cm vários ciclistas machucados, em sua maioria adolescentes e jovens que estavam pedalando de maneira irregular e irresponsável e assim acabaram por sofrer vários tombos.

Chegando Em Fazenda
Chegamos ao nosso destino as 08h45 e Graças a deus todos bem. Para nossa alegria o número de ciclistas que nos deparamos foi bem maior que os que encontramos no ano de 2019. Este ano a organização limitou o acesso de ciclistas no arredores da cidade teatro para tirar fotos e assim uma fila enorme se formou, quem fosse tirar fotos a pé poderia entrar normalmente, mas com as bicicletas só entrava se encarasse a fila. Eu Geovane não me dispus encarar esta fila e fui dar um giro para tirar fotos em outros locais e rever os amigos de outras cidades que sempre vão a Fazenda Nova por ocasião da semana santa, principalmente na Sexta-feira da Paixão.

Relatos do Início da Volta
Devido ao grande número de ciclistas acabou por se subdividir em pequenos grupos e assim a volta aconteceu por vários roteiros, o grupo que eu Geovane liderei contou com a participação de 08 ciclistas e o nosso percurso foi de 84,32 km. Iniciamos a volta pedalando pela Rodovia Estadual PE 145.

Pedalando Pela Área do Sítio Salobro
Devido as péssimas condições de conservação da rodovia optamos por seguir pela zona rural e assim além de diminuir o risco de sofrer algum acidente e também diminuímos a quilometragem, mas em compensação encaramos subidas longas e íngremes que exigiram bastante esforço físico de todos nós.

Trecho Entre o Sítio Gravatá e Sítio Fazenda Nova
Área do Distrito de Serra dos Ventos
Belo Jardim
Fazer este roteiro não é para qualquer um, isso porque além das ladeiras longas e íngremes existem vários trechos com bancos de areia e valetas, mas apesar de tudo isso o casal Renato e carla que estavam participando oficialmente do seu segundo pedal encaramaram de boa, é claro que estavam bem cansados ao chegarmos no Sítio Fazenda Nova, mas mesmo asssim mantinham o bom humor. Para nossa sorte ao pararmos em uma residência para pedir água e reabastecer os nossos reservatórios, fomos muito bem rececpcionados pelos moradores que além de nos dar á água ainda deixaram que nós nos refrescássemos na sua cisterna. Em nome do grupo eu geovane deixo a eles os meus agradecimentos.

Hora do Banho
Ao chegarmos ao Sítio cachoeira nossa intenção era fazer uma parada para tomar um bom banho e depois almoçar no Bar da Fava do nosso amigo Zé de Chatinha, mas o mesmo estava fechado, então nos refrescamos por um tempo e depois retomamos o nosso pedal.

Hora do Rango
Após cerca de meia hora de banho a fome bateu e ai ao retomermos o nosso pedal seguimos rumo a Vila do Socorro e lá paramos no Restaurante Dona Carolina para finalmente almoçar. Ao adentrarmos no local fomos muito bem recebidos e de imediato fizemos o nosso pedido que foi atendido em pouco tempo e podemos afirmar que a comida é de boa qualidade e que o preço cobrado foi justo, por isso nós recomendamos este estabelecimento.

Relatos Finais
Depois de almoççarmos bateu aquela preguiça, mas para quem pedala não há lugar para preguiça e mesmo com a temperatura alta voltamos a pedalar e desta vez sem nenhuma outra parada a não ser a do final já no perímetro urbano onde cada um seguiu seu rumo. Para encerrar os relatos deixo aqui informado que ao chegar em casa entrei em contao com a Ivanilda sobre o sumiço dela e da Edvãnia e a noite ela me relatou que erraram o caminho e que foram parar no Açude da Onça, mas que depois seguiram para fazenda Nova e de lá voltaram pela pista, ou seja, voltaram por Serra dos Ventos. Bem nós também chegamos na cidade sem nenhum problema e sendo assim esta foi mais uma Trilha da Paixão que terminou muito bem obrigado.

NOSSOS COLABORADORES
Como muito de vocês já sabem temos alguns colaboradores que sempre anunciam aqui seu estabelecimento, serviço ou produto porque confiam na qualidade do meu trabalho e sabem que aqui neste blog não há espaço para política ou para assuntos que não tenham haver com o ciclismo ou com algo que venha a colaborar com o mesmo ou com o bem estar dos ciclistas e da nossa populção. Desta maneira deixo aqui o convite a você que é empresário ou emprendedor e que reside aqui em Belo Jardim. Anuncie neste blog. Estes são os nossos colaboradores em destaque neste mês de abril.

1. Conheço vocês aqui da Internet e também já tive o prazer de pedaalar com alguns de voc~es lá em Camalaú em 2019, mas infelizmente nunca estive ai na vossa cidade. Este ano passeio por alguns de voc~es ai em Fazenda Nova, mas quando fui ao encontro dos meus amigos para untos os conhecer não consegui masis encontra-los, de qualquer forma foi um prazer rever voc~es e olha vocês dão exemplo, parabéns ao grupo.

2. Edmilson bezerra da COHAB I21 de abril de 2022 às 17:14

Parabéns a todos em espcial as mulheres deste grupo. pessoal tenho grande admiração por vocês e em relação aqui ao blog eu lembro que a algum tempo atrás eu li algo a respeito de postagens que seram aqui postdas respondendo as perguntas que nós fizéssemos, então eu gostaria de saber a partir de quando podemos começar a fazer as perguntas e se já se tem uma data para o início das respostas. Agradeço a atenção e mais uma vez parabéns.

3. Cleyton tenório de Bom Conselho PE21 de abril de 2022 às 18:34

Boa tarde para todos vocês ai de Belo Jardim, em especial aos ciclustas deste belo grupo denominado Amigos do Pedal, aqui quem vos fala é o Cleyton Tenório, eu pedalo já a um bom tempo, inclusive cheguei a ser o presidente do Movimento Ecobike Papacaça lá no ano de 2016 onde teve início este movimento que tinha como objetivo além da prática esportiva o insentivo do uso da bicidleta para melhoria da mobilidade urnaba.
    meus queridos ciclistas de Belo Jardim, a pouco tempo descobri este blog e assim fiquei a par do potencial enorme que o município de vocês tem de desenvolver o ciclismo como um todo e estou admirado com as velezas naturais dai, espero que em breve possa fazer uma visita a vocês e é claro participar de um belo pedal com vocês, mas agora quero encerrar parabenizando todos sem excessão e pedir a vocês que deixem os problemas pessoais fora do grupo e se por um acaso o problema for com algum colega de pedal, tente chegar até ele e conversar porque conversando é que resovemos as coisas, se por acaso for algo mais sério leve ao conhecimento do líder ou da liderança quan do ouver mais de uma pesssoa e assim juntos encontrem uma solução que seja boa para todos ou para a maioria, vocês estão realemhet de parabéns, afinal de contas não é todo dia que se vê falar em um grupo que está prestes a completar onze anos de exist~encia em que os seus mebros também participam de outros gruis e equipes e mesmo assim não exite problemas internos deivo a isto e tambéem eu pelo pouco que li a respeito de voc~es noto que ai na cidade de voc~es não exite aparentemente a famosa concorr~encia entre os grupo o que acaba por causar ciumes entre os ciclistas e não pe nada bom. Que Deus os Protea e Guarde Sempre.

4. Maria Anunciada do São Pedro24 de abril de 2022 às 21:09

Boa noite. Gostei bastante das fotos e admiro a coragem de vocês. Olha comecei a fazer uma alimentaçção balanceada com dieta prescrita por uma nutricionista e fui até esta loja que vocês anunciam ai e realmente lá tem uma variedade enorme de produtos, todos de ótima qualidade e as atendentes são muito educadas, sem contar que o preço é justo. Eu recomendo e vou virar freguesa.

5. Ana Paula - Camalaú PB25 de abril de 2022 às 20:45

É bom ver as mulheres se exercitando e quebrandi tabus. Parabéns para estas guerreiras e para o grupo e homens, apoiem, valorizem e respeitem as suas companheiras de pedal sempre.