sábado, 27 de agosto de 2022

AMIGOS DO PEDAL RESPONDE - PARTE 01

Olá tudo bem?
Desde o início deste ano de 2022 eu Geovane incentivei as pessoas que gostam de pedalar a entrarem em conato comigo através das minhas Redes Sociais e me enviarem as suas dúvidas a respeito do MTB, das bicicletas de um modo geral ou qualquer outras dúvidas referente ao mundo do ciclismo e me comprometi de pesquisar e assim que possível eu iria postar aqui neste blog uma matéria respondendo estas dúvidas, mas a demanda foi grande e eu tive todo um cuidado de pesquisar a respeito daquilo que eu não ainda não sei, desta forma uma postagem apenas não será suficiente para responder a todos que me enviaram as suas dúvidas e sendo assim eu irei distribuir as minhas respostas em tr~es postagens, sendo esta a primeira.
Desde já quero agradecer o acesso e a confiança de todos neste meu trabalho e a valorização que vocês dão a este blog, a todos vocês fica aqui o meu muito obrigado. E agora vamos ao que realmente interessa que são as respostas nas perguntas dos nossos internautas. 

01) Vou iniciar respondendo a pergunta  da Maria Clara de Bezerros PE. Ela pergunta o seguinte. Iniciei no pedal a pouco tempo, cerca de quatro meses e mesmo tendo adquirido uma bicicleta boa e fazendo uso de roupas adequadas ainda sinto um certo desconforto ao pedalar e ao final do dia me sinto bem cansada. Isso é normal.
R) Cara Mª Clara, o que você está sentindo é perfeitamente normal, agora é necessário observar algumas situações que pode está contribuindo para este seu desconforto como, a regulagem e a altura do selim da sua bicicleta, o uso correto das marchas e o ritmo desenvolvido. Uma vez que você ainda é uma iniciante o meu conselho é que primeiro você procure orientação de amigos experientes que pedalam ou leve a sua bicicleta para um mecânico avaliar se o selim está na regulagem e altura ideal e também se o tamanho do quadro está de acordo com a sua altura e em relação aquele cansaço ao final do dia, provavelmente isso tem haver com o fato de talvez você não praticar nenhuma atividade física antes de resolver pedalar, mas se não for este o caso ai é necessário atentar para o fato de você pedalar num ritmo mais leve e fazer menos esforço durante seus treinos e é importante se hidratar e se alimentar antes dos seus pedais, se sentir cansado é normal e aos poucos isso vai passar, mas é necessário que você fique atenta porque com o passar do tempo se você continuar a se sentir cansada, sentir dores pelo corpo ou algo deste tipo o conselho é que você procure um médico e ele vai fzaer uma avaliação e dizer como você deve proceder, aliás, não só no ciclismo, mas em qualquer atividade física o ideal antes de uma pessoa iniciar é procurar um médico para uma avaliação. espero ter ajudado. Obrigado por sua pergunta.

02) José Roberto do Bairro do Santo Antônio pergunta. meu filho mais novo já está dando suas pedaladas na sua bicicleta, ainda com as rodinhas laterais. Gostaria de saber de vocês se há uma idade certa para que eu o leve para passear aqui na rua ou mesmo em algum parque?
R) Olá José Roberto. Olha esta é uma dúvida muito comum, mas na verdade é algo que não existe uma resposta única, isso porque o desenvolvimento de cada criança é diferente, enquanto umas em poucos dias já se equilibram e pedem para os pais retirarem as rodinhas lateral, outras demoram bastante para adquirir este equilíbrio e a confiança necessária para pedalar sem as mesmas, mas de um modo geral a recomendação dos profissionais da Área de educação Física e da saúde no geral é que a prática mais ativa do ciclismo por parte das crianças deve ocorrer a partir dos cinco anos de idade, só que todos deixam bem claro que o importante é que a criança esteja devidamente protegida durante estes passeios fazendo uso dos equipamentos de proteção que no caso é, capacete, luvas, joelheiras e tornozeleiras porém, algo fundamental é que a criança este sempre com um adulto ali ao seu lado para em caso de um tombo mais sério o auxílio aconteça o mais rápido possível. Espero ter ajudado.

03) Agora vamos responder a dúvida de Eldes Neto de São José do Egito PE. Ele nos pergunta o seguinte. Queria saber o modo correto de mudar de marchas, pois muitas vezes ao fazer a troca a bicicleta faz um barulho estranho e já quebrei dois câmbios?
R) Meu amigo Eldes, em relação a troca de marchas é necessário lhe esclarecer primeiramente que ela deve ocorrer antes de se iniciar uma subida e é necessário atentar para a regra básica em relação ao conjunto de tração que é a seguinte. Se a corrente estiver na coroa central então pode ser utilizada com qualquer pião da catraca ou do K7, mas caso a corrente se encontre na coroa maior a mesma só deve ser utilizada em conjunto com os piões menores da catraca ou K7, já se for ao contrário e a corrente estiver na coroa menor, ai você vai utilizar os piões maiores da sua catraca ou K7, desta forma você evita o esforço desnecessário do câmbio e fica mais fácil a troca de marchas. Com o passar do tempo com a prática você conseguirá fazer as tocas de marchas mesmo no meio das subidas mais íngremes, só que isso leva tempo e só lembrando que ao se chegar ao fim de uma subida é necessário voltar as marchas porque senão o câmbio vai ficar bem próximo dos raios e uma vez que a bicicleta embale na descida o câmbio vai trepidar e pode se enganchar nos raios ai vai ser quebra na certa e em muito casos uma bela queda também. Creio que esta resposta lhe tenha sido útil. 

04) Aqui é Renato da Lagoa. Quero saber se para participar destas trilhas de vocês eu tenho de sair de casa já tomado café ou isso é errado e se meus pais tem de assinar algum documento?
R) Olá Renato. Olha em relação a alimentação muitas pessoas pedalam sem se alimentar e só ao voltar para casa fazem isso, mas esta é uma atitude errada e perigosa. A recomendação é que sim, antes de iniciar não só um passeio de bicicleta, mas uma caminhada ou qualquer atividade física a pessoas esteja alimentada, agora o que deve ser evitado e comer muito, o ideal é que você tome o seu café como de costume ou pode substituir por um suco de frutas, mas nunca saia para pedalar sem se alimentar e em relação a participação nos nossos pedais como nós não somos um grupo formalmente constituído, ou seja, não não somos uma instituição desportiva, somo um grupo de pessoas amigas que se reúne e juntas saem por ai pedalando, no seu caso como você é menor de idade o ideal é que você compareça lá na Praça dos CORREIOS em algum domingo pela manhã (06h 30) acompanhado da mãe, do pai ou de um responsável que seja maior de idade e ai nós vamos passar para você e para esta pessoa as regras do grupo e dos pedais e caso ele concorde você passa a pedalar conosco sem necessidade de autorização por escrito, pois temos ali várias testemunhas, mas  desde de já informamos que se você ainda não tem, cuide de comprar logo um capacete e caso já tenha faça uso dele em todos os seus pedais. Espero ter tirado as suas dúvidas.

05) Olá me chamo Cláudia Amorim Guimarães e sou de Buíque PE. Minha dúvida é a seguinte. A minha bicicleta é novinha em folha, pedalai apenas umas três vezes com ela e mesmo assim só pelas redondezas da minha casa, mas neste final de semana num  simples passeio num parque em uma subida curta a corrente quebrou. Ai eu pergunto porque isso aconteceu e se isso é normal?
R) Oi Cláudia. Olha as correntes são projetadas para trabalhar sob forte tensão e sendo assim não é normal que a mesma sendo nova venha a quebrar. A causa mais frequente para uma corrente quebrar é a troca de marchas de modo errado e isso sim é bem mais comum do que você imagina e é bom lembrar que por melhor que seja a corrente se a mesma for forçada a trabalhar de maneira errada ela vai quebrar sim. Meu conselho é que você procure trabalhara melhor as suas trocas de marchas e não esqueça também de manter a corrente da sua bike sempre limpa e lubrificada. Agradeço a sua pergunta.

6) Aqui quem pergunta é o Everaldo Esquerdinha de natal RN. Olha eu já pedalo a um certo tempo, participo de passeios, de treinos e também já participei de alguns eventos e sempre observo que enquanto alguns ciclistas levam consigo algumas ferramentas, a grande maioria não leva nada e tem aqueles que levam uma verdadeira mala nas costas, e a minha pergunta é. Que ferramentas devo levar comigo nos meus pedais?
R) Excelente pergunta Everaldo. Olha você realmente observou bem seus amigos porque é isso que acontece todos os dias em todos os lugares, sempre tem aquelas pessoas que vão para o pedal literalmente sem nada der apoio, nem uma bomba e tem aqueles super equipados quem levam de um tudo e respondendo a sua pergunta é o seguinte. Procure ser subsistente. Mesmo pedalando em grupo, existe a chance de você se separar e ter que se virar sozinho. Leve bomba, câmara de ar (lembre-se que a válvula tem que ser compatível com o aro de sua roda), kit de remendo e espátulas para consertar furos no pneu, canivete multifunção (com chaves Allen, Phillips, boca e fenda), chave de corrente e gancheira reserva, se sua bike usa gancheira removível. Nos percursos mais longos e com chance de pegar chuva ou lama, leve também óleo lubrificante, uma pequena escova e um trapo. E não esqueça o mais importante: o conhecimento para poder usar o que você carregou. Esse você adquire em cursos de mecânica de emergência e com a experiência. Não deixe isso em casa! Espero ter sanado a sua dúvida.

7) Esta pergunta veio de longe e quem nos enviou foi o Maurício Titto Santana de Juazeiro do Norte CE. Ele pergunta o seguinte. Quantas vezes por ano devo levar a minha bike para uma revisão?
R) Olha Maurício o que determina a frequência de manutenção na bicicleta é a condição a que ela é submetida. A piores condições são a chuva intensa e a lama ou a areia. Ao pedalar nestas condições é aconselhável fazer uma visita à oficina na primeira oportunidade. Este também é o caso se você notou algum comportamento estranho ou ruído inesperado ao pedalar. Por outro lado, se sua bike é bem mantida e você só pedala em tempo seco, veja o seu mecânico a cada 200 km de terra ou 400 km de asfalto. E se você domina a manutenção básica (limpeza e lubrificação da transmissão, limpeza das sapatas de freio, esticamento de cabos de freio e reapertos) você provavelmente só precisará de serviços especializados a cada 400 km sem pavimento ou 800 km com ele. As bikes estão cada vez mais sofisticadas e cheias de tecnologias então hoje a grande maioria já vem equipada com freios a disco, sejam eles mecânicos ou hidráulicos e ai é necessário u atenção especial a estes tipos de freio porque impactam diretamente na segurança do ciclista. 

8) Olá aqui é a Marília Almeida de São Bento do Una PE e gostaria de saber qual a bicicleta ideal para eu iniciar nas trilhas?
R) Olá Marília, obrigado pela pergunta. Olha para falar a verdade não existe nenhuma bicicleta em especial que podemos lhe recomendar, via de regra a melhor bicicleta é  aquela mais adequada ao uso que você vai fazer dela (x-country, aventura, freeride, downhill, competição, passeio), ao seu tamanho e ao seu bolso.
Existem dezenas de marcas idôneas e de qualidade no mercado mundial e todas disponibilizam vários modelos para os diferentes usos e bolsos. No Brasil estão disponíveis no momento (jan/2003) as nacionais Caloi, Volare e Alfameq, e as importadas Scott, Trek, Santa Cruz, Rocky Mountain (exclusivamente na Pedal Power), Giant, KHS, Cannondale, Bianchi e Fisher,entre outras. Por outro lado existem vários produtos que impressionam visualmente e que são inúteis ou sem qualidade. Um exemplo são bikes muito baratas equipadas com freios a disco e amortecedores dianteiro e traseiro. Chamam a atenção dos desavisados mas acabam surpreendendo mais por sua falta de qualidade. Simplesmente não funcionam e não duram.
9) Oi, meu nome é Armando Nogueira, sou daqui de Tacaimbó PE e gostaria de saber se tenho de comprar aquelas roupas apertadinhas que vocês costumam usar para fazer suas pedaladas ou se posso usar as minhas bermudas normais e minhas camisetas?
R) Caro Armando, pelas suas palavras noto que você não se agrada do tipo de roupas que usamos, mas saiba que as mesmas são confeccionadas com material que proporcionam conforto e segurança ao ciclista, mas se o seu problema for em relação a bermuda "que é o mais comum" fiquem sabendo que existem modelos que são iguais as comuns. Em relação a pedalar ou não com a vestimenta adequada, ao menos aqui em Belo Jardim e em especial no grupo Amigos do Pedal não é motivo para afastar nenhuma pessoa e creio que ai na sua cidade não seja diferente, o que o ciclista não pode deixar de comprar e de fazer uso diário, é o capacete, as roupas com o tempo você vai acabar se familiarizando porque elas ajudam bastante, principalmente em pedais longos. 

10) Meu nome é Janaína Bezerra e resido atualmente em Terezina PI. Ando de bicicleta desde os meus dez anos de idade e hoje me encontro com 65 e apesar de sempre participar de pequenos passeios com alguns familiares em algumas praças aqui da cidade, eu tenho vontade de participar de alguns passeios que volta e meia acontecem por aqui u de ir até um sítio por perto e ai eu pergunto. Eu posso participar deste tipo de atividade? 
R) Primeiramente deixo aqui em nome dos Amigos do Pedal os meus parabéns a  senhora pelo belo exemplo e a resposta é sim, mas que fique aqui bem claro que antes de tomar esta iniciativa a senhora procure um médico dê conhecimento ao mesmo dos seus planos e depois da bateria de exames que com certeza ele vai lhe pedir, se tudo estiver nos conformes ai sim a senhora pode e deve pedalar da forma que tanto deseja porque pedalar faz bem ao corpo, a mente e a alma. Muito obrigado pela pergunta. Aqui no blog temos uma postagem que aborda de forma bem profunda este assunto, depois procure a mesma a leia com atenção que com certeza vai lhe ser de grande ajuda. Um abraço.

11) Oi, eu sou Ana Rita de Pesqueira PE e gostaria de saber qual é a calibragem correta dos pneus de uma bicicleta?
R) Cara Ana, esta é uma dúvida bastante comum e a resposta é. A pressão nos pneus é determinada em função do pneu escolhido, do peso do ciclista, do seu estilo de pilotagem, da existência de amortecedores na bike e do tipo de terreno enfrentado. Por isso a ordem aqui é experimentar. Com exceção dos pisos de areia solta (tipo praia) não use menos do que 35 psi. Não passe também do limite máximo impresso no pneu, normalmente 70 ou 80 psi. Entre estes valores, experimente. Normalmente se usa pressão igual nos dois pneus ou até 3 psi menos no traseiro para garantir uma boa tração nas subidas. Nem sempre iremos nos deparar com um posto de gasolina para encher os pneus, então lembre-se de sempre levar uma bomba nos seus pedais e caso não possua um calibrador, encha usando o bom censo, sou seja, nem demais (para não ficar duro como pedra) e nem de menos (para não quando passar em um buraco ou por cima de uma pedra venha a cortar a câmara de ar). Espero ter ajudado. 

12) Aqui é Joel do Maria Cristina. Gostaria de saber se posso pedalar com vocês usando a minha Monark Barra Ciclular?
R) Olá Joel. Olha vou falar em nome dos grupos Amigos do Pedal e Papudinhos e da Equipe Tartaruga os quais eu Geovane sou o idealizador e líder. Aqui você sempre será bem vindo com qualquer tipo de bicicleta, mas quero deixar aqui uma orientação. Se você não tem experiência em trilhas e gosta de pedalar sem compromisso com horário você deve participar dos pedais dos tartarugas ou dos Papudihos porque nos pedais dos Amigos do Pedal é necessário estar devidamente equipado e o ritmo de pedal da galera é outro. Não importa a bicicleta e sim o estado em que ela se encontre e o modo como você pedala. Quando quiser participar é só aparecer lá na Praça dos CORRERIOS em algum domingo pela manhã, as 06h 30. 

13) A próxima pergunta vem de Olinda PE e quem pergunta é o Giovanni Santos. Diz ele. Olá pessoal, gostaria de saber se vale a pena usar pedais de encaixe tipo SPD e ou sapatinhas?
R) Obrigado pela pergunta chara e a sua resposta é. Com toda a certeza em 90% das situações. São raros os casos nos quais não se vale a pena escolher essa opção. As sapatilhas tem solas rígidas que transferem com maior eficiência a força do seus pés para os pedais, não tem cadarços que se soltam e que podem se enroscar em partes da bike e normalmente são feitas de forma a secar com facilidade. Em conjunto com os pedais de encaixe, possibilitam pedalar inclusive puxando os mesmos para cima, técnica útil em algumas situações encontradas no mountain bike, e mantém seus pés firmes no lugar para enfrentar obstáculos com mais segurança.
O maior receio das pessoas é de que os pés fiquem presos à bicicleta e o tombo seja inevitável. Soltar as sapatilhas dos pedais é extremamente fácil e, com um pouco de prática, quase infalível. Ao estrear um conjunto desses, reserve 15 minutos em um terreno plano e sem perigos para você encaixar e desencaixar seus pés quantas vezes puder para se acostumar.
A opção por sapatilhas e pedais de encaixe só não é a melhor em trechos nos quais pedalar é impraticável e empurrar a bicicleta é a saída, principalmente se isso durar muito. Há situações como essa em certas corridas de aventura. Dependendo do percurso e das condições de tempo, deixe a sua sapatilha em casa e use o seu tênis. Eu Geovane por vários motivos não faço uso deste tipo de pedal ou mesmo de sapatinhas, mas recomendo a, todos. 

14) Oi aqui é Cícera da COHAB I. Estou sempre acompanhando as pedaladas de todos os grupos aqui de Belo Jardim e me dá uma vontade danada de me juntar a vocês, mas não me sinto bem a vontade de pedalar junto com muitos homens, pelo Amor de Deus não me levam a mal. Então gostaria de saber se em algum dos grupos existe uma equipe só de mulheres e como faço para participar? R) 
R) Olá Cícera. Olha primeiro que tudo quero lhes garantir que em todos os grupos e equipes aqui da cidade o respeito vem sempre em primeiro lugar, em se tratando dos Amigos do Pedal desde a sua fundação  no, ano de 2011 até o dias de hoje nunca aconteceu nenhum tipo de assédio e muito menos falta de respeito, seja entre homens para com as mulheres, seja dentre os homens, mas entendo a sua preocupação. Nos Amigos do Pedal nós temos a nossa equipe feminina, mas as mulheres pedalam  junto conosco. Existe aqui em Belo Jardim um grupo composto exclusivamente por mulheres, mas é um grupo bem fechado e composto por ciclistas experientes, que na maioria das vezes só participam de pedais fora da nossa cidade. Se por ventura algum dia você quiser participar de algum dos nossos pedais compareça na Praça da Bíblia as 06h 30 que será muito bem vinda e muito bem acolhida. Agradeço sua pergunta.

15) E a última pergunta desta postagem foi feita pelo Marcelo Medeiros de Joinville SC. Ele pergunta. O que é chain suck?
R) Olá Marcelo. Olha meu amigo esta sua pergunta me deu muito trabalho para encontrar a resposta certa, mas depois de muita pesquisa e de consultar vários ciclistas experientes finalmente eu encontrei a sua resposta. Eu confesso que eu mesmo nunca ouvi esta expressão. Agora vamos ao que interessa que  a resposta a sua pergunta.
Chain suck é uma expressão em inglês. Chain significa corrente e suck pode ser traduzido por sugada. O resultado, corrente sugada, descreve um sintoma que muitas bicicletas apresentam, normalmente de forma esporádica, no qual a corrente é sugada pelas coroas se encavalando no meio delas e, muitas vezes, entre elas e o quadro. A conseqüência disso pode ser custosa e extremamente desagradável, destruindo câmbios, corrente, coroas, até mesmo o quadro da bicicleta, e deixando o ciclista à pé.
A melhor maneira de evitar os dissabores de um chain suck é pedalar de uma maneira suave e com atenção – e isso não impede ninguém de andar rápido, forte e competitivamente. Troque de marchas com suavidade e, ao menor sinal resistência à continuidade da pedalada, pare de pedalar, analise as causas e tente soluções. A condição de chuva, transposição de cursos d’água e lama ou areia é a mais favorável a ocorrências de chain suck. Nestes casos perde-se a lubrificação da corrente pela ação da água e a lama funciona como uma cola, contribuindo para que a corrente grude nas coroas.
Ao perceber um chain suck nessas condições, esteja preparado para limpar, secar e relubrificar a corrente de sua bicicleta. Se isso não resolver tente isolar o problema descobrindo em qual combinação de marchas ele está ocorrendo e evitando a mesma. Muitas vezes tem que se deixar de usar uma coroa. Isso pode ser chato, mas é bem mais inteligente que incorrer em prejuízos desnecessários e empurrar a bicicleta com as suas peças destruídas até o fim do percurso.
O chain suck é um sintoma e descobrir a sua causa pode ser um processo longo e incerto que só vale a pena se ele acontece com frequência. Procure uma oficina especializada e honesta para ajudá-lo e prepare-se para ter paciência. Deve-se estudar principalmente a compatibilidade da corrente com as coroas e às vezes a substituição destas peças se faz necessária. Espero ter respondido a altura a sua pergunta.
Bem pessoal nesta edição eu respondi a quinze perguntas dos nossos internautas e se por ventura você nos enviou uma pergunta e a mesma não foi respondida agora, fique tranquilo que nas próximas duas postagens eu responderei a todas as perguntas que chegou a redação deste blog. Espero ter realmente sanado as dúvidas de vocês e espero continuar a contar com a acesso e o apoio de vocês a este blog. Fiquem Todos Com Deus.
CONVITE ESPECIAL
Atenção você que reside em Belo Jardim e cidades circunvizinhas! Vem ai a 10ª Pedalada da Independência que tem como destino o Distrito de Xucuru aqui no nosso município. Estamos oficialmente convidado você a se juntar aos nossos ciclistas neste que é um dos pedais mais esperados de todos os anos. Lembrando as pessoas que nunca participaram que não contamos com veículos de apoio e nem com apoio de ambulância é um pedal a moda antiga na tora. O roteiro um é realizado pela zona rural e tem um bom grau de dificuldade, mas em relação a quilometragem diminui consideravelmente, já o roteiro dois é realizado por uma rodovia federal e outra estadual e mais que dobra a quilometragem, mas é o que indicamos aos ciclistas menos experientes e com pouca resistência. Ao chegarmos em Xucuru uma bela hidratação com frutas, suco, refrigerantes, bolos salgados e muito mais espera por todos, e mais adiante será servido o almoço, tudo 0800, por conta do Vereador Claudemir Paulino ou Claudemir de Xucuru como é popularmente conhecido, ele que foi o idealizador deste evento. este ano como forma de fazer o social e assim ajudar algumas pessoas aqui no nosso município que passam por dificuldades estamos solicitando a doação de 1 kg de alimento não perecível as pessoas que forem participar deste pedal. Contamos com a sua presença. Segue abaixo o cartaz oficial. 
Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Maria Clara - Bezerros PE1 de setembro de 2022 às 08:54

    Gostaria aqui de agradecer ao Sr. Geovane por responder a minha pergunta tirando as minhas dúvidas.

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  2. Bom dia. Aqui é o Renato de Alagoas e estou passando aqui para agradecer pelos esclarecimentos.

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  3. Olá eu me chamo Dulce e gostaria de saber quando vai ser

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  4. publicada as demais respostas. Agradeço a atenção.

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