O preço das passagens -
reajustadas nas principais capitais mesmo com a crise econômica e de emprego da
pandemia de covid-19 - jogou muita gente para as bikes. Além daquelas pessoas
que já queriam adotar a bicicleta pela questão de saúde e sustentabilidade;
É impossível não perceber que o
número de pessoas usando a bicicleta para se deslocar nas ruas
das cidades aumentou. No Brasil e em Pernambuco. Pelo menos na
Região Metropolitana do Recife e, comprovadamente por cálculos, na capital.
E
como a presença de mais pessoas se deslocando no trânsito a pé
ou de bike exige mais atenção de todos, especialmente dos
motoristas, a discussão é necessária no mês do Maio
Amarelo, época em que a segurança viária e a
preservação de vidas no trânsito ganha destaque.
Embora ainda não tenha enfrentado as grandes avenidas, o Recife tem visto o número de ciclistas aumentar consideravelmente. Contagens frequentes realizadas pela Ameciclo mostram esse crescimento. Em alguns pontos, ultrapassou os 80%, como o registrado no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Rua Amélia, na Zona Norte da capital.
CONTAGEM NO RECIFE
Avenida
Rui Barbosa com Rua Amélia, Zona Norte do Recife
Aumento
de 83%
2.629 ciclistas em 2022
1.431 ciclistas em 2013
Avenida Abdias de Carvalho com Avenida General San
Martin, Zona Oeste do Recife
Aumento de 57%
3.706 ciclistas em 2021
2.354 ciclistas em 2016
Aumento de 35%
2.733 ciclistas em 2019
Avenida Domingos Ferreira com Avenida Antônio Falcão,
Zona Sul do Recife
Aumento de 17%
1.441 ciclistas em 2021
1.199 ciclistas em 2019
Avenida Recife, Zona Sul do Recife
Aumento de 26%
2.292 ciclistas em 2021
1.694 ciclistas em 2016
Varadouro, em Olinda
Aumento de 40%
2.126 ciclistas em 2021
1.300 ciclistas em 2018
Avenida do Forte com Rua Miguel Vieira, Zona Oeste do
Recife
Aumento de 10%
3.961 ciclistas em 2022
3.561 ciclistas em 2013
* Fonte: Ameciclo
CRESCIMENTO É NACIONAL
O cenário nacional é semelhante. O
Perfil do Ciclista 2021, estudo realizado pelo Transporte Ativo e pelo
Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(Labmob-UFRJ), apontou que 26% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de
transporte há menos de dois anos, ou seja, começaram a pedalar em seus
deslocamentos diários durante a pandemia de covid-19.
É o mesmo que dizer que um em cada quatro entrevistados adotaram a bike. Os
pesquisadores entrevistaram mais de 10 mil ciclistas, em 16 cidades do País - o
Recife entre elas -, entre setembro e novembro de 2021.
ALGUNS DADOS DO ESTUDO
Principais destinos:
Trabalho: 75,4%
Social: 63,6%
Compras: 50,6%
Escola/Faculdade: 15,4%
Motivação para pedalar:
Rapidez/praticidade: 35,4%
Saúde: 30,5%
Custo: 23%
Consciência ambiental: 4,7%
Outros: 6,1%
Sem resposta: 0,4%
Estímulo para pedalar mais:
Infraestrutura: 55,6%
Segurança no trânsito: 26,8%
Segurança pública: 7,3%
Outros: 6,2%
Arborização/sombreamento: 2,5%
Sem resposta: 1,6%
Fonte: Perfil do Ciclista Brasileiro 2021
Por: Geovane Bezerra
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