sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CRESCE O NÚMERO DE ACIDENTES ENVOLVENDO CICLISTAS

  

É fato notório e uma realidade em volta que as bicicletas estão cada dia mais ocupando seu espaço Brasil a fora, mas disputar espaço nas vias do nosso Brasil com este trânsito caótico é algo muito perigoso e que por mais que o ciclista pedale com cuidado, devidamente equipado e obedecendo o que diz o Código Brasileiro de Trânsito CBT, ele o ciclista sempre será a parte mais fraca nesta cadeia e por isso mesmo é de suma importância que os nossos governantes invistam cada vez mais em ciclovias e ciclofaixas e também em campanhas educativas, além de uma melhor fiscalização e punição aos infratores porque senão estaremos perdendo mais e mais vidas de forma banal.
Muitas pessoas leigas, acreditam que os acidentes mais graves envolvendo ciclistas se dá nas provas, competições ou nas pedaladas de MTB, mas isso é um engano, é claro que quem pratica um esporte radical como o MTB está sujeito a tombos e a se envolver em algum tipo de acidente, mas infelizmente o maior número de acidentes e muitas vezes com vítimas fatais acontece no dia a dia, no deslocamento para o trabalho ou num momento de lazer. O ciclista urbano a cada dia está mais exposto aos riscos de pedalar nas ruas e avenidas do nosso pais.
Confiram no texto abaixo alguns dados que confirmam que com o aumento do número de pessoas fazendo uso da bicicleta como meio de transporte, cresceu e muito o número de acidentes envolvendo estas pessoas ou estes ciclistas. Os créditos pelo texto abaixo devem ser dirigidos aos seus autores, nós aqui estamos apenas divulgando para que de alguma maneira possamos colaborar no sentido de que você amigo ou amiga internauta entenda melhor esta triste realidade.


O preço das passagens - reajustadas nas principais capitais mesmo com a crise econômica e de emprego da pandemia de covid-19 - jogou muita gente para as bikes. Além daquelas pessoas que já queriam adotar a bicicleta pela questão de saúde e sustentabilidade;

É impossível não perceber que o número de pessoas usando a bicicleta para se deslocar nas ruas das cidades aumentou. No Brasil e em Pernambuco. Pelo menos na Região Metropolitana do Recife e, comprovadamente por cálculos, na capital.

E como a presença de mais pessoas se deslocando no trânsito a pé ou de bike exige mais atenção de todos, especialmente dos motoristas, a discussão é necessária no mês do Maio Amarelo, época em que a segurança viária e a preservação de vidas no trânsito ganha destaque.

Embora ainda não tenha enfrentado as grandes avenidas, o Recife tem visto o número de ciclistas aumentar consideravelmente. Contagens frequentes realizadas pela Ameciclo mostram esse crescimento. Em alguns pontos, ultrapassou os 80%, como o registrado no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Rua Amélia, na Zona Norte da capital.

CONTAGEM NO RECIFE

Avenida Rui Barbosa com Rua Amélia, Zona Norte do Recife

Aumento de 83%

2.629 ciclistas em 2022
1.431 ciclistas em 2013

Avenida Abdias de Carvalho com Avenida General San Martin, Zona Oeste do Recife

Aumento de 57%

3.706 ciclistas em 2021
2.354 ciclistas em 2016

Aumento de 35%

2.733 ciclistas em 2019

Avenida Domingos Ferreira com Avenida Antônio Falcão, Zona Sul do Recife

Aumento de 17%

1.441 ciclistas em 2021
1.199 ciclistas em 2019

Avenida Recife, Zona Sul do Recife

Aumento de 26%

2.292 ciclistas em 2021
1.694 ciclistas em 2016

Varadouro, em Olinda


Aumento de 40%
2.126 ciclistas em 2021
1.300 ciclistas em 2018

Avenida do Forte com Rua Miguel Vieira, Zona Oeste do Recife
Aumento de 10%
3.961 ciclistas em 2022
3.561 ciclistas em 2013

* Fonte: Ameciclo

 

CRESCIMENTO É NACIONAL

O cenário nacional é semelhante. O Perfil do Ciclista 2021, estudo realizado pelo Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob-UFRJ), apontou que 26% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de dois anos, ou seja, começaram a pedalar em seus deslocamentos diários durante a pandemia de covid-19.
É o mesmo que dizer que um em cada quatro entrevistados adotaram a bike. Os pesquisadores entrevistaram mais de 10 mil ciclistas, em 16 cidades do País - o Recife entre elas -, entre setembro e novembro de 2021.

ALGUNS DADOS DO ESTUDO

Principais destinos:

Trabalho: 75,4%
Social: 63,6%
Compras: 50,6%
Escola/Faculdade: 15,4%

Motivação para pedalar:

Rapidez/praticidade: 35,4%
Saúde: 30,5%
Custo: 23%
Consciência ambiental: 4,7%
Outros: 6,1%
Sem resposta: 0,4%

Estímulo para pedalar mais:

Infraestrutura: 55,6%
Segurança no trânsito: 26,8%
Segurança pública: 7,3%
Outros: 6,2%
Arborização/sombreamento: 2,5%
Sem resposta: 1,6%

Fonte: Perfil do Ciclista Brasileiro 2021

Por: Geovane Bezerra

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