sábado, 17 de junho de 2023

EDUCAÇÃO NO PEDAL

  

(Fonte: Imagens do Google)

Antes de adentrar nos por menores desta postagem, vejamos de forma simples o que se entende por educação.
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
Bem, agora que explicamos o que significa educação, vamos falar no que realmente é o foco desta postagem que é a Educação no Pedal.

 
Caros amigos internautas, falar de educação no pedal é algo que eu acho de extrema importância, isso porque o tema é de tal importância que até quando pedalamos sozinhos é  necessário sermos educados, seja  para com os demais usuários das vias ou com algum pedestre.
Vou iniciar falando a respeito da educação dentro do convívio social entre os ciclistas, ou seja, dentro dos grupos e equipes. Independente do tamanho do grupo ou equipe a partir do momento em que resolvemos pedalar  junto com outras pessoas com certeza nós iremos nos reunir em um determinado local para  dar  início as nossas pedaladas e é a partir dai que se faz necessário colocar em prática a nossa educação, isso porque ali estarão reunidas pessoas com idades diferentes, com  conceitos diferentes, pessoas de várias religiões ou sem religião, pessoas casadas, solteiras, em fim pessoas que provavelmente só tem em comum com aa maioria das demais o amor por pedalar e é por isso que já no ponto de encontro um deve ser educado com o seu próximo.
Então  vamos lá, vamos falar de educação na prática.

1º - Ao chegar no ponto de encontro (independente de como você se encontre), comprimente as demais pessoas que ali se encontram, mesmo  as que você não conhece, afinal de  cotas um bom dia, boa tarde ou boa noite não vai lhe arrancar nenhum pedaço.
É comum que devido as tribulações diárias a pessoa chegar até o ponto de encontro chateado, cheio de problemas na cabeça e dai por diante. É  importante você lembrar que você se dispôs a ir participar daquele pedal para se divertir, para dar aquela relaxada no stress, então não chegue ali com aquela fisionomia fechada, carrancuda, seja gentil com todos (isso não quer dizer que você seja obrigado 9a) a interagir de forma constante ou que tenha de estar rindo o tempo todo),. Você vai notar  que ao cumprimentar as pessoas que ali se encontram da mesma forma será cumprimentada  por todas e com certeza aa maioria estará com um sorriso nos lábios destinado a você e este simples ato de educação irá lhe fazer um bem enorme e aos demais.

2º  - Não confunda nunca amizade com libertinagem. Como já foi aqui exposto, dentre as pessoas que ali se encontram reunidas com o objetivo de se divertir pedalando existem várias que são casadas, que são da terceira idade e com o dia a dia pedalando juntos é normal que surja uma amizade e assim durante os pedais se conversa sobre tudo e com todos, mas é necessário  observar  o palavreado evitando o uso  de palavrões, brincadeiras de mal  gosto e principalmente assédio, seja de homens para com as mulheres ou seja ao contrário, a palavra de ordem é respeito.
Desta forma o resumo é, seja uma pessoa comunicativa, amiga, prestativa, mas lembre-se que ali você é apenas um amigo ou colega e que assim como merece respeito, tem de respeitar os demais.

3º - Seja educado no trânsito. muitas pessoas pedalam apenas na zona rural, outras apenas pela zona urbana e ainda existem aqueles que além de pedalar por lazer ou esporte ainda fazem uso da bicicleta como  meio de transporte e é muito importante ser educado quando estiver pealando, principalmente nos pedais urbanos. Quando se fala em educação ao pedalar pelas ruas e avenidas  isso tem haver com o modo como você pedala. Um ciclista educado respeita as leis de trânsito, respeita os pedestres, não pedala sobre as calçadas e muito menos pedala fazendo algazarra. Já quando se está pedalando pela zona rural é necessário respeitar o modo de vida das pessoas que residem nas  localidades, ao se aproximar de uma pessoa  ou de um grupo de pessoas devemos  os cumprimentar, caso nos deparemos com algum pé de fruta, antes de ir até o mesmo para colher alguma é necessário saber se realmente podemos fazer isso sem arrumar problemas, se este pé de fruta se encontra em um local onde não exista residência por perto e sem nenhuma cerca que demostre que ali mora pessoas então podemos sim desfrutar  do que ele nos ofereça, mas se o mesmo se encontre dentro de alguma propriedade é necessário pedir permissão a quem ali resida para colher algum fruto e em caso de positivo para sermos educados devemos pegar  o mínimo possível e não sair de lá sobrecarregados. 

4º - É comum nas nossas aventuras fazermos uma parada  para tomar um belo e refrescante banho, seja em algum lago ou lagoa, seja em alguma cachoeira ou em um clube de piscina e mais uma vez a educação deve prevalecer. Mesmo que o grupo daquele pedal seja composto apenas por homens deve-se evitar palavrões, brincadeiras de mal gosto ou algazarra, lembrem-se de que assim como vocês outras pessoas poderão chegar ali naquele local e também irão se divertir e é necessário respeitar a todos para se evitar problemas.

5] - Por fim é importante lembrar que para ser educado num pedal não é necessário ser um mauricinho, ou ser aquele ciclista caladão, nada disso. Para ser educado no pedal basta tomar cuidado para não deixar a sua empolgação sobrepor a sua razão, desta forma você pode ser gentil com as mulheres sem parecer estar dando uma  cantada em alguma delas, você pode pedir para adentrar em uma propriedade tanto para colher frutas como para tomar banho ou simplesmente conhecer sem necessariamente ser aquele ciclista dono da verdade que pode tudo, seja simples, peça autorização e se esta for concedida usufrua do que lhes fio ofertado com responsabilidade e por fim lembre-se de que ser educado é não pedalar como um doido deixando  seus amigos lá para trás, é esperar por aqueles retardatários que não conseguem pedalar no ritmo dos demais, mas esperar eles sem reclamar com os mesmo e por último sempre orientar a respeito do modo correto de se pedalar.

Bem pessoal, para muitos estas dicas acima pode parecer besteira ou não passar de palavras em vão, mas é por causa de pequenos deslizes que muitas vezes grupo, equipes e principalmente amizades se desfazem e pedalar com educação tem tudo haver com o bom andamento dos pedais. Não sou nenhum especialista, tenho falhas como todo mundo, mas ao longo de mais de vinte anos de pedal eu posso dizer que sou um ciclista experiente em todos os sentido e que ao longo destes anos eu vi bem de perto amizades serem desfeitas porque as pessoas não pararam para refletir sobre as suas atitudes no dia a dia, mas é muito importante nos avaliar sempre. Fica as dicas, agora é com cada  um.

Por> Geovane Bezerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário