segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TRILHA DO BAOBÁ 18/01/15

No último domingo aconteceu mais uma ótima trilha dos Amigos do Pedal tendo como destino um Pé de Baobá bicentenário localizado na fazenda do Sr. Célio situada no Sítio Capivara, zona rural do município de Sanharó - PE.
Equipe: Geovane, Estrela, Ricardo, Mário, Diogo, Elliakin, Ivan, Daniel, Leonardo, Amaro, Vanda, Rincon e Sinval num total de 13 ciclistas. Percurso total de 39 km. O único imprevisto que aconteceu foi um pneu furado da bike da ciclista Vanda.


FATOS E FOTOS DA CONCENTRAÇÃO
No horário marcado a maioria dos ciclistas estavam lá porém, para variar mais uma vez saímos com atraso a espera de alguns atrasados. Não querendo ser chato mas já sendo quero aqui insistir junto aos meus amigos de grupo que já a partir da trilha de amanhã dia 20/01/15 assim que der a hora os ciclistas que estiverem presentes se juntem e saiam, os que chegarem atrasados que se virem, ou procurem pedalar de forma a alcançar os demais ou façam outro trajeto, o que não dá é para continuarmos a sair sempre atrasados. Infelizmente as ciclistas Emanuelle e Enaile que haviam confirmado presença não compareceram para abrilhantar este pedal, mas as ciclistas Vanda e Natália representaram muito bem a equipe feminina.

FOTOS DA SAÍDA

FOTOS DO PERCURSO URBANO

FOTOS NO POVOADO DE CAVALO MORTO
Esta povoado faz parte do município de Belo Jardim e está localizado bem próximo da zona urbana, aqui existe o Bar e Restaurante da Puxe que é um local agradável onde é servido um xerém com galinha muito bom, o preço é razoável e o atendimento também. Vale a pena conferir. Esta pracinha onde foram tiradas as fotos foi uma obra sugerida pelo vereador Gilvandro Estrela.

FOTOS NO POVOADO DE DIVISÃO
Esta povoado pertence ao município de Sanharó e faz divisa com Belo Jardim, sempre que por aqui passamos fazemos uma breve parada para aguardar os retardatários e também para saborear uns picolés de primeira e fazer um reabastecimento de água quando necessário.

FATOS E FOTOS EM SANHARÓ -PE 
Sempre que chegamos a Sanharó por Divisão fazemos uma breve parada no auto posto PETROVIA, ali costumamos fazer um rápido lanche e reabastecer os nossos reservatórios de água e desta vez não foi diferente. Depois desta breve parada demos uma esticada até os quiosques que ficam localizados as margens da rodovia BR 232 bem próximo da pracinha da abelhinha ou da vaquinha como todos conhecem, lá degustamos uma saborosa melancia, alguns ciclistas optaram por um coco verde bem gelado, depois retomamos o pedal seguindo rumo ao nosso destino.

FOTOS PELA ZONA RURAL DE SANHARÓ
O percurso entre o posto e o Sítio Capivara onde está localizado o famoso Pé de Baobá tem aproximadamente uns dois quilômetros e é muito bom de ser pedalado porque oferece pouca dificuldade aos ciclistas.
CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Ao chegarmos a propriedade onde está plantado o belo Pé de Baobá fomos mais uma vez recepcionados pelo caseiro da fazenda e o grande guardião desta belíssima árvore o Sr. Naelson e para minha surpresa e dos demais ciclistas desta vez o proprietário da fazenda estava presente no local juntamente com a sua família, o nome do mesmo é Célio e reside em Recife, o mesmo também nos recebeu de braços abertos e disse ter uma grande admiração por pessoas que assim como nós gostam de curtir a vida de modo saudável respeitando a natureza e os outros. Nas palavras dele nós somos um exemplo a ser seguido. Fica aqui os nossos agradecimentos a ele e ao Sr. Naelson pela recepção e pelo respeito demonstrado com todos nós. O Baobá é uma árvore originária da África que pode viver até cinco mil anos no seu habitat natural, este exemplar foi plantado nestas terras por escravos a muito tempo, segundo informações nos repassadas pelo do Sr Célio este Baobá tem mais de duzentos anos de idade, apensar de não ser uma árvore de porte alto ela tem um tronco que mede 12.75 cm de diâmetro, sendo necessário treze ciclistas de braços abertos para poder circular por completo esta belíssima árvore. Quem for até Sanharó a passeio não deixe de dar um pulo até o Sítio Capivara e conhecer de perto este Baobá porque vale muito a pena e o melhor é que não se paga nada para isso porque a visitação é gratuita.
   

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Depois de uma boa pausa sob a sobra refrescante do Baobá e de um bom papo entre amigos iniciamos a segunda etapa desta trilha que foi a volta para casa, sendo assim logo após no despedirmos dos senhores Célio e Naelson tratamos de acelerar o ritmo do pedal visando chegar cedo em Belo Jardim já que a esta altura a temperatura estava subindo rapidamente.

INCIDENTE DE PERCURSO
Tombos, pneus furados e outras coisinhas fazem parte do dia a dia dos praticantes do Mountain Bike e quase sempre estes imprevistos acontecem quando menos se espera e a bola da vez desta trilha foi a ciclista Vanda, ela que teve o pneu dianteiro da sua bike furado, mas o problema foi rapidamente resolvido e a mesma pode terminar o pedal sem nenhum outro problema.

PARADA ESTRATÉGICA NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA/BELO JARDIM - PE 
Como já citei a pouco a temperatura estava subindo e o calor não dava mole pra ninguém sendo assim optamos por fazer uma parada um pouco mais longa em Água Fria onde tomamos refrigerante, muita água e alguns ciclistas se arriscaram numa cervejinha bem gelada. A ciclista Natália e o ciclista Elliakin não quiseram parara e seguiram sós o restante do percurso.

FOTOS DOS MOMENTOS FINAIS DESTE PEDAL
Os momentos finais desta bela trilha foram pedalados pela rodovia BR 232, ao chegarmos no Alto da Palestina os ciclistas de dispersaram seguindo uma parte pelo bairro do santo Antônio e uma outra pelo bairro da Floresta, sendo assim não foi possível registrar com fotos o encerramento deste pedal.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial
Amanhã é feriado municipal aqui em Belo Jardim onde comemora-se o Dia de São Sebastião que é o padroeiro de Belo Jardim e para não ficarmos este feriado só em casa sentado na frente do sofá vendo TV é que estamos convidando você a se juntar a nós nesta trilha com direito a banho.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
https://www.facebook.com/groups/411493418927001/



CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Olha eu aqui mai uma vez apelando para o seu bom senso no uso da água. Pessoal creio que todos estão acompanhando diariamente nos noticiários os problemas que a população mundial está enfrentando devido a falta de água, seja para aguar plantações, seja para dar de beber aos animais e principalmente para o consumo humano, por isso cada  um de nós temos o dever de fazer algo para diminuir ao máximo o risco de ficarmos sem água. Colabore, faça a sua parte, economize água e evite o desperdício.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu9nyFwpgavQkW9MeDk6jTPrHbNOBinZbejw6sEjWJt1EPhbsnyZA6ctuQc0Smbh8vY4YHBXJlLCFtg7UPiKnHJ6lrczwm0GTv4khyyflSbwA92N_qOqiUxVr9o_tHCb-vucB-vMva_xY/s1600/ECONOMIA+DE+AGUA+PW.jpg 

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Willian Rodrigues de Macedo - Tamandaré PE19 de janeiro de 2015 às 22:02

    Achei as fotos da árvore muito interessante mas o que gostei mesmo foi do relato feito sobre a trilha, isso é muio importante e demostra que quem está redigindo não só sabe do que está falando como também sabe valorizar o grupo, se mantendo o mais neutro possível e isso é muito elogiável. Espero ter outras oportunidades de comentar algo aqui neste blog que já acompanho a algum tempo mas que só agora resolvi escrever algo. Pelo pouco que conheço deste grupo ele é um exemplo para muitos outros, é claro que tem problemas mas até onde eu sei nada até o momento quebrou a unidade do grupo em si e é isso o que importa. Quanto aos atrasos faz parte mas realmente seja lá no que for que nos metermos temos de saber que quando atrasamos os nossos compromissos outros saem prejudicados e é realmente necessário cortar o mal pela raiz.

    ResponderExcluir