quinta-feira, 14 de maio de 2015

14º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA

O Encontro Nacional de Cicloturismo é o grande acontecimento do ano para a comunidade de cicloturistas, são palestras, debates, pedaladas e confraternização. Quatro dias intensos e inesquecíveis para todos que participam. Veja como funciona o evento:
PASSEIOS
Os participantes receberão o mapa e as planilhas das trilhas da região. Serão cerca de dez caminhos mapeados, todos com detalhadas planilhas e gráficos altimétricos. A cada dia a organização irá sugerir um dos passeios, mas os participantes poderão optar por outros, de acordo com o nível de dificuldade e distâncias desejadas. As quilometragens ficam entre 5km e 40km (quase todos com subidas fortes, mas podem ser feitos sem pressa). Os passeios são na parte da manhã. Num dos dias faremos um passeio de dia inteiro, este será com grupo unido, velocidade controlada e acompanhado pelos guias do evento.
LOCAL
Os passeios acontecerão numa região de divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais próximos à cidade de Campos do Jordão, que tem uma localização privilegiada. Está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro), e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem o cenário de montanhas. Apesar de estar próximo da badalada Campos do Jordão, as estradinhas de terra ao redor do Espaço Araucária são estreitas e com pouco movimento. O ambiente do encontro é simples e acolhedor com várias casas, alojamentos e também opção de acampamento.
PALESTRAS
Os períodos da tarde e da noite serão reservados para palestras e vídeos que visam trazer conhecimento e vivência para quem viaja ou quer viajar de bicicleta. A programação está extensa e imperdível, com grandes nomes do cicloturismo nacional. Confira o cronograma completo.
PARTICIPAÇÃO
Todos podem participar, desde o iniciante até quem já é um praticante convicto. Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta, a natureza e as viagens.
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil
Apoio: Espaço Araucária, AraraUna e Loja Mundo Cicloturismo
 

PROGRAMAÇÃO

PALESTRA - 4 de  junho - 14h
TOCANDO A VIDA SOBRE RODAS - EXPEDIÇÃO HANDGRINOS
Através de um relato emocionante e motivador, a palestra Expedição Handgrinos conta a história dos primeiros cadeirantes do Brasil a percorrerem o mítico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Com planejamento todo sonho vira realidade!
Evandro Bonocchi - Também conhecido e apresentado como “KIKO”, 39 anos, casado, ator profissional, Coach, palestrante motivacional com formação em PNL e estratégias em vendas.
www.tocandoavidasobrerodas.com.br



PALESTRA - 4 de junho - 16h
NOS MEANDROS DO VELHO CHICO
Uma viagem "bicicleto-geográfica" pelas cidades do Rio São Francisco, da sua nascente à foz.  Elemento fundamental na constituição da formação do território brasileiro, pelo ponto de vista da bicicleta, substituindo no tempo e no espaço a relação do bandeirante "conquistador" e seu cavalo pelo anseio de aprendizagem do viajante do séc. XXI e sua câmera fotográfica.




Philipe Branquinho – Mineiro de Poços de Caldas, vive em Campinas-SP de onde orquestrou e vem conduzindo sua vida dedicando-a aos prazeres da bicicleta e ao estudo da Geografia e Fotografia. Descobriu a possibilidade de explorar o mundo tendo como elo de contato entre o indivíduo e o meio, a bicicleta, e foi percorrer as cidades banhadas pelo Rio São Francisco, no projeto “Nos Meandros do Velho Chico” em 2013, ano que completou “25 anos de sonho e de sangue e de América do Sul”.
www.facebook.com/NosMeandrosDoVelhoChico


FILME E LIVRO - 4 de junho - 20h
HOMEM LIVRE - Exibição para convidados
O filme Homem Livre conta a experiência de um brasileiro que percorreu 50 mil quilômetros ao redor do mundo sobre uma bicicleta. O filme traz seus desafios, os encontros com pessoas de diferentes povos, culturas e tudo que ele viu, sentiu e viveu ao pedalar sozinho durante três anos, três meses e três dias por 59 países do Planeta Terra. Danilo também estará vendendo o livro que conta a história em detalhes.



Danilo Perrotti Machado - Administrador, fotógrafo e explorador, Danilo Perrotti Machado realizou uma Viagem ao redor do Mundo sobre uma bicicleta, pedalando 50 mil quilômetros por 59 países. Hoje dá palestras sobre sua experiência, produz conteúdo de viagem para tevê e é pai de dois filhos, Diana e David.
www.homemlivre.com.br



DEBATE - 5 de junho - 14h
CIRCUITOS DE CICLOTURISMO EM SANTA CATARINA
Santa Catarina é o estado pioneiro no país em lançar roteiros oficiais de cicloturismo. Você já se perguntou como funciona um circuito de cicloturismo, o que há por trás deles, o que faz eles terem sucesso? Teremos um debate com a presença de representantes do Circuito Vale Europeu, Circuito Costa Verde e Mar e Circuito das Araucárias.





Cintia Kaestner Kopsch - proprietária e agente de viagens a 23 anos em Timbó/SC. Faz parte da Associação do Desenvolvimento do Turismo Ecológico no Vale do Itajaí - Vale das Águas e é integrante do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. Atuante desde o início no Circuito do Cicloturismo no Vale Europeu e Iniciou no Cicloturismo em outubro de 2010. Desde lá, já fez várias ciclo viagens no Brasil, foi a Santiago de Compostela e se especializou em levar grupos de Bike da Alemanha até a Itália. www.circuitovaleeuropeu.com.br

Mario Bazan - ex-executivo de multi nacionais, bacharel em contábeis, pós graduado em direito tributário e MBA em finanças, hoje empresário no ramos de locações de imóveis, envolvido com a bicicleta desde 2006, realizou viagens de cicloturismo pelo mundo. Conselheiro e Coordenador do depto de Cicloturismo da ACBC - Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú, responsável pelo projeto Costa Tour que produziu o filme: "É Verde, É Mar, É Pedalar... sobre o Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar.
www.facebook.com/costatourcicloturismo


Representante do Circuito das Araucárias - a definir.
circuitodasaraucarias.com.br
PALESTRA ONLINE - 5 de junho - 16h
CICLOAMÉRICA - DO ALASCA AO BRASIL
No encontro do ano passado André nos contou como foi seu primeiro ano de viagem do Alasca ao Brasil. Agora entre a Nicarágua e a Colômbia, ele ele fará outra palestra online,  contando as novas histórias do segundo ano dessa aventura.  Ao todo serão mais de 20.000 km pela Pan American Highway, desde Anchorage até a cidade de São Paulo. Um caminho com uma rica variedade de paisagens, culturas e história.




André Fatini - Professor de Física, realizou sua primeira cicloviagem aos 22 anos. Já pedalou pela Patagônia, o norte da Argentina e do Chile, além de contornar a ilha sul da Nova Zelândia. Durante todo ano de 2011 percorreu 15 países da Europa desenvolvendo o projeto "Etapa em 2 Rodas", que relaciona cicloturismo e educação de uma forma didática e contextualizada. Atualmente está realizando sua maior aventura, uma viagem de bicicleta do Alasca ao Brasil.
www.planetapedal.com.br


FILME - 5 de junho 20h
PEDALANDO COM OS ÍNDIOS - Documentário longa metragem
O filme conta a história da viagem de cerca de um ano e meio, com 12.000km pedalados, visitando e documentando o maior numero possível de etnias indígenas ao longo do caminho, registrando aspectos culturais e espirituais destes povos da nossa Ameríndia. Alem é claro de aspectos relacionados a uma viagem de bike de extremo baixo custo e autossuficiência.





Narbal Andriani Junior - Nasceu na cidade de Tijucas, SC. Em 1996, junto com mais dois amigos, concebeu o Projeto RACA (Rota Austral Chile Argentina). Uma viagem de bicicleta desde o norte do Chile, até o extremo sul do continente americano. Em 1999, realizou o Projeto Pedala Brasil por mais de 20 mil quilômetros passando nos parques nacionais brasileiros. Em 2006, nasce o Projeto Eurovias e a viagem pela África. Uma viagem de bicicleta de 35 mil quilômetros pedalados, 32 países percorridos em dois continentes.



Christiane Mueller é natural de Blumenau, SC, fez o conhecido caminho peregrino de Santiago de Compostela, na Espanha. Depois foi a Machu Pichu, no Peru. Em 2005, idealiza, produz e apresenta o programa televisivo Intransit, transmitido em grande parte das emissoras do Vale do Itajaí. Baseado em experiências próprias da apresentadora com esportes radicais e de aventura, Intrasint foi ao ar em 14 episódios.

www.pedalanarbal.com

FILME E LIVRO - 6 de junho - 20h
TRANSPATAGÔNIA, FILME E LIVRO
Durante 6 meses Guilherme Cavallari percorreu toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo de bicicleta. Dessa viagem de exploração e autoconhecimento surgiu o filme "Transpatagônia", vencedor do Prêmio do Público do Rio Mountain Festival 2014, e o livro "Transpatagônia, Pumas não Comem Ciclistas". O filme tem 60 minutos de duração e foi dirigido por Cauê Steinberg a partir das filmagens em campo de Guilherme Cavallari e entrevistas posteriores.  Tanto o Livro como o filme, que permanece inédito, serão lançados no Encontro Nacional de Cicloturismo 2015.






Guilherme Cavallari - Diretor da Kalapalo Editora, autor de 17 livros e um filme com roteiros, técnicas, conceitos, equipamento e relatos relacionados a esportes de aventura, com ênfase em mountain bike e cicloturismo. Trabalhou como bike courrier em Berlim, em 93 e 94. Em 2012/13 percorreu toda a Patagônia e a Terra do Fogo de mountain bike, 6.000 km em seis meses.
www.kalapalo.com.br/index.php/fotosf/trailer-documentario-transpatagonia


PALESTRA 7 de junho- 9h
VESTÍGIO DE AVENTURA - AMÉRICA LATINA
O fotógrafo Beto Ambrosio saiu de Araraquara (SP) onde nasceu, para uma incrível viagem de bicicleta, com duração de 2,5 anos, percorrendo 30.000km entre 19 países da America Latina, buscando conhecer os lugares que nem sempre são visitados por turistas, e principalmente, entrar de cabeça na cultura de cada país, conhecendo de perto as pessoas que sempre se mostram muito hospitaleiras! Beto irá contar o que aprendeu e o que se aprende numa grande viagem de bicicleta.



Beto Ambrosio - 27 anos, de Araraquara- SP - Sempre apaixonado por culturas, pessoas e fotografia, encontrou na bicicleta a melhor maneira de conciliar tudo isso. Na data do evento, estará na reta final de sua viagem de volta a América Latina, quase chegando em casa...

www.facebook.com/vestigiodeaventura

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.
COLABORADORES DO BLOG
Eu Geovane Bezerra venho aqui de público agradecer a cada anunciante que confiou neste blog anunciando a sua empresa no mesmo, neste momento quero me dirigir a cada um dos nossos anunciantes dizendo que para mim todos são importantes e que para mim não importa o tamanho da empresa ou o tipo de produto que ela ofereça, desde que a mesma ofereça produtos ou serviços de qualidade e é isso que as empresas aqui anunciadas oferecem aos cidadãos de Belo Jardim. As vésperas de completarmos os 45.000 acessos fica aqui o meu muito obrigado a cada um dos nossos anunciantes e a todos vocês internautas que com o seu acesso prestigia diariamente o meu trabalho. A todos fica aqui o meu muito obrigado.






Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Putz, excelente matéria Geovane. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olha sempre gostei de fazer pedais deste tipo mas nunca parei para pensar que estava praticando cicloturismo, alipas nem sabia que isso existia deste forma. Obrigado por me instruir.

    ResponderExcluir