quarta-feira, 27 de maio de 2015

ÁGUA - SE NÃO ECONOMIZAR ELA VAI FALTAR


UTILIDADE PÚBLICA

Atenção ciclistas do grupo Amigos do Pedal, a situação confortável. Tendo em vista Pedal, Gostaria neste momento de me dirigir a cada um de vocês e também aos seus familiares, amigos e a população de Belo Jardim como um todo. Como todos sabem o Verão terminou as as tão esperadas trovoadas não vieram, hoje em pleno Outono as chuvas ainda que estão caindo em nosso município são finas e rápidas e portanto não estão resolvendo o problema dos baixos níveos dos nossos principais reservatórios de água que são a Barragem do Bitury e a Barragem do Ipojuca, apenas a Barragem de Tabocas está numa situação confortável. Tendo em vista esta situação a COMPESA Belo Jardim estará adotando um novo calendário de abastecimento e desde já pede a colaboração de toda a população no sentido de economizar água e evitar o desperdício da mesma. Confira nesta postagem o calendário e a situação das barragens neste momento.

Novo Calendário de Abastecimento de Água 
de 
Belo Jardim-PE

Atenção, o novo modelo de racionamento será a partir do dia 1° de junho do ano corrente (2015), 3 dias com água e 20 dias sem ter água.

Quem ainda não possui reservatórios em quantidade na sua residência procure comprar e desde já vamos fazer o máximo de esforço possível para evitar todo o tipo de desperdício de água e também economizar a mesma para evitar que Belo Jardim volte a ser abastecida por carros pipas como no passado. Hipótese que a COMPESA está tentando evitar mas que não está descartada.

SITUAÇÃO ATUAL DAS BARRAGENS DE BELO JARDIM

Confiram abaixo como se encontram as barragens que abastecem a cidade de Belo Jardim. Dados referentes ao último dia  25/05/15. Gente a coisa está feia e a situação é muito preocupante. Vamos acordar enquanto é tempo e fazer a nossa parte.

Barragem do Bitury 8%
Barragem do Ipojuca 9%
Barragem de Tabocas 73%


10 DICAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Água é o maior bem da humanidade e é preciso fazer uso racional da mesma. Confira abaixo algumas dicas dos Amigos do Pedal para economizar água. Todos somos responsáveis.

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.
3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use‑a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.
4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.
5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.
6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.
8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.
9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira.Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

10 DICAS SIMPLES PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

1) Faça o teste do hidrômetro – feche todas as torneiras de sua residência, se o relógio continuar se movimentando sua a casa está com algum vazamento, conserte imediatamente.
2) Não brinque com a válvula do vaso sanitário – Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros de desperdício.

3) Coloque no copo apenas o vai beber, sem jogar o resto fora.

4) Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa.Reutilize a água que saí da máquina para lavar a calçada.

5) Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar, evite banhos demorados – O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.

6) Lave o carro com o balde.

7) Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

8) Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxague.
9) Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas.
10) Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água, utilize regador em vez de mangueira.

NOSSOS COLABORADORES APOIAM ESTA CAMPANHA

Preocupados com a atual situação em relação ao abastecimento de água na nossa cidade os nossos anunciantes fizeram questão de deixar aqui o seu total apoio a nossa campanha Água Economizar Para Não Faltar, faça você também como eles.








ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Bom dia meu caro editor. Olha das duas uma, ou o pessoal deste grupo não está nem ai para este blog ou não estão nem ai para a situação descrita nesta postagem porque até este exato momento nenhum comentário foi publicado, e logo neste blog que costuma ter tantos comentários. Gostei do seu senso de responsabilidade, informando e dando sugestões, continue assim.

    ResponderExcluir