domingo, 10 de maio de 2015

MAIS UMA SEMANA DE ÓTIMOS PEDAIS E MUITA DESCONTRAÇÃO

Graças a Deus mais uma semana repleta de pedais para ciclistas de todas as idades e de todos os sexos ou etnias. Gostaria de iniciar esta postagem elogiando a conduta dos nossos ciclistas, desde os mais antigos e experientes como dos recém chegados porque durante os meus treinos (Geovane) e também as nas trilhas que participo sempre que paro para conversar com moradores locais só recebo elogios por parte dos mesmos em relação aos nossos ciclistas. É muito comum as pessoas muitas vezes me pararem e perguntar se determinado grupo de ciclistas que passou por ali são meus amigos e na maioria das vezes eu respondo que sim e pergunto o porque e a resposta é quase sempre a mesma. É que nós gostamos de ver eles enfrentando o sol e a chuva para fazer o que gostam e de maneira organizada sem quebrar nada, sem entrar em lugares onde não é permitido e até mesmo por não sair por ai pegando as frutas dos sítios sem pedir. Isso para mim como fundador do grupo é motivo de muito orgulho mas isso só foi possível com muito trabalho e dedicação de minha parte logo no início do grupo, mostrando a cada um que todo grupo por menor que seja e mesmo que seja composto em sua maioria por ciclistas amadores como é o caso do nosso tem de seguir regras e enquanto todos continuarem a seguir as (regras do grupo) "não minhas" este grupo só tem a ganhar em todos os sentidos, seja lá quem for que estiver a sua frente no comando, por outro lado se quem estiver a frente relaxar o risco do grupo andar para trás é grande. Tenho certeza que o nosso grupo continua firme e forte e dificilmente isto acontecerá conosco. Quando estava no quartel li uma frase que dizia o seguinte: Mandar, todo mundo manda, comandar é para poucos. Confio plenamente na capacidade do Amaro de comandar o grupo porque sei que quando necessário ele saberá puxar as rédeas e botar a casa em ordem, porque liderar é muitas vezes ser chato e duro, mas sempre de maneira justa. Parabéns a todos e que continuemos assim. Em breve estaremos realizando um vento oficial do grupo a nível regional, vamos todos nos empenhar em abrilhantar, em participar e principalmente a ajudar na realização do mesmo. Mais detalhes sobre este evento falar com o Amaro na Total Sport`s.


Pedal Noturno/Passeio Ciclístico - Terça-feira 05/05/15
A convite da ciclista Vanda uma equipe composta por cinco ciclistas participaram deste passeio noturno que percorreu várias ruas da nossa. Segundo relatos o percurso total deste pedal foi de 16 km. O mesmo foi desenvolvido num cima de muita descontração. Eu Geovane não pude me fazer presente mas quero aqui parabenizar a todos os participantes, em especial as mulheres, cada vez mais ativas. Infelizmente não foi enviada nenhuma foto aqui para a redação do blog e nem para os nossos grupos no Face e no WhatsApp.. Fico devendo.



 Pedal Noturno/Passeio Ciclístico - Quarta-feira 06/05/15
Este pedal tem um trajeto já tradicional que tem no tal 19 km e que percorre vários bairros da nossa cidade. O mesmo é desenvolvido em ritmo moderado ou intermediário. A equipe deste pedal foi composta por cinco ciclistas e as fotos ficaram por conta do ciclista Clécio mas por motivo de ordem técnica as mesmas não prestaram, sendo assim também não tenho nenhuma foto para postar aqui no blog. mais uma vez eu não pude estar presente mas quero aqui expressar a minha gratidão a cada um que participou. 



 Pedal Noturno/Trilha de Mountain Bike - Sexta-feira 08/05/15
Este foi um pedal que quase não aconteceu devido as condições climáticas. Minutos antes do início da trilha a dúvida sobre a realização da mesma persistia porque apesar da chuva cair de forma irregular (em alguns cantos chovia forte e em outros apenas garoava) a grande quantidade de raios e os fortes trovões assustaram a galera, mas depois dos sustos ficou decidido que o pedal iria acontecer, só que ao invés de Tacaimbó que era o destino inicial ou Sanharó que foi a segunda opção, a maioria resolveu que o destino seria o Distrito de Água Fria. Isso se deu levando em conta os riscos que todos iriam correr em lugares onde tivessem mais árvores no trajeto e também a direção em que os raios estavam caindo. A segurança aqui no grupo vem sempre em primeiro lugar. O percurso total foi de 26 km e a equipe foi composta por 10 ciclistas. Infelizmente devido a estar trabalhando mais uma vez eu Geovane não me fiz presente. Fica aqui os parabéns a cada participante. Graças a Deus nenhum incidente foi registrado. Confiram abaixo algumas fotos.


 Trilha Bica do Bitury - Sábado 09/05/15
Este pedal foi idealizado por mim (Geovane) e pelos ciclistas Renato "Hidrefel" e os estreantes Arthur e Diana, já o ciclista Adeilton tem experiência no pedal mas encontrava-se afastado a três anos. O percurso total foi de 26 km e apesar  dos dois estreantes e de um ciclista voltando ao pedal depois de um longo período de afastamento o pedal transcorreu num clima de muita descontração e nenhum incidente foi registrado. Quero aqui agradecer de coração a todos os participantes que atenderam o meu convite e falar da minha alegria em ver novas pessoas se chegarem ao grupo. Parabéns a todos e fica aqui o meu obrigado aos Renato que foi o padrinho do Adeilton e do Arthur, já a Diana fui eu quem levei. Espero que todos tenham gostado; de minha parte eu adorei, sem falar que ao chegarmos ao nosso destino encontramos o nosso ciclista Bruno com uma boa galera já desfrutando do banho de bica. valeu meus amigos pela companhia. Confiram abaixo algumas fotos deste pedal.
   

Depenando a Pitombeira
Vale aqui deixar registrado que só colhemos as pitombas com a devida autorização da proprietária, que por sinal ainda nos cedeu água gelada, ela que é uma senhora muito simpática e que foi muito gentil conosco. Fica aqui os nossos agradecimentos a Dona Toinha pela água e principalmente pelas pitombas.Amaro todos foram unânimes em dizer que esta colheita de pitombas foi em sua homenagem kkkkkkk.
 

Uma bela aranha caranguejeira resolveu nos presentear com a sua presença lá no Sítio Araçá.

Hora do Banho
Mesmo com o volume de água muito baixo a cachoeira do Bitury ainda é uma ótima opção para um gostoso banho bem geladinho, mais abaixo quem desejar pode tomar banho na piscina natural da Bica do Bitury. Para quem chega aqui cansado do pedal após alguns minutos de banho sai completamente revigorado. O ciclista Bruno já estava com sua galera a um bom tempo aqui quando nós chegamos.
 

Últimos Relatos
O percurso de ida foi o da Trilha do Queijo que é realizado por caminho que tem início ao lado da margem direta da Barragem do Bitury e contorna a mesma por completo. Em tempos de fartura de água onde a barragem se encontra com sua capacidade máxima não é possível se fazer este roteiro porque o início do pedal se dá atravessando o sangradouro da barragem. A volta deste pedal seguiu a rota tradicional que leva a Vila de Taboquinha onde paramos na Mercearia do Marcos para degustar o já tradicional refresco de coco e de lá seguirmos para as nossas casas. Graças a Deus nenhum incidente foi registrado durante todo o percuso. Mais uma vez quero agradecer a todos que participaram desta trilha.


 3ª Trilha das Mães/Memorial de Frei Damião - Domingo 10/05/15
 No dia de hoje outros pedais aconteceram mas este foi o pedal oficial que estava programado, de acordo com a escolha da galera no decorrer da semana. Segundo informações que chegaram até a redação do blog este pedal contou com a participação de 11 ciclistas e teve um percurso total de 26 km. Os participantes optaram por um pedal curto e com pouco grau de dificuldade para poderem estar de volta em casa sedo, já que a maioria tinha planos para comemorar esta data junto as suas mães. Vale deixar aqui registrado que mesmo com pressa ninguém dispensou aquele xerém com galinha especial que a Senhora Lúcia comercializa no seu bar. e caíram matando. A quantidade de ciclistas deveria ser maior mas por uma falha de comunicação parte dos ciclistas seguiram por roteiros diferentes. Confiram aqui algumas fotos desta trilha. E desde já fica aqui os meus parabéns a todos os participantes e a todas as mães dos  nossos ciclistas por esta data tão especial.
 
 


 Trilha das Mães "B" Belo Jardim/Sanharó - Domingo 10/05/15
Os ciclistas desta trilha iriam inicialmente participar da trilha anterior que teve como destino o memorial de Frei Damião mas como chegaram no ponto de encontro tarde a galera já havia saído e os mesmos se desencontraram dos demais, assim resolveram seguir até o município de Sanharó seguindo parte do trajeto da Trilha do Queijo. A equipe desta trilha foi composta pelos ciclistas Arielson, Jurandir e Elaine e o percurso total foi de 45 km. Eles também foram provar do xerém com galinha do Bar da Lúcia. Segundo relatos do ciclista Jurandir tudo correu bem, salvo o fato do mesmo está pedalando completamente desgastado devido a ter se excedido numa comemoração que participou no dia anterior, mas isso faz parte kkkkk. Segundo a ciclista Elaine (sua esposa) do modo como ele estava pedalando até o Pitoquinha conseguiria pedalar mais rápido do que ele. Se o Luizinho tivesse participado iria dizer que você estava numa depressão danada kkkkkk. Parabéns a todos.


Trilha das Mães "C" Belo Jardim/Sanharó - Domingo 10/05/15
Como já foi dito no início desta postagem esta foi uma semana de muitos pedais e neste domingo em especial aconteceram três trilhas. Nesta participaram os ciclistas Felipe, Sinval e se não estou enganado o ciclista Ivan, mas não sei se estar informações estão corretas porque não reconheci bem o terceiro ciclista, se não for o Ivan peço ao mesmo e a todos vocês que me desculpem. Também não tenho informações da quilometragem desta trilha. Em conversa com alguns ciclistas e especulando mais ou menos o traçado do percurso que esta equipe fez chegamos a um calculo na casa dos 40 km. Segundo relatos nenhum incidente foi registrado. Só lembrando que esta equipe também deu uma passada no Bar da Lúcia para degustar aquele xerém com galinha. Fica qui os meus parabéns aos três.


 Treino Intermunicipal Belo Jardim/Sanharó - Domingo 10/05/15
Este treino na realidade estava programado para ser mais uma trilha a "Trilha Patos/Sanharó" mas como nenhum outro ciclista atendeu ao meu convite optei por fazer um treino com o mesmo roteiro e destino. Ainda quando eu estava subindo a Serra dos Patos o ciclista Juracy me acompanhou e me convidou a participar do seu treino porém o seu ritmo de pedal é muito puxado pra mim e resolvi prosseguir sozinho mesmo, pedalando num ritmo bem leve e apreciando a natureza, e olha que hoje mais do que nunca eu estava precisando de um pedal assim, altamente  relaxante porque tive um péssimo início de fim de semana. O único incidente que aconteceu neste treino foi que ao final da subida dos Patos já bem próximo ao campinho fui cercado por quatro cães que partiram com tudo para cima de mim, um deles inclusive chegando a me morder na perna esquerda, mas graças a Deus foi apenas um susto, a mordida nem chegou a me arranhar mas os dentes do safado fez um grande buraco na minha calça, mas antes a calça que a minha pele kkkkkk. No demais foi um ótimo treino que me fez muito bem. Quero aqui esclarecer que não participei do pedal para o memorial de Frei Damião porque já havia pedalado ao menos umas três vezes na última semana para aqueles lados, qualquer outra informação não procede. A saída deste treino foi da Praça do Cassiano e o percurso total foi de 32 km.  Segue abaixo algumas fotos.
Na última foto da direita o detalhe do rasgo na minha calça feita pela boca do cão.

Além deste pedais outros aconteceram mas infelizmente nenhuma foto ou informações me foram repassadas para que eu as publicasse aqui no blog, de qualquer forma quero parabenizar a todos os ciclistas que participaram de qualquer pedal representando o nosso grupo, dentro ou fora do nosso município em qualquer modalidade e desde já convidar  qualquer um que goste de pedalar a se juntar a nós.

NOTA DE FALECIMENTO
Atenção meus amigos de grupo e demais amantes do ciclismo e em particular do Mountain Bike, é com muita tristeza que registro aqui no blog esta mensagem que foi enviada ao amigo Amaro pelo Grupo Kutuca Bike, a mesma se refere ao falecimento de um dos seus ciclistas durante um treino. Confiram agora o que diz a mensagem na íntegra.
Meus amigos. Comunico com sentimento de pesar que na volta do pedal de hoje o Senhor Antônio Maximiniano da Igreja Presbiteriana de Gaíbu, ainda pedalando teve um ataque fulminante, apesar do mesmo ser praticante de ciclismo antes de entrar CBC e o ritmo que estávamos era moderado, o nosso amigo não resistiu. Estamos nesse momento dando todo o apoio necessário. Pedimos a todos oração pelo amigo que Deus chamou para o céu. 
Esta foi a mensagem e em anexo vieram estas duas imagens. Na primeira quem aparece é o Senhor Antônio e na outra aparece uma mensagem foi de uma pessoa denominada Rômulo Bezerra falando algo em relação a liberação de corpos por parte do IML. Fica aqui os nossos sentimentos a todos os seus amigos e familiares e que cada um que ler esta postagem ao deitar por favor entre em oração pelo nosso amigo ciclista que se foi. Pessoal este é o tipo de notícia que não gosto de dar, mas que é necessário. Hoje foi ele, amanhã quem sabe pode ser eu, você ou qualquer um de nós, então oremos todos.
 

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.
Por: Geovane Bezerra

12 comentários:

  1. Gostei da postagem, agora comparar Jurandir com Pitoquinha foi de matar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:21

      Obrigado pelo seu comentário e pela sua dedicação ao grupo e respeito por este blog.

      Excluir
  2. Adriel Meirelles Tavares de Macedo - Maceió AL12 de maio de 2015 às 20:03

    Meu amigo vou ser bem sincero, ou você é muito besta, ou o pessoal do seu grupo é muito covarde ou as duas coisas juntas, porque sempre que posso dou uma olhada nas postagens deste blog e considero um dos melhores na categoria e noto que você faz questão de sempre levantar o moral da galera, e de prestigiar a cada um, no entanto eu noto claramente uma enorme falta de respeito dos mesmos para com o seu trabalho, não sei se isso se aplica em relação a sua pessoa. Nunca postei aqui nenhum comentário porque sou uma pessoa bem polêmica, para mim certo é certo e errado é errado e para mim essa galera que você tem em grande estima estão cagando pra você e para o que você posta aqui, tanto é assim que muitas vezes observando lá no face noto que as curtidas em relação as postagens deste blog no grupo são realizadas por no máximo três ou quatro pessoas do grupo, normalmente as mesmas e em relação a comentários neste blog a coisa é bem pior, na sua grande maioria são de pessoas de outras cidades e de outros estados e quando é da sua cidade na maioria das vezes não parte de membros do grupo. Meu amigo não tenho nada a ver com isso mas você deveria focar as postagens realmente no Mountain Bike e no ciclismo como um todo e deixar um pouco de lado esse negócio de grupo que na minha opinião a galera do grupo não estão nem ai para você e muito menos para este blog, tanto é assim que por vezes leio os seus convites dispostos aqui e também no face e em outros meios de comunicação para que os ciclistas do grupo se tarnbém seguidores do grupo e a quantidade de seguidores continua a mesma. Larga a mão de ser besta camarada, a gente deve valorizar quem valoriza a gente, este é um ótimo blog, com um padrão de qualidade bem alto e sempre focado no esporte que vocês praticam e principalmente na divulgação e na valorização do grupo o qual você fundou e fez crescer e que agora os membros (não todos) estão se achando bem acima de você. Não tenho e nem pretendo ter um blog, um site ou coisa deste nível mas na qualidade de colunista de jornal sei do trabalho que dá editar e por no ar matérias de qualidade e dentro da ética e sei quantas horas do dia isto nos toma e se os membros do grupo ao qual você pertence ainda não aprenderam a dar valor a isso é porque não quiseram porque tempo eles já tiveram. Não estou aqui querendo que você deixe de valorizar as atividades do grupo e muito menos que você deixe de lado o blog, também não quero causar nenhum mal estar mas sinceramente o galerinha sem noção esta sua. Continue firme na qualidade e na seriedade do seu trabalho a frente do blog, continue valorizando o seu grupo, mas cuidado com os seus "amigos de pedal" porque acho que estão querendo lhe dar uma rasteira e que você apesar de ser uma pessoa de certa idade e experiente por ser amigo acaba por não notar isso. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:28

      Adriel em primeiro lugar fica aqui o meu muito obrigado a você pelo acesso, pelo comentário e pela preocupação mas creio que o motivo do Amaro não falar de minha pessoa nas redes sociais se deve ao fato do mesmo ser uma pessoa bastante ocupada, ele tem uma loja de artigos esportivos e de acessórios para ciclismo e também mantém uma loja virtual o que toma bastante tempo do mesmo, mas o escolhi para ser o líder neste momento porque ele se dedica mesmo a causa e tem um bom relacionamento com todos e ao contrário da minha pessoa é cabeça fria, já eu costumo ser polêmico, mesmo estando fazendo o correto. Olha é muito gratificante saber que pessoas que nunca nos conhecerm estão nos apoiando e nos defendendo quando alguns que estão ao nosso lado no dia a dia não o fazem, mas fique tranquilo que até o momento no grupo só tenho amigos. Continue postando seus comentários.

      Excluir
  3. Milena Torres - Belo Jardim PE12 de maio de 2015 às 20:25

    Não sou tão radical como o amigo que postou o comentário acima mas também creio que a partir do momento que pessoas de fora do grupo é que comentam as postagens do blog e que a número de seguidores não aumenta, apesar dos convites do administrador deste e do grande número de ciclistas do grupo isso realmente demostra na minha opinião no mínimo uma tremenda falta de companheirismo e também de respeito. Galera, encontrar hoje em dia quem dedique horas do seu dia para valorizar uma coisa que ele acredita e que participar e ainda valorizar os amigos que estão junto com ele nesta empreitada sem querer ser o maioral ou levar vantagens é algo raro, por isso abram o olho e procurem dar mais valor a este blog porque foi ele que abriu as portas para que o mundo conhecesse vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:32

      Minha cara Milena obrigado pelo seu comentário, olha confesso que fico triste sim com o descaso dos ciclistas do grupo para com este blog, mas creio que eles não fazem por maldade e sim pelo fato de hoje além do blog termos um grupo virtual no Facebook e um outro no WhatsApp, de qualquer forma é muito gratificante saber que o meu trabalho está sendo reconhecido e valorizado. Confio no Amaro e acredito nos meus amigos de pedal e sei que o grupo ainda vai longe.

      Excluir
  4. Prof. Adalberto Monteiro - Bezerros PE12 de maio de 2015 às 20:37

    Já faz um tempo que acompanho este blog e noto que o mesmo tem um grande diferencial em relação a outros da mesma linha que é o fato de muitas pessoas deixarem aqui suas mensagens ou comentários, como queiram. Outro fator determinante para o sucesso deste blog é o fato de que sempre que possível os comentários são respondidos por quem está a frente do mesmo, isso só demostra o respeito que esta pessoa tem para com nós internautas e a seriedade do seu trabalho, trabalho este que pode e deve sim ser mais valorizado por todos, não só pelo pessoal do grupo. Parabéns ao administrador ou a equipe que administra este blog. Erros aconteceram, acontecem e irão acontecer mas saber lidar com eles é o que torna este blog diferente dos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:35

      Caro professor, agradeço de coração o vosso comentário e quero lhe dizer que faço tudo com carinho e que o grupo só está crescendo porque exite união e amizade entre todos e pessoas dedicadas ao mesmo, quanto ao blog vou iniciar em breve uma campanha de valorização do mesmo. Mais uma vez obrigado por valorizar este blog.

      Excluir
  5. Caríssimos ciclistas dos Amigos do Pedal, venho aqui deixar um abraço a cada um e dizer da minha admiração pelo grupo de vocês e em especial pela pessoa do Sr. Geovane.Olha pessoal sei que com o tempo acabamos por menosprezar as pessoas que estão ao nosso lado dando duro junto conosco em pró de uma causa e sem querer ser intermetido creio que vocês estão sendo um pouco injusto no trato para com o Geovane, é natural que a medida que o grupo cresça novas ideias e lideranças surjam e isso é bom e sempre bem vindo mas nunca devemos deixar de lado a experiência e a dedicação de quem deu início a tudo isso. Desejo boa sorte a todos e muita união.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:40

      Meu caro Aurélio, obrigado pela consideração e pelo acesso. Olha tenho certeza que o pessoal do grupo sabe do meu empenho e da minha dedicação ao grupo e sei também que estou cercado de amigos e portanto não vejo motivos para me preocupar em relação ao destino do grupo ou com liderança de grupo, escolhi o Amaro como líder primeiro porque o mesmo é altamente competente e depois porque confio no mesmo e sei que assim como eu ele só deseja o melhor para o grupo. Quanto ao blog como um todo espero que a galera volte a acessar mais, porém de livre e espontânea vontade.

      Excluir
  6. Realmente nós que fazemos parte deste belíssimo grupo devería-mos dar mais atenção ao blog, principalmente a minha pessoa, digo porque conheci o Geovane (adm do gp) em 2011, por um acaso num domingo ia participar de uma trilha com a Turma do Pedal, quando passei por Geovane que ia participar de um passeio com uma turma da MOURA, só que o passeio da MOURA não ia ter, então o convidei para ir conosco. Depois desse dia ficamos amigos, fomos conversando e dai ele me falou desse grupo e do blog, achei super intgeressante e adimirado pelo seu belo trabalho. Desde então comecei a participar do seu grupo, divulgar e convidar os ciclistas de BJ tambem. Quando conheci o Geovane o grupo tinha poucos ciclistas e não assiduos, hpje temos cerca de 50, dificilmente juntamos todos a não ser em trilhas de calendário, confraternizações, eventos ou visita de ciclistas de cidades vizinhas, pois embora tenha-mos uma boa galera é lógico que curtem coisas diferentes, pedal mais leve ou mais pesado, compromissos com hora de ir e vir, medias ou longas distâncias e a mairoia curte um desafio no STRAVA.
    Bem resumindo um pouco o que seria um "descaso" com o blog, o que atrapalha tambem é a comodidade dos integrantes do grupo com as ferramentas de comunicação, como face, telefone, as extintas msg hj substituidas pelo WatsApp, este no qual nós nos interagimos instataneamente.
    Bem, eu hoje tive um tempinho para dar atenção ao blog, pq não fui trilhar com a turma.
    Deixo aqui meus agradecimentos a todos os comentários, sugestões e críticas.
    Prometo que voltarei a dar a devida atenção a este blog, assim como o fiz quando conheci o Geovane.

    Amaro Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de maio de 2015 às 08:46

      Amaro sei que sempre posso contar com você, seja no apoio ao blog, seja na liderança ou coordenação do grupo. Olha sei que as vezes sou polêmico e você mais do que ninguém sabe disso, mas ao meso tempo sei reconhecer os meus erros e venho trabalhando bastante para os diminuir. Conto sempre com o seu apoio e com a sua amizade e para mim isso é mais do que suficiente, mas se você puder me dar uma força para com o blog te agradeço muito.

      Excluir