quarta-feira, 6 de maio de 2015

NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS NOS PEDAIS

A poucos dias atrás o ciclista Amaro Neto sofreu dois tombos seguidos em um curto espaço de tempo durante um pedal, eu Geovane foi que prestei os primeiros socorros ao mesmo, que graças a sua experiência e principalmente a estar usando luvas capacete sofreu apenas pequenas escoriações, mas a batida na cabeça foi forte e se o mesmo não estivesse usando o capacete a coisa teria sido bem mais séria. No dia a dia muitos ciclistas não costumam atentar para o fato de mesmo sendo experientes e tendo bikes de primeira qualidade e em boas condições, mais cedo ou mais tarde sofrerão algum tomo e quando isto acontecer o que fazer? Nesta postagem vocês terão uma noção de como realizar os primeiros socorros quando necessário e o que todo ciclista deve levar no seu Kit S.O.S. leiam com atenção.


Quem pedala está sujeito a acidentes, sejam eles simples tombos por esquecer-se de desclipar ou até mesmo atropelamentos mais graves. Existe uma série de cuidados que podem ser tomados, caso seja você mesmo o acidentado (se estiver consciente) ou se estiverem em grupo, e algum membro sofrer o acidente. Segundo o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, somos obrigados à prestar socorro às vítimas de acidentes ou males súbitos, sob pena de processo por omissão de socorro. A pena por omissão de socorro pode chegar a até 1 ano de detenção, podendo ser agravada se chegar à lesão corporal e até a triplicar, caso haja morte decorrente. Por prestar socorro entende-se sinalizar o local do acidente, e chamar ajuda especializada, porém existem casos onde torne-se necessário uma intervenção maior de quem está socorrendo, até a chegada da ajuda especializada. No caso de nós ciclistas, o uso de equipamentos de proteção (capacetes, luvas, óculos) já é de grande ajuda, evitando lesões mais graves na maior parte dos acidentes. Porém, mesmo com as devidas proteções, as vezes, acabamos por nos lesionar.


Na ocorrência de um acidente, basicamente, devemos:

- Manter a calma e não fazer nada por instinto, pensando antes de executar. Devemos ainda confortar a vítima, sem mexer nela. Deve-se trabalhar com a máxima de que “toda a vítima de acidente possui lesão cervical até se provar o contrário”.
- Sinalize e garanta a segurança do local do acidente para evitar outros acidentes.
- A seguir, procure socorro, nunca abandonando o acidentado. Use o celular, pare algum veículo ou procure um telefone público.
- Se estiver em grupo, controle a situação e distribua as tarefas para as outras pessoas: um sinaliza o local, outro conforta a vítima, e outra procura ajuda.
- Em caso de tombos leves, observe as reações do acidentado. Se ele se levantar sozinho e espontaneamente, isto é bom sinal.


Passo-a-passo para os primeiros socorros:

1- Verificar se a vítima está consciente ou não
2- Sinalizar e isolar o local do acidente
3- Checar os sinais vitais, tais como a respiração (use o dorso da mão para sentir), e pulso (encoste a mão no pescoço procurando sentir a pulsação)
4- Perguntar a vítima: onde dói, nome, onde reside, idade e telefone. Estas informações são importantíssimas, pois o estado de uma vítima é inversamente proporcional ao número de informações obtidas.
5- Observar atentamente as reações da vítima, procurando mantê-la longe do sol e do frio.

* Existem algumas ocasiões onde o acidentado deve ser removido imediatamente. Confira:

1- Quando não houver mais nada a fazer no local
2- Quando a remoção for essencial para a vida da vítima
3- Quando o local oferecer risco iminente para a vítima, por exemplo; a vítima estar sob uma árvore prestes a cair.
O que fazer até a chegada do socorro:

Hemorragias:
Nesta urgência tudo depende do tamanho do corte. Em cortes pequenos com sangramento, podemos até improvisar pontos falsos com esparadrapo. Já para estancar uma hemorragia, o método mais eficaz é fazer compressão direta sobre a área, até com a própria roupa da vítima. Outro método é elevar o membro atingido, usando a gravidade a favor. Se não funcionar, a solução é improvisar um garrote ou torniquete, com um pedaço de tecido ou com uma fita de borracha (que pode ser uma câmara sobressalente, por exemplo), tomando o cuidado de liberar o fluxo sanguíneo por um minuto a cada quinze minutos.

Fraturas:
As fraturas mais comuns entre os ciclistas são as clavículas, braços e dedos das mãos. Jamais tente reduzir, isto é, alinhar um membro fraturado. O ideal é que o membro seja imobilizado, obedecendo os desvios causados pela fratura. Você pode improvisar uma tala com pedaços de madeira envoltos em tecido. E a vítima deve evitar movimentos.

Lesões na cabeça:
O ponto mais vulnerável do crânio são as têmporas, região localizada na lateral da cabeça, entre a orelha e os olhos. Traumas fortes na cabeça resultantes de quedas podem deixar a vítima inconsciente por alguns minutos ou até mesmo por várias horas e dias. Se bater a cabeça, mas estiver consciente, procure o quanto antes um hospital, principalmente se após o acidente o ciclista apresentar perda da consciência, confusão mental ou perda da memória, dor de cabeça, visão embaralhada, perda da audição e vômitos. Qualquer batida na cabeça não deve ser negligenciada. E nunca deixe a vítima dormir logo após um trauma na cabeça. Converse com ela procurando mantê-la consciente, até a chegada do socorro.

Desmaios:
Ao contrário da crença popular, os desmaios na verdade são positivos e significam perda de consciência do corpo como forma de defesa. Este estado pode durar de alguns segundos até uma hora inteira! E os motivos podem ser os mais variados, tais como: hipoglicemia (baixa quantidade de açúcar no sangue), insolação (mais comum), cansaço e dores extremas (no caso de acidentes), estresse emocional, intoxicação ou qualquer situação onde ocorra uma rápida perda de sangue. A vítima deve ser deitada com a cabeça mais baixa do que o coração e os membros inferiores devem ser elevados em mais ou menos 30 cm. Gire a cabeça da vítima para o lado, para que sua língua não interrompa a passagem do ar na garganta. Afrouxe as roupas, umedeça a face e o pescoço da vítima com uma toalha e jamais dê líquidos para alguém inconsciente.

Dentes:
Em traumas frontais, é muito comum termos dentes lesionados, o que pode variar desde a quebra de um pedaço até a perda completa do elemento (avulsão). O importante é, sempre que possível, procurar o fragmento ou o dente inteiro, limpando-o e acondicionando-o em soro fisiológico, leite, ou até na própria saliva. No caso de avulsão, pode ser feito um reimplante, sendo que o sucesso deste será proporcional ao tempo em que o dente esteve fora da cavidade original. Se o dente afetado amolecer, porém não sair completamente de seu sítio de origem, mantenha-o no local com a língua, desde que a vítima esteja consciente. Se não, às vezes é preferível retirá-lo para evitar a deglutição do mesmo, podendo com isto termos até um sufocamento. Com as técnicas atuais de reabilitação oral, a perda de um dente é facilmente suplantada. Os fragmentos também podem ser “colados” ao dente atingido posteriormente. Assim que possível, procure um cirurgião dentista para avaliar e conter o dano.

Olhos:
Os ferimentos mais comuns nos olhos são normalmente causados pela vegetação, por insetos e por pedras que são lançadas pelo ciclista que vai a frente. Não há muito que fazer no meio do mato, a não ser lavar os olhos com água limpa. Assim que possível, procure um oftalmologista, para avaliar e conter o dano.

 Kit de Primeiros Socorros

Ter a mão um kit de primeiros socorros pode fazer toda a diferença nos primeiros socorros. Veja, é importante observar que este kit se presta somente ao primeiro atendimento, até um socorro mais eficaz e completo poder ser prestado. Assim, seu telefone celular na maioria das vezes pode ser mais valioso que o kit. Você pode comprar um kit pronto na maioria das farmácias, que pode muito bem atender esta demanda. Só para informação, um kit básico deve conter:



- luvas descartáveis

- soro fisiológico

- água oxigenada

- água boricada (para lavagem ocular)

- éter e álcool (para limpeza)

- gaze e algodão

- rolo de esparadrapo

- fita do tipo microporo

- alfinetes de segurança, tesoura e pinça cirúrgica

- termômetro

- curativos do tipo “band-aid”

- loção de calamina (tipo “Caladryl”)

- comprimidos de analgésico, antitérmicos, contra indigestão, enjoos, cólicas e dores de barriga
Modelo de Kit S.O.S. Simples

Telefones de Emergência

Bombeiros: 193

SAMU: 192

Polícia Militar: 190



DICA DOS AMIGOS DO PEDAL
Como foi citado logo no início desta postagem por mais experiente que o ciclista seja, nenhum de nós estamos livres de sofrer algum tombo, seja ele leve ou mais sério, mas além dos tombos outros imprevistos podem acontecer durante os nossos pedais como quebra da bike, se perder, etc e nestas horas além de muita calma todo tipo de ajuda é bem vinda, sendo assim antes de sair para o pedal procure saber o destino e o provável roteiro a ser seguido e deixe um bilhete em casa avisando aos seus familiares para onde vai e por onde, assim eles poderão prestar-lhes ajuda mais rapidamente se necessário. Não esqueça de levar consigo um aparelho celular. Hoje em quase todos os lugares se consegue sinal de celular e ele pode ser bem útil em caso de alguma emergência. Muitos ciclistas não gostam de levar Kit S.O.S e Kit de Ferramentas porque acrescenta algum peso, mas isso é um erro que deve ser evitado porque somente na hora da precisão é que você vai dar o devido valor aos mesmos, principalmente quem gosta de pedalar só. Fica a dica.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.
Por: Geovane Bezerra

9 comentários:

  1. Nazaré Campos - Agrestina PE7 de maio de 2015 às 00:10

    Parabéns por mais uma ótima postagem. Realmente muito instrutiva e útil.

    ResponderExcluir
  2. Wanderley Matos - Nazaré da Mata PE7 de maio de 2015 às 08:53

    Olha já sofri alguns tombos nas minhas aventuras sendo que por duas vezes fui parar no hospital e realmente só se sabe a importância de pedalar equipado e com os quites de ferramentas e principalmente de primeiros socorros quem precisa deles, mas as informações contidas nesta postagem são de muita importância porque quando o tombo é leve todo mundo sabe agir mas quando a coisa é mais séria na maioria das vezes todos ficam sem saber como agir e isso faz uma grande diferença até os bombeiros ou o SAMU chegar. Parabéns aos aditores e a este blog pela ótima postagem.

    ResponderExcluir
  3. Helenira Barbosa da Silva Santos de Niterói RJ7 de maio de 2015 às 09:01

    Bom dia ciclistas deste lindo grupo. Gostaria de parabenizar a todos pela bela demostração de garra e de determinação demostrada e ao mesmo tempo parabenizar o responsável por este blog pelas ótimas postagens e pela ética sempre demostrada. Por último quero dizer que mesmo sem o conhecer admiro demais a pessoa do Geovane porque o mesmo me passa bastante confiança quando diz que o grupo está acima do mesmo e realmente é assim que deve ser sempre não importa quem estiver a frente, o grupo sempre deverá estar acima de qualquer um e de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  4. Matéria muito boa. Gostei bastante do conteúdo .

    ResponderExcluir
  5. Edna Leão de Carpina PE10 de maio de 2015 às 17:15

    Olha sei que o texto não foi de criação de vocês, porque realmente vocês zelam pela ética e colocaram o link do site de onde tiraram a matéria mas gostaria de dizer que este blog tem um diferencial que é realmente focar no que interessa ao grupo de vocês, aos praticantes de Mountain Bike e aos ciclistas e desportistas de um modo geral. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Adriel Meirelles Tavares de Macedo - Maceió AL12 de maio de 2015 às 20:11

    Pessoal aqui em Alagoas exitem vários grupos de ciclismo e muita gente que pedala mesmo sem fazer parte de nenhum grupo, mas falo com sinceridade que a grande maioria sai para o pedal sem nenhum equipamento de proteção e muito menos levando boma ou qualquer outra coisa. parabéns por mais está ótima postagem, mesmo sabendo que o conteúdo não foi de autoria de vocês, o que vale é a informação repassada a todos. Galera dos "Amigos do Pedal" vamos valorizar mais o blog de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Prof. Adalberto Monteiro - Bezerros PE12 de maio de 2015 às 20:44

    É sempre muito importante saber como agir em caso de alguma emergência, seja em qual for a atividade desenvolvida. O conteúdo desta matéria é muito bom, quero parabenizar o autor ou autores da mesma e ao blog pelo repasse. É isso ai, apesar de pesar um pouco mais os materiais de primeiros socorros devem fazer parte de todos os pedais de vocês sempre.

    ResponderExcluir
  8. Eita Geovane, servi de exemplo logo no início da matéria kkkk.
    Pessoal, eu po experiência própria digo que é muito importante o uso de EPIs, e os principais capacetes e luvas.
    Apesar dos tombos, sofri poucas lesões, dois pontos no dedo da banana da mão direita e escoriações no braço e ombro esquerdo, mas até hj sinto dores nos punhos e polegar direito.

    Vlw Geovane, nos encontramos domingo.

    Amaro Neto

    ResponderExcluir