sábado, 14 de maio de 2016

TÉCNICAS DE PILOTAGEM NO MOUNTAIN BIKE

O objetivo desta página é servir como uma introdução às técnicas de pilotagem no MTB. Praticando bastante as dicas a seguir, você sentirá que aos poucos estará pedalando mais rápido, ganhando tempo sem perder a segurança. Lembro que é de grande importância a participação de profissionais de nutrição e educação física para uma avaliação completa e detalhada dos objetivos e capacidades individuais de cada biker.
Autor: Jorge Pasin



 http://www.clubebikeadventure.com.br/dados/artigos/68/seta.gif SUBINDO
  • Procure sempre manter a mesma intensidade de esforço ao longo da subida. Se você souber o tamanho da ladeira, encaixe uma marcha em consiga pedalar confortavelmente e, salvo variações de inclinação, mantenha esta marcha.
  • Numa subida curta, íngreme e com piso firme (top) procure pedalar em pé numa frequência de pedalada mais baixa (de 60 a 70 rpm).
  • Em subidas longas, procure manter uma frequência mais elevada, sem medo de usar marchas curtas. Mantenha-se sentado, pedalando em pé de vez em quando para alternar a posição e ajudar a circulação.
  • Em uma subida longa e leve, pedale em pé por um tempo maior.
  • Em uma subida longa e íngreme é preciso paciência e disciplina. Não se afobe nem se afogue. Se o chão for firme o suficiente para permitir, alterne a pedalada sentado com a pedalada em pé. Se o terreno for muito arenoso, dê preferência a pedalar sentado. Pode acontecer de ser melhor descer da bicicleta e empurrar, ou colocá-la nas costas para ganhar atrito, dependendo do terreno.
  • Procure, além de empurrar com a força do quadríceps, puxar o pedal para cima e para trás com a panturrilha, para aproveitar o movimento da perna na subida e na descida em relação ao quadro. Inclinando os pés para frente, consegue-se também mais eficiência na pedalada. Empregue, porém estas duas técnicas aos poucos e com parcimônia para evitar lesões, principalmente se você está começando.
  • Evite parar ao longo da subida: é melhor deixar para descansar ao chegar no topo, pois assim você evita esfriar e se lesionar, e melhora seu condicionamento físico e performance.
  • Para acelerar a velocidade, sente-se mais à frente no selim, jogando o corpo para a frente.
 http://www.clubebikeadventure.com.br/dados/artigos/68/seta.gif DESCENDO
  • Em encostas curtas e inclinadas, muitas vezes é melhor descer sem frear.
  • Em descidas longas, é importante controlar a velocidade e manter a concentração em todo o percurso. Em corridas, pode ser vantajoso deixar algum descedor ir à sua frente. Você arredonda a trajetória dele e corre menos riscos. Mas não ande muito próximo!
  • Desloque o peso para trás, mantendo os pedais paralelos ao solo e sentando-se bem atrás no selim. Quanto mais inclinada a descida mais você deve se deslocar para trás.
  • Não deixe as rodas travarem, é importante conhecer bem o equipamento para dosar a frenagem e controlar a velocidade. Pratique o controle em descidas não muito inclinadas.
 http://www.clubebikeadventure.com.br/dados/artigos/68/seta.gif DERRAPANDO
  • As derrapagens nos ajudam a fazer curvas fechadas e em baixa velocidade. Sabendo utilizá-las, é possível ganhar tempo nas descidas técnicas.
  • Pratique a derrapda em um terreno plano e de terra mais solta. Pedale até uma velocidade moderada e escolha o lado para qual você vai virar. Evite, no começo, treinar a derrapada clipado. Vire o guidão e incline o corpo para o mesmo lado da curva. Trave a roda traseira e procure controlar a derrapagem enquanto você faz a curva. Se necessário, coloque o pé no chão.
  • Quanto mais velocidade, mais se deve inclinar o corpo para o lado da curva, porém cuidado com a jogada do guidão. Além disso, esteja atento para concentrar o peso na parte posterior do selim, se a roda traseira escapar a bike pode dar um pinote. Essa dropada é importante em situações emergenciais mas é um movimento muito técnico.
 http://www.clubebikeadventure.com.br/dados/artigos/68/seta.gif GIRANDO E SOCANDO
  • Há dois estilos de pedalada: girando e socando. No primeiro, o atleta faz menor esforço por volta completa do pedal, mas gira a uma cadência mais acelerada; no segundo, o piloto emprega mais força a cada pedalada, mas faz uma frequência menor.
  • No giro, o ciclista exige relativamente mais do seu condicionamento aeróbico; na socada, a musculatura das pernas é relativamente mais utilizada. É difícil entrar no mérito do que é pior e do que é melhor, mas em geral o mountain bike requer uma cadência menor que o ciclismo de estrada (a cadência ideal para o MTB está entre 60 e 80 RPM, para o ciclismo de estrada, entre 80 e 100 RPM). Como exemplo de girador tem-se Lance Armstrong, e de socador, Ian Ullrich.
  • Cada ciclista tem seu estilo próprio, que se situa em algum lugar entre os dois extremos girador e socador. Independente do seu estilo, porém, é importante dominar as duas técnicas para lançar mão delas alternadamente dependendo da situação.
  • Girando. Há duas maneiras de se treinar o giro: (1) aos iniciantes em descidas de pouca inclinação, para permitir um giro elevado sem grande esforço. Não raro, os ciclistas profissionais incluem um treino deste tipo em sua rotina semanal, onde procuram realizar exercícios intervalados em que imprimem a maior cadência possível. (2) aos que já estão acostumados com a técnica de girar e têm resistência para tanto, recomenda-se uma subida bem inclinada, para ser feita girando muito. Atenção! Desenvolver a técnica requer paciência e persistência.
  • Socando. Uma boa forma de começar a treinar as socadas é encarar longas subidas leves de asfalto, onde se intervala pedaladas sentadas com pouco giro e pedaladas em pé em marcha mais rápida com um giro parecido. Convém não forçar muito no início para evitar lesões. Posteriormente, pode-se treinar a socada em subidas de terra bem inclinadas.
  • O mais importante é treinar sempre respeitando os limites do próprio organismo.


COLABORADORES DO BLOG
Para que possamos manter o nosso blog ativo e  cumprindo o seu objetivo de informar com qualidade os ciclistas dos Amigos do Pedal, os ciclistas dos demais grupos de Belo Jardim, os ciclistas da nossa cidade que não fazem parte de nenhum grupo e os ciclistas do Brasil e também de outros países, se faz necessário uma determinada colaboração por parte da sociedade civil e de algumas pessoas que acreditem no nosso trabalho e é por isso que neste momento quero aqui agradecer a cada um dos nossos colaboradores.

A Rede de Farmácias Cavalcante foi a pioneira em termos de colaboração com este blog estando conosco desde fevereiro de 2015. Em todas as farmácias desta rede a população de Belo Jardim pode contar com bom atendimento, preços justos e profissionais qualificados para lhes atender como merece. Esta rede de farmácias atua aqui em Belo jardim a mais de vinte anos e é hoje uma rede forte que tem por parte da nossa sociedade uma grande admiração e o respeito da mesma. Fica aqui o meu agradecimento ao amigo Antônio que está a frente desta rede de farmácias poa acreditar no trabalho deste blog e assim confiar a nós a divulgação das suas farmácias. 

O Giovanni Bar ou simplesmente Bar do Giovanni  foi o nosso segundo colaborador estando conosco também desde fevereiro de 2015. Você que gosta de tomar aquele aperitivo em um ambiente sudável onde seja bem atendido e com preços que cabem no seu bolso vai gostar de conhecer este bar. O Giovanni Bar está aberto de terça a domingo, sendo que de terça a sexta o mesmo só abre as portas a partir das 16:00 horas e nos sábados e domingos abre a partir das 08:00 horas da manhã. Durante a semana você pode contar com aquele espetinho de boi, frango, tripa ou linguiça e aos sábados e domingos você pode degustar aquela bisteca de boi ou de porco e também aquele peixe frito. De um pulinho até lá e confira de perto o que estamos anunciando, vale lembrar que este é um estabelecimento familiar onde você pode levar a sua família sem preocupação. Deixo aqui os parabéns ao Giovanni pelo modo como trata seus clientes e os agradecimento ao mesmo por confiar a este blog a divulgação do seu estabelecimento. 


Eis ai mais um colaborador do nosso blog. Este laboratório existe a mais de vinte anos e é um dos poucos da cidade a possuir a Licença Sanitária emitida pelas autoridades sanitárias e isso só foi possível porque além do excelente profissional que o Alberto, ele que é o protético e proprietário deste laboratório este estabelecimento conta com o apoio de um odontólogo que atua como Responsável Técnico. Aqui você conta com bom atendimento, bom preço e próteses feitas com ótimo material. Deixo aqui os meus agradecimento ao Alberto por confiar a divulgação do seu estabelecimento  aqui neste blog.


A Total Sport`s é a loja onde a maioria dos ciclistas dos Amigos do pedal compram suas roupas, lá você encontra uma variedade muito boa de roupas para ciclismo, roupas para quem vai a academia e também capacete, luvas, meias e vários outros acessórios para quem pratica esporte. O amigo Amaro Netto é quem está a frente desta loja. Se você está pesando em iniciar no ciclismo de um pulinhoque o Vant na Total Sport`s e confira de perto as mercadorias de primeira qualidade que lá existe e vale lembrar que você pode comprar no cartão e até dividir a sua compra. valeu Amaro por divulgar aqui a sua loja.

A D.R. Bikes é a oficina mecânica do nosso amigo Deives, lá você conta com ótimo serviço de mecânica e também pode comprar acessórios para sua bike e também suplementos para ciclistas e atletas. Se você comprou uma bike e não sabe montar a mesma, leva ela na D.R. Bikes que o Deives monta ela pra você por um precinho camarada, ele também faz lubrificação de bikes e manutenção em suspensão. valeu meu amigo Deives por anunciar a sua oficina aqui. 


A PlacSport está conosco já a algum tempo e é com muito orgulho que anunciamos aqui esta loja, porque nela além de uma boa variedade de mercadorias você conta com uma atenção especial por parte dos vendedores e demais funcionários, vale lembrar que o Vantuir que é o proprietário desta loja faz questão de só trabalhar com mercadorias de boa qualidade em respeito aos seus clientes. O Vantuir além de ser um colaborador deste blog também é um migo do peito dos Amigos do Pedal, ele que possui uma bela chácara no Sítio Piaca e sempre que nós do grupo precisamos ele disponibiliza a mesma para nós sem cobrar nada por isso e exatamente por isso é que eu quero aqui deixar um agradecimento especial ao mesmo e dizer que este blog sempre estará a sua disposição não só para divulgar a sua marca, mas para o que necessitar.

O George é ciclista dos Amigos do Pedal, mas devido a ter entrado no concorrido mercado de venda de gás anda afastado dos pedais. Vale registrar que o mesmo deu um duro danado para montar o seu negócio, mas fez tudo dentro da lei e oferece a população de Belo Jardim um produto de qualidade a preço justo, se você estiver precisando de gás é só dar uma ligadinha e ele vai entregar ai na sua casa rapidinho. Fica aqui os meus agradecimento ao mesmo por divulgar aqui o seu negócio.




O Frigorífico Ara mesmo sendo ainda um estabelecimento novo oferece a nossa população mercadorias de primeira qualidade a um precinho camarada, lá além de carnes de boi e de aves você encontra ovos, charque e várias mercadorias sempre novinhas, lá também você pode fazer recarga no seu celular de todas as redes. Se você procura um local onde possa encontrar boas mercadorias a preço justo e com bom atendimento então este local e o Frigorífico Ara e vale lembrar que além de tudo você ainda pode comprar também pão e leite de gado. E ai vale ou não a pena dar um pulinho lá? Deixo aqui os meus agradecimentos ao Almir por anunciar aqui no blog a seu estabelecimento. 

O Mercado Líder é realmente um líder no seu seguimento, a mais de vinte anos de atividade oferece aos seus clientes uma grande variedade de mercadorias e tem sempre ótimas promoções, no Mercado Líder você pode comprar a pagar no cartão de crédito e ainda pode dividir o pagamento em duas parcelas, vale registrar que todos os funcionários são muito atenciosos com os clientes e também são muito competentes no que fazem, as compras são entregues na sua casa em qualquer parte da cidade e os preços são camaradas. Deixo aqui os meus agradecimentos ao Célio por confiar neste blog divulgando aqui o seu estabelecimento. 


A Funerária e Velório Parde Cícero oferece seus serviços a população de Belo Jardim a mais de vinte anos e procura sempre zelar pelo respeito aos mortos e também aos familiares dos mesmos, lá voc~e pode contar com serviços e produtos de qualidade a preço justo e para quem é torcedor até debaixo do chão pode contar com caixão padronizado do seu time do coração como vocês podem conferir na vitrine. Deixo aqui os meus agradecimentos ao amigo Neném que está a frente deste estabelecimento e confiou a este blog a divulgação de sua empresa.

A Clínica Médica CLICOMED é o mais recente colaborador deste blog estando conosco a pouco tempo, mas a mesma oferece seus serviços a nossa população a mais de vinte anos e recentemente passou a funcionar em prédio próprio, com instalações modernas e confortáveis esta clínica conta com profissionais muito competentes e qualificados para oferecer a todos um serviço de ótima qualidade e preço justo e vale lembrar que aqui você pode contar com serviço de Raio-X o que faz uma grande diferença, principalmente neste momento em que o aparelho de Raio-X do Hospital Júlio Alves de Lyra ainda não está funcionando, então se precisar pode contar com a CLICOMED. Deixo aqui os meus agradecimentos ao Dr. Hermes por confiar neste blog a divulgação de sua clínica. 

ACOMPANHE AS NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Gabriel Souza - Tacaimbó PE17 de maio de 2016 às 21:02

    Postagem muito boa e gostei de ver que vocês se importam com aqueles que confiam no serviço que vocês oferecem para divulgação dos seus produtos ou serviços. parabéns.

    ResponderExcluir