quarta-feira, 11 de abril de 2018

RECOMENDAÇÕES DA HORA

Alô galera do MTB e ai tudo bem? Tem coisa melhor do que pegar a sua bike num final de semana ou naquele feriado e sair por ai a fora curtindo a natureza, descobrindo novos lugares e fazendo novas amizades? Pois é, para nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal e somos adeptos do MTB com certeza a resposta a estas duas perguntas será sim, mas assim como em qualquer outra atividade física é necessário se tomar alguns cuidados antes, durante e após o desenvolvimento desta atividade, sem contar que no caso do MTB os cuidados devem ser dobrados porque trata-se de um esporte de risco.
As recomendações contidas nesta postagem servem para fazer com o que você faça o seu pedal de maneira mais segura e que sofra o menos possível, principalmente quando pedalar no Verão e sob altas temperaturas, mas as dicas também valem para os pedais das demais estações, sendo que no período de Inverno existem outros cuidados a serem observados que não estão contidos aqui nesta postagem, mas se procurarem com cuidado irão encontrar uma postagem aqui mesmo neste blog falando de como pedalar no tempo frio sem riscos. 
Nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal e também os ciclistas dos demais grupos e equipes aqui de Belo Jardim estamos sempre procurando formas de melhorar a nossa performance e sempre que podemos gostamos de compartilhar isto com outros ciclistas, então leiam com atenção porque apesar de serem recomendações ou dicas simples, são eficientes e vão facilitar o seu pedal com certeza. 



01 - Use sempre protetor solar.
Muitas pessoas lembram de verificar a bike, colocar alguns remédios na mochila ou no bolso e até levam seus kits de S.O.S e de ferramentas, mas acabam por esquecer um produto pra lá de importante que é o protetor solar. Antes de iniciar o pedal ou após uma pausa para algum banho use protetor solar nas áreas do seu corpo que ficam expostas ao sol, desta forma você estará evitando possíveis queimaduras devido a insolação que podem evoluir para um Câncer de Pele.
Resultado de imagem para protetor solar
Imagem meramente Ilustrativa


02 - Use Roupas apropriadas e adequadas.
Mesmo num pequeno pedal de passeio é de suma importância usar uma roupa confortável e que não vá lhe prejudicar mais adiante, já em se tratando de qualquer atividade da modalidade MTB isso é fundamental ou seja, use sempre roupas adequadas ao tipo de pedal que irá praticar, estas roupas devem ser de boa qualidade e que disponham de tecnologia voltada ao maior conforto possível do ciclista. Escolha roupas que ajudem a eliminar suor, manter a temperatura corporal e principalmente que lhe proteja dos Raios Ultra Violeta (UV).

Resultado de imagem para roupas de ciclismo
Imagem meramente Ilustrativa


03 - Proteja sua cabeça.
Quando aqui falamos em proteção para a cabeça não estamos nos referindo ao uso do capacete, isso já deve estar mais do que inserido na mente de quem pratica o nosso tipo de esporte (CAPACETE É TUDO), estamos aqui falando de proteger a cabeça usando uma bandana ou um lenço porque mesmo com o uso do capacete os Raios UV passam pelas frestas de ventilação e queimam o coro cabeludo, por isso é muito importante proteger a sua cabeça, principalmente se você é calvo ou já está careca. Se necessário a depender da temperatura e duração do pedal é recomendável também que passe um pouco de protetor solar na cabeça. 

Resultado de imagem para lenços e bandanas para ciclistas
Imagem meramente Ilustrativa


04 - Cuide de sua hidratação.
Durante todo e qualquer pedal por menor que seja ou em qualquer tipo de atividade física o nosso corpo perde líquido e nos dias quentes isso aumenta então é de fundamental importância se manter hidratado durante todo o pedal. Nunca esqueça de levar a sua caraminhola ou a sua mochila de hidratação e se o pedal for longo ou pesado é necessário também o uso de isotônicos porque não é só água que perdemos nos treinos e demais pedais. Desidratação causa desconforto e pode causar cãibras em pouco tempo, então hidratar-se é mais que necessário, é essencial.  

Resultado de imagem para garrafinhas termicas de ciclismoResultado de imagem para mochilas de hidratação para ciclismo
Imagem meramente Ilustrativa



05 - Cuidado com a alimentação.
Procure consumir alimentos leves, de fácil digestão e de preferência que sejam compostos em sua maior parte por água. Alimentos ricos em potássio também são muito importantes. Alimentar-se de maneira errada pode lhes causar grandes transtornos durante um treino ou trilha e muitas vezes pode não suprir adequadamente as energias que você perde. Por favor não confundam alimentar-se bem com comer muito, isso é um erro muito comum e que deve ser evitado. 

Resultado de imagem para alimentação de ciclista profissional
Imagem meramente Ilustrativa


06 - Atenção na escolha dos horários para pedalar.
Aqui vale aquela regra de ouro que aprendemos desde pequenos quando ainda somos bebês e que vamos a praia ou a um passeio no campo. Se for realizar seus pedal pela manhã que isto ocorra até no máximo as 10:00 e se for a tarde que seja a partir das 16:00. Evite pedalar no período entre as 12:00 e 15:00 porque é onde as emissões de raios UV são mais fortes, mas caso já esteja na estrada vale aqui as dicas anteriores; se hidrate, repasse o protetor solar e cuidado com o que come, se possível procure pedalar por locais onde tenham árvores e lhes ofereça pontos com sombra para breves paradas se necessário. 

Resultado de imagem para relógios de ciclismo
Imagem meramente Ilustrativa


07 - Escolha bem a rota do seu pedal de acordo com a época do ano.
Roteiros com subidas muito íngremes e trechos técnicos demandam um grande consumo de energia e em dias de temperaturas elevadas isso causa um desgaste maior ao ciclista, então sempre planeje a sua rota visando (tempo quente ou frio), grau de dificuldade, lama e tudo o mais e em dias de alta temperatura procure dar preferência a rotas que tenham algum trecho arborizado assim você pode fazer pequenas pausas para se hidratar e se recompor, mas estas paradas devem ser bem curtas.

Resultado de imagem para rotas e mapas
Imagem meramente Ilustrativa



08 - Não exagere na bagagem.
Pessoal esta é uma dica muito importante. Via de regra só quem necessita andar acompanhado de um peso extra é quem pratica o cicloturismo porque necessita de levar na sua bagagem coisas como capa de chuva, barraca de Camping coisas do tipo, mas os praticantes de MTB ou quem apenas pedala a passeio tem de procurar levar apenas o necessário (kit de reparo, kit de ferramentas, uma câmera de ar extra, bomba de ar e kit S.O.S), tudo o mais é peso extra e desnecessário.

Bagagem de Cicloturismo
Resultado de imagem para bagagem de ciclista
Imagem meramente Ilustrativa



09 - Pedale no seu ritmo.
Pessoal esta é uma regra muito, mas muito importante. Quando se pedala em grupo é comum que alguns companheiros forcem a barra para que você pedale mais rápido ou se esforce mais numa ou noutra subida, mas você deve pedalar da maneira que lhe for mais confortável. Faça de conta que está pedalando sozinho e mantenha o seu ritmo, aos poucos quando se achar em condições procure superar os seus limites, mas faça isso com responsabilidade, lembre-se de que pedalar deve lhe proporcionar acima de tudo prazer e bem estar e se você não souber respeitar os seus limites vai ganhar é desconforto e dor.

Resultado de imagem para ciclista cansado
Imagem meramente Ilustrativa


10 - Segurança do ciclista.
Poderíamos aqui estar falando de "N" coisas, mas vamos falar aqui de algo bem simples e que faz uma grande diferença. Nos dias de hoje é cada vez mais importante mantermos uma boa relação de confiança com os nossos familiares e amigos e desta forma quando necessitarmos de ajuda de algum deles, eles estarão ali prontos a nos ajudar. Antes de sair para o pedal (mesmo que curto), deixe em casa ou na casa de um amigo, um pequeno roteiro com o traçado do pedal, assim seus familiares ficarão sabendo por onde você está pedalando e em caso de emergência fica muito mais fácil levar ajuda até você. Este roteiro deve ser o mais simples possível, se você não sabe o nome de todas as localidades por onde vai passar escreva ao menos as que conhece e descreva algo que os ajude a chegar numa outra e não altere esta rota. É importante também que você leve na sua bagagem um pedaço de papel contendo alguns nomes e número de contatos de familiares ou pessoas conhecidas e o seu tipo sanguíneo para facilitar o seu socorro em caso de necessidade. 

Resultado de imagem para deixando um recado na porta da geladeira
Imagem meramente Ilustrativa

NOTA - Galera os Amigos do Pedal é um grupo de ciclistas amadores, mas com longa experiência no MTB, o grupo estará completando neste mês de abril 07 anos de fundação, mas alguns dos seus membros já praticam o MTB a mais de 20 anos, então mesmo não pretendendo ser os donos da verdade cremos que as recomendações que disponibilizamos acima irão contribuir para o desemprenho, para a segurança e para a saúde de todos. esperamos realmente que as mesmas lhes sejam úteis e desde já nos disponibilizamos a responder alguma dúvida. Por favor deixem seus comentários com dúvidas, críticas ou elogios. Desde já agradecemos a todos. 





Por: Geovane Bezerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário