terça-feira, 23 de outubro de 2018

MOUNTAIN BIKE E SUAS MODALIDADES

Tanta modalidade de MTB hoje em dia. XCO, Downhill, Enduro, XCM, Free Ride, All Mountain, Trail… Meu Deus. Antigamente era tudo uma coisa só: Mountain Bike. Hoje mudou. E muito.
Cada modalidade de MTB tem seu próprio calendário, seus entusiastas, seus ídolos… E evidentemente que as fabricantes de bike não iam querer ficar de fora da possibilidade de criar um conceito de bike para cada estilo de MTB.
Porém esse fenômeno é recente (até pouco tempo atrás nem se ouvia muito a palavra Enduro), então resolvi explicar as diferenças entre as modalidades de Mountain Bike. E mostrar que não é tudo a mesma coisa.
Basicamente temos 3 grandes modalidades de MTB: Cross CountryDownhill e Enduro e seus subestilos.

1- Cross Country

Há muitos anos, quando o Mountain Bike surgiu nas praias da Califórnia, ele apareceu quase que como uma adaptação do ciclismo de estrada para pedais off-road. Ou seja: Longas distâncias por estradões, trilhas, praias, grama e o que quer que não fosse asfalto.
Aqui no Brasil o Cross Country é certamente a modalidade de MTB mais difundida. Tanto pela oferta de estradões de terra que temos como pela falta de trilhas longas e bem mantidas. Você é praticante de Cross Country? Então não deixe de ler esse artigo sobre como diminuir as dores na bunda na hora de pedalar.
Hoje em dia vemos quadros leves, muitas vezes rígidos e suspensões de curso bem curto. Essa modalidade de MTB pode em teoria ser divida em duas outras:

1.1- XCM

XCM: X= Cross, C= Country, M = Maratona. Estradões de terra, as vezes trilhas, as vezes asfalto.  Provas de mais de 2 horas de duração por um circuito beeem longo e não chega a dar mais de uma volta.  Essa é a descrição para o XCM.
Para circuitos fechados onde se dá 3, 5, 10 voltas ou até mais, então estamos falando de outra  modalidade de MTB: O XCO.

1.2- XCO

XCO: X= Cross, C= Country, O= Olímpico.

O XCO é irmão caçula do XCM. Nasceu quando o estilo foi introduzido e ganhou popularidade no circuito olímpico. Dizer “pratico XCO” é sinônimo de estar em single tracks dando voltas em um circuito fechado na maior parte do tempo.
Mas não se engane: Você não pratica XCO ou XCM. Você pratica CROSS COUNTRY! XCO e o XCM não são modalidades esportivas, e sim uma modalidades competitivas do Cross Country!
Enfim: com o passar dos anos, trechos cada vez mais difíceis com sessões de Rock Garden (como na foto), subidas íngrimes e descidas rápidas e técnicas começaram a fazer parte do Cross Country
Está curtindo o artigo? Então curta nossa página no Facebook Também!

Continuando…
Difícil e técnico, porém não chega aos pés da nossa próxima modalidade de MTB:

2- Downhill


O Downhill Mountain Bike é o ápice da adrenalina sobre duas rodas. O próprio nome já indica o que o ciclista vai fazer: Descer o morro. Descer o mais rápido possível. As bikes de DH são umas das poucas onde o aro 26′ ainda é bem difundido. Os pneus são muito mais “cravudos” e sua largura também maior.
Os circuitos de Downhill são extremamente técnicos e pilotagem para poucos. Os ciclistas vestem uma verdadeira armadura com Capacete fechado, joelheiras, cotoveleiras, Caneleiras e luvas mais protegidas que no XCO e no XCM. Além disso, diferentemente do Cross country, numa competição de Downhill larga um ciclista de cada vez, em percursos de no máximo 10 minutos de duração contra horas do XCO ou XCM.
Tem medo de descida e acha que essa modalidade é uma loucura? Então veja o artigo que escreví sobre perder medo de descer no MTB.


2.1- Freeride

Coloquei o Freeride como subitem do Downhill pois há muito mais semelhanças que diferenças entre os dois. As bikes de Freeride são muito semelhantes e o estilo repleto de adrenalina também. As diferenças principais estão no estilo de pilotagem.

Como a foto indica, é algo mais voltado para manobras radicais, saltos e aterrissagens incríveis. Tão extremo quanto o DH, mas de um jeito mais “artístico”, vamos dizer.




3- Enduro / All mountain

Ok, de um lado da balança temos o Cross Country com o XCO e o XCM em terrenos pouco técnicos porém fisicamente desafiantes e do outro lado temos o Downhill e o Free Ride com descidas aluscinantes e manobras arriscadas, o que fica no meio?

O Enduro ou All Mountain. Há uma confusão enorme na hora de diferenciar enduro de all mountain, por sinal. Muitos dizem que Enduro é a forma competitiva do All mountain. Eu não entrarei nesse debate. Só deixarei aqui um link para uma discussão no fórum do mtbr.com que o pessoal descasca o verbo tentando diferenciar Enduro de All Mountain.
Enfim. Difícil dizer se a bike acima é de DH ou XC, não é? As bikes de Enduro/All Mountain são ideais para quem pega subidas longas e técnicas e também desce ribanceiras de tirar o fôlego. É o ponto exato entre DH e Cross Country. O meio termo. O centro da Balança.
Competitivamente, essa modalidade de MTB envolve descidas quase tão arriscadas quanto o Downhill, porém os competidores também necessitam pedalar longas distâncias para descer mais uma vez.

3.1- Trail

Trail já é um conceito um pouco deixado de lado. É uma modalidade que foi quase absorvida por outros estilos. O estilo foi praticamente “engolido” pelo Cross Contry com a popularização das bikes Full de curso curto, além de ciclistas de XCO e XCM começarem a utilizar mais suas bikes em trechos técnicos.
Em tese, a bike trail ficaria entre as bikes de All Mountain / Enduro e as de Cross Country.

4- Outras modalidades de MTB

Ainda temos um campo vasto de modalidades, porém que ou são bem restritos, ou talvez estão quase fora do Mountain Bike clássico. Temos então:

4.1- BMX

Modalidade praticada com bicicletas extremamente simples aos olhos de um praticante de All Mountain, Downhill e Cross Country. Com ela os praticantes fazem manobras e piruetas incríveis. A modalidade cresceu muito e hoje é esporte olímpico, que apesar de um pouco diferente das suas raizes ainda sim é drenalina pura.

4.2- Trial

Não chega a ser uma modalidade de MTB propriamente dito, mas não deixa de ser um parente bem próximo. No Trial deve-se realizar um percurso bastante repleto de obstáculos sem direito a cometer falhas. Como particularidades está a pressão bem mais baixa dos pneus e a ausência de canote e banco.

4.3- Dirt Jumping

Modalidade de mtb onde só os super homens têm vez. Com bicicletas bastante resistentes e muitas vezes sem câmbios, os ciclistas fazem manobras absurdas de tirar o fôlego em pistas próprias para a realização dessas manobras.


Dual Slalom, 4 cross, teríamos muitas outras para compartilhar. Porém entraríamos em tantos nichos que esse post ficaria gigante.


Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário