quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

RESUMO DOS PEDAIS DE DEZEMBRO DE 2018

O mês de dezembro foi um mês bastante produtivo para o ciclismo aqui da cidade de Belo Jardim, quase todos os grupos e equipes da cidade realizaram vários pedais e notamos que a cada dia aumenta o interesses de crianças, jovens e adultos em participar de algum destes grupos ou equipes ou mesmo de pedalar só, o importante é que seja pedalando, seja caminhando, correndo ou fazendo algum tipo de atividade física e isso é fruto do bom exemplo dado por nós que estamos já um bom tempo na estrada. Fica aqui os parabéns a todos que gostam de caminhar, correr e pedalar e um Feliz Ano Novo. 




Este foi o último compromisso oficial, a última atividade do nosso grupo no ano de 2018. Participaram deste belo pedal 09 ciclistas guerreiros que encararam uma das maiores e difíceis decidas da nossa região. este foi um pedal muito difícil, com um ganho de elevação que chegou a 2.068 metros e depois encaramos uma decida de cerca de 05 km com um grau de inclinação muito perigoso, com vários trechos técnicos e com muita valetas e, pedras soltas e tudo o mais, sem falar nas curvas perigosas. Foi um pedal de superação pessoal para todos nós, mas ninguém se queixou. Apesar das dificuldades a beleza das paisagens, o ar puro, a parada no Restaurante de Maria Véia lá em Xucuru, o reencontro com o amigo Claudemir e com as nossas amigas ciclistas lá de Sanharó além da parada para degustar um lanche que nos foi ofertado tornou este um pedal bastante especial. Dentre os 09 ciclistas que participaram deste pedal quero destacar a participação dos ciclistas Kaká e Zico lá de sanharó, os mesmos estavam afastados dos pedais a algum tempo e mesmo assim encararam este desafio. Com esta última trilha os números oficiais que são os pedais devidamente registrados dão conta que o grupo pedalou 541,4 km neste mês de dezembro, mas esta quilometragem com certeza foi maior, já que vários pedais não tiveram os seus dados devidamente registrados, mesmo assim foi um mês excelente. 

 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
  
  
  
  
  
  
  

A partir desta postagem passamos a contar com mais um colaborador deste blog, trata-se do Espeditos Supermercado e desde já eu agradeço a confiança aqui depositada. Quem reside no bairro de São Pedro sabe que neste estabelecimento você encontra uma grande variedade de produtos, tem um bom atendimento e um preço justo. Passe lá e confira o que estamos anunciando. 

30/12/18 Domingo
Trilha Barragem de Tabocas
Esta trilha contou com a participação de ciclistas dos grupos Amigos do Pedal e Pedal na Estrada, numa parceria que vem dando muito certo. este foi o último pedal também para a galera do Pedal na Estrada . participaram do mesmo 23 ciclistas que percorreram um percurso total de 34 km, segundo informações repassadas a esta redação. Segundo alguns ciclistas relataram foi um pedal bastante animado realizado num clima de confraternização e de muita amizade e é isso que eles irão levar de lembrança deste último e belo pedal. A todos que participaram fica aqui os meus parabéns e que em 2019 possamos manter esta parceria sadia e agradável.
 
  
  


28/12/18 Sexta-feira
Trilha Noturna do Espetinho
A última trilha noturna do ano de 2018 contou com a participação de 13 ciclistas e teve um percurso total de 36,7 km. Como de costume o destino deste pedal foi a querida cidade de Sanharó onde somos muito bem recebidos quando ali chegamos ou por ali passamos, na ocasião alguns ciclistas de lá que também costumam pedalar conosco se uniram aos nossos ciclistas num clima de muita descontração que podemos até denominar de confraternização improvisada. Segundo relatos foi mais um ótimo e divertido pedal. A todos fica aqui os votos de um Feliz 2019. 
 
  
  


27/12/18 Quinta-feira
Passeio Ciclístico Noturno
O último passeio do ano contou com a participação de 25 ciclistas e teve um percurso de 23 km e segundo relatos foi um pedal bastante animado onde a beleza das ciclistas só fizeram abrilhantar ainda mais este passeio que cada vez mais atrai novos ciclistas.  
 
  
 


23/12/18 Domingo
Trilha dos Patos
A equipe deste pedal foi composta por 04 ciclistas e o percurso foi de 33,6 km. Segundo os relatos dos participantes foi um ótimo pedal onde todos se divertiram bastante.

 
  
  
 


23/12/18 Domingo
Trilha Divisão/Boi Manso/Água Fria
Este foi um pedal diferenciado já que cada um dos participantes estavam representando um dos grupos ou equipes aqui de nossa cidade. Eu Geovane representei os Amigos do Pedal, o Ewerton representou a Turma do Pedal, o Arielson representou os Mutantes, a Andréia representou o Pedal na Estrada e o Evandro representou os papudinhos. Inicialmente iríamos fazer a Trilha do Queijo, mas devido a um erro de trajeto acabamos por fazer um pedal bem diferente, mas bem legal.  O percurso total foi de 49 km. Deixo aqui os parabéns a ciclista Andréia pela superação e ao ciclista papudinho o Evandro pela garra demostrada e pelo exemplo. No final das contas fomos 05 guerreiros que estamos tentando demostrar a todos que não existe idade e nem aquela coisa de ter de possuir uma bicicleta de marca ou de última geração para pedalar, basta apenas a sua força de vontade.  Ao final do pedal fomos prestigiar mesmo que rapidamente o evento que a Equipe Pé na Estrada estava realizando lá na COHAB II tendo a frente o amigo Rubinho, na ocasião as crianças carentes daquela comunidade foram as grandes favorecidas. Deixo aqui os parabéns ao amigo Rubinho e a todos que estavam envolvidos na realização deste evento. 
 
  
  
  
  


23/12/18 Domingo
Trilha Bar Encantado/Brejo da Madre de Deus
Este foi mais um pedal duro, daqueles bem difícil de encarar, mas que valeu muito a pena ter participado, isso segundo relatos dos ciclistas que participaram, eles alegam que passaram cerca de dois dias sentindo a musculatura doer, mas que mesmo assim foi um pedal nota 10. Participaram deste pedal 08 ciclistas e a quilometragem ficou na casa dos 78 km. Fica aqui os parabéns a estes guerreiros.  
 
 
 


22/12/18 Sábado
Trilha belo Jardim/Sanharó
 Participaram deste pedal os ciclistas Ewerton e Rosinaldo, os mesmos percorreram um percurso de 38 km, um trajeto bem legal de ser pedalado, eu Geovane estava fazendo um dos meus pedais solitáiros e cruzei com os mesmo nas proximidades de Água Fria. Segundo relatos dos dois foi um pedal muito bom. 
 
  
  


21/12/18 Sexta-feira
Trilha Noturna do Espetinho
 As trilhas noturnas das sextas são um dos pedais mais tradicionais do nosso grupo, apesar de não contar com um grande número de participantes aqueles que se arriscam a pedalar pela zona rural a noite dizem que vale muito a pena participar e quando o destino é a cidade de Sanharó como neste pedal todos se reúnem no lago da Estação Ferroviária e lá vão degustar aqueles famosos espetinhos acompanhados de um bom aperitivo e de umas cervejinhas bem geladas. O percurso deste pedal foi de 36 km e participaram do mesmo apenas 04 ciclistas.
 
  
  


20/12/18 Quinta-feira
Passeio Ciclístico Noturno
 Os passeios são a porta de entrada do grupo e ao mesmo tempo o cartão de apresentação. Antigamente estes passeios aconteciam nas noites das quartas e eram de responsabilidade dos Amigos do Pedal, depois como o número de participantes caiu radicalmente os mesmos deixaram de ser realizados, com a criação do grupo Pedal na Estrada estes passeios voltaram a ser realizados com o apadrinhamento dos Amigos do Pedal e agora todas as terças e quintas tem passeio pelas ruas da nossa cidade. Participaram deste passeio 26 ciclistas e o percurso foi de 19 km.
 
  

 Como acontece todos os anos no mês de dezembro o nosso grupo realiza um pedal ou trilha solidária, com a realização destes pedais nós já ajudamos o Lar de Nikolas, o Lar dos Idosos de Belo Jardim e a Casa de Maria, infelizmente devido a problemas internos no ano de 2017 nós não fizemos o pedal solidário, mas em 2018 fizemos e de uma forma diferente. O ciclista Amaro Neto pegou uma cartinha enviada para o Papai Noel lá nos CORREIOS e dai entrou em contato com o pessoal dos grupos aqui de nossa cidade, em especial com o pessoal dos Amigos do Pedal e desta forma com a colaboração da galera e aboa vontade de todos nós realizamos o sonho da garotinha Raizza lá do Sítio Encantada e ainda fizemos a alegria dos seus coleguinhas de escola. Tivemos a oportunidade de entregar a Raizza a sua tão sonhada bicicleta e além disso entregamos presentes para todas as crianças da sua escola. Foi muito bonito e comovente ver a alegria nos olhinhos de todos e aquele sorriso que não tem preço. Fica a lição para quem ainda tem dúvida. Fazer o Bem Faz bem. Foi um pedal de exploração com um grau de dificuldade elevado, mas que valeu muito a pena. Participaram do mesmo 16 ciclistas e o percurso foi de 38 km. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


14/12/18 Sexta-feira
Trilha Noturna do Espetinho
 Mais uma trilha noturna onde o que prevaleceu foi a descontração. Participaram da mesma 11 ciclistas (um bom número) e o percurso foi de 36,8 km. Segundo relatos foi mais uma noite de muita alegria. Vale deixar registrado que nestas trilhas sempre a galera para lá em Sanharó para beber e saborear aqueles espetinhos.
 
  
  


 13/12/18 Quinta-feira
Passeio Ciclístico Noturno
Este foi mais um passeio onde a parceria entre os Amigos do Pedal e Pedal na Estrada se mostra muito firme, todos os participantes se divertiram bastante. Participaram deste passeio 30 ciclistas e o percurso foi de 19 km. 
 
 


07/12/18 Sexta-feira
Amigos do pedal no Adeus a Val Motos
 Um dos momentos mais tristes do ano de 2018 para nós foi a perda da nossa amiga Valdenice Mendonça, ela que residia na cidade de São Bento do Una, mas sempre que fazíamos aqui algum evento ela comparecia e lá na sua cidade foi uma grande incentivadora do nosso esporte, a Val como todos a conhecia era uma ciclista experiente e também motociclista, a mesma era uma empresária de renome lá de SBU e infelizmente num vacilo de sua parte foi atropelada quando pedalava por uma rodovia estadual lá mesmo em São Bento. nesta data os ciclistas Amaro Neto, sua esposa Vanda e o ciclista Jurandir representaram Belo jardim e os Amigos do Pedal no velório, cortejo e sepultamento da nossa amiga Val. Foi um dia de muita tristeza para todos nós, foi um adeus muito difícil porque a amiga val era uma pessoa muito especial, mas fica aqui o aletra para todos nós, independente da nossa experiência não podemos descuidar nunca quando estivermos pedalando por ai a fora, principalmente por rodovias. Que Deus conforte os seus familiares e que ela encontre a paz lá do outro lado.
 
 
 
 


04/12/18 Terça-feira
Passeio Ciclístico Noturno
Excelente passeio que contou com a participação de 32 ciclistas dos grupos Amigos do Pedal e Pedal na Estrada. O percurso foi de 23 km e segundo relatos dos participantes este foi um pedal muito bom e divertido.

 
 
 
 


02/12/18 Domingo
Trilha de Exploração Sítio Encantada
 O objetivo deste pedal foi o de encontrar a casa da garotinha Larizza que tinha enviado uma carta para o Papai Noel a qual o ciclista Amaro pegou nos CORREIOS, participaram deste pedal eu Geovane e o ciclista Amaro, o percurso foi de 40,9 km e foi realmente um pedal de exploração, pois do Bar de Jota pra lá nós ainda não conhecíamos o trajeto. Foi um pedal difícil, mas gratificante. este foi o primeiro pedal do mês de dezembro de 2018. 
 
 
 


29/12/18 Sábado
Trilha e Confraternização do Grupo
 Para quem ainda não conhece o grupo papudinhos é um grupo bem diferente dos demais, para começar é  proibido a participação de menor de idade, depois é preciso saber que para fazer parte voc~e tem de aceitar consumir bebidas alcoólicas antes, durante e após os pedais. Neste grupo ninguém está nem ai para o modelo, ano ou estado de sua bicicleta, o importante é a diversão, aqui ninguém se importa com a sua classe social e apesar de incentivarmos o uso do capacete entre os membros não os obrigamos a isso, aliás ninguém é obrigado a nada a não ser a se divertir com respeito uns pelos outros. Como as condições financeiras da maioria de nós não está lá muito boa então os nossos planos de alugar uma piscina e fazer realmente uma confraternização foi de água abaixo, mas quem disse que isso nos desanimou, ao contrário, compramos um galeto assado, uma lata de sardinha em conserva e alguns latões de cachaça e lá fomos nós pedalar, antes porém, lá no Bar do Geraldo fizemos um aquecimento alcoológico e já encaramos uma latinha de Pitú e um litrão de Skol. Logo no início do pedal nós encontramos um pé de caju bem carregado e colhemos um bocado deles mais adiante encontramos um pé de manguito rosa e também colhemos um bocado deles e depois algumas mangas espadas então estávamos com tudo o que precisávamos para nos divertir, mas o melhor ainda estava por vir. Ao adentrarmos no Riviera Bar para tomarmos uma cerveja perguntamos aos novos proprietários se poderíamos fazer uso da piscina e eles nos autorizaram então lá fomos nós tomar aquele banho bem gostoso, então não faltou nada neste pedal. A equipe foi composta por mim Geovane e pelos ciclistas Messias, Ricardo e Bira e quando ainda estávamos na concentração o amigo e ciclista da Equipe tartaruga MTB o Roberto veio nos dar um apoio moral. O percurso foi de 24 km e o final desta aventura foi novamente no Bar do Geraldo e ai sim rolou de um tudo, foi bebida pra dar e vender. A todos os meus amigos papudinhos um Feliz e Abençoado Ano Novo. 

CONCENTRAÇÃO
 
 
 

DESENROLAR DO PEDAL
 
 

PARADINHA NA PRACINHA DO MUQUÉM
 
 

PARADINHA PARA O BANHO
 
 
 
  

PARADINHA AS MARGENS DA RODOVIA PE 166
 
 

RETA FINAL DO PEDAL
 
 

ENCERRAMENTO DA AVENTURA
 
 
 
 


28/12/18 Sexta-feira
Pedal Pegado
Esta é a minha logomarca as letras G e B são na verdade as iniciais do meu nome G de Geovane e B de Bezerra  e é assim que eu registro as minhas aventuras solitárias a partir do ano de 2018, até o ano de 2017 eu as destacava como meus Giros, mas achei mais interessante criar a logo GB Ciclo Aventura porque na realidade é isso que eu registro, os meus pedais também são minhas aventuras e olha que eu pedalo muito sozinho. Este pedal com as fotos logo abaixo foi o último do mês de dezembro e teve 33 km, mas além deste eu realizei outros e no total eu pedalei 291,5 km, infelizmente por estar um certo período sem celular eu não pude registrar fotograficamente todos, mas os que eu registrei estarão aqui expostos para vocês apreciarem.  vale aqui deixar registrado que pedalar só requer cuidados dobrados e é obrigatório que sempre levemos acessórios como remendos, cola bomba, chaves, etc e algum valor em dinheiro para poder pagar um transporte se assim se fizer necessário. 

 
  
  
  


25/12/18 Terça-feira
Pedalzinho da tarde de Natal
 Pedal bem leve e descontraído só para manter a forma e a rotina de pedais. O percurso foi de apenas 21,8 km. As vezes é bem melhor sair por ai pedalando e apreciando as paisagens do que ficar parado sentado no sofá pensando nos problemas. 
  
  
 
 
 
 
 

Conheça, aprecie o trabalho desenvolvido, faça uma doação de material de higiene e limpeza, de algum tipo de alimento não perecível ou algum instrumento musical e ajude a afastar várias crianças de perto do jundo das drogas. A sede desta instituição fica nas proximidades da Escola Padre Giovanni e por trás da Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho. Nela as crianças aprendem música e aprendem valores que são repassados a quem se dispõe a ser um escoteiro. 

25/12/18 Terça-feira
Pedal Lagoa da Inhumas
 Acordei nesta manhã natalina com vontade de pedalar e de tomar um gostoso banho de lagoa e assim fui até a Lagoa da Inhumas que fica bem próximo da nossa zona urbana e apesar de sua água ser salobra é um ótimo lugar para se refrescar e relaxar. O percurso foi de apenas 14 km, mas foi um ótimo pedal. Vale deixar registrado que ao chegar lá encontrei alguns amigos que ali estavam se divertindo e me juntei aos mesmos. 
 
 
 
 

22/12/18 Sábado
Pedal das Mangas
 Este foi um ótimo pedal, eu amanheci com vontade de colher umas mangas para degustar porque chupar mangas colhidas do pé é bom demais e assim o fiz, sai por ai pedalando meio que sem destino e acabei por me dar muito bem, pois colhi uma boa quantidade de mangas e no total eu pedalei 43 km. 
 
 
   
  
  
  

05/12/18 Quarta-feira
Pedal Bem Leve
 Este foi mais um daqueles pedais os quais eu faço apenas para manter a forma. Para muitas pessoas só é bom pedalar muitos quilômetros ou pedalar por locais difíceis ou então em alta velocidade, mas isso não é verdade, qualquer pessoa pode pedalar qualquer quilometragem desde que faça isso ao menos três vezes por semana, no final das contas não conta a quilometragem e sim o tempo. Os médicos recomendam que pratiquemos ao menos meia hora de atividade física diária ao menos três vezes por semana. Passar a semana toda sem fazer nada e se esforçar demais apenas num sábado ou num domingo é algo que pode fazer mal e não bem.  Este pedal teve um percurso de 16 km. 
 
 

Não tenho dados oficiais a respeito de quantos pedais os Mutantes realizaram e nem tenho a quilometragem exata, mas em conversas com alguns ciclistas desta equipe eles me relataram que foi um mês bastante ativo, já no final do mês de dezembro alguns dos ciclistas desta equipe participaram do desafio dos 500 km, mas como eles não costumam registrar os seus pedais ou quando o fazem tiram apenas uma ou outra foto e postam apenas no Zap então elas não chegam até esta redação. Pedi para um amigo que pesquisasse no aplicativo Strava e assim o que ele pode colher foi algo na casa dos 2.568 km aproximadamente neste mês de dezembro. Os pedais desta galera costumam ser realizados em alta velocidade e o grau de dificuldade geralmente é entre o médio e alto e as distâncias costuma ser longas. 

Bem na qualidade de idealizador desta equipe e também de membro ativo da mesma eu posso garantir que no mês de dezembro não aconteceu nenhuma atividade.

Em relação aos demais grupos e equipes que fazem parte do Ciclismo Belo Jardim não chegou até esta redação nenhuma informação, mas creio que ao menos os ciclistas da Turma do Pedal que foi recém criada deva ter realizado alguns pedais, mas infelizmente não enviaram nenhum material. 

Por: Geovane Bezerra



2 comentários:

  1. Janaelson Silva - Bezerros PE12 de janeiro de 2019 às 13:40

    Vocês ai dos Amigos do Pedal são demais, mas esta galera ai dos papudinhos são coisa de outro mundo. Parabéns a todos e bons pedais neste ano que se inicia.

    ResponderExcluir
  2. Sebastião da COHAB I12 de janeiro de 2019 às 13:53

    Conheço esta galera ai que pedala tomando uma e posso dizer uma coisa. Eles quanto mais bebem, mais pedalam. Vão tomar cana assim lá no mato. São todos gente boa. Agora eu desafio estes ciclistas ai dos grupos aqui da cidade a encarar um pedal junto com estes verdadeiros heróis.

    ResponderExcluir