segunda-feira, 17 de junho de 2019

DIA MUNDIAL DE COMBATE A SECA E A DESERTIFICAÇÃO

Fonte: Imagens do Google 
Dia Mundial de Combate à Desertificação é celebrado em 17 de junho.
A missão desta data é conscientizar a população internacional sobre o processo de desertificação e os efeitos negativos que a seca pode provocar a nível regional e mundial.

Origem da Data

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado pela primeira vez em 1995.
Vários países do mundo se comprometeram em diminuir as ações destrutivas que colaboram com o processo de desertificação em todo o planeta. Este acordo foi oficializado através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCD).

Desertificação no Brasil

O Brasil faz parte da UNCCD desde 27 de junho de 1997, se comprometendo a evitar o desgaste dos recursos biológicos dos diferentes climas que compõem o país.
Calcula-se que uma área de 230 mil km², na região Nordeste, já esteja em processo de desertificação. As cidades mais atingidas seriam Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), que somam 18.177 km² e afetam 399 mil pessoas.

Processo de Desertificação

O processo de desertificação consiste na perda da capacidade de determinado ecossistema de renovar os seus recursos biológicos, seja por culpa da ação humana ou das variações climáticas.
água é essencial para a vida, e nos locais onde há escassez deste recurso natural são esperados danos catastróficos para a existência de seres vivos.


Belo Jardim


O município de Belo Jardim tem uma extensão territorial muito boa, são 647,7 km² segundo informações do IBGE e apesar de ser um município banhado por três rios importantes e de possuir várias lagoas e cachoeiras e de ter uma vasta área rural com boa parte de sua vegetação ainda bem preservada e até mesmo uma Área de Proteção Particular - APP que na prática é uma Reserva Ambiental Particular o nosso município não tem muito o que comemorar nesta data tão importante isso porque nos pedais que realizamos durante todos os anos sempre constatamos a falta de respeito ao meio ambiente com flagrantes de queimadas (muitas suspeitas de serem criminosas), destruição da vegetação nativa em vários locais onde existem as nascentes dos nosso rios, poluição dos rios, lagos e lagoas e com o desmatamento que avança a cada ano muitas áreas já se encontra em processo avelado de desertificação e alguns riachos que aqui existiam simplesmente já desapareceram e Belo Jardim que outrora fora conhecida como Cidade das Águas hoje passa por uma situação precária no seu abastecimento mesmo contando com três reservatórios e isso se dá em boa parte pela destruição da mata e pelas agressões ao meio ambiente por uma boa parte da nossa população. 

O Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal aqui da cidade de Belo jardim tem como slogan "Apaixonados Pela natureza" e por isso em todo e qualquer pedal realizado por nós sempre respeitamos o meio ambiente. Todo tipo de lixo que não seja orgânico que produzimos durante os nossos passeios, trilhas ou outro tipo de aventura nós trazemos de volta conosco e fazemos o descarte correto, isso vai de uma simples embalagem de um doce ou de uma bala a uma garrafa pet ou qualquer outro tipo de embalagem de qualquer produto que venha a se tornar lixo e a polir a agredir a natureza, mas infelizmente boa parte da nossa população ainda juga na vias públicas tudo quanto é de tipo de embalagens, móveis e até eletrodomésticos velhos e isso acaba por causar enormes prejuízo a todos, principalmente em tempo de chuva, mas na zona rural  também existe um descarte aina mais perigoso e que é crime de acordo com a legislação vigente em nosso país, mas que infelizmente ninguém fiscaliza e pune os infratores (ao menos aqui em Belo Jardim), estou me referindo as embalagens vazias de agrotóxicos e de venenos para a lavoura e a pecuária de um modo geral que encontramos aos montes jogados as margens das estradas e das rodovias e por vezes bem próximo de rios, lagos, lagoas e de reservatórios o que poem em risco a saúde de toda a nossa população, uma verdadeira vergonha. exposto este fato só me resta torcer para que as autoridades acordem o quanto antes e realizem algo que venha a se não sanar por completo estes problemas, que ao menos venham a diminuir os mesmo e que alguém seja punido de fato e de direito e responda criminalmente pelos seus atos, afinal de contas todos nós somos prejudicados por atos praticados por estas pessoas.  
E por falar em desertificação. Você sabe o que é desertificação?

Autor: Geovane Bezerra


Desertificação

O que é desertificação?

É um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).

Nas últimas décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo As principais áreas atingidas são: oeste da América do Sul, Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia. 

No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato Grosso e Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação. Vale ressaltar que alguns geógrafos e geólogos brasileiros defendem que, no caso dos Pampas Gaúchos, está ocorrendo um processo de arenização e não de desertificação.

Problemas gerados

A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.

O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo.


Principais áreas afetadas pela desertificação:

- Áreas degradas por prática de pecuária

- Áreas degradadas por prática de agricultura de sequeiro

- Áreas degradas por pastoreio

- Áreas degradadas por irrigação


Você sabia?

- 17 de junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. 

- De acordo com dados divulgados pela ONU em 2016, aproximadamente cem nações possuem territórios com processo de desertificação em andamento. A maioria delas já sofrem seus efeitos ambientais negativos.

- Em 2010, a ONU declarou a década seguinte (2010 a 2020) como sendo a "Década das Nações Unidas para os desertos e a luta contra a Desertificação".

- Cerca de 30% do território do nosso planeta já está sofrendo as consequências do processo de desertificação.

- De acordo com estudos recentes, cerca de 140 milhões de pessoas no mundo tiveram que mudar de região, nos últimos 50 anos, em função dos efeitos negativos da desertificação. Atualmente, 25% da população mundial corre risco de ser afetada de alguma forma pela desertificação.


Seca

Para se informar a respeito deste tema que tanto tem haver com o nosso dia a dia e que faz parte da triste realidade de boa parte da população nordestina brasileira e até mesmo mundial clique neste link https://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/nordeste_sertao_secas.aspx e confira esta matéria que tem como tema O Nordeste, O Sertão e as Secas. 


Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário