terça-feira, 4 de junho de 2019

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Fonte: Imagens do Google

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.
A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

Nesta quarta-feira dia 05 de junho é comemorado em todo o mundo uma data de suma importância para todos os povos, trata-se do Dia Mundial do meio Ambiente, mas ai eu Geovane ouso fazer uma pergunta a todos os internautas, seguidores e admiradores deste blog que estão neste exato momento lendo esta postagem. Será que nesta data tão importante nós temos o que comemorar?
cada um tem a sua opinião e esta deve ser respeitada, mas ao menos na minha humilde opinião infelizmente nós temos mais a lamentar do que comemorar. A cada dia que me desloco para o meu trabalho o que vejo é vários flagrantes de desrespeito ao meio ambiente, é esgoto despejado de forma irregular e sem nenhum tipo de tratamento nos rios, lagos e lagoas aqui da minha cidade, é  todo o tipo de embalagens plásticas, móveis velhos, resto de produtos de feiras livres e muito o mais jogados nas vias públicas e nos córregos e canais que cortam a cidade e isso acaba por dificultar o escoamento das águas no período chuvoso, mas isso ainda é pouco diante do que eu e meus companheiros de pedal nos deparamos nos nossos pedais semanais pela zona rural.
Pessoal é um verdadeiro absurdo o que nós encontramos muitas vezes flagramos e outras vezes apenas sentimos o efeito. O desmatamento aqui no nosso município está um absurdo, a cada vez que passamos por determinadas áreas as mesmas aos poucos estão perdendo o que lhes resta da sua vegetação nativa e com isso várias nascentes dos três rios que existem aqui em Belo Jardim já deixaram de existir o que junto com o longo período de estiagem fez com o que o nosso município esteja enfrentando já a um bom tempo muitas dificuldades em relação ao armazenamento e abastecimento de água potável para a população e também o homem do campo sofre por falta de água para seus plantios e seus animais, mas a grande maioria deles assim como os moradores das áreas urbanas esquecem que uma parcela grande deste problema é causado por eles, quando desmatam, quando poluem, quando não cuidam das nascentes, da mata ciliar, da fauna e da flora e ai a Mãe Natureza cobra o preço de todos nós. 
É verdade que ao longo dos tempos o home de maneira geral evoluiu bastante no sentido de respeitar o meio ambiente, mas ainda falta muito para conseguirmos criar a nível mundial o conceito de preservação. O meio ambiente faz parte da vida de todos nós e se não fizermos nada para diminuir de forma rápida as agressões que nós seres humanos estamos causando ao mesmo então num futuro bem próximo iremos pagara muito caro por isso. 
Nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal temos como slogan Apaixonados Pela Natureza e por isso mesmo fazemos o possível para ajudar e preservar a natureza e o meio ambiente. Todos os ciclistas do grupo ao chegar são devidamente orientados a não jogar nenhuma embalagem de qualquer produto que venha a utilizar ou consumir nas estradas ou nas vias públicas, todo o lixo que produzimos trazemos de volta e descartamos de maneira correta, da mesma forma não arrancamos nenhuma planta ou destruímos qualquer tipo de abrigo que sirva de moradia para qualquer tipo de animal seja um pequeno inseto seja um animal peçonhento ou qualquer outro, nós respeitamos realmente  natureza e o meio ambiente porque quem ama protege e nós amamos tudo, a fauna, a flora, os rios, cachoeiras, em fim tudo o que nos é ofertado pelo nosso Criador gratuitamente. 
faça como nós, faça a sua parte, comece em casa não jogando óleo usado no ralo da pia, não tomando banhos demorados (principalmente se for banho quente), apagando as luzes quando necessário, desligando os aparelhos elétricos das tomadas, etc. Pessoal são pequenas ações de cada um que faz com que grande mudanças aconteçam, mas é preciso agir e não ficar apenas esperando que aqueles que detém o poder o faça porque na maioria das vezes vamos ficar apenas na vontade e nada vai ser feito. Um Feliz Dia do Meio Ambiente para todos.
Texto: Geovane Bezerra

Isso não Pode mais Continuar a Acontecer
Vou postar agora algumas fotos  que demostram um pouco do que foi descrito no texto acima e espero que ao ver as mesmas alguém se conscientize de que se ele de alguma maneira contribuiu para que alguma das situações aqui mostradas, que o mesmo reveja os seus conceito e tenha uma atitude de mudança assim todos nós saímos ganhando. 

Resultado de imagem para rio bitury belo jardim pe Resultado de imagem para lixo no rio bitury 

Canal do Bitury (Belo Jardim PE)

Resultado de imagem para lixo no rio ipojuca Resultado de imagem para lixo no rio ipojuca
Rio Ipojuca
80% da poluição do rio Ipojuca é gerada em apenas cinco municípios: Belo Jardim, Caruaru, Gravatá, Bezerros e Escada.

Resultado de imagem para queimadas na serra dos caboclos em belo jardim Resultado de imagem para queimadas na serra dos caboclos em belo jardim
Margens da Rodovia PE 166 (Belo Jardim PE)
Queimadas criminosas realizadas em vários pontos ao longo da PE 166, mas como destaque para as que ficam próximas da Barragem de Tabocas e nas a´reas ao seu redro, um verdadeiro crime ambiental.


  
  


Cidade de Belo Jardim/Vários Pontos na Zona Urbana
Devido a falta de educação de boa parte da população que insiste em jogar lixo e entulhos em via pública e também ao fato de grande parte da tubulação para escoamento das águas e dos esgotos serem antigas com canos finos quando chove um pouco mais forte vários pintos de alagamento se formam em todos os bairros da nossa cidade causando grande transtornos e podendo causar muitas doenças. Isso tem de acabar.


Por: Geovane Bezerra  

Um comentário:

  1. Sandra Maria de Caruaru PE16 de outubro de 2019 às 12:01

    òtima matéria, não sei porque ninguém comentou até agora. Realmente já passou da hora de nós todos acordarmos para cuidar do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir