quarta-feira, 26 de junho de 2019

ETIQUETA NO PEDAL



Fonte: Imagens do Google

Como o ciclista deve se comportar no trânsito?
Esta é uma pergunta cada vez mais comum entre os adeptos do Mountain Bike, mas principalmente pelas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte para se locomoverem para o trabalho. Afinal de contas como uma pessoa que faz uso de uma bicicleta deve se comportar no dia a dia no trânsito. 
Nesta postagem vocês terão algumas sugestões a respeito deste tema porque este assunto tem tudo haver com o dia a dia de todos não só dos ciclistas, mas dos motociclistas, dos motoristas e também dos pedestres, afinal de contas o respeito deve prevalecer sempre e o comportamento de cada um no trânsito influencia diretamente no bem estar de todos. 

Magrela, camelo, bike, não importa o apelido: elas vieram para ficar nas ruas das grandes cidades brasileiras, mas é preciso estar atento às leis para que este tipo de veículo não venha a ser mais um fator de complicação para o nosso trânsito já tão caótico, então faça a sua parte, respeite as leis de trânsito e os demais usuários das vias, assim todos saem ganhando.

 
Fonte: Imagens do Google
Na imagem da sua esquerda um homem anda de forma irregular pela calçada utilizando uma bicicleta de carga e além disso não está fazendo uso de capacete. . Já os outros dois ciclistas da imagem da sua direita mesmo pedalando por uma ciclo faixa ignoram o sinal vermelho  sem se preocupar com os demais usuários da via, principalmente com os pedestres e com sua própria segurança. . Poucos metros à frente, alguém pedala pelas ruas e, ali ao lado, a ciclovia segue vazia. 

Fonte: Imagens do Google
Muitos ciclistas andam na contramão para poder enxergar melhor o trânsito. Mas o fato de usar uma bicicleta, não lhe dá direito de andar na contramão. Quando você compra um carro, faz treinamento e tem um guia de regras a seguir. Mas, quando você compra uma bicicleta, ela não vem com manual que ensine como usar e como se comportar então se você vai uso da mesma como meio de transporte tem de seguir as regras determinadas no Código Brasileiro de Trânsito. na imagem acima vemos um exemplo do que estamos expondo aqui.

Fonte: Imagens do Google
Nesta outra situação mostrada na imagem acima até existe no local uma ciclo faixa, mas ao menos dois ciclistas simplesmente ignoram a existência da mesma e pedalam de forma errada pela calçada pondo em risco os pedestres. 

 
Fonte: Imagens do Google
Já nestas outras duas imagens vemos bons exemplos, ou seja, ciclistas pedalando de forma correta como determina a legislação e notem que na imagem da sua esquerda existe ali uma ciclo via, já na imagem da sua direita não existe nem ciclo via e nem ciclo faixa, mas o ciclista está pedalando dentro do que determina a placa de sinalização. 

Fonte: Imagens do Google
Segundo estudos realizados, usamos 30% do espaço público para o deslocamento. “É muito. Por isso, a tendência é usarmos mais o transporte coletivo e a bicicleta vem ganhando espaço ano a ano e com isso os problemas vão surgindo. na imagem acima vemos ciclistas espremido entre um ônibus. Uma das regras importantes a ser seguida é o da distância que o automóvel tem que ter da bicicleta: 1,5 metro. Outra é da velocidade. Em uma rua onde é possível andar a 50km/h ou a 60km/h, as chances de acontecer um acidente com a bicicleta são enormes. Já em regiões chamadas de Zona 30 – ou seja, onde os automóveis só podem andar a 30km/h – os acidentes são mais difíceis de acontecer. É importante que ciclistas e motoristas tenham bom senso, fiquem atentos ao trânsito e respeitem as leis de trânsito, que também são válidas para as bicicletas.

Diante de tudo o que foi acima exposto fica claro que a bicicleta hoje é sem sombra de dúvidas um excelente meio de transporte e também de lazer por vários motivos, mas para que a mesma não venha a atrapalhar o trânsito é preciso respeito as leis e como estamos aqui falando em etiqueta é também necessário educação e respeito para com todos. Um bom dia, boa tarde, boa noite, um pedido de desculpas quando cometemos alguma infração, um gesto de boa vontade para com o próximo em algum momento faz a diferença, então pense nisso e aproveite as dicas abaixo para fazer um bom uso da sua bicicleta.


1. seja educado: peça licença; desculpas, se fizer algo errado; e dê prioridade ao pedestre, caso esteja na calçada. Lembre-se que você deveria estar na rua;
2. obedeça as leis de trânsito: não ande na contramão, não avance sinal vermelho, por exemplo;
3. sempre sinalize suas intenções (com as mãos, mostre que você quer virar à direita ou esquerda);
4. use roupas claras ou chamativas (o motorista ao lado vai te perceber melhor);
5. mantenha os refletores limpos;
6. evite ruas e avenidas movimentadas e ruas onde é permitido andar a mais de 30km/h;
7. mantenha-se à direita (e na mão de direção);
8. não faça ziguezague: procure pedalar mantendo uma linha reta;
9. atenção dobrada nos cruzamentos, nas esquinas ou nas saídas de estacionamentos;
10. nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
11. não pedale muito próximo do meio fio;
12. evite usar celulares ou aparelhos de música.

E AI QUEM VAI?


Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. Gabrielle Lima de Barros - Recife PE28 de junho de 2019 às 20:26

    Gostei bastante da matéria, olha que realmente para que todos nós possamos desfrutar de segurança no trânsito é mais que necessário que cada um faça a sua parte e mesmo admitindo que diante das intempéries do dia a dia temos de pensar duas vezes e agir de forma educada, mesmo nas situações mais difíceis.

    ResponderExcluir