segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

FIQUE POR DENTRO

 

Alô meu amigo, alô minha amiga que assim como eu gosta de pedalar e é claro, curte uma boa novidade sobre técnologia, esta matéria é para você. Como todos nós praticantes do MTB já estamos cansados de saber que, por melhor que seja a nossa bicicleta no final o que conta e o modo como nós pedalamos, mas ninguém pode negar que a ciência tem ajudado bastante a nossa vida, isso porque as novas tecnologias proporcionaram a criação de quadros mais fortes e bem mais leves, cãmbios muito mais sofisticados e dai por diante.
Nesta materia vocês irão conhecer um pouco das novidades que a estão no mercado a algum tempo, mas que muitas pessoas ainda não conhecem. E é bom lembrar que as novidades tecnologicas aqui apresentadas facilitam a vida tanto do ciclista iniciante, passando pelos veteranos e principalmente dos profissionais. Desde os tempos dos quadros de aço cromo até os atuais de fibra de carbono e os ciclistas tiveram um ganho enorme em relação a durabilidade das bikes e principalmente nas suas performances. Então vamos deixar de bla, bla, bla e vamos ao que interessa. 

Vamos inicar falando do Eixo Boost.

Este eixo foi desenvolvido especialmente para atender a uma boa parte dos ciclistas que compraram a sua bike aro 29, mas que estavam reclamando da falta Esta tde rigidez das suas bikes e este eixo veio para resolver de vez este problema. 
Esta técnologia veio dar a dureza ao par de rodas que toda 29 precisava. O equipamento consiste em um eixo com 148mm de comprimento na roda traseira e 110mm na dianteira.

Esse sistema confere maior espaço para que os raios da roda tenham mais ângulo para segurar o aro. A peça ainda existe tanto no padrão de blocagem como em eixo passante, ainda mais grosso e que dá maior rigidez ao conjunto.

 

Eixos boost só servem em bikes e cubos com largura igual (Foto: Pinterest)


Agora vamos falar de uma outra novidade que caiu no gosto de muitos ciclistas, trata-se do  Pedivela de Coroa Única.

Este tipo de pedivela veio para realmente revolucionar o munto do MTB e hoje e uma verdadeira febre entre os praticantes deste esporte e ate dentre os ciclistas que usam a bike apenas para passeio. 

Esse equipamento funciona para otimizar cada vez mais o tempo das trocas de marchas, além de tirar peso — entre 100g e 400g — das bikes. Já que elimina duas coroas dianteiras, além de trocador e câmbio dianteiros.

Vale reforçar que a coroa de pedivela single, é uma tecnologia para bike feita especialmente para esse uso. Os dentes são mais altos e a peça é mais grossa, diferente de coroas indexadas.

Mas o pedivela de coroa única não é uma tecnologia para bicicleta que deve ser usado por qualquer ciclista. Este sistema é mais indicado para quem faz um pedal que não exige tantas combinações de marchas, como pedais de longa distância não comptitivos..

  

Pedivela com coroa única para downhill, Shimano Saint (Foto: Pinterest)

Agora vamos falar do Câmbio de 12 Velocidades.

Até pouco tempo as biciclistas desenvolvidas para a pratica do MTB tinham no máximo 16 velocidades, ou 16 marchas como muitos falam, mas hoje a coisa mudou e muito, as bikes atuais tem 24, 27 e 30 velocidades, mas com o uso do pedivela de coroa única, fez-se necessário a criação de um câmbio com maior elasticidade e foi assim que surgiu o câmbio de 12 velocidades. 


Isso só foi possível porque engenheiros de empresas como Shimano e SRAM aplicaram tudo o que podiam em tecnologia para bike. E assim, chegaram a combinação de marchas “perfeita”, que elimina muitas marchas.

 

Essa tecnologia para bicicleta prioriza as trocas traseiras e otimiza o tempo do ciclista fazer suas mudanças para encarar vários terrenos.

Câmbios deste perfil têm a mola mais rígida para evitar que a corrente caia. Esse é um padrão em 12 velocidades porque com apenas uma coroa no pedivela, não há câmbio dianteiro para guiar e segurar a corrente.


 

Roldanas e braço mais longo, além de nova engenharia, garantem a passagem para 12 cogs (Foto: Pinterest)


Agora vamos falar de uma outra novidade, que tambéem tem haver com câmbio. O assunto agora e Trava no Câmbio Traseiro.

Esta técnologia veio para ajudar aqueles ciclistas que participam de trilhas bem agressivas, com alto grau de dificuldade. Este tipo de trava surgiu há alguns anos como um diferencial para fazer pedais em trilhas cada vez mais agressivas, sem ter o problema de a corrente cair. Ou mesmo aquela barulheira da peça batendo no quadro e até quebra do câmbio.

A trava funciona para câmbios de linhas intermediárias e avançadas em peças, e foram desenvolvidos e feitos pala Shimano. Ativando a trava o equipamento fica mais rígido, ideal pra fazer um downhill com sua MTB e também para pedalar por terrenos com pedras e raízes.


 

Trava fica visível e é de fácil acionamento (Foto: Pinterest)



Esta tecnologia que iremos tratar a seguir ainda confunde a cabeça de muitas pessoas, isso porque olhando assim de primeira fica difícil de acreditar que a coisa funciona, a novidade em questão é a Suspensão Lefty e Invertida.

A suspensão deste tipo da marca Cannondale, famosa Lefty, é um tipo de “suspa” que prioriza a alta rigidez, leitura de terreno e principalmente baixo peso. Este modelo funciona apenas com o lado esquerdo da canela, por isso o nome Lefty.

Ainda, esta suspensão é do tipo invertida, ou seja, a canela fica na parte de baixo e a bengala na parte de cima, ao contrário das suspensões comuns. Isso favorece ainda mais o amortecimento em terrenos acidentados, além de deixá-la muito mais rígida do que suspensões convencionais de duas hastes.

 

 
 Lefty é usada em hardtails e full suspension para all mountain também (Foto: Pinterest)

Agora chegamos a Caixa de Direção Cônica.

Eis ai uma novidade que agradou a Gregos e Troianos, isso porque esta tecnologia eliminou o uso da famosa "caneta" que é aquele parafuso que prendia o guidão ao garfo.

A caixa de direção cônica, também chamada de Tapered, já era usada como uma tecnologia para bicicleta de competição para MTB, freeridedownhill e all mountain. Porém, só foi adotada em diversas mountain bikes aro 29, depois que as empresas constataram que este tipo de bike exige bastante essa tecnologia.

A vantagem deste sistema é que ele deixa a frente da bicicleta muito mais rígida e controlável, principalmente quando se passa por obstáculos.

 
Espiga cônica com a caixa de direção tapered dá maior rigidez à MTB (Foto: Pinterest)


E como tudo evolui com os quadros das bicicletas não poderia ser diferente e falando em quadro o assunto agora é Geometros do Quadro.

A geometria dos quadros de MTBs de hoje, priorizam cada vez mais a distância entre eixos menor, e o uso de eixos boost, tanto blocados quanto passantes.

Ademais, os tubos superiores são feitos pensados em cada tipo de pedal. O ângulo empregado deixa a pilotagem mais confortável no caso de bike intermediárias e de passeio, e mais agressivas nas MTBs competitivas.

 
Quadro de aço cromo voltou para as mountain bikes de trail, com nova geometria e tecnologias (Foto: Pinterest)


A última novidade tecnológica que vamos abordar aqui nesta matéria ainda tem um valor elevado e não cabe no bolso de mutas pessoas, esta novidade é o Câmbio Eletrônico.

A era digital também chegou com muita força na tecnologia para bicicleta. O câmbio eletrônico é uma mudança que começou no MTB competitivo e apresentou bons resultados para pilotos consagrados, e hoje já é vendido ao público final.
O sistema elimina cabos de aço e conta apenas com baterias e sensores eletrônicos. Quando uma marcha é trocada, o aparelho envia uma informação ao sensor no câmbio traseiro, que interpreta a ação e realiza a troca.

Ainda, câmbios eletrônicos têm um diferencial muito atrativo para quem busca alta precisão em competições ou mesmo em treinos. Esta tecnologia para bicicleta faz sua autocorreção, ou seja, se o sistema entender que está desalinhado, ele mesmo faz correções durante a pedalada, sem o seu comando.

De todas as novas tecnologias para bike, é importante usar aquelas que vão ao encontro dos seus objetivos de pedal. Portanto, busque sempre entender como a peça vai te ajudar e se é realmente necessária para seus treinos ou passeios.
Assim, além de garantir um rendimento maior, porque vai apostar em uma tecnologia para bicicleta adequada, o seu investimento não será nada desperdiçado.

Jogo de câmbio eletrônico XTR de 12 velocidades tem mostrador digital (Foto: Pinterest)

CONVITE
Queremos convidar você que reside aqui em Belo Jjardim e gosta de pedalar para participar deste nosso evento que acontecerá na próxima quarta-feira as 19h. 



Por: Geovane Bezerra  

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