domingo, 6 de janeiro de 2013

COPA AMÉRICA DE CICLISMO 2013 - CHAMORRO VENCE NOVAMENTE

 
Pelo segundo ano consecutivo, a Copa América de Ciclismo foi embalada por sotaque argentino. Francisco Chamorro, campeão em 2012, faturou o título da competição pela terceira vez. 

Representante da equipe de Pindamonhangaba, ele vive há 10 anos no Brasil. A competição do Rio reuniu 145 ciclistas, com um percurso de nove voltas e 110,5 km, e marcou o início da temporada 2013. Nilceu Santos, também do Pindamonhangaba, ficou em segundo lugar e Kleber Ramos, da equipe de Foz do Iguaçu, ficou em terceiro.

Em mais uma performance marcante, o ciclista argentino voltou a surpreender. Após ficar no meio do pelotão durante praticamente toda a prova, Chamorro disparou com tudo no sprint final e garantiu o triunfo.

- Fiquei guardado durante toda a corrida no pelotão e dei o máximo nos últimos 100m. Foram 12 segundos de muita força, mas o sacríficio valeu e consegui ser o primeiro colocado. Mas o trabalho de equipe foi fundamental para a vitória. Sem os meus companheiros, não teria conquistado. Cumprimos a estratégia planejada que era levar a corrida para o sprint final - vibrou Chamorro.

Breno Sidoti, campeão em 2011, e Carlos Alexandre Manarelli, ambos do Pindamonhangaba, abriram uma vantagem expressiva em relação aos demais competidores ainda na metade da prova. Eles conseguiram ficar até 30 segundos na frente pelotão, mas não foi o suficiente.

Nos últimos 5km, Sidoti foi alcançado pelo pelotão. Alexandre Manarelli, por sua vez, seguia em vantagem, mas sofria com o vento contrário, que o colocou junto aos adversários pouco depois. Com a disputa em aberto nos metros finais, os experientes Nilceu Santos e Francisco Chamorro conseguiram chegar na frente nos últimos 400m, acelerando ainda mais.

Nos metros finais, Chamorro aumentou sua velocidade e não deu mais chance aos demais competidores. Em um fim de prova emocionante, ele fez muita força nos últimos 12 segundos e faturou o tricampeonato.

Efeito dominó
O ciclista Wagner Silva, da equipe de São Caetano do Sul, foi uma das vítimas do efeito dominó, muito comum em provas de ciclismo, onde o contato entre os atletas é constante. Natural de Campinas e criado em São José do Rio Preto, o jovem de 21 anos sofreu una queda ainda na primeira volta, ficando com algumas escoriações pelo corpo, no braço e na perna esquerda. Por sorte, não foi nada grave e ele já vai retornar os treinamentos amanhã.
- Os tombos são normais no ciclismo, já sofri quedas piores, a 75km/h e as escoriações foram mais profundas. Geralmente, conseguimos retornar, mas como esta é uma prova plana e muito veloz, não tem como voltar com chances de acompanhar o pelotão. - disse Wagner, que já passou pela equipe de Iracemápolis.

Luciene Ferreira vence disputa feminina
Com uma arrancada nos últimos 300 metros, Luciene Ferreira Silva, de Pindamonhangaba, superou as rivais em uma disputa acirrada, com tempo de 1h00m15s747. A atleta olímpica Clemilda Fernandes, melhor brasileira do ranking mundial, correu sozinha e terminou apenas 4 centésimos atrás (1h00m15s753). A ciclista chegou a comemorar a vitória, erguendo os braços ao cruzar a linha de chegada e ficou inconformada com o resultado. Campeã da Copa América no ano passado, Valquíria Pardial, também de Pinda, levou a medalha de bronze, ao completar o percurso de três voltas e cerca de 37 quilômetros em 1h00m16s306.

Confira os campeões das outras edições:
2012 - Francisco Chamorro (ARG) / Valquíria Pardial (BRA)
2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

 
Fonte:g1.com

UTILIDADE PÚBLICA

NOTA
Hoje foi realizada uma trilha dos Amigos do Pedal com destino ao Sítio Lagoa da Chave e duas da Turma do Pedal, sendo uma com destino ao município de Cachoeirinha e outra para o município de São Bento do Una. Amanhã postarei as fotos referentes a trilha realizada pelos Amigos do Pedal e se me forem enviadas fotos das outras, também as postarei neste blog. Lembrando que este é o blog novo. Como já foi explicado, para acessar o antigo com todo o seu conteúdo basta clicar no rodapé da página onde está escrito; Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal Belo Jardim e ao surgir a nova janela escolher a primeira opção de nome do grupo.

FRASE DO DIA
A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.
.
Dom Helder Câmara
 
Por: Geovane Bezerra

Um comentário: