terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

TRILHA DE EXPLORAÇÃO MATA DA RITA 09/02/14

No último domingo foi realizada com muito sucesso mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino a Mata da Rita na zona rural aqui do município de Belo Jardim.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: D.R.Bike
Concentração: 05h30min
Saída: 06h30min
Equipe: Elaine - Jurandir- Geovane - Amaro - George - Mário - Alex - Arielson - Michel - Gago - Monga - Monga Jr. - Rodrigo - Ivan - Del - Juracy - Luizinho - André - Bodocó - Gaudi - Joacir - Miguel - Gustavo - Neto e Elton (Caruaru).  Total de 25 Ciclistas
Guia: Luizinho
Percurso: 74 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro e também de concentração estava marcado inicialmente para ser na frente da prefeitura, porém como estava chovendo optamos por nos reunir na frente da loja D.R. Bike como fazíamos antes. Como estávamos no aguardo do ciclista Roberto Carlos do município de Caruaru - PE adiamos a saída que seria as 06h00m para as 06h30m. Infelizmente por motivo não informado o referido ciclista não compareceu, ele que viria acompanhado de outro ciclista do grupo Pedal Livre Caruaru, mas dois ciclistas de Caruaru se fizeram presentes, foram eles o Neto e o  Elton, que pernoitaram aqui em Belo Jardim.
Travessa Depotado José Mendonça Bezerra/Centro.

SAÍDA
Saímos debaixo de uma chuva fina que deixou a temperatura muito agradável, ideal para o pedal que iríamos desenvolver. Após pousarmos para a foto oficial demos início a saída propriamente dita seguindo na direção do bairro de São Pedro. Até este momento esperávamos contar com a presença da ciclista Mel que é a mais nova integrante do grupo, mas infelizmente a mesma não pode se fazer presente, ficando apenas a ciclista Elaine como única representante da Equipe Feminina.

PERCURSO URBANO
O percurso pela zona urbana foi relativamente curto, pois estávamos todos focados no destino final que era a bela Mata da Rita.
Rua Joaquim Cordeiro Wanderley/São Pedro.

Vila Fernando de Abreu/São Pedro.

FATOS E FOTOS DO PERCURSO PELA ZONA RURAL
Sítio Travessão, pouco antes do Muquém.

SERRA DA JACINTA
A partir deste trecho a trilha se torna dura pois esta ladeira é bastante longa e íngreme sendo dividida em cinco etapas, o cume desta ladeira divide os sítios Jacinta e Araçá. É necessário um bom condicionamento físico para encarar esta subida pedalando até o cume, mas a maioria dos ciclistas conseguiram chegar lá.

Durante uma breve pausa para recuperarmos as forças fiz questão de registrar com fotos o amor do ciclista Neto pela nossa cultura, ele que está de roupa verde e que tem tatuado no seu corpo este amor como vocês podem conferis nas fotos abaixo. Cabra macho sim senhor.

SÍTIO ARAÇÁ
Bem próximo a este local onde nos encontramos nas fotos abaixo está localizada a residência e a venda do Sr. Inácio do Araçá, que serve como ponto de apoio para trilheiros e bicicletas, de motos ou de carros. A partir aqui o grupo se dividiu e uma equipe formada pelos ciclistas Gustavo, Bodocó, Gaudi, Joacir, Miguel, Neto e Elton optaram por fazer uma outra trilha tendo como destino a Bica Espalhadeira, os demais seguiram rumo a Mata da Rita como programado.

SUBIDA DO MONTE
A partir este ponto a trilha se torna bastante dura pois a subida da Serra do Monte é bastante íngreme e longa o que exige bastante dos ciclistas e muitos ficam pelo caminho, mas a recompensa por todo o esforço está na visão que se tem lá do alto e do ar puro que predomina.

SÍTIO MONTE
O Sítio Monte é um lugar onde o verde predomina e onde existem muitas árvores frutíferas, predominado as jaqueiras, também é um lugar rico em água. Por motivo de problemas no cassete da sua bicicleta o ciclista Amaro teve de voltar a partir deste ponto pois não foi possível consertar a sua bike.

SÍTIO LAGOA DO MONTE
Este sítio fica a poucos quilômetros do nosso destino, por aqui a natureza está bem preservada, mas infelizmente nem todos os moradores compreendem a importância de se preservar a mata nativa que ali existe e alguns ainda insistem em desmatar e na realização de queimadas o que é um crime ambiental e que deveria ser severamente punido pelos órgãos responsáveis, mas que infelizmente não acontece.

Finalmente após muito esforço nos aproximávamos do nosso destino, mas os únicos ciclistas que já haviam chegado até a Mata da Rita só se lembravam do caminho até este ponto, incluindo ai o nosso guia o ciclista Luizinho.A partir daqui a trilha se tornou realmente uma trilha d exploração onde se fez necessário a colaboração dos moradores aquela localidade para  acharmos um caminho ou alguma estrada que nos levasse até a mata.
Sítio Amparo

CHEGANDO A MATA DA RITA
Finalmente chegamos aos nosso destino, mas como estávamos nos guiando pelas informações dos moradores acabamos seguindo por uma estrada que não nos conduziu por dentro da mesma como realmente todos desejávamos e sim passamos ao lado da mesma, indo parar no Sítio Santa Rosa.

SÍTIO SANTA ROSA
A partir deste ponto tínhamos duas opções de volta, ou seguiríamos para Xucuru ou para o município de Brejo da Madre de Deus, a maioria escolheu a segunda opção o que esticou um bocado o percurso mas que valeu a pena, pois a beleza a natureza e o ar puro fez com que ninguém reclamasse, sem contar que uma fina neblina nos acompanhou deixando a temperatura bem amena, mas para chegarmos até Brejo da Madre e Deus tínhamos de encarar a subida de Santa Rosa que é bastante longa e íngreme.

Nas fotos abaixo já nos encontrávamos em terras de Brejo da Madre de Deus nas proximidades de uma reserva ecológica  particular. Foi neste estradão que aconteceu o primeiro incidente da trilha, a bike do ciclista Rodrigo teve o pneu traseiro furado.

SERRA DE CAVALO RUSSO/BREJO DA MADRE DE DEUS
Finalmente após vencermos a subida chegamos a um pequeno grupo escolar de onde demos início a descida da Serra de Cavalo Russo, uma descida longa e gostosa, mas perigosa devido ao grande tráfego de carros e motos. Ao final desta descida chegamos a Vila de cavalo Russo onde fizemos uma breve pausa.

Assim que os últimos ciclistas chegaram na vila efetuamos a contagem da equipe e reiniciamos o pedal, a esta altura a foma já se fazia presente.
Vila de Cavalo Russo

CHEGANDO EM BREJO DA MADRE DE DEUS
Chegamos em Brejo próximos ao meio dia e tratamos logo de encontrar um bom lugar para fazer um rango. Quero aqui elogiar a administração municipal por conservar as casas antigas em estilo colonial que são uma marca registrada daquele município.

HORA O RANGO
Pouco depois as onze horas finalmente encontramos um lugar legal para bater um rango. Aqui a maioria dos ciclistas almoçou, sendo que alguns optaram por fiarem só nas frutas. A comida o atendimento e a higiene estavam  bons mas o preço foi um pouco salgado.

Após o almoço  com uma preguiça danada iniciamos a volta para casa, por escolha da maioria resolvemos voltar pela Rodovia PE 145 até Barra de Farias.

BARRA DE FARIAS
Ao chegarmos em Barra de Farias, o pneu traseiro da minha bike furou, como o meu  pneu era cheio com um gel antifuro eu achava que nunca  mais teria este tipo de problema. Aqui paramos por alguns instantes para descansar e retomamos a trilha, agora já bem cansados, mas sem desânimo.

RODOVIA PE 166
Barra de Farias X Serra dos Ventos
Após um curto intervalo para descanso geral retomamos o pedal seguindo pela Rodovia PE 166 que liga Barra de Farias em Brejo da Madre e Deus ao Distrito e Serra dos Ventos em Belo Jardim. Esta parte da rodovia ainda encontra-se em obras e sem previsão pata término, mas está muito bom de trafegar.

SERRA DOS VENTOS
Chegamos a Serra dos Ventos bastante desgastados pois com a alteração no percurso a trilha se tornou mais dura do que deveria ser, mas nem por isso havia ciclistas reclamando. Ficamos em Serra dos Ventos apenas o tempo suficiente para abastecermos os nossos reservatórios e água e também para nos hidratar e logo em seguida retomamos a trilha.

CHEGADA E ENCERRAMENTO
A chegada se deu pela Serra da Macambira  o encerramento ocorreu  na frente da Panificadora Nova Colegial na Rua Coronel Antônio Marinho no Bairro da Boa Vista. Fora o desgaste físico e o cansaço todos chegamos bem e apesar de todas as dificuldades todos  os participantes foram unânimes em dizer que adoraram a trilha, desta forma só posso encerrar esta narrativa dizendo que esta trilha foi um sucesso.

CONVITE
Quero aqui deixar registrado que todos são bem vindos aos nossos passeios ou as nossas trilhas, mas estas trilhas noturnas não são indicadas para ciclistas inexperientes ou iniciantes pois exige uma certa técnica individual para se evitar tombos e acidentes. Vamos atentar  para o horário de saída para não haver atraso da mesma.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

VOCÊ É O MELHOR FISCAL
A Ouvidoria do Estado é um canal de fácil acesso dos cidadãos à administração pública para receber suas reclamações, sugestões , elogios, denúncias, solicitações e informações sobre a organização estadual, administradores e servidores e/ou o atendimento e serviços prestados. Apesar de todos os esforços do Governo o melhor fiscal ainda é o cidadão, então quando por algum motivo você tiver os seus direitos desrespeitados, não se omita, denuncie. Segue abaixo alguns canais pelos quais você pode acompanhar as serviços públicos e fazer as suas denúncias. Use com responsabilidade.

NOTA
Por motivo de me encontrar sem Internet no momento as postagens deste blog encontram-se em atraso, desde já  peço desculpas a todos os nossos seguidores e simpatizantes e deixo aqui registrado que assim que possível voltarei a deixar o blog nos conformes.