sábado, 8 de agosto de 2015

A HISTÓRIA DO DIA DOS PAIS NO BRASIL

dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes.
A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.
Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.
Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.
Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José.
A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.
Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.
Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.
O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.
Jussara de Barros
Pedagoga



VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTA POSTAGEM
QUE TAL COMEMORAR ESTA DATA
PEDALANDO CONOSCO?

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL
Este mês de agosto o nosso rupo está com uma programação especial, como vocês já sabem além da programação semanal de pedais existe um cronograma anual de atividades que inclui trilhas e passeios que acontecem sempre em datas comemorativas. Este mês já aconteceu a 2ª Trilha da Galinha realizada entre os municípios de Belo Jardim e São Bento do Una e vem mais pedais por ai como vocês podem conferir nos cartazes abaixo.

Mais uma vez Belo Jardim sediará um evento de DH e novamente a chácara do nosso amigo e atleta Alvanir será o local onde irá acontecer este evento. No ano passado este desafio contou com a participação de ciclistas de toda região e a nossa pista foi bastante elogiada pelos mesmos, sendo que para alguns a nossa pista foi classificada como uma das melhores do Nordeste o que é motivo de orgulho para nós. Este evento foi idealizado pelo nosso ciclista Deives da D.R. Bike e é ele que está a frente do mesmo contando com a apoio da galera do grupo. Ai galera de belo Jardim, vamos marcar presença e valorizar o DH aqui na nossa cidade.


Para comemorar o nosso dia aqui no Brasil ciclistas de todos os lugares realizam passeios, trilhas, competições ou encontros. O nosso grupo estará realizando um passeio ciclístico noturno, o bom é que a data coincidiu com os nossos passeios noturnos das quartas, sendo assim esperamos contar com uma boa quantidade de ciclistas. Que tal ao final do passeio nos reunirmos para um lanche? Fica a sugestão.

Este é um pedal longo mas que tem um nível de dificuldade intermediário, mas dede já deixo aqui bem claro que é vetada a participação de ciclistas iniciantes ou que se encontrem afastados do pedal por longo período. Para quem ainda não participou deste pedal e não conhece a cidade de Poção, lá existe um convento que foi transformado em museu a céu aberto que é o destino final do nosso pedal. Se você está preparado junte-se a nós.

Quando estivemos em Lajedo no ano passado foi para prestigiar um evento de ciclismo que estava acontecendo lá, este ano porém até o momento não existe nenhuma confirmação sobre a realização deste evento, mas como gostamos da cidade resolvemos manter a trilha para lá. este também é um pedal longo realizado apenas por rodovias e com muita subida, além de ser um pedal longo, então fica aqui o recado. Vetada a participação de iniciantes.

DESEJAMOS AOS NOSSOS COLABORADORES
Um Feliz Dia dos Pais
Nesta data tão importante queremos desejar um Dia dos Pais com muita alegria, saúde e sucesso a todos os nossos colaboradores. Vocês são muito importantes para o crescimento e o sucesso deste blog. Obrigado por acreditar no nosso trabalho.
 

 

 

 


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE8 de agosto de 2015 às 20:28

    Boa noite amigos. Quero comunicar a todos que se tudo der certo ainda hoje o nosso blog aqui alcançará a marca dos 50.000 acessos, quero desde já agradecer a cada um internauta que com o seu acesso valoriza o nosso blog e o meu trabalho na qualidade de editor e de administrador do mesmo. O sucesso deste blog se dá a um trabalho sério e ético de minha parte mas também a colaboração dos meus amigos de grupo e principalmente pelos acessos de vocês ao mesmo. Muito obrigado de coração, e espero continuar a merecer a confiança de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE9 de agosto de 2015 às 21:37

    Atenção ciclistas dos Amigos do Pedal, graças ao reconhecimento de milhares de internautas o nosso blog, ou seja, este blog alcançou na noite de ontem a marca dos 50.000 acessos e continua a ser um dos blogs com maior número de comentários na sua categoria. A cada um que tornou esta marca possível fica aqui os meus sinceros agradecimentos de todo coração. Em respeito a todos vocês prometo manter este blog longe da politicagem e sempre trabalhar dentro da ética. Muito obrigado meus queridos internautas.

    ResponderExcluir
  3. Hugo Agra dos Santos - Gravatá PE11 de agosto de 2015 às 21:00

    Olha sei que não tenho nada a ver com isso mas vou falar mesmo assim, ou muito me engano ou este negócio de amigos do pedal fica só no nome, ao menos em relação a este blog, digo isto porque faz um bom tempo que acompanho as postagens deste blog e noto que realmente ele é um dos blogs onde vejo um bom número de comentários contudo, a grande maioria deles são de pessoas de fora da sua cidade e até mesmo de outros estados e quando por acaso aparecem comentários de pessoas ai de sua cidade são na quase totalidade de pessoas que não fazem parte do grupo de vocês, então para mim tem algo errado nesta história. Tenho certeza que se hoje este grupo é conhecido e reconhecido na região e até em outros países isso se deve em grande parte ao excelente trabalhado de quem está a frente deste blog, depois é claro vieram as outras mídias mas pelo que li, tudo começou aqui e ao meu ver este é um veículo digamos assim "desprezado" pelos membros do grupo. Pessoal isso é no mínimo ma falta de respeito para com quem sempre se dedicou e se dedica e este blog e ao grupo, vamos valorizar aquilo que vocês tem de bom. Um abraço e me desculpem por qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  4. Não acho que a amizade da galera seja uma amizade falsa, mas concordo plenamente com o amigo no sentido de que eles deveriam dar uma maior atenção a este blog.

    ResponderExcluir