quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

RECIFE TERÁ ETAPA DO TOUR DE FRANCE EM 2016


Um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo terá uma etapa sediada em Pernambuco. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado e a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife estão trazendo uma etapa da volta de ciclismo mais famosa do planeta, a Le Tour de France – L’Étape Brasil para a capital pernambucana. O anúncio aconteceu nesta quarta (dia 6), em São Paulo, durante coletiva de imprensa sobre a chegada da prova ao Brasil, que este ano será em São Paulo.
A etapa no Recife será em março de 2016, com trajeto inteiro asfaltado e pista 100% fechada para a prova. “Seremos a primeira capital do Norte/Nordeste a receber a Tour de France, que permite que atletas amadores vivenciem a experiência de participar de uma grande prova de ciclismo mundial. É o maior evento esportivo anual do ciclismo no mundo e vamos colocar Pernambuco na rota dos grandes eventos esportivos internacionais. Além da importância de entrarmos no calendário de uma competição desse porte, também temos que ressaltar os ganhos no turismo e na movimentação econômica para a população”, comenta o secretário Felipe Carreras.
Camilo Simões, secretário de Turismo e Lazer do Recife, ressalta que o Recife é o cenário perfeito para a competição. “Não só pelas belas paisagens recifenses, que certamente darão ainda mais ânimo aos competidores, mas também pela relação cada vez mais próxima que a cidade tem com o ciclismo e com as opções de lazer e prática esportiva nos espaços públicos.” Para Camilo, o mês não poderia ter sido melhor escolhida. “A competição vai ser um presente para a cidade, no mês em que o Recife completará 479 anos”.
Ao todo, a prova Le Tour de France já acumula 112 anos de história. Começou em 1903, com 60 participantes em um trajeto de 2,5 mil quilômetros. Em 2014, a edição contou com mais de 200 atletas em um trajeto de mais de 3.600 km. “Por tudo que vem acontecendo nos últimos anos em relação ao uso da bicicleta e das mudanças necessárias no trânsito das grandes cidades, acreditamos que nosso Estado merecia ganhar um evento como esse, de porte internacional”, afirma Carreras.
As etapas do Tour de France surgiram quando os ciclistas amadores começaram a querer participar do evento. Foi então que a organização criou a L’Étape du Tour, em 1993, com a finalidade de oferecer aos atletas e amantes do ciclismo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional. O evento é referência no esporte mundial: todos os anos, conta com a participação de ciclistas de diversos países. Além disso, a organização da corrida contabiliza que um total de 12 milhões de pessoas acompanham a prova, ao longo dos percursos, para animar os corredores, com muita festa e música.
Nos últimos anos, em média mais de 450 brasileiros se deslocaram até a Europa para participar de cada etapa. Além da prova em si, uma série de ações são desenvolvidas antes e durante o evento, como aulas de ciclismo, palestras em escolas e promoção da cultura local. “Essas outras atividades também podem ajudar a fortalecer a imagem de Pernambuco e, principalmente, deixar um legado não só para o esporte, mas à economia, ao turismo e ao lazer”, finaliza Carreras.
Compartilhe esta notícia:

Caros internautas a cada dia a frente deste blog procuro dar o melhor de mim em pró do mesmo, sei que as vezes falhas acontecem e por isso peço desculpas a todos, mas ao mesmo tempo tenho a tranquilidade de afirmar que durmo com a certeza do dever cumprido e prometo a todos aqui e agora que vou me esforçar cada vez mais para melhorar a qualidade deste blog para que o mesmo continue tendo credibilidade e confiança junto a vocês. Muito obrigado a cada um de vocês e a todos os nossos colaboradores. 
Geovane Bezerra

COLABORADORES DO BLOG
  
  
 
  

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.




Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Silvano Valença - Abreu e LIma PE15 de janeiro de 2016 às 12:33

    Já estava mais do que em tempo de Pernambuco sediar um evento deste porte na área do ciclismo, porque o ciclismo e o uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado muito aqui em nosso estado, mas não vejo a Federação Pernambucana de Ciclismo fazer muita coisa para atrair eventos deste nível ou mesmo promover uma cultura do ciclismo aqui. Quero também aproveitar a oportunidade para parabenizar a Federação Pernambucana de Mountain Bike, esta sim está trabalhando e muito em pró desta categoria. Por fim quero parabenizar o blog pela divulgação e os responsáveis diretos pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Mário Rocha do bairro dos Aflitos18 de janeiro de 2016 às 21:48

    Vai ser uma oportunidade única de ver a elite do ciclismo mundial bem de pertinho. Nota 10 para este evento e espero que tudo corra bem para que volte a acontecer em outros anos.

    ResponderExcluir