sábado, 2 de janeiro de 2016

DENGUE, ZIKA OU CHIKUNGUNYA? SAIBA FINALMENTE A DIFERENÇA

Meus amigos como todos que acompanham este blog sabem o foco do mesmo é o ciclismo com destaque para o Mountain Bike e para a divulgação das atividades do nosso grupo, mas quem já nos acompanha a algum tempo sabe que também abrimos espaço aqui no blog para utilidade pública ou para algum assunto que seja de muita importância para a sociedade de um modo geral. Diante dos números absurdos de casos de Dengue, Zica e Chikungunya por todo o país resolvi que a nossa primeira postagem deste ano seria abordando este tema e de alguma forma poder vir a ajudar as pessoas, já que informar também é uma forma de ajudar. Peço a todos que leiam com calma e com muita atenção e peço a cada um desde já que faça a sua parte, tenho certeza que se todos nos esforçarmos iremos ganhar esta guerra contra estas doenças, mas é necessário travarmos batalhas diárias e não baixarmos a guarda. 

São Paulo – O Brasil vive uma epidemia de dengue com mais de 745 mil casos só neste ano (2015). Mas esta não é a única doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que tem trazido dor de cabeça às autoridades brasileiras.
Nos últimos meses, o país passou registrar casos de duas “primas” da dengue. Elas atendem pelos nomes exóticos de chikungunya e zika, são transmitidas pelo mesmo mosquito e têm alguns sintomas semelhantes.
Mas não se engane: as doenças são diferentes. Veja a seguir quais são os sintomas de cada uma delas.

Dengue

Doença: Dentre as três, é a mais conhecida e presente no Brasil. O país vive hoje uma epidemia da doença com 367,8 casos para cada 100 mil habitantes registrados até o dia 18 de abril.
Publicidade
Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti. 
Sintomas: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar - até 18 de abril foram registrados 229 óbitos.
Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente. 
Alguns exemplos de pessoas com Dengue.
Resultado de imagem para pessoas com dengue manchas Resultado de imagem para pessoas com dengue manchas Resultado de imagem para pessoas com dengue manchas 

Zika

Doença: A doença pode ter sido detectada na Bahia, mas ainda não está confirmada. A suspeita é de que ela tenha sido trazida para o Brasil durante a Copa do Mundo.
Transmissão: Mais uma vez, o aedes aegypti é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo aedes albopictus e outros tipos de aedes.
Sintomas: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
Tratamento: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS. 
Alguns exemplos de pessoas com Zika.
 Resultado de imagem para pessoas com zika Resultado de imagem para pessoas com zika

Chikungunya

Doença: Até 18 de abril deste ano, foram registrados 1.688 casos de chikungunya. Os primeiros casos “nativos” da doença no Brasil apareceram em setembro do ano passado em Oiapoque, no Amapá. Antes disso, já haviam sido detectados casos de pessoas que contraíram a virose fora do país. A origem do nome chikungunya é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações.
Transmissão: É transmitida pelos mosquitos aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e aedes albopictus (presente em áreas rurais).
Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.
Exemplo de pessoas com Chikungunya.
Resultado de imagem para febre chikungunya manchas Resultado de imagem para febre chikungunya manchas Resultado de imagem para febre chikungunya manchas
  

Fotos: Imagens do Google

AGORA É COM VOCÊ!
Como todos puderam conferir nesta matéria os sintomas das três doenças são bem parecidos, as manchas também e o tratamento idem, mas o mosquito transmissor é um só e com a chegada do Verão além do calor agora temos ai as chuvas e se cada um de nós não tomarmos os devidos cuidados evitando de deixar reservatórios de água descobertos e dando o devido destino ao nosso lixo esta epidemia pode se tornar ainda pior e podemos ter uma situação nunca vista em nosso país, então reforço a qui o meu apelo a todos. tomem o maior cuidado possível para não criar criatórios para este mosquito infernal, lembre-se que você pode ser a próxima vítima e talvez uma vítima fatal por isso não deixe para amanhã, vá agora dar uma olhadinha ao redor da sua casa, no seu quintal em algum terreno próximo e caso identifique algum foco de criatório procure as autoridades da área de saúde e comunique de imediato para que as devidas medidas sejam tomadas. Por fim quero deixar aqui uma dica, aqui em Belo jardim e em várias outras cidades parte da população está colocando peixes nos seus reservatórios de água para que os mesmos comam as larvas do mosquito e isso vem dando resultado positivo, contudo antes de comprar o peixe procure saber do comerciante qual o tipo que tem uma maior capacidade de comer estas larvas e também informa ao mesmo a capacidade do seu ou dos seus reservatórios para saber a quantidade de peixe para comprar e por último lembre-se de retirar com cuidados os peixinhos quando for renovar a água para não matar os mesmos e só torne a colocar os mesmo na água após três ou quatro dias. Espero que tenham gostado da postagem e que cada um faça a sua parte. Eu estou fazendo a minha. 
 NOSSOS COLABORADORES TAMBÉM ESTÃO FIRMES NO COMBATE A ESTE MOSQUITO











O ANO 2016 COMEÇOU E VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL





ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.



Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Sandoval do Bairro do salgado em caruaru PE2 de janeiro de 2016 às 19:19

    Mais uma vez volto a me surpreender com este blog, realmente vocês levam muito a sério o que fazem porque mudar totalmente o foco do blog em pró de uma causa é algo que merece muitos elogios e só mostra que cada um pode fazer algo para tentar reverter esta situação vergonhosa que passa o nosso Brasil com esta danada desta dengue e suas parentes. Parabéns e continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. Adeilza Monteiro - Patos PB3 de janeiro de 2016 às 20:19

    Meus amigos quero lembrar a todos que o Zika Vírus é ainda pior que a Dengue a a Chikungunya porque as consequências do mesmo são terríveis e o pior é que o mosquito hospedeiro e transmissor é o mesmo, antão vamos realmente acordar e nos cuidar. Parabéns pela postagem e pela preocupação social.

    ResponderExcluir
  3. Vladimir Fagundes - São José do Egito5 de janeiro de 2016 às 12:13

    Ótima postagem, parabéns mas na minha opinião boa parte da população só vai realmente se mexer e deixar de jogar lixo em terrenos baldios ou cobrir adequadamente suas caixas de água quando isso doer no bolso e quando alguém for parar na justiça respondendo um processo, a não ser assim vamos continuar por muitos anos nesta situação.,

    ResponderExcluir